Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Viagem pela Europa (parte 12: Santiago de Compostela - Espanha)

 

Olá:

Postamos mais um trecho de nossa viagem pela Europa, agora uma cidade especial: Santiago de Compostela. Diferente das partes anteriores, esta será mais textual, com menos fotos.

S. de Compostela é mundialmente conhecida como importante ponto de peregrinação, nem só religiosa, mas como busca pessoal, conhecimento e crescimento interior.  Há anos mantínhamos a intenção de visitar S. de Compostela, para conhecer, saber o que move milhares de pessoas ano após ano (mais de 183 mil em 2011) a fazer o percurso. Trocávamos informações com pessoas que fizeram o Caminho. Sabíamos que não teríamos condição física de fazer o Caminho a pé, mas gostaríamos de visitar a cidade, conhecer e sentir sua “magia”.

Durante toda a viagem, em diversos países, encontramos marcos com as “conchas” (símbolo dos peregrinos), até mesmo na Suíça e Alemanha. Decidimos incluí-la em nosso roteiro, cuja visita resumimos a seguir.

Santiago de Compostela: em 813 o suposto corpo do apóstolo São Tiago teria sido ali encontrado, fato que atraiu peregrinos de todas as partes da Europa. A Catedral atual foi erguida entre os séc. XI e XIII, sobre edifícios de períodos anteriores. Embaixo do altar estão os supostos restos mortais  do apóstolo, em uma urna dourada.  A cidade se desenvolveu oferecendo serviços aos peregrinos (alimentação, hospedagem, roupas,…) http://www.santiago.org.br/caminho-de-santiago-historia.asp

mapa caminhos

São vários os roteiros que levam à Santiago de Compostela (mapa acima), tradicionalmente, o Caminho de Santiago, denominado Caminho Francês, inicia na fronteira franco-espanhola, em meio aos verdejantes Pirineus do país Basco. Um pequeno povoado francês, Saint Jean Pied-de-Port, é a porta de início mais utilizada. O outro ponto, situado a poucos quilômetros (27), também é utilizado pelos peregrinos, é o lugarejo chamado de Roncesvalles, situado na fronteira, já do lado espanhol.(http://www.caminhodesantiago.com.br/walter/sair.htm)

Na cidade (95.000hab.), com ruas estreitas e trânsito complicado, conseguimos ficar no Estacionamento Salgueiriños (N42º53’39,4” E08º31’55,6”), que aceita mhomes (€3,00 até as 20h e  €12,00 pernoite). Seguro, tranquilo e próximo ao centro histórico (2km), mhomes de diversos países pernoitaram ali.

135

Fomos para o centro a pé (2km), com vento forte e gelado, o que desanimava um pouco.  No trajeto vimos vários prédios históricos, como a Igreja e Convento de Santa Clara, séc. XIII, fundada pela rainha Violant, esposa de Alfonso X; a Igreja e Convento da Carmem, séc. XVIII, fundado pela Madre Maria Antonia de Jesus; a Igreja São Miguel dos Agros, sem data de início, reconstruída em 1122; o Mosteiro de São Martinho Pinário, projetado por portugueses no séc. XVI, com magnífico altar de 1730.

045 081

Chegamos a praça do Obradoiro, à frente da Catedral, com sua surpeendente e majestosa  fachada. Observamos alguns peregrinos que chegavam, com suas pesadas mochilas, paravam e sentavam no chão, emocionados a admirar a “chegada”. Alguns nitidamente cansados, outros também com dores, mas todos felizes internamente.

047 050

069 064

Entramos na Catedral e, para onde se olha há algo mais místico, encantador, divino, grandioso. Ficamos lá umas 2h vendo detalhes de todos os altares, pinturas portas, órgãos. Esta foi a primeira igreja em que vimos guardas como segurança (uns 20 identificados e outros tantos à paisana), atentos a tudo e a todos.

Na saída, encontramos dois gauchos que fizeram o Caminho português, de bicicleta (05 dias); e um casal de cariocas que fizeram o Caminho maior, a pé, em 30 dias.

Conseguimos mapa da cidade nas Informaciones Turísticas e voltamos para o mhome, passando pela Igreja e Convento de São Francisco de Assis, séc. XVI; várias fontes pelo caminho; vento muito forte e gelado.

No dia seguinte, com vento frio e chuva fina, fomos de ônibus até o Mercado de Abastos, onde encontra-se de tudo. Em seguida começamos a visitar os pontos citados no mapa: de um lado do mercado  fica o Convento de Santo Agostinho (barroco, séc. XVII) e do outro a Igreja de San Fiz de Solovio (destruída em 997 e reconstruída em 1122, estilo românico); o Convento das Mercedárias (séc. XVII); o Arco de Mazarelos (última porta restante da muralha medieval); a Universidade Contemporânea (séc. XVIII, atual faculdade de Geografia e História); o  Convento e Museu Sacro San Paio de Antealtares (séc. XVII-XVIII).

082 083

094 096

Tomamos um chocolate quente para aquecer e fomos visitar o Museu das Peregrinações, e  interrompemos para assistir à Missa do Peregrino, ao meio-dia.

Milhares de pessoas, dos mais diversos pontos do mundo (Japão, Estados Unidos, Itália, Colômbia, Brasil, Argentina, quase todos os países da União Européia) lotavam a Catedral. Vários sacerdotes oficiaram a celebração e a agradável prédica  emocionou aos presentes.   O “Abraço da Paz” uniu em aperto de mão os milhares de desconhecidos, que nem sequer falavam o mesmo idioma.

Na oração do “Pai Nosso”, orada pelos milhares em voz alta, uma uníssona “Torre de Babel”, com sentimento e emoção.  E, na hora da Eucaristia,  contagiados, quase não conseguimos segurar o choro, pois alguns peregrinos, transbordando de alegria desatavam a chorar.   No final da celebração houve um inesquecível significativo ritual místico.

107 108

Após, fomos continuar a visita ao Museu das Peregrinações, visitamos mais alguns pontos históricos, ainda com fria chuva fina e voltamos para mhome, de ônibus.

Seguimos viagem para Redondela, uma pequena cidade próxima, para evitar o trânsito do feriado. E, no outro dia,  já entramos em Portugal novamente, mas isto fica para a próxima postagem.

Abraços e Até Breve.

103

5 comentários:

Família Barzotto disse...

Fantástico!
Beijão para vocês e voltem logo!!!
Ju, Nat, Telvi e Iris.

Sandra disse...

Olá! Agradecemos pelo incentivo; mais alguns dias e estaremos de volta ao Brasil.
Abração
San & Dan

Unknown disse...

Li todos os posts dessa viagem e estou "viajando junto" com vcs. Parabéns pela viagem.

Ano que vem pretendo fazer uma viagem de Motorhome pela Europa e já estou anotando todas as dicas.

Sem querer abusar, saberiam me informar um valor médio para o combustível?

Abraços e boa viagem!

Sandra disse...

Olá!
No final da viagem, faremos um balanço geral de todas as despesas, mas, adiantando, em média, 1,50 euros o litro (alguns países mais barato outros mais caro).
Obrigado pela Visita
San&Dan

Claudio disse...

Olá Sandra e Darlou!

Adorei o blog de vocês! Estava lendo até que cheguei nesta página, que me chamou mais a atenção, pois sou entusiasta do Caminho de Santiago de Compostela.

Percebi que tem um link que vocês colocaram não está mais funcionando (http://www.santiago.org.br/caminho-de-santiago-historia.asp). Como tenho um blog sobre o assunto, gostaria de indicar um link do meu blog para colocar no lugar, se acharem interessante: https://www.meuscaminhos.com.br/o-caminho-de-santiago-de-compostela/. Eu ficaria muito grato se pudessem fazer a substituição, pois assim as pessoas teriam a informação de que precisam e também me ajudariam a divulgar meu blog.

Pretendo um dia fazer um tour pela Europa de motor-home, mas isso é mais para a frente, por enquanto, vou conhecendo a Espanha a pé... Mas saibam que o blog de vocês é muito inspirador! Obrigado por escreverem!

Um abraço!