Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 4 de maio de 2019

Viagem pela Europa/2019 - parte 16


Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right.

Guten Morgen! (bom dia em alemão)
Pela manhã, após abastecer a despensa num hipermercado, seguimos para Laudenbach (próximo a Weikersheim). Estávamos carentes de um camping com boa estrutura (descansar, lavar roupas, acessar internet, ter um pouco mais de conforto).
Muitas plantações pela estrada (canola?) - San&Dan
Nestes primeiros 60 dias de nossa viagem (total 100 dias), estacionamos em dezenas de parkings, áreas de serviço, campings.  Dentre todos, e independentemente de tipos, alguns são elogiáveis pela localização estratégica (próximos a centros históricos, supermercados,...) ou pelos serviços oferecidos (sanitários, chuveiros, água, deságue,..).  E também distintos pelo valor cobrado, pois alguns são gratuitos com ótimo atendimento (mantidos pela comunidade ou empresas) e outros caríssimos e sem quaisquer serviços disponíveis, como o Parking de Levanto (Cinque Terre - Itália) que custa 24 euros por 12 horas de mero estacionamento.
Excelente parking em Teruel (Espanha), GRATUITO - San&Dan
Parking em Levanto (Itália), o MAIS CARO (24 euros), só estacionamento - San&Dan
Estamos hoje no mais simpático de toda a viagem (e mereceu ser citado):  Camping Schwabenmühle (https://camping-schwabenmuehle.de/en/campsite/), exemplar organização, limpeza, atendimento familiar, instalações completas e  modernas,..  Foi edificado a partir das instalações de antigo moinho (a roda d’água ainda está ali, girando).
Sua estrutura dispõe de instalação de água, esgoto (água gris) e eletricidade individualizados, vagas amplas, cafeteria/bar, simpáticas cabanas, internet rápida em todo a área,...  Sem dúvida, um dos melhores campings que já utilizamos na Europa.
Área de camping (Schwabenmühle) - San&Dan
Eletricidade, água e esgoto gris, em cada vaga - San&Dan
Recepção e serviços, com placas solares para gerar energia - San&Dan

Lava louças e roupas - San&Dan
Bar e sala coletiva - San&Dan

Biblioteca e folders das cidades próximas - San&Dan
A roda d'água - San&Dan

Criativo e belo banheiro familiar (pais e filhos) - San&Dan
O camping está muito bem localizado para visitar cidades próximas (Weikersheim, Bad Mergentheim, Lauda-Königshofen, entre outras); seja de bicicleta, automóvel ou trem (a estação fica a 200 metros).
Possui algumas cabanas do camping Schwabenmühle - San&Dan
Sinalização dentro do camping - San&Dan
Após estacionar e organizarmos o motorhome, lavar e secar roupas, passear pelo camping, fomos caminhar um pouco pela pequena Laudenbach.
A cidadela, citada desde o séc. IX, foi dominada por diversos senhores feudais e governantes (imperadores, príncipes), e em 1974 foi anexada à Weikersheim.  Tambem é conhecida pela fabricação de bons vinhos há mais de 100 anos.
Os vinhos de Laudenbach - San&Dan
Fotos da Herkelsturm (torre), rua principal e fonte; a Igreja Sta. Margareta (1894-95), com bonitos altares e cadeiral em madeira esculpida.
Herkelsturm - San&Dan

A fonte, no centro da cidade - San&Dan
Igreja Sta. Margareta - San&Dan

Altar lateral, em madeira, esculpida e rendada - San&Dan
Altar principal e vitrais - San&Dan
Um pouco mais adiante, o antigo Castelo de Laudenbach, em forma de torre (construído em 1459 - 1576), atualmente é propriedade privada.
Antigo castelo de Laudenbach - San&Dan
Bonitas edificações em enxaimel - San&Dan
Depois, caminhamos até a estação de trens, para saber de horários e valores para passear nas cidades vizinhas.
A antiga estação de trens - San&Dan
Novo dia, fomos de trem até Weikersheim, mal dá tempo para sentar porque o trem leva apenas quatro minutos entre uma estação e outra.
Comprando os tickets para o trem - San&Dan
Trem regional, rápido, eficiente - San&Dan
Weikersheim possui cerca de 8 mil habitantes,  citada desde o séc. X. No ano de 1585 foi recebida pelo Conde Wolfang II (em herança), que iniciou a construção  do  Castelo. A predominância (desde 1541) é luterana, seguida de católicos e havia até uma pequena comunidade judaica.
Marktplatz em Weikersheim - San&Dan
Bonitas construções, o enxaimel prevalece - San&Dan
Um enxaimel com sacada/torre  - San&Dan

Gänsturm  (séc. XIV) - San&Dan
Visitamos a Igreja Stadtkirche St. George (do ano 1419), que desde o séc. XVI é luterana, com algumas alterações ao longo dos anos.   Foi iniciado o restauro das torres para o seu aniversário, ao completar 600 (!) anos, agora em 2019 o que comprometeu as fotos externas.
Stadtkirche St. George - San&Dan
Altar principal e parte da nave - San&Dan
A seguir, visitamos o Dorfmuseum, no edifício que era “Kornbau” (do séc. XVI), uma espécie de depósito e comércio de grãos, preservando boa parte da construção original.  A maioria das peças provém do séc. XVIII-XIX, dos habitantes de Weikersheim e arredores: ferramentas, móveis, roupas, gravuras, equipamentos agrícolas (milho, trigo e vinhedos).
Dorfmuseum - San&Dan
Queremos agradecer a gentileza dos atendentes do museu em nos proporcionar a honrosa visita, pois chegamos em dia não aberto ao público, mas nos ofereceram todas as informações possíveis, com elogiável competência e dedicação. Muito obrigado!
Quarto antigo, com lençóis bordados (como na época) - San&Dan

Variados modelos de cadeiras, ferramentas de carpinteiro,... - San&Dan
Uma cozinha e seus utensílios, alguns curiosos - San&Dan

As máquinas de costurar! - San&Dan
No sótão, bomba e filtro para vinho - San&Dan
Depois fomos visitar o Castelo (Schloss Weikersheim  - séc. XVI), que passou por algumas alterações no séc. XVII. O último dos moradores não deixou descendentes e ficou vários anos “abandonado”. Em 1967 o estado de Baden-Wurttemberg o adquiriu e iniciou as reformas, algumas ainda em andamento.  Um dos locais mais lindos do castelo é o Salão dos Cavaleiros (ano 1600), com pinturas e esculturas (em estuque) com o tema das caçadas.  A visita aos jardins é aberta, mas no castelo, apenas com guia e, infelizmente, não permitem fotos!  Obtivemos algumas fotos internas a partir de folders e internet.
Schloss Weikersheim - entrada - San&Dan
A fonte de Hércules - San&Dan

O Castelo, visto desde os jardins - San&Dan
Salão dos Cavaleiros (foto do site) - San&Dan
Jardins, visto desde o castelo - San&Dan
Esfriando bastante, optamos por voltar para o motorhome (ao camping Schwabenmühle). Compramos os tickets, tomamos o trem e seguimos, afinal, são apenas 04 minutos de viagem. Quando se aproximava da estação, o condutor falou  algo pelo alto-falante (em alemão, obviamente), e passou direto pela estação de Laudenbach, sem parar!
O trem moderno e confortável - San&Dan
Fomos até a cabine e questionamos ao condutor (em inglês) o motivo de não parar, e ele perguntou se não havíamos ouvido o aviso (em alemão), que era para pedir caso quisesse descer naquela cidade...
Estação de Weikersheim - San&Dan
Assim, fomos até Niederstetten (uns 30 min.) e esperamos por uma hora o outro trem de retorno, mas no final tudo deu certo.  Mais uma vez concluímos que não basta saber inglês para viajar pela Europa...
Esperando o próximo trem, para retornar... - San&Dan
Hoje é um dia chuvoso e muito frio, até avisaram que a água do camping será interrompida à noite por motivo de possível congelamento... Aproveitamos para atualizar do blog. Amanhã provavelmente seguiremos viagem, dependendo da meteorologia, mas fica para a próxima postagem.

Dedicamos esta postagem aos diletos amigos Vanda e Paulo (Porto Alegre) pelas afinidades que alimentam nossa longa amizade.

Até breve!
Jardins do Castelo Weikersheim - San&Dan

3 comentários:

Mauro & Silvana disse...

Saudades...

Denise Scheidt disse...

Lindos.... Viel Spass!!!!

Denise Scheidt disse...

Lindos....Viel Spass,!!!