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Bonjour!
Sempre que chegamos a alguma
cidade, procuramos o escritório de Atendimento ao Turista (Office de Tourisme,
Tourist Office, Info Tur, Oficina de Turismo,...), pois ali conseguimos mapas e
informações do local e região, além de receber dicas de atrativos mais
interessantes.
Em Tournus (ainda França), ali
encontramos um folder modesto, mas com um desenho de máquina de costurar, e
ficamos surpresos com a informação: Musée
Barthélemy Thimonnier, na pequena cidade de Amplepuis, a apenas 110km de onde estávamos. Como possuímos um
acervo destes antigos instrumentos no nosso Museu de Antigas Máquinas Manuais
de Costurar (http://museumaquinascosturar.blogspot.com/ em Toledo – Brasil) e, o francês Thimmonier foi o mais importante
precursor na invenção delas, alteramos o “ângulo do leme” e rumamos para lá.
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Neste trecho, pequenas cidades, rodeadas por vinhedos - San&Dan |
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A estrada, estreita e linda... - San&Dan |
Chegamos em Amplopuis e
procuramos um parking para motorhomes, mas não encontramos. Estacionamos em frente ao Hôtel de Ville
(prefeitura) e o Dan foi questionar onde seria o Office de Tourisme e algum
parking próximo. Como o expediente
estava encerrando, uma funcionária, muito apressada e grosseiramente nos mandou
sair dali, que a cidade não possuía informações ao visitante e não havia
parking algum para motorhome. Raramente
somos mal recebidos, mas o fato é digno de registro e muito nos irritou, pois o
visitante injeta recursos financeiros na cidade, o que já foi citado em
postagem anterior.
Após acalmar os ânimos, limitamo-nos
ao nosso objetivo em Amplepuis: visitar
o museu Barthélemy Thimonnier. Lá chegando, a atendente (Srta. Lorraine)
gentilíssima, nos forneceu uma permissão especial para estacionar em frente ao museu
durante nossa longa visita e orientou quanto ao percurso interno.
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Museu Barthélemy Thimonnier, em Amplepuis - San&Dan |
O Museu está instalado em uma
antiga igreja do hospital (fechado há alguns anos), alguns elementos arquitetônicos
(capitéis, rosácea, vitrais,...) permanecem e o restante foi adaptado sem
alterar o conjunto e estética originais. Uma estrutura metálica foi construída
para apoiar um segundo pavimento, dispondo melhor suas peças.
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Parte da estrutura metálica - San&Dan |
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No segundo pavimento, os arcos da antiga igreja - San&Dan |
Barthélemy Thimonnier foi o pioneiro a registrar a patente (brevet) de máquina de costurar. No ano de 1830 ele desenvolveu o projeto e
executou a primeira máquina, observando sua esposa fazer crochê. As primeiras
máquinas utilizavam apenas uma linha e faziam ponto tipo “costura de
saco” ou pontos de crochê, onde uma laçada envolvia a sequente.
Infelizmente, após produzir
várias máquinas, não conseguiu vendê-las a contento. Além disso, as Confrarias
dos Alfaiates reprimiam as vendas, vandalizando suas oficinas, receosos de perder clientes.
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Cena montada com Thimonnier - San&Dan |
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O Brevet de registro do ano 1830 - San&Dan |
Foi então para
a Inglaterra, tentar instalar lá uma indústria, em pleno auge da revolução
industrial. Contratou um advogado para
tratar de seus interesses (e da família) em Amplepuis, mas este desviou
recursos e ele teve de voltar, encerrando as negociações com a Inglaterra.
Em pouco tempo
houve uma grande Feira de Invenções em Paris (comuns na época) e ele foi
surpreendido pela apresentação de sua máquina pelo próprio advogado, que
recebeu uma honraria. Thimonnier não
conseguiu provar sua autoria em tempo hábil e faleceu anos após. A família, despojada, vendeu bens para suprir
dívidas, mas seus filhos conseguiram reverter a situação, comprovando
posteriormente o seu mérito.
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A máquina de costura desenvolvida por Thimonnier - San&Dan |
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Variedade de antigas propagandas de máquinas - San&Dan |
O museu possui perfeitas réplicas
das primeiras máquinas de Thimonnier e
centenas de outras peças mais modernas. Algumas suas máquinas pioneiras construídas
em madeira e poucas peças metálicas impressionam quanto à perfeição e
genialidade do criador.
Apreciar aquelas pioneiras
máquinas, poder tocá-las, foi como viver a história presentemente. Algo como retroceder no tempo por um século e
meio, acompanhar uma evolução que partiu do zero, sem bases anteriores, um
prodígio que depois foi copiado e desenvolvido por muitos outros, com reconhecido sucesso.
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O colecionador (Dan) e as primeiras máquinas de costura - San&Dan |
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Linda estética aliada ao desenvolvimento mecânico - San&Dan |
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Sistemas revolucionários para a época - San&Dan |
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Máquina de costurar portátil e outra com acionamento por bombeamento vertical - San&Dan |
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Algumas muito curiosas, para tipos específicos de tecido - San&Dan |
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Linda composição - San&Dan |
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Área pedagógica do museu, com brinquedos e máquinas para manusear- San&Dan |
O museu possui também um setor das
máquinas infantis (desde 1880), para as meninas da época aprender a
indispensável necessidade de costurar. Alguns conjuntos vinham com kits de tecido, linha, botões e o
passo-a-passo para a criança fazer o vestido de bonecas, conciliando a
atividade lúdica com a satisfação do resultado tangível. Infelizmente, hoje tais atividade foram
esquecidas.
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As pequenas máquinas e o kit costura - San&Dan |
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Muitas máquinas infantis, algumas iguais às de nosso museu - San&Dan |
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Linda máquina infantil (1890) - San&Dan |
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Máquina infantil com pedal - San&Dan |
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Ala das bicicletas e triciclos - San&Dan |
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Réplica de antiga loja de bicicletas e máquinas - San&Dan |
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Demonstração da indústria têxtil da cidade - San&Dan |
Como não há local para pernoite com
motorhome em Amplepuis, fomos para a estrada, e conseguimos ótimo local em Joux.
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Parking em Joux, amplo e vazio - San&Dan |
No dia seguinte, cedo, já nos
preparamos para outra emocionante visita: Musée
de L’Automobile Henri Malartre, na cidade de Rochetaillée-sur-Saône. Chegamos ainda antes da abertura do
museu, que conta com amplo estacionamento.
O museu está instalado no antigo
Château (Castelo) Rochetaillée, no alto de um rochedo, com lindas vistas da
cidade e do rio Saône. Antigo feudo, desde o séc. XII já havia ali uma
edificação. A atual, data dos séc. XV a XVII e já foi residência de Cardeal
(1413-1440). Em 1562, durante as guerras religiosas, o castelo foi parcialmente
destruído pelos Huguenotes (reformistas franceses) e, em 1791 foi declarado Bem
Nacional, sendo restaurado no séc. XIX,
mantendo sua originalidade, como era no séc. XV.
Em 1942, o
Sr. Henri Malartre possuia empresa de demolição de veículos (para reutilizar o metal), participou da resistência francesa e, em 1944 foi preso e
torturado pela Gestapo. Quando retornou,
sua empresa estava destruída pelos bombardeios e ele teve que recomeçar,
vendendo parte de seus automóveis.
Em 1959, adquiriu o Château
Rochetaillée, fez melhorias e inaugurou o museu em 31 de maio de 1960, vindo a
falecer em 2005, com 100 anos de idade.
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Sr. Henri (à direita) com funcionários no início da empresa - San&Dan |
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A empresa de demolição - San&Dan |
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Sr. Henri, nos anos 2000 - San&Dan |
Atualmente, o museu possui mais de 200 veículos em ótimo estado de
preservação, além de motocicletas e bicicletas, motores, miniaturas, motores e veículos seccionados (para ver o funcionamento interno).
Possui dois grandes espaços de exposição e dispõe de um atelier de
restauro para a recuperação dos veículos.
O Castelo já justifica a visita:
suas salas com tetos decorados, quase todas com lareira, amplas janelas,.. leva
a imaginar como as pessoas viviam ali, há tantos anos...
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Château de Rochetaillée - San&Dan |
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Lindo mosaico preservado numa das salas - San&Dan |
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Uma das escadarias - San&Dan |
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Hall de entrada principal - San&Dan |
Os veículos ali expostos são raros,
alguns apenas o exemplar único foi produzido e quase a totalidade foi fabricada
em Lyon ou em outras cidades francesas Curiosos sistemas
e inovações mecânicas ao longo dos anos podem ser ali observadas.
Ficamos no museu desde a abertura
até seu fechamento, "saboreando"cada detalhe, embora algumas pessoas não deem o devido valor, não sintam a mesma emoção ao ver aquelas preciosidades mecânicas que o tempo ameaça apagar.
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Dezenas de motocicletas cusriosíssimas - San&Dan |
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Algumas com inovações mecânicas - San&Dan |
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Outras dezenas de bicicletas e triciclos - San&Dan |
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Entrando no segundo pavilhão... - San&Dan |
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Muitos carros único exemplar - San&Dan |
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A "sensualidade aplicada e colorida"... San&Dan |
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Modelos em madeira, grandes radiadores - San&Dan |
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A pequena Isetta fabricada na França - San&Dan |
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Um Renault Frères - San&Dan |
Ali não permitem pernoite,
seguimos então para Trevoux, num parking ao lado do camping. Infelizmente, a chuva voltou com força, não
conseguimos visitar a cidade.
