Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quarta-feira, 22 de maio de 2019

Viagem pela Europa/2019 - parte 18


Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Olá!
No camping Neckargmünd (Heidelberg, Alemanha), não tivemos sorte, a chuva não parou e, sem previsão imediata de cessar, optamos por seguir viagem.
Passando por Heidelberg - San&Dan

Muralha de Heidelberg - San&Dan
Pouco antes do meio dia entramos novamente na França, abastecemos a despensa num Carrefour, em Selestat, e seguimos por estradinha estreita, rodeada de vinhedos.
Cidades em meio aos vinhedos - San&Dan
Chegamos na pequena cidade de Riquewihr (cerca de 2.000 habitantes), conhecida pelos vinhos e pelo seu casario medieval (séc. XIII-XVI).
Estacionamos no parking bem próximo ao centro e fomos passear, apesar da garoa e nuvens escuras.  Neste parking a única vantagem é a proximidade da cidade e segurança, pois o preço é elevado e ainda paga-se pelos serviços (água e deságue).
Parking com serviços em Riquewihr - San&Dan
A cidade é um encanto, bastaria retirar os carros das ruas centrais e poderíamos ser remetidos à Idade Média: construções bem preservadas e lindas (em sua maioria enxaimel), diversas vinícolas com salas de venda e degustação, produtos regionais (foie-gras, carnes conservadas, queijos exóticos),...
Hôtel de Ville (prefeitura) - San&Dan

A rua principal - San&Dan

Casario medieval, preservado e lindo - San&Dan
Caminhando pelo centro antigo, encontrando recantos por vezes despercebidos pelos turistas que circulam apenas nas ruas principal.
Ruelas laterais nos transportam ao medieval - San&Dan
Fomos até a torre Dolder (1291), com lindas vistas para a cidade e, para celebrar, saboreamos um crepe com maçãs, cuja a atendente viajou pela a América do Sul, em especial Argentina e Chile, mas no Brasil foi a apenas uma cidade: Foz do Iguaçu!
A Torre Dolder - San&Dan

Por fora do Dolder, a continuação da muralha - San&Dan
Riquewihr nos impressionou muito, por sua beleza, limpeza, grande número de visitantes e de serviços em geral (restaurantes, cafeterias, bares, hotéis, comércio), mas às 18h, tudo fecha e parecemos ser os únicos caminhantes a admirar seus encantos.
Detalhes da madeira estrutural (enxaimel) - San&Dan

Rua central, repleta de turistas - San&Dan
Pela manhã, seguimos para Kayserberg, a apenas uns 10km de Riquewihr, mas passamos por outras três cidadelas entre as duas...
Estacionamos no Parking Vieille Ville (para motorhomes e ônibus); paga-se apenas o estacionamento, a preço acessível; água/deságues e WC são gratuitos.  Ali conhecemos José e Lurdes (de Portugal) também rodando com motorhome.
Parking em Kayserberg - San&Dan
Caminhamos até o centro e fomos no Office de Tourisme, muito bem atendidos pela Srta. Candice, que nos forneceu muitas informações e bons mapas para passear pela cidade e entorno.
As casas enxaimel ainda continuam nesta região - San&Dan
Fonte e casario - San&Dan
Visitamos a Igreja Saint Croix, de 1230, com intervenções no séc. XV-XVII; lindo retábulo no altar principal, em madeira esculpida a partir de 1518. Precisa de cuidados e restauro, mas ainda assim, é uma bela expressão artística.
Igreja Saint Croix - San&Dan
Retábulo no altar central - San&Dan
O órgão sobre a porta - San&Dan

COMENTÁRIO OPORTUNO: alguns leitores nos questionam sobre as visitas às igrejas que fazemos. Esclarecemos que a história das cidades antigas desenvolveu-se graças a estes templos e, normalmente preservam valiosas informações (documentos, gravuras, pinturas, esculturas..), características construtivas e estilísticas (gótica, românica, barroca) e constituem bases de pesquisa.  Somos luteranos por opção, mas buscamos conhecimentos em todas as fontes disponíveis (incluindo templos, sinagogas, mesquitas,..) e, na Europa, as igrejas constituem mananciais informativos, alguns milenares.  Também, obviamente, são estes os locais em que podemos meditar e agradecer ao Supremo Criador pelas bênçãos que recebemos continuamente na bela maratona de nossas vidas.

Agradecer por todas as dádivas - San&Dan
Fomos até a Ponte Fortificada (1514), onde conseguimos lindas fotos em composição com o rio.
Rio, casas,.. uma paisagem inspiradora - San&Dan

Casario enxaimel lindo - San&Dan
O rio, limpíssimo, pelo centro da cidade - San&Dan
Após o meio dia, restaurados pelo bom almoço, fomos fazer uma longa caminhada: subir até as ruínas do castelo (Château, séc. XIII).  Como a trilha está mais longa porque ocorreram deslizamentos nas escadarias, agora, caminha-se por entre um parreiral, sempre a subir (e muito) até chegar ao castelo.
Começando a subida pelo vinhedo - San&Dan
Do prédio medieval, o único trecho preservado é a torre, cuja escadaria, com centenas de degraus, foi refeita para subir até o topo e de onde obtêm-se lindas vistas dos vinhedos e de Kayserberg.
Antigo château - San&Dan
O torreão, com longa escadaria estreita - San&Dan
Mas a longa subida compensa: linda vista - San&Dan

Kayserberg lá embaixo - San&Dan
Os motorhomes ao longe (zoom)  - San&Dan
Após a longa descida, voltamos para o centro e fomos à Boulangerie L’Fariniere, com ótimo atendimento, onde saboreamos torta de pistache com frutas vermelhas e um café quente para repor as energias.
Ali perto, visitamos Verrerie de Kayserberg: fabricação de vidrarias artesanal (com forno e sopro). Um trabalho muito delicado, pois os fornos estão a mais de 1.000°C (mil graus) e qualquer falha ou movimento brusco, podem causar acidente ao operador ou danificar a peça ainda não curada.
Verrerie Kayserberg - San&Dan

Peça quase finalizada - San&Dan
Pela manhã, fomos para a estrada.  Passando por Rouffach, avistamos ao longe sua imensa Catedral inacabada (séc. XV), desviamos e fomos até lá. Visita rápida, pois a missa iria começar e haveria primeira comunhão.
Catedral de Rouffach - San&Dan
Catedral de Rouffach, inacabada - San&Dan

A longa e alta nave - San&Dan
Roseta e órgão - San&Dan
Seguimos nossa viagem até a cidade de Thann, com boa área de serviços gratuita, próxima ao centro.  Cidade limpa e simpática, mas infelizmente, não está pronta para o turismo pois tudo estava fechado: Office de Tourisme, boulangeries, venda de souvenirs, museus...
Parking em Thann - San&Dan
Rio límpido passando pela cidade - San&Dan
A antiga porta de entrada, atualmente museu - San&Dan
Visitamos a Catedral Colegial Saint Thiébaut (séc. XIII), com belíssimo cadeiral esculpido, e um dos órgãos mais lindos que já vimos, sobre pilares, parece um rendilhado em madeira.
Catedral Saint Thiébaut, telhado colorido - San&Dan

Lindo cadeiral no altar - San&Dan

Belíssimo rendilhado para envolver o órgão - San&Dan
Fachada da Catedral - San&Dan
Preparamos nosso almoço, descansamos e optamos por seguir viagem, até Mulhouse, pois conhecemos o excelente Camping de L’ILL, onde estivemos em 2013 (www.camping-mulhouse.com). Ao chegarmos fomos bem recepcionados pelo Sr. Ciryl, e, no dia seguinte pelo  Sr. Alexandre, com ótimo e longo diálogo em “espanhol”. 
O camping possui espaços amplos, wifi eficiente, duchas e WC bem cuidados e, no período de verão, até uma piscina é disponibilizada.
Camping de L'ILL - Mulhouse - San&Dan
Aproveitando o sol no "escritório externo" - San&Dan

O L'ILL também possui cabanas - San&Dan
Novo dia e fomos passear na cidade, com o tram que passa próximo ao camping.  DICA: levar moedas, pois a máquina de tickets aceita apenas moedas e/ou cartão.
No Office de Tourisme, a Srta. Floriane nos atendeu gentilmente, fornecendo informações e mapas da cidade. Infelizmente, alguns locais funcionam apenas de quinta à domingo, mas conseguimos boas fotos externas.
Pinturas nas paredes, parecem reais - San&Dan
Antiga sinagoga - San&Dan

A catedral de Mulhouse - San&Dan
Já estivemos em Mulhouse em 2013, quando visitamos os museus do Automóvel (Cité de l’Automobile) e do trem (Cité du Train), ambos deslumbrantes, imensos, indescritíveis,... Para visualizar informações e fotos destes museus, assim como sobre a história da cidade, acessem:  http://felizmotorhome.blogspot.com/2013/04/viagem-pela-europa-parte-7-retorno.html

Realizamos um percurso pelo centro, passando por várias edificações da antiga cidade (desde séc. XVI): casas particulares, comércios, corporações (sindicatos), escolas, capelas. A Igreja Santa Maria (séc. XIII-XV) possui ornamentação barroca, com dourados e estuques em relevo.
Igreja Sta. Maria, simples por fora - San&Dan
De grande beleza por dentro - San&Dan

O jardim (aberto) - San&Dan
Confraria dos Viniculores - San&Dan
Casa Guilherme Tell - San&Dan
À tarde fomos visitar o museu municipal (gratuito), no Antigo Hôtel de Ville (prefeitura). 
O edifício está bem preservado, assim como suas salas importantes e muitos objetos históricos da cidade e região, além de achados arqueológicos. 
Antigo Hôtel de Ville (atual museu) - San&Dan
Sala do Conselho - San&Dan

Antiga lareira em cerâmica azulejada - San&Dan
Antigos e pequenos brinquedos em marfim - San&Dan

Centenárias colunas e achados arqueológicos - San&Dan
Não conseguimos visitar a Igreja Saint Etienne (séc. XII-XVIII), atualmente Luterana e que possui os mais belos vitrais da região, pois infelizmente, abre de quinta à domingo. 
Igreja St. Ettiene (Luterana) - San&Dan
 Como a temperatura abaixou bruscamente, voltamos e aproveitamos o tempo para lavar e secar roupas nas máquinas do camping.
Na manhã seguinte seguimos viagem, mas fica para a próxima postagem.

Dedicamos esta postagem aos queridos primos Suzy e João Carlos (Kau) Feiden (Sertão Santana-RS), que tem nos acompanhado virtualmente, desejando que nos encontremos em breve para saciar nossa recíproca saudade...

Até breve!
Dan e San - Camping de L'ILL - foto: Alexandre Birrien

Um comentário:

Denise Scheidt disse...

Lendo esta postagem me transportei em Pensamento e emoções, recordando os maravilhosos momentos vívidos nesta região. Boa viagem amigos. Beijos