Obs.: para ampliar as imagens, basta clicar sobre elas.
Hola!
Em León, ficamos na Área de Serviços para motorhomes (limitada a 48h), em frente ao Shoping Plaza Leon! Possui umas 20 vagas, pela manhã começa a esvaziar e, no final da tarde estão todas ocupadas. Tivemos umas horas de sol mas o frio continuou.
León: fundada no séc. I a.C., também passou por muitas disputas e governantes; teve declínio importante no séc. XVI, e recuperou-se aos poucos, atualmente é capital da Província. Possui diversos monumentos, museus e igrejas para serem visitados, também é passagem do Caminho de Santiago.
Fomos passear na parte antiga da cidade: inicialmente na Basílica de San Isidoro (séc.XI-XII); por fora com grandes dimensões, mas “atarracada”; por dentro, é escura, com desagradável sensação e dificuldade de obter fotos.
Depois, caminhamos até a Plaza Mayor e Catedral (séc.XIII).
Catedral de León - San&Dan |
Parte do claustro, bela decoração no teto - San&Dan |
Uma das Capelas - San&Dan |
Novo dia e fomos para estrada, ainda com chuva e frio. Logo após o meio-dia, chegamos no Camping Fuentes Blancas, em Burgos.
Como já visitamos a cidade em outra ocasião (http://felizmotorhome.blogspot.fr/2014/05/viagem-pela-europa-parte-16-espanha.html); nossa parada limitou-se a usar os serviços do camping: duchas, lavadora, internet,...
A chuva não deu trégua, o frio aumentando, a internet devagar quase parando, por vezes, parece que não compensou o valor pago.
![]() |
Camping Fuentes Blancas (foto 2014) - San&Dan |
No domingo, após acessar a internet novamente com a mesma dificuldade, seguimos viagem.
Pela estrada, no acesso a Villalomez, vimos uma linda capelinha encravada, esculpida na rocha: a Ermita Virgen de la Peña. Questionamos aos moradores próximos, mas limitaram a informar que foi construida há muitos séculos.
Às 13h, chegamos com facilidade na Área de Serviço de Logroño e, para nossa surpresa, os motorhomes chegavam, esvaziavam esgoto, enchiam de água e seguiam viagem. Até que resolvemos perguntar a um caravanista porque não ficavam ali, e nos disse que o melhor estacionamento para ficar e dormir, ficava a uns 500m adiante!
Lá fomos nós e, realmente, havia lá uns 10 motorhomes. Estacionamos e fomos passear na cidade.
Logroño: capital de La Rioja (região dos melhores vinhos espanhóis); é passagem do Caminho de Santiago, possui cerca de 150 mil habitantes e boa infra-estrutura (transportes, alimentação, serviços).
Infelizmente, no domingo quase tudo está fechado após as 13h. Mas fizemos algumas fotos externas das igrejas e edifícios.
No intervalo da caminhada, fomos na Llaollao (natural frozen yogurt), com saborosas opções de lanches saudáveis (com iogurte). Ótimo atendimento, porção bem servida. Fizemos até foto das gentis atendentes. Fica na Calle Portales, 47 (www.llaollaoweb.com).
Pela manhã, chuva grossa de novo. Fomos até o Centro Comercial La Rioja (Decathlon, Hipermercado, Gasolinera, LeRoy Merlin, Norauto, e muitos outras).
Retornamos para o estacionamento, e após as 16h, fomos de ônibus (linha 3) até o centro.
Fomos na oficina de turismo (mapas e informações), depois até o Mercado Municipal.
Vento congelante, quase que desanimava a caminhada...mas fomos até a Praça Principe de Vergara (ou El Espolón)
Fontes e jardins - San&Dan |
Grande mercado municipal - San&Dan |
Passeio El Espolón - San&Dan |
Fontes, "Rei Dan" e Príncipe de Vergara - San&Dan |
Conseguimos visitar a Concatedral La Redonda (séc. XV), em um “golpe de sorte”, pois estava aberta antes do horário, preparando para uma missa especial. Altar principal ricamente decorado, capelas laterais e cadeiral também, mas estes estavam escuras.
Tomamos um chocolate quente e voltamos para o motorhome em ônibus (a parada final e inicial é no estacionamento).
A noite, para acompanhar o jantar, abrimos o Moscatel Favaios que Andreia e Sergio (de Braga) nos presentearam, muito saboroso.
Amanhã seguiremos viagem, mas fica para a próxima postagem. Até logo!
Cegonha cuidando do ninho - Logroño - San&Dan |
Um comentário:
Muito frio ... aproveitem. Por aqui continua quente. Bjs.
Postar um comentário