Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Viagem pela Europa 2018 - entrando na França (parte 08)

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.
Olá!
Saímos de Logroño com muita chuva, e ela persistiu durante todo o dia...
Seguimos para Pamplona, na intenção de apenas passear pela cidade e conseguir botija de gás para o motorhome, pois uma já havia acabado. 
Como já visitamos parte da cidade em outra ocasião (http://felizmotorhome.blogspot.fr/2017/05/viagem-europa-parte-12.html), não ficamos tão frustrados.
Pamplona 2017 - San&Dan
Pamplona 2017 - San&Dan
A busca pelas botijas de gás consistiram numa odisséia, pois são de 06kg, e as gasolineiras/estaciónes de servicio tem apenas de 11kg.  Rodamos (com o motorhome e sob chuva!) por umas 10 empresas (gasolineiras, supermercado, lojas de bricolagem, revendas de gás,...) sem sucesso. 

Frustrados, fomos a um MacDonald para lanchar e acessar a internet. No site da fornecedora descobrimos então que, em Pamplona, apenas dois locais dispõem a tal botija (quando não estão em falta).  Lá fomos nós, rodar mais alguns km até chegarmos na dita estación de servicios Petronor.

Além da carga de gás, adquirimos mais uma botija, pois só existem na Espanha e o motorhome não aceita diferente. Voltamos para o estacionamento (perto da rodovia), para decidir o que fazer: seguir com chuva ou esperar.  A decisão de esperar foi acertada, pois a chuva engrossou muito após as 15h.
Pela manhã, ainda na adversidade meteorológica, fomos iniciar o percurso das montanhas (Pirineus).
Começando as curvas - San&Dan
Rodovia (mão dupla) estreita nas cidadelas - San&Dan
Em Roncesvalles (ainda Espanha), fizemos uma parada numa cafeteria e conhecemos um casal de brasileiros (Agustina e Jacir), que estão fazendo o caminho de Santiago.  Após troca de informações e e-mails, desejamos um "buen camino" e voltamos para a estrada.
Roncesvalles - San&Dan
As montanhas seriam muito mais lindas com sol, seus muitos mirantes e cachoeiras; mas, seguimos adiante.
Mais uma cidadezinha - San&Dan
E as curvas continuam, subindo a serra... - San&Dan
A linda rodovia (oh, uma reta!), mas a chuva prejudica... - San&Dan
Com 2.440km rodados, entramos na França! Seguimos para Salies de Bearn, onde há boa Área de Serviços já conhecida por nós em anos anteriores, com energia, água e esgoto incluídos no preço. 
Estacionados, preparamos almoço e começamos a rascunhar os blogs, que estavam muito atrasados. E a chuva continuou até o meio da noite.
Área de Serviços Salies-de-Bearn - San&Dan


Linda árvore florida no estacionamento - San&Dan
Pela manhã, após abastecimento e deságues, fomos para a estrada, com sol maravilhoso entre nuvens.
Na cidade de Pau, o GPS nos pregou uma peça, nos levando por dentro da cidade, ao meio-dia, muitas obras nas ruas, trânsito complicado para um veículo grande, mas, conseguimos sair.
Pela estrada, avistando as montanhas geladas - San&Dan
As 14h, chegamos na Área de Serviços do Camping Le Vieux Berger, na cidade de Lourdes-FR. Um pouco complicado o sistema de cobrança automática na entrada (sem atendente), mas no final, deu tudo certo.  Com internet disponível,  passamos a tarde e parte da noite redigindo os rascunhos do  blog.
Camping Le Vieux Berger - San&Dan
Escritório improvisado - San&Dan
Pela manhã, com frio e sol entre nuvens novamente, fomos passear na cidade. 
Rio Gave - San&Dan
Ponte e a água límpida do rio Gave - San&Dan
Cidade de Lourdes: conta a história que, no ano de 1858, a pequena Bernadette Soubirous (com uns 14 anos), dizia ver a imagem de uma "Senhora" em uma gruta às margens do rio Gave. A primeira aparição foi em 11 de fevereiro. Teriam sido 19 aparições ao todo. Afirmou a jovem que a aparição identificou-se como "Imaculada Conceição". Posteriormente, com as confirmações pelo Vaticano, o local foi reconhecido como santo.  E a Bernadette também foi declarada Santa, pela igreja católica.
Entrada do Santuário - San&Dan
Santuário mais próximo - San&Dan
O centro e o santuário, distam uns 2km do camping, e a melhor opção é caminhar.   A cidade é simpática, mas vive exclusivamenbte do turismo religioso e da peregrinação intermitente. Registram que recebem mais de 5 milhões de visitantes por ano, o que torna Lourdes a 2ª cidade mais visitada da França, perdendo apenas para Paris! Observe-se que a cidade tem cerca de 15.000 habitantes.
O conjunto do santuário, possui  área de 510 mil metros quadrados e 22 locais distintos de  culto, além de dezenas de edifícios (casas de acolhimento de doentes, albergues de peregrinos, centro de formação, livrarias, casas de banho com a água benta, etc.).  O comércio religioso domina o mercado, com centenas de lojas vendendo o inimaginável, tudo com alguma vinculação à Santa.
Edifícios enormes, vinculados ao santuário, do outro lado do rio - San&Dan
Vista geral da imensa entrada ao santuário - San&Dan
 Começamos a visita pela Basílica inferior, com belíssimos mosaicos retratando a história de Jesus (desde a Anunciação). 
Alguns dos vários mosaicos - San&Dan
Detalhe de um dos mosaicos - San&Dan
Cúpula da Basílica inferior - San&Dan
Depois, fomos até a Gruta, onde há uma fila organizada (sempre andando), para que todos possam tocar e ver de perto o local da aparição da Virgem. Em frente, há bancos e locais de oração.
A Gruta de N. Sra. de Lourdes - San&Dan
A Gruta e a vista da  Basílica Superior - San&Dan
A próxima etapa foi subir até a Basílica superior, onde desperta a atenção os milhares de pequenos quadros nas paredes, com medalhas e agradecimentos à N. Sra. de Lourdes.
Cúpula da Basílica de baixo e acesso à superior  -  San&Dan
Nave da Basílica Superior - San&Dan
Da parte alta, tem-se lindas vistas da cidade e do castelo (no alto do morro) que abriga o Museu dos Pirineus.
Meio-dia, fomos procurar algum local para almoçar, mas saímos dos arredores do santuário, pois normalmente estes locais são famosos por serem "pega turista".
Comemos uma saborosa pizza quatro queijos, num pequeno (e limpo) restaurante italiano aberto a poucos meses.
Vista do Museu dos Pirineus - San&Dan

Restaurados, fomos ao centro da cidade e ao Office de Tourisme, mas infelizmente, tudo estava fechado.  Confirmamos que a região do santuário absorve o turismo e o grande movimento comercial.  
Optamos por voltar para o motorhome, pois as nuvens anunciavam mais chuva e foi uma boa opção, pois chegando no camping, a chuva veio novamente.
Descansamos e depois continuamos a lidar com o blog e fotos.  Mas agora, estamos atualizados! 
Amanhã seguiremos viagem.   
À Bientôt!
A paisagem das montanhas nevadas - San&Dan

Nenhum comentário: