Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Viagem Julho/2010

No começo do mês de julho, saímos para as nossas merecidas férias de meio do ano. Foram 18 dias, num total de 1.930km, com gasto total médio (diário) de R$ 100,30. E com a comemoração do aniversário do Darlou em Piratuba-SC na companhia de nossos amigos do G7.
2010 jul Portão
Saímos de Toledo-PR às 7h, céu nublado, mas com tempreatura agradável. Seguimos pela BR163, passamos por Bernardo de Irigoyen (Argentina), para comprarmos uns vinhos e guloseimas. Seguimos viagem pela BR163 depois  BR158, tranquilas e pouco movimento. Às 16h chegamos em Iraí-RS, e claro, estacionamos em frente ao hotel Thermas (das irmãs). Aproveitamos um reconfortante banho de banheira, caminhamos um pouco. Fomos dormir cedo, pois teríamos muitos quilômetros à frente (queríamos chegar em Porto Alegre).
Seguimos viagem pela BR386 sol, céu azul. Chegamos em Soledade perto do meio-dia, e procuramos um restaurante para o almoço. Neste dia, todos estavam “colados” na TV, era jogo do Brasil (infelizmente foi desclassificado neste dia…). Seguimos viagem, calor, pagamos 5 pedágios no valor total de R$43,50. Em Portão, decidimos ficar na Vettura (fábrica de mhomes). Tem uns 15 mhomes sendo construidos, dentre novos e reformados. Havia um enorme mhome alemão (4x4 Mercedes Benz), que estava quase pronto. E neste dia, os alemães, donos do mhome, estavam oferecendo aos funcionários um churrasco, em comemoração ao bom serviço. Fomos convidados (estava uma delícia) e conversamos bastante (apesar da dificuldade com a tradução).
DSC03210 alterada
No dia seguinte,  o “Juca” gentilmente nos levou até a estação do Trensurb e fomos para Porto Alegre de metrô. Aqueles que já entraram de mhome na capital gaúcha sabem da dificuldade de deslocamento e estacionamento.  Visitamos a mãe do Darlou, estava bem, almoçamos juntos. Visitamos seu irmão (Daltro), que possui uma belíssima coleção de rádios antigos (todos valvulados). Aí começou nossa “romaria” para voltar para o mhome: primeiro de táxi até o metrô, depois de metrô até São Leopoldo, e de táxi até a fábrica Vettura.  A inviabilidade do percurso de táxi, pelo altíssimo valor e demonstração de grosseria pelo motorista, nos fez decidir não voltar à Porto Alegre no dia seguinte, como anteriormente planejado. 
Subimos a serra (BR116), passamos em Nova Petrópolis-RS, lanchamos no Parque do Imigrante e seguimos para Gramado-RS, onde estacionamos no camping (ao lado da AABB), que estava quase lotado. Tomamos um ótimo e relaxante banho, lanchamos e fomos dormir cedo, aproveitar o frio e  recuperar as energias.
DSC03215  DSC03220
No dia seguinte um bonito sol, mas friozinho, fomos para a cidade de ônibus urbano. Deixamos as roupas na Lavanderia Siri, acessamos internet, fomos aos bancos (conferir saldos), visitamos a feira do livro.  Almoçamos no restaurante Sttutgart, nos fundos da Rua Coberta, comida bem variada, por kg, muito bom.  Visitamos as lojas de artesanato, caminhamos bastante. No Mercado do Produtor (na praça, ao lado da rodoviária), compramos um pão de milho delicioso, assado no forno a lenha.

120 Gramado  123 Gramado
 101 Gramado
Ficamos mais dois dias em Gramado; lemos, limpei mhome, organizamos as coisas, deu até para fazer macarrão, sim, fazer a massa com rolo, igual as muitas  Nonas  e  Omas  faziam... 
DSC03227alterada
Fomos de ônibus visitar Canela: igreja de pedra, lojinhas, internet.  Na volta para Gramado, fomos novamente no Mercado do produtor, desta vez compramos um pão de aipim (ou mandioca), muito bom também.  Arrumamos as coisas para sairmos cedo no dia seguinte.
Na saída uma neblina fechada nos acompanhou, frio, garoa.  Em Nova Petrópolis visitamos a prefeitura, fomos conversar sobre as peças do museu com a Secretária de Cultura.  Nos indicaram o restaurante Plátanos,  na Galeria do Imigrante (rotatória), muita variedade de saladas, carnes, comidas quentes, sobremesas, tudo delicioso e a vantagem de ser por peso (você paga o que escolheu e quanto realmente come).
Decidimos ir à Caxias do Sul, encontrarmos com os amigos Humberto e Nair. Eles haviam ido à Porto Alegre, mas chegaram à noitinha. Bate-papo, sopa de agnolini, bons vinhos, e a companhia agradável dos anfitriões. Ficamos um dia com eles,  muita chuva, com a aconchegante lareira acesa.
No sábado já seguimos viagem, passamos por Vacaria, Sananduva, até chegar em Piratuba-SC, onde já havíamos combinado encontro com amigos de mhome (G7). Ficamos 06 dias na cidade. Muito frio e chuva (esquecemos de trazer o aquecedor). Estacionamos ao lado da churrasqueira e, por vezes precisávamos “aguentar” alguns barulhentos que vinham com seu som automotivo a todo volume. A administração do camping deveria coibir tais exageros sonoros.
Caminhamos, não fomos às piscinas porque estava muito frio. Usufruímos das banheiras térmicas individuais, muito relaxantes. No dia em que abriu o sol, fizemos macarrão (isto, de rolo), e a Silvana (esposa do Mauro) providenciou o molho. Juntamos as saladas e saiu um belo e gostoso almoço coletivo.
Chegaram também o Luiz e a Tina (de Barra Velha-SC, com sua irmã e cunhado). No aniversário do Darlou, almoçamos no restaurante do balneário, comidinha bem caseira e temperada. Depois voltamos ao mhome comer o bolo e soprar velinhas. A Tina  fez um gostoso cafézinho para acompanhar o bolo.
DSC03264  DSC03265
DSC03268 
O Darlou recebeu um “presentão” do Mauro e Silvana: num lindo pacote, uma bela maquininha de costurar infantil, elétrica e antiga, que enriqueceu nosso acervo de antiguidades. 
DSC03291 
No dia seguinte já começamos a voltar para casa. Muita chuva, em quase todo o trajeto. Por vezes uma neblina fechada. Pelas 17h, já quase escuro (por causa das condições climáticas), chegamos na Anilla (Francisco Beltrão-PR), e pedimos permissão para pernoitarmos ao lado do restaurante.  Estacionamos e nos tranquilizamos, pois até Cascavel desconhecemos outro local seguro.   Lanchamos na Anilla,  soubemos que o hotel e as piscinas estão fechadas (problemas com a expedição de  lavra / retirada de água do subsolo).  Pela manhã seguimos viagem, almoçamos em Cascavel e chegamos em casa às13h.
Desejamos que o próximo roteiro seja em breve e que a meteorologia nos sorria, pois afinal, tem chovido muito em nossas viagens.  Até a próxima.
DSC03240

Nenhum comentário: