Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 21 de abril de 2018

Viagem Europa 2018 - ainda na França (parte 10)

Obs.: para ampliar as fotos, basta clicar sobre elas.
Olá!
Em Bagnols-sur-Cèze, após tranquila noite, pela manhã, fomos passear na cidade.
Área de Serviços em Bagnols-sur-Cèze - San&Dan
Bagnols-sur-Cèze: antiga urbe galo-romana, cuja cidade desenvolveu-se a partir do séc. XII. Possui belas fontes espalhadas, com muito prédios antigos e medievais.

Nas quartas-feiras, a cidade se transforma em um imenso mercado, pois quase todas as ruas cobrem-se com barraquinhas de venda de produtos. Alimentos crus e prontos para consumo; frutas, legumes e verduras; flores e mudas; azeitonas e queijos de todos os tipos e formatos, roupas; calçados; artesanatos, quinquilharias, ferramentas,...
Muitos dos pontos de interesse histórico estavam encobertos pelas barracas, mas, visitamos o que foi possível.
Começo da feira (umas 30 quadras ao todo) - San&Dan
Feira e arco ao fundo - San&Dan
A igreja St. Jean Baptiste está em obras de restauro (vai ficar belíssima), é antiga e foi construída sobre uma igreja que havia do séc. XI.  Passando pela rua lateral da igreja, uma simpática freira nos convidou para entrar e visitar a Cave Bethel, com pequeno museu religioso e secretaria. Foi lindamente restaurada e atualmente, está servindo para a realização de missas de pequeno porte.
Igreja St. Jean Baptiste - San&Dan
Fachada e porta principal - San&Dan
A entrada das Caves - San&Dan

Parte reservada às missas - San&Dan
Secretaria e pequeno museu - San&Dan
Caminhamos mais algumas quadras e fotografamos a torre do relógio (séc. XVI).
Aproveitamos a feira, adquirimos alguns produtos e fomos para a estrada. O próximo destino fica a apenas 10km: Point-Saint-Esprit.
Torre do Relógio - San&Dan
Point-Saint-Esprit: com arquitetura medieval, séc. XIII, preserva algumas das construções de sua origem.  É uma pequen cidade, às margens do Rhône, um pouco difícil de circular (ruas estreitas e com obras), mas conseguimos estacionar.   Almoçamos e depois fomos passear pela cidade.
Fomos até a ponte, com boa parte construída no período medieval, fotografamos a Citadelle (antiga cidade amuralhada) e as igrejas St. Pierre e St. Saturnin.
Cittadelle e parte da ponte - San&Dan
As igrejas e casarios, vistos da ponte - San&Dan
Nos fundos da igreja, fotografamos a bela ponte e o Rhône.
A ponte medieval e o Rhône - San&Dan
Passamos pela curiosa Rue des Quatre Vents; passamos por mais algumas ruelas e nos assombramos com o descaso à alguns lindos edifícios históricos (particulares), com risco de desabamento.
Rua des Quatre Vents - San&Dan
Pequenos becos e passagens - San&Dan
Antiga igreja, interditada - San&Dan
Ao sair da cidade passamos com o motorhome sobre a antiga ponte, seguindo para Chambéry, por rodovia não pedagiada. Faltando uns 15km para chegarmos, havia um desvio, em função de obras na antiga rodovia.
Pela estrada, o Canal do Midi  - San&Dan
Pela estrada, as montanhas se aproximando - San&Dan
A estradinha do desvio era estreita e sinuosa (mão dupla), dois veículos normais passavam ao mesmo tempo, mas o motorhome, mesmo pequeno, nos deixou preocupados. Quando vinham vans ou ônibus em sentido contrário parecia que metade das suas rodas direitas ficavam ao precipício...
Túnel escavado na rocha... - San&Dan
Enfim, chegamos em Chambéry, na Área de Serviços, onde não permitem mais a diária completa gratuita e o custo de estacionamento de dia é caríssimo (25 euros para 9 horas).  Não encontrando outra opção, pela manhã, pagamos e fomos ao centro de ônibus, pois é impossível trafegar com o motorhome em ruas antigas, estreitas e sem estacionamento suficiente.
Área de Serviços de Chambéry - San&Dan
Chambéry: cidade medieval e capital histórica de Savoia, que serviu de residência aos Condes e Duques de 1232 à 1563, antes de  partirem para Turim (hoje Itália).

Fizemos o percurso histórico: praça e Palais de Justice; Château des Ducs de Savoie.  Tudo o mais rapidamente possível, pois cada hora de estacionamente equivalem a mais de R$10!
Palais de Justice - San&Dan
Palais de Beaux Arts - San&Dan

Parte do Château, visto de longe - San&Dan
Parte lateral do Château - San&Dan
A Catedral St. François (séc XV); possui ampla nave central, com mais de 6 mil metros quadrados de pintura e, o que parecem arcos e esculturas, são pintados, com sombreamento!. O imenso órgão data de 1844, com mais de 2.800 tubos.
Catedral St. François - San&Dan
Órgão e as pinturas nas paredes - San&Dan
Todas as paredes e teto são pintadas! - San&Dan
Pelo caminho, muitas ruelas e becos, para lembrar que estamos em uma bela cidade medieval.
Bequinho - San&Dan
A entrada em uma das passagens - San&Dan
Passagens e becos - San&Dan
A torre do relógio - San&Dan
 O Hôtel de Ville - San&Dan
Retornamos para o motorhome e seguimos viagem. Fizemos uma parada em Rumilly, para abastecer despensa e diesel. Seguiremos para a Suíça, mas isto fica para a próxima postagem.

Até logo!
Estrada serpenteando - San&Dan

Nenhum comentário: