Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


domingo, 12 de maio de 2019

Viagem pela Europa/2019 - parte 17


Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right

Guten Morgen! (bom dia em alemão)
Com a previsão de muito frio, ficamos mais um dia no camping Schwabenmühle, mas mesmo assim, com trem fomos passear na cidade próxima: Bad Mergentheim, cuja viagem demora apenas 17 minutos. 
A cidade possui mais de 800 anos de história (documentada) e, a partir de 1525 passa a ser residência do Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos. Além do casario histórico e charmoso, possui águas termais (basicamente curativas).
Estação de Bad Mergentheim - San&Dan
Começamos o passeio pela Marketplatz com a fonte Milchlingsbrunnen, as Casas Gêmeas e a Antiga Rathaus (prefeitura), do ano 1564 (atualmente tourist office) .
As casas gêmeas - San&Dan
Tourist office (edifício central) - San&Dan
Belo casario enxaimel - San&Dan
No tourist office, muito bem atendidos pela Sra. Monika (sobre as visitas, horários e indicação de local para almoçar).
Fomos à capela St. Martin (ano 1740), pequenina, mas com lindos estuques em relevo, pinturas e altares dourados.
Capela St. Martin - San&Dan
Altar da capela - San&Dan

Teto com estuques em relevo e pinturas - San&Dan
Em seguida, visitamos a Marienkirche (séc. XIV), ainda com algumas pinturas medievais, altar e órgão com “agulhas góticas”, em madeira entalhada. Como estava no final da missa de 1ª Comunhão, vimos as crianças radiantes em seus trajes e o coral infantil muito bem afinado.
Centro cultural de Bad Mergentheim - San&Dan

Marienkirche e as crianças - San&Dan

Órgão sobre a porta - San&Dan
Ao meio-dia, seguimos a orientação da Sra. Monika, que sugeriu a Gasthaus Johanniter (aparentemente muito sofisticado) em frente à porta do Castelo. Ótimo, gentil e eficiente atendimento.
Gasthaus Johanniter (prédio amarelo) - San&Dan
E, como não sabíamos os volumes individuais citados, pedimos um "prato" para cada, o que realmente foi exagerado, pois os pratos eram enormes: Schnitzel com batatas, croquetes e salada. Com um brinde de cerveja em belas taças de chopp..  Foi uma memorável experiência gastronômica, por um valor sensato.
Um almoço saboroso e memorável - San&Dan
Depois fomos caminhar no Castelo da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos (Deutschordensmuseum), do séc. XVI. 

Esta ordem foi criada no ano de 1190 na região de Israel, como uma ordem militar cruzada, vinculada ao Papa Clemente III, para auxiliar os cavaleiros feridos nas cruzadas. Foi bastante influente na Europa (séc. XVI em diante), havendo vários membros da nobreza participantes.
Na 1ª Guerra Mundial atuou fortemente para o atendimento dos feridos; na 2ª Guerra Mundial e começou a ser perseguida tanto pelos nazistas como pelos aliados, fato contínuo após o conflito. 
Presentemente,  atua como organização de caridade na Europa Central.  Após o século XVII a Ordem passou a ser biconfessional, fato confirmado pela existência da Igreja Luterana, dentro do castelo desde o séc. XVIII, em estilo barroco.
Porta do Castelo - San&Dan

Lateral e torreão do Castelo (vista da rua) - San&Dan
Igreja Luterana, dentro do complexo do Castelo - San&Dan

Lindo órgão e paredes com estuques em relevo - San&Dan
Altar e teto da Igreja, vistos desde o museu - San&Dan
O Castelo abriga um enorme museu sobre a história da Ordem, do próprio castelo, mobiliário, esculturas, pinturas, coleção de antigas casinhas de bonecas (detalhadíssimos dioramas), antiga farmácia da cidade, linda escadaria em espiral, maquetes e documentos.
Percorre-se todo o castelo, passando pelas muitas salas e temas em não menos de três horas.
Depois, ainda com o intenso frio, fomos caminhar nos jardins...
Linda escada em caracol (vista de baixo|) - San&Dan
Toda escada possui entalhes - San&Dan

Diorama do Castelo - San&Dan
Uma das muitas casinhas de bonecas - San&Dan
Outra casa de bonecas (farmácia) - San&Dan
Antiga sala de reuniões - San&Dan

Belíssimo mobiliário - San&Dan

Sala Capitular - San&Dan

Remontagem da antiga farmácia da cidade (Apotheke) - San&Dan

No retorno à cidade, após um restaurador café com torta de requeijão, visitamos a Catedral  St. Johannes (do séc.XIII).
Catedral St. Johannes (nave) - San&Dan

Catedral St. Johannes (órgão) - San&Dan
Caminhamos até a banhof (estação de trens), compramos os tickets de retorno e aguardamos o trem.  Desta vez, devidamente precavidos (vide postagem 16), avisamos ao condutor que desceríamos em Laudenbach..   E deu tudo certo...
Chegada em Laudenbach - San&Dan
Pela manhã, novamente muito frio, as torneiras externas do camping estavam fechadas (precaução ao possível rompimento de canalizações por congelamento), não conseguimos abastecer o reservatório d’água.  Fizemos os deságues e fomos para a estrada.  Agradecemos ao  Frank e Katharina, por toda gentileza e excelente estrutura oferecida aos campistas.
Camping Schwabenmühle - foto site do camping
Pouco após o meio-dia, chegamos  em Wurzburg, a última (ou primeira) cidade da Rota Romântica. Fomos ao parking Friedensbrucke, indicado para motorhomes (possui água, deságue de água gris e WC, eletricidade,...).   Muito bem estacionados, de frente para o rio Main (lindo visual dos grandes barcos passando).  Fomos passear no centro histórico da cidade, a apenas uns 700m de distância.
Parking em Wurzburg, na margem do rio Main - San&Dan
Wurzburg: possui cerca de 130 mil habitantes; com várias empresas de renome internacional (Basf, Noell Mobile, Brose...), cuja Universidade Julius-Maximilian de Wurzburg orgulha-se em ter TREZE vencedores de Prêmios Nobel que ali estudaram.   
A cidade já  era habitada no séc. I a.C.  e no ano 704 foi citada pela primeira vez em documentos.   Na 2ª Guerra Mundial, Wurzburg foi uma das cidades mais atingidas pelos bombardeios aliados; 300.000 bombas incendiárias foram lançadas, mais de 90% dos edifícios e residências foram destruídos.  A cidade demorou cerca de 30 anos para ser reconstruída e algumas edificações foram concluídas apenas recentemente.   Impressiona ver uma cidade tão linda, limpa, organizada, ressurgir das cinzas.
Ponte Alte Mainbrücke - San&Dan

O Rio Main e a eclusa à direita - San&Dan
Atravessamos a ponte Alte Mainbrücke (séc. XV), com esculturas do séc.XVIII e eclusa para a passagem dos imensos barcos (carga e passageiros, alguns com mais de 100m).  No centro, as ruas repletas de turistas.  O primeiro edifício visitado foi a antiga Rathaus, onde há uma grande maquete representando a destruição pelo intenso bombardeio de março de 1945.
Chegando ao centro (Rathaus à esquerda), Catedral em frente - San&Dan
Antiga Rathaus - San&Dan

Diorama da destruição, pós bombardeio (impressionante) - San&Dan
Foto pós-bombardeio - San&Dan
Depois, fomos até a Catedral St. Kilian (românica, séc. XI), desde 1190 possui monumentos funerários dos bispos.  Na 2ª Guerra, seus monumentos foram parcialmente protegidos por barricadas, mas a igreja foi muito danificada. Ao longo de 20 anos foi reconstruída e consagrada (apta a realizar cultos) novamente em 1967.
Catedral St. Kilian (vistas desde o claustro) - San&Dan

Antigo suporte metálico para grande livro de cantos - San&Dan

Nave da Catedral - San&Dan

Altar principal - San&Dan

Pia batismal - San&Dan
Bem perto, visitamos a Neomünster,  basílica romana do séc. XI, com cúpula e fachada barrocas (séc. XVIII),
Fachada da Neomünster - San&Dan

Pintura da cúpula central - San&Dan

Altar principal e cadeiral (branco e dourado) - San&Dan
Partes remanescentes do antigo claustro - San&Dan
Chegamos a Marktplatz, onde está a Falkenhaus  (linda antiga residência, com estuques em relevo de 1751), onde é atualmente a Oficina de Turismo.
Normalmente somos muito bem atendidos nos Tourist Offices, mas neste caso o atendimento foi péssimo e grosseiro.  As informações recebidas de má vontade e incorretas.  A senhora atendente demonstrava irritação com todos, exatamente no local onde deveria apresentar as boas vindas às pessoas.  As cidades devem escolher melhor tais funcionários, pois os turistas trazem verbas para a comunidade, não apenas moeda interna circulante, mas injetam dinheiro de fora, algo como uma indústria muito produtiva e com grande oferta de mão de obra.  Além disso, o bem atendido atrairá outros e, o mal atendido afastará muito mais.
Fizemos uma conta simples: a cidade de Wurzburg recebe mais de 10 milhões de turistas por ano e, mesmo que cada um deixe na cidade apenas 20,00, arrecadarão 200 milhões de euros!  Senhores administradores, pensem seriamente nisso!
Falkenhaus (Tourist Office) - San&Dan
Ali ao lado, visitamos a Marienkapelle, gótica do séc. XIV, com esculturas de Adão e Eva, (obviamente nuas) e muito criticadas quando de sua execução. As peças originais foram então retiradas e estão no Museu do Festung Marienberg.
Marienkapelle (frente e fundos) - San&Dan
Réplicas das esculturas de Adão e Eva - San&Dan

Longa nave central - San&Dan
Novo dia, o sol até apareceu e fomos passear pela outra margem do rio, fotografar a antiga grua (Alter Kranen ) do ano de 1772. Seu curioso sistema de ângulo fixo e giratório, carregava em um lado enquanto o outro, oposto, descarregava.
Parking visto desde a ponte - San&Dan

Alter Kranen (antiga grua) - San&Dan
Tomamos o “bus 09” para irmos até o Festung Marienberg, grande castelo fortaleza, no alto da montanha.  Há registro de consagração de sua Igreja no ano de 706 e, em  1201 foi fundado o Castelo.  Entre 1253 e 1719 foi residência dos “bispos-príncipes”.  Iniciamos o percurso pelos jardins, com belas vistas da cidade,  torres e parte das muralhas.

Festung Marienberg, no alto da montanha - San&Dan

Portão de entrada - San&Dan

Vista de Wurzburg, desde o castelo fortaleza - San&Dan

Nos arredores do castelo - San&Dan
Depois, entramos para visitar os Fürstenbaunmuseum e Mainfränkisches Museum. A  Sra. Claudia, gentilíssima, forneceu muitas informações e roteiros e, em espanhol!  “Danke” Sra. Claudia, a senhora deveria ser secretária geral de turismo de Wurzburg...
Pátio interior do castelo - San&Dan
Os museus, utilizam várias alas do castelo, possuem peças religiosas, história da cidade, maquetes, louças, móveis (escrivaninhas  em marchetaria e aplicação de ouro, prata, madre-pérola), relógios dos mais variados tamanhos e modelos, bússolas e astrolábios, achados pré-históricos, armas, e muitos outros objetos  (por vezes, San está ao lado para noção de dimensão).
Aquecedor metáico e escrivaninha - San&Dan

Tapeçaria do casal Real e filhos - San&Dan

Diorama de Wursburg em 1525 - San&Dan
Lindo trabalho em marchetaria - San&Dan

Escadaria de acesso ao museu - San&Dan

Delicada escultura em madeira - San&Dan

Uma das galerias dos museus - San&Dan

Ficamos até as 14:30h, tomamos o ônibus para voltar ao centro e almoçar.  Como já havíamos localizado a Nord See anteriormente, fomos direto lá.   Saboreamos um filé de peixe com acompanhamentos, preço acessível.
Visitamos ainda a Igreja dos Augustinos (séc. XIII) e dos Franciscanos (séc. XIII), completamente destruída durante a 2ª Guerra e reconstruída conforme original.  Fotografamos ainda lindas casas do séc. XVII.
Igreja Augustinos - San&Dan

Nave e órgão - San&Dan
Igreja Franciscanos - San&Dan

Nave da Igreja Franciscanos - San&Dan

Edifícios com decoradas fachadas - San&Dan
Voltamos para motorhome, olhar a passagem dos barcos, descansar, para seguir viagem pela manhã.
Imenso barco passando pela eclusa - San&Dan

Alte Marienbrücke (ponte), vista desde o parking - San&Dan
Os navios passando em frente ao motorhome - San&Dan

Wurzburg, do outro lado do rio... - San&Dan
Novo dia, com chuva desde a madrugada, após as tarefas rotineiras, seguimos para estrada.
Vimos um simpático camping em Neckargemünd e fomos até lá, pois a chuva parecia não dar trégua.  É o Campingplatz der Friedensbrücke, onde o Sr. Jan gentilmente nos recebeu e orientou sobre melhor local para estacionar.  (https://campingplatz-am-neckar.de/). As fotos são do site do camping, pois a chuva não permitiu.
Esperando o trem passar! - San&Dan

Camping Neckargmünd (foto do site) - San&Dan

Camping Neckargmünd (foto do site) - San&Dan
Preparamos almoço e fotografamos lindas famílias de gansos selvagens com filhotinhos!.
Duas famílias com 07 filhotes  - San&Dan
Esperamos que amanhã o tempo melhore.

Dedicamos esta postagem aos queridos Ruy e Marlene (Novo Hamburgo-RS), nossos grandes incentivadores.  

Até breve!
Nós e Wurzburg - San&Dan

3 comentários:

VIVENDO NA ESTRADA disse...

Estamos Eu e Cida acompanhando com muita atenção vossa viagem. Belas fotos e bastante detalhes da história. Parabéns

Maria Moura disse...

👏👏👏👏👏👏😘😘😘😘

Mauro & Silvana disse...

Linda viagem amigos.