Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 26 de abril de 2018

Viagem Europa 2018 - Suíça (parte 11)

Olá!

Ao entrarmos na Suíça, fomos à Aduana, pois o país não faz parte da União Européia e não adota o Euro, mas está no Espaço Schengen, o que permite a circulação “sem fronteiras”.
Tentamos ali adquirir a Vignete de pedágio (válida por toda a Suiça, por um ano); mas como havia um problema com o sistema (!), os policiais orientaram para efetuarmos a compra na Petrol Station.

Neste posto de abastecimento, tentei solicitar em francês que eu desejava adquirir a tal Vignete (porque meu alemão é nulo) mas a moça entendeu e me disse o valor. Dei uma nota de Euros e ela me explicou (em francês), que iria me devolver em Francos Suíços. Pedi ao Dan (em português) a conferência da conversão (aprox. 1 euro  para 1,13 francos suiços) e a moça,  timidamente, começou a explicar como colocava a vignete, em português! Questionamos se era portuguesa. Não, era brasileira de Recife!! Mais um exemplo de que o idioma não é desculpa para não viajar.
Rodovia e lindas montanhas - San&Dan
A entrada na Suíça foi um pouco diferente da anterior (2013), pois os preços de produtos e alimentos estão mais caros e os motoristas pareciam  apressados; milhares de veículos circulando; congestionamentos nas rodovias e nas cidades. Mas chegamos bem em Lausanne, na área de Euro Relais do Camping Du Vidy.
O camping custa cerca de €40/dia e, nesta área de Relais (serviços), o valor cai para €20/dia. Pode-se usar eletricidade, água, esgoto, serviços sanitários,.. enfim, toda a estrutura do camping, mas não pode abrir toldo, nem colocar cadeiras para fora.
O valor pago no camping, dá direito aos cartões para utilizar todo o transporte coletivo, grturitamente, dentro de Lausanne (ônibus, trem urbano e metrô).
Euro Relais (Camp. Vidy) Lausanne - San&Dan
Novo dia e fomos comemorar nosso aniversário de união (já 17 anos) com um belo passeio.
De ônibus até a interligação com o metrô e, dali,  para o porto Ouchy. A vista é bem diferente de quando estivemos aqui em 2013 (https://felizmotorhome.blogspot.ch/2013/04/viagem-pela-europa-parte-6-suica.html). Na época era um frio e chuvisco muito chatos, mal se via o Lac Leman.

Desta vez, com sol lindo e céu azul. O lago e as montanhas fazem um cenário lindo e irretocável. Aproveitamos e fomos fazer um passeio de barco; há muitas opções de percursos e horários; até passeios nostálgicos, com barcos a vapor dos anos 1920 (somente no verão).

Lac Leman, montanhas céu azul - San&Dan
Fomos passear em Evian (França), do outro lado do grande lago Leman.  As vistas são lindas e o barco (capacidade de 600 passageiros) amplo e confortável. Realmente, parece que as “fotos de calendário” são feitas aqui...
O barco de passeio - San&Dan

Interior do barco - San&Dan
Seguindo para a França - San&Dan
Em Evian, buscamos mapa e informações no Office de Tourisme . Depois, seguimos o percurso histórico indicado.
Chegando em Evian (França) - San&Dan
Evian: em 1808, análises demonstraram que a água mineral do local tinha boas propriedades medicinais e passaram a ser exploradas (para banhos e ingesta). Muitos hotéis foram construídos e a cidade teve seu apogeu. Com a 2ª Guerra Mundial, os hotéis e a cidade declinaram, passando por um período de “dormência”. Atualmente, abriu-se ao turismo, com as linhas frequentes Lausanne-Evian.

Começamos a visita pela Igreja Notre-Dame de L'Assoption (séc.XIII) que, ao longo dos anos, o exterior  passou por várias modificações; em seu interior, os arcos ogivais fazem bonita composição.
Nave da igreja N.D. L'Assoption - San&Dan

Batistério - San&Dan
Passamos pela Rua do Mercado (com feira de produtos variados), e almoçamos em uma boulangerie muito simpática (quiche, tostada e torta de maçã). Depois, continuamos o passeio, indo até a Fonte Cachat, onde há fila para reabastecer as garrafas com água mineral, sem custos.
Fonte Cachat - San&Dan

Esperando para encher a garrafa - San&Dan
Em frente, está a Buvette Cachat, construído sobre ruínas de antiga igreja. Era um local para banhos e terapias, usando a fonte de água Cachat. Mas, ao longo do tempo, deixou de funcionar e, o belíssimo hall com vitrais e esculturas, infelizmente, está fechado.
Na parte inferior, ainda funcionam algumas atividades com a água da fonte (agora Evian), mas somente em um curto período durante o verão.
Buvette Cachat - San&Dan

Parte inferior Buvette Cachat - San&Dan
Mais algumas fotos da cidade: Palais Lumière (antiga thermas e instituto hidroterápico, atualmente sala de exposições); Hôtel de Ville, Le Casino.  A cidade possui também um funicular, mas somente funciona no verão.
Palais Lumière - San&Dan

Hôtel de Ville - San&Dan
Retornamos para o porto, e fizemos a travessia de retorno para Lausanne (aprox. 40 min.)
Retornando para Lausanne - San&Dan
Lausanne: tem cerca de 150 mil habitantes, sede do Comitê Olímpico Internacional; historicamente, havia um acampamento romano (Lousanna), próximo ao Vidy (local do camping) e Ouchy (atual porto). É uma cidade moderna, com transporte público eficiente; combinada com os monumentos e construções históricas, que sobressaem pela cidade.

Palais de Rumine - San&Dan
Interior do Palais de Rumine - San&Dan

Com o metrô, descemos na Place de la Riponne, e visitamos o  Palais de Rumine, que conta com museus gratuitos (arqueologia, belas artes, geologia, monetário, zoologia).  
Possui exemplares e coleções muito bem preparadas e preservadas: as ossadas de dinossauros; as pedras e gemas desde sua origem natural; centenas de animais empalhados!
Ossada de Mamute - San&Dan
Animais empalhados - San&Dan
Continuamos a caminhada até a parte alta da cidade: fotografamos as vistas, prefeitura e belos edifícios de governo (alguns em obras). 
Antigo castelo, em obras para espaço público - San&Dan
Diferentes níveis da cidade - San&Dan
Prefeitura - San&Dan
Mais um pouco e chegamos à  Catedral de Lausanne (consagrada em 1275), com lindos vitrais e imensa roseta lateral. A Catedral também é ponto de passagem ou partida de muitos peregrinos que vão para Santiago de Compostela.
Catedral de Lausanne - San&Dan
Porta principal (belíssima) - San&Dan

Imensa nave (longa e alta) - San&Dan
Grande roseta lateral - San&Dan
Retornamos para a parte baixa pelas Escadas do Mercado, uma escadaria coberta, em madeira (alguns trechos ainda do séc. XIII), restaurada no séc. XVIII.
Ruas do centro - San&Dan
Um dos muitos viadutos no centro - San&Dan
Novo dia, com muito sol e calor, aproveitamos para colocar a "casa" em ordem, limpar o motorhome por dentro e por fora, acessar internet e escrever blog.  Foi um dia produtivo e cansativo, mas necessário.
Lac Leman (fundos do camping) - San&Dan
Camping du Vidy - San&Dan

Euro Relais (camp. Vidy) - San&Dan
Domingo, dia de passear! Fomos para a estrada, montanhas, lagos, cachoeiras do degelo. Muito sol e calor, na meia tarde chegamos em  Vaduz, capital de Liechtenstein. 
Lindo lago, cor esmeralda - San&Dan
Vários países em mesma sinalização - San&Dan

Linda ponte coberta, para pedestres e ciclistas (liga Suíça a Liechtenstein) - San&Dan
Liechtenstein: é um principado; faz fronteira com Suíça e Áustria, tem 160km2 de superfície e  aproximadamente 37 mil habitantes. O idioma é o alemão e também um dialeto local. O castelo de Vaduz (aprox. 700 anos) é de propriedade dos príncipes de Liechtenstein desde 1712.

Fomos no centro de atendimento ao turista, buscar mapa e informações. Visitamos a Catedral (1868), neogótica, sóbria e situada em local elevado, que a destaca.
Catedral de Liechtenstein - San&Dan
Interior da catedral - San&Dan
Depois, passeamos um pouco pelos arredores, cidade antiga, centro (área de pedestres), lojinhas de souvenir.
Castelo de Vaduz - San&Dan
Sede do Governo do país - San&Dan
Jardim irretocável - San&Dan
Retornamos para o parking (gratuito), perto do Estádio de Futebol.  Pela manhã, lindas fotos  das montanhas nevadas...
Estacionamento para pernoite - San&Dan
Vista da nossa janela - San&Dan
Estacionamos próximo à Catedral, e fomos passear mais um pouco, desta vez, no Museu Postal, pois os selos dos Correios de Liechtenstein são historicamente reconhecidos em todo o mundo filatélico. 
Museu Postal - San&Dan
Amostra dos milhares de selos - San&Dan

Fizemos mais uma caminhada pela parte histórica, casas antigas com vinhedos, uma bela paisagem bucólica...
"Casa Vermelha" - San&Dan
Pequenos cultivos de vinhedo - San&Dan
Casario histórico - San&Dan

Após o almoço, seguimos para a estrada, nosso destino é Chur (Coira), na Suiça,  mas fica para a próxima postagem.
Até logo!
Liechtenstein  -  San&Dan



Um comentário:

Donizeti disse...

Boa tarde . acompanho vcs á tempo, tento ler tudo, viajo com cada foto publicada .
Grande Abraço .