Nesta viagem, assim como sempre, procuramos manter nossa higiene pessoal, limpeza e ordem no habitáculo e equipamento. O banho diário é indispensável (barba aparada, roupa íntima e meias lavados a cada banho...), roupa geral lavada a cada camping ou lavanderia. Adaptações são necessárias, como passar a roupa com panela quente… Tais regras ajudam no bem estar e dão ânimo à continuidade da jornada, conservando sempre a disponibilidade para seguir, sem correrias ou atropelos.
Quanto aos campings, em toda a Europa, salvo poucas exceções, são limpos, amplos, alguns até exageram nos equipamentos, com lavatórios e tanques esculpidos em mármore.
Os campings disponibilizam vários serviços (eletricidade, água, esgoto, internet, banho, lava-louças, máquinas de lavar e secar roupas, restaurante, mini mercado..), com segurança absoluta, funcionários respeitosos, vizinhos tranqüilos e silenciosos, crianças brincando sem algazarra (integram-se em idiomas diferentes!). Lava-louças com água quente e até paninho para secar a pia, banheiro masculino com o dispensável secador de cabelo…
Além disso, mantemos sempre uma alimentação regrada (horários) e saudável (equilibrada): Nosso café da manhã (desjejum) inclui pão integral ou de cereais, requeijão ou manteiga, queijos (gouda, emmental, edam,..), alguma proteína (lombo defumado, presunto, filé mignon defumado), frutas frescas ou em conserva. Eventualmente incluímos granola com iogurte e algum biscoito ou “croissant”. Um lanchinho no meio da manhã ou da tarde é sempre bem-vindo.
O almoço, quando estacionados (à bordo): carboidratos (macarrão, arroz, batata), proteína animal (carnes, molhos), salada (jardineira, tomates, aspargos, azeitonas,..), suco natural ou cerveja/vinho e sobremesa (tortas, doces locais). Os grandes supermercados e as feiras oferecem saborosos alimentos regionais.
Quando ocasionalmente em viagem, estacionados em “parkings”, algo mais rápido; pratos semi-prontos estocados para esta finalidade: raviolli à bolognesa, pizza, carne com batatas,...
Eventualmente, quando o almoço é em visita a centros urbanos, vamos a fast-foods conhecidos (Subway, Pizza Hut, Burguer King,...), para otimizar o tempo disponível e supondo que estes estabelecimentos mantém um grau de higiene e confiabilidade. E sempre carregando (e bebendo) uma garrafa de água.
Como não viajamos à noite, o jantar (nunca tardio) é mais tranqüilo e, às vezes até sofisticado: filés com queijo, macarrão ao pesto, risoto, capeletti, berinjela com cobertura de queijo e especiarias (ao Iris), salmão com molho branco... Sempre que possível, usufruímos de sabores locais (jamón pata negra, azeitonas ao alho e salsa, alho em conserva e especiarias,..), os quais oferecem novos sabores...
O acompanhamento de vinho, cava, champagne ou cerveja, dependendo da ocasião (ou comemoração) e a sobremesa local (pastéis de Belém, “macarons”, torta schwarzwald, osterbrot, chocolates suíços...) são sempre adequados ao romantismo noturno.
A limpeza e organização do habitáculo também são importantes: tudo no respectivo lugar (tarefa penosa num mhome alugado, diferente do nosso, tão bem planejado e que já estamos habituados); equipamento de cozinha lavado e guardado; geