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sexta-feira, 24 de maio de 2019

Viagem pela Europa/2019 - parte 20


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Bonjour!
Sempre que chegamos a alguma cidade, procuramos o escritório de Atendimento ao Turista (Office de Tourisme, Tourist Office, Info Tur, Oficina de Turismo,...), pois ali conseguimos mapas e informações do local e região, além de receber dicas de atrativos mais interessantes.
Em Tournus (ainda França), ali encontramos um folder modesto, mas com um desenho de máquina de costurar, e ficamos surpresos com a informação: Musée Barthélemy Thimonnier, na pequena cidade de Amplepuis, a apenas 110km de onde estávamos. Como possuímos um acervo destes antigos instrumentos no nosso Museu de Antigas Máquinas Manuais de Costurar (http://museumaquinascosturar.blogspot.com/  em Toledo – Brasil) e, o francês Thimmonier foi o mais importante precursor na invenção delas, alteramos o “ângulo do leme” e rumamos para lá.
Neste trecho, pequenas cidades, rodeadas por vinhedos - San&Dan

A estrada,  estreita e linda... - San&Dan
Chegamos em Amplopuis e procuramos um parking para motorhomes, mas não encontramos.  Estacionamos em frente ao Hôtel de Ville (prefeitura) e o Dan foi questionar onde seria o Office de Tourisme e algum parking próximo.  Como o expediente estava encerrando, uma funcionária, muito apressada e grosseiramente nos mandou sair dali, que a cidade não possuía informações ao visitante e não havia parking algum para motorhome.  Raramente somos mal recebidos, mas o fato é digno de registro e muito nos irritou, pois o visitante injeta recursos financeiros na cidade, o que já foi citado em postagem anterior.  

Após acalmar os ânimos, limitamo-nos ao nosso objetivo em Amplepuis: visitar o museu Barthélemy Thimonnier. Lá chegando, a atendente (Srta. Lorraine) gentilíssima, nos forneceu uma permissão especial para estacionar em frente ao museu durante nossa longa visita e orientou quanto ao percurso interno.
Museu Barthélemy Thimonnier, em Amplepuis - San&Dan
O Museu está instalado em uma antiga igreja do hospital (fechado há alguns anos), alguns elementos arquitetônicos (capitéis, rosácea, vitrais,...) permanecem e o restante foi adaptado sem alterar o conjunto e estética originais. Uma estrutura metálica foi construída para apoiar um segundo pavimento, dispondo melhor suas peças.
Parte da estrutura metálica - San&Dan
No segundo pavimento, os arcos da antiga igreja - San&Dan
Barthélemy Thimonnier foi o pioneiro a registrar a patente (brevet) de máquina de costurar.  No ano de 1830 ele desenvolveu o projeto e executou a primeira máquina, observando sua esposa fazer crochê. As primeiras máquinas utilizavam apenas uma linha e faziam ponto tipo “costura de saco” ou pontos de crochê, onde uma laçada envolvia a sequente.
Infelizmente, após produzir várias máquinas, não conseguiu vendê-las a contento. Além disso, as Confrarias dos Alfaiates reprimiam as vendas, vandalizando suas oficinas, receosos de perder clientes. 
Cena montada com Thimonnier - San&Dan
O Brevet de registro do ano 1830 - San&Dan
Foi então para a Inglaterra, tentar instalar lá uma indústria, em pleno auge da revolução industrial.  Contratou um advogado para tratar de seus interesses (e da família) em Amplepuis, mas este desviou recursos e ele teve de voltar, encerrando as negociações com a Inglaterra. 
Em pouco tempo houve uma grande Feira de Invenções em Paris (comuns na época) e ele foi surpreendido pela apresentação de sua máquina pelo próprio advogado, que recebeu uma honraria.   Thimonnier não conseguiu provar sua autoria em tempo hábil e faleceu anos após.  A família, despojada, vendeu bens para suprir dívidas, mas seus filhos conseguiram reverter a situação, comprovando posteriormente o seu mérito. 
A máquina de costura desenvolvida por Thimonnier - San&Dan
Variedade de antigas propagandas de máquinas - San&Dan
O museu possui perfeitas réplicas das primeiras máquinas de Thimonnier  e centenas de outras peças mais modernas. Algumas suas máquinas pioneiras construídas em madeira e poucas peças metálicas impressionam quanto à perfeição e genialidade do criador.   
Apreciar aquelas pioneiras máquinas, poder tocá-las, foi como viver a história presentemente.  Algo como retroceder no tempo por um século e meio, acompanhar uma evolução que partiu do zero, sem bases anteriores, um prodígio que depois foi copiado e desenvolvido por muitos outros, com reconhecido sucesso.
O colecionador (Dan) e as primeiras máquinas de costura - San&Dan
Linda estética aliada ao desenvolvimento mecânico - San&Dan
Sistemas revolucionários para a época - San&Dan
Máquina de costurar portátil  e  outra com acionamento por bombeamento vertical - San&Dan 

Algumas muito curiosas, para tipos específicos de tecido - San&Dan
Linda composição - San&Dan

Área pedagógica do museu, com brinquedos e máquinas para manusear- San&Dan
O museu possui também um setor das máquinas infantis (desde 1880), para as meninas da época  aprender a indispensável necessidade de costurar. Alguns conjuntos vinham com kits de tecido, linha, botões e o passo-a-passo para a criança fazer o vestido de bonecas, conciliando a atividade lúdica com a satisfação do resultado tangível.  Infelizmente, hoje tais atividade foram esquecidas.
As pequenas máquinas e o kit costura - San&Dan
Muitas máquinas infantis, algumas iguais às de nosso museu - San&Dan
Linda máquina infantil (1890) - San&Dan
Máquina infantil com pedal - San&Dan
Ala das bicicletas e triciclos - San&Dan
Réplica de antiga loja de bicicletas e máquinas - San&Dan
Demonstração da indústria têxtil da cidade - San&Dan
Como não há local para pernoite com motorhome em Amplepuis, fomos para a estrada, e conseguimos ótimo local em Joux.
Parking em Joux, amplo e vazio - San&Dan
No dia seguinte, cedo, já nos preparamos para outra emocionante visita: Musée de L’Automobile Henri Malartre, na cidade de Rochetaillée-sur-Saône. Chegamos ainda antes da abertura do museu, que conta com amplo estacionamento.
O museu está instalado no antigo Château (Castelo) Rochetaillée, no alto de um rochedo, com lindas vistas da cidade e do rio Saône. Antigo feudo, desde o séc. XII já havia ali uma edificação. A atual, data dos séc. XV a XVII e já foi residência de Cardeal (1413-1440). Em 1562, durante as guerras religiosas, o castelo foi parcialmente destruído pelos Huguenotes (reformistas franceses) e, em 1791 foi declarado Bem Nacional,  sendo restaurado no séc. XIX, mantendo sua originalidade, como era no séc. XV.
Vista de Rochetaillée-sur-Saône, desde o museu do automóvel - San&Dan
O Château de Rochetaillée (Musée de L'Automobile) - San&Dan
Neste se pode sentar e fotografar - San&Dan
Em 1942, o Sr. Henri Malartre possuia empresa de demolição de veículos (para reutilizar o metal), participou da resistência francesa e, em 1944 foi preso e torturado pela Gestapo.  Quando retornou, sua empresa estava destruída pelos bombardeios e ele teve que recomeçar, vendendo parte de seus automóveis.
Em 1959, adquiriu o Château Rochetaillée, fez melhorias e inaugurou o museu em 31 de maio de 1960, vindo a falecer em 2005, com 100 anos de idade.  
Sr. Henri (à direita) com funcionários no início da empresa - San&Dan
A empresa de demolição - San&Dan

Sr. Henri, nos anos 2000 - San&Dan
Atualmente, o museu possui  mais de 200 veículos em ótimo estado de preservação, além de motocicletas e bicicletas, motores, miniaturas, motores e veículos seccionados (para ver o funcionamento interno).  Possui dois grandes espaços de exposição e dispõe de um atelier de restauro para a recuperação dos veículos.  

O Castelo já justifica a visita: suas salas com tetos decorados, quase todas com lareira, amplas janelas,.. leva a imaginar como as pessoas viviam ali, há tantos anos...
Château de Rochetaillée - San&Dan
Lindo mosaico preservado numa das salas - San&Dan
Uma das escadarias - San&Dan
Hall de entrada principal - San&Dan
Os veículos ali expostos são raros, alguns apenas o exemplar único foi produzido e quase a totalidade foi fabricada em Lyon ou em outras cidades francesas   Curiosos sistemas e inovações mecânicas ao longo dos anos podem ser ali observadas.
Dan e um raro Nöel Benet - San&Dan
Mais um, perfeitíssimo, do final de 1800 - San&Dan
Rochet-Schneider 1898 - San&Dan
Hugot 1897 - San&Dan
Brasier 1908 e um cabriolet de 1906 - San&Dan
Lindos exemplares franceses - San&Dan
Vagão de funicular e luxuosa limousine (início de 1900) - San&Dan
Ficamos no museu desde a abertura até seu fechamento, "saboreando"cada detalhe, embora algumas pessoas não deem o devido valor, não sintam a mesma emoção ao ver aquelas preciosidades mecânicas que o tempo ameaça apagar.
Dezenas de motocicletas cusriosíssimas - San&Dan
Algumas com inovações mecânicas - San&Dan
Outras dezenas de bicicletas e triciclos - San&Dan
Entrando no segundo pavilhão... - San&Dan
Muitos carros único exemplar - San&Dan
A "sensualidade aplicada e colorida"...  San&Dan
Modelos em madeira, grandes radiadores - San&Dan
A pequena Isetta fabricada na França - San&Dan

Um Renault Frères - San&Dan
Ali não permitem pernoite, seguimos então para Trevoux, num parking ao lado do camping.  Infelizmente, a chuva voltou com força, não conseguimos visitar a cidade.
A cidade de Trevoux e o rio Saône - San&Dan
Grandes barcos de cruzeiro pelo rio - San&Dan

Torreões da antiga muralha - San&Dan
Seguimos para Le Puy em Velay, onde há uma área de serviços completa, bem próxima ao centro.  A internet não funcionou, mas conseguimos rascunhar o blog, aproveitando a chuva forte que caía...
Área de serviços em Le Puy en Velay - San&Dan
Vista da cidade desde a área de serviços - San&Dan
Novo dia, optamos por passear na cidade, mesmo com o tempo bastante nublado.  A cidade dispõe de uma linha de ônibus recém inaugurada (linha L), que faz um trajeto gratuito, desde a Gare (em frente à área de serviços) até o centro!.

Le Puy em Velay: A cidade possui cerca de 20 mil habitantes; mas recebe anualmente mais de 800 mil visitantes, pois é o início da Via Podensis, um dos ramais do Caminho de Santiago de Compostela. Já era habitada desde os celtas; na Idade Média sofreu por conta das Guerras de Religião. Quando da Revolução Francesa a cidade teve dezenas de guilhotinados (incluindo sacerdotes).  Como seu ponto forte é o turismo religioso (por conta da Via Podensis), as principais atrações são a Catedral Notre-Dame, a Estátua de Notre-Dame (executada com o metal de canhões russos apreendidos em 1856) e o Rocher e Chapelle Saint-Michel de Aiguilhe, que formam linda paisagem.

Vista panorâmica de Le Puy en Velay (foto Office de Tourisme) - San&Dan
No Office de Tourisme, Sra. Alexandra nos atendeu com simpatia, em espanhol, ofertando vários mapas e informações da cidade e região.
Caminhamos até a Catedral Notre-Dame (séc. XI-XII), que fica na parte alta da cidade, sobe-se muito e, alem disso,  há mais de uma centena de degraus ate chegar à porta da Catedral.  Nave alta, grandes colunas, lindo órgão. Infelizmente, necessita restauro e limpeza urgentes (paredes, infiltrações de chuva, ...), sob pena de perdem parte das obras ali expostas.
Hôtel de Ville - San&Dan
Ruazinhas  e o descanso da caminhante ao lado da peregrina - San&Dan
Lá em cima fica a Catedral - San&Dan

Chegando às portas da Catedral, a cidade lá embaixo - San&Dan
Altar principal, nave e órgão (frente e fundos) - San&Dan
Voltamos para o centro, fizemos um lanche e tomamos a Linha L para ir um pouco mais longe, até a Igreja Saint-Laurent (séc. XIV), com bonitos altares e uma pia batismal curiosa: em forma de altar, com portinha para acessar o interior.
Vista da Notre-Dame de France, desde a cidade - San&Dan
Igreja Saint-Laurent - San&Dan

Nave central, colunas e vitrais - San&Dan
Parlatório em madeira e imensa pia batismal diferente - San&Dan
Ali perto, começa-se a subir ao Rocher e Chapelle Saint-Michel de Aiguilhe (séc. X). Construído sobre rocha vulcânica com 82m de altura; o único modo de chegar lá em cima é subindo os 268 degraus (após a parte alta da cidade!).  Não fomos, mas conseguimos lindas fotos desde a Capela Santa Clara (séc. XII).
Rocher e Chapelle Saint-Michel de Aiguilhe - San&Dan
Outra vista do Rocher - San&Dan
Capela Santa Clara e o Rocher ao longe - San&Dan
Voltamos para o centro, caminhamos mais um pouco fotografando edifícios históricos, depois, retornamos para motorhome.
Alguns edifícios do centro - San&Dan
A Gare de Le Puy en Velay - San&Dan
Notre-Dame de France no pôr-do-sol - San&Dan

Amanhã iremos para a estrada, mas fica para a próxima.

Dedicamos esta postagem aos queridos "Vovô" Angelo (104 anos de idade e vitalidade!) e ao Valdecir, que possuem um dos maiores museus de máquinas de costurar: o Museu Sprícigo, em Concordia - SC, hoje com mais de 1.600 exemplares.

Até breve!

2 comentários:

Mario Rodrigues disse...

Belíssima e instrutiva postagem. Além das lindas paisagens as fotos do museu das maquinas e dos carros encantam aqueles que são fãs de tais objetos - que nesse caso assemelham-se a obras de arte. Grande abraço e parabéns pelas postagens sempre ricas de informação e beleza.

Mauro & Silvana disse...

A viagem e os carros antigos nos encantam...