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A cidade de Trevoux e o rio Saône - San&Dan |
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Grandes barcos de cruzeiro pelo rio - San&Dan |
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Torreões da antiga muralha - San&Dan |
Seguimos para Le Puy em Velay, onde há uma área de
serviços completa, bem
próxima ao centro. A internet não
funcionou, mas conseguimos rascunhar o blog, aproveitando a chuva forte que caía...
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Área de serviços em Le Puy en Velay - San&Dan |
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Vista da cidade desde a área de serviços - San&Dan |
Novo dia, optamos por passear na
cidade, mesmo com o tempo bastante nublado.
A cidade dispõe de uma linha de ônibus recém inaugurada (linha L), que
faz um trajeto gratuito, desde a Gare (em frente à área de serviços) até o
centro!.
Le Puy em Velay: A cidade possui cerca de 20 mil habitantes; mas recebe anualmente mais de 800 mil visitantes, pois é o início da Via Podensis, um dos ramais do Caminho de Santiago de Compostela. Já era habitada desde os celtas; na Idade Média sofreu por conta das Guerras de Religião. Quando da Revolução Francesa a cidade teve dezenas de guilhotinados (incluindo sacerdotes). Como seu ponto forte é o turismo religioso (por conta da Via Podensis), as principais atrações são a Catedral Notre-Dame, a Estátua de Notre-Dame (executada com o metal de canhões russos apreendidos em 1856) e o Rocher e Chapelle Saint-Michel de Aiguilhe, que formam linda paisagem.
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Vista panorâmica de Le Puy en Velay (foto Office de Tourisme) - San&Dan |
No Office de Tourisme, Sra.
Alexandra nos atendeu com simpatia, em espanhol, ofertando vários mapas e
informações da cidade e região.
Caminhamos até a Catedral
Notre-Dame (séc. XI-XII), que fica na parte alta da cidade, sobe-se muito e, alem disso, há mais de uma centena de degraus ate chegar
à porta da Catedral. Nave alta, grandes
colunas, lindo órgão. Infelizmente, necessita restauro e limpeza urgentes
(paredes, infiltrações de chuva, ...), sob pena de perdem parte das obras ali
expostas.
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Hôtel de Ville - San&Dan |
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Ruazinhas e o descanso da caminhante ao lado da peregrina - San&Dan |
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Lá em cima fica a Catedral - San&Dan |
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Chegando às portas da Catedral, a cidade lá embaixo - San&Dan |
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Altar principal, nave e órgão (frente e fundos) - San&Dan |
Voltamos para o centro, fizemos
um lanche e tomamos a Linha L para ir um pouco mais longe, até a Igreja
Saint-Laurent (séc. XIV), com bonitos altares e uma pia batismal curiosa: em
forma de altar, com portinha para acessar o interior.
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Vista da Notre-Dame de France, desde a cidade - San&Dan |
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Igreja Saint-Laurent - San&Dan |
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Nave central, colunas e vitrais - San&Dan |
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Parlatório em madeira e imensa pia batismal diferente - San&Dan |
Ali perto, começa-se a subir ao
Rocher e Chapelle Saint-Michel de Aiguilhe (séc. X). Construído sobre rocha vulcânica com 82m de altura; o único modo de
chegar lá em cima é subindo os 268 degraus (após a parte alta da cidade!). Não fomos,
mas conseguimos lindas fotos desde a Capela Santa Clara (séc. XII).
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Rocher e Chapelle Saint-Michel de Aiguilhe - San&Dan |
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Outra vista do Rocher - San&Dan |
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Capela Santa Clara e o Rocher ao longe - San&Dan |
Voltamos para o centro,
caminhamos mais um pouco fotografando edifícios históricos, depois, retornamos
para motorhome.
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Alguns edifícios do centro - San&Dan |
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A Gare de Le Puy en Velay - San&Dan |
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Notre-Dame de France no pôr-do-sol - San&Dan |
Amanhã iremos para a estrada, mas
fica para a próxima.
Dedicamos esta postagem aos queridos "Vovô" Angelo (104 anos de idade e vitalidade!) e ao Valdecir, que possuem um dos maiores museus de máquinas de costurar: o Museu Sprícigo, em Concordia - SC, hoje com mais de 1.600 exemplares.
Até breve!
2 comentários:
Belíssima e instrutiva postagem. Além das lindas paisagens as fotos do museu das maquinas e dos carros encantam aqueles que são fãs de tais objetos - que nesse caso assemelham-se a obras de arte. Grande abraço e parabéns pelas postagens sempre ricas de informação e beleza.
A viagem e os carros antigos nos encantam...
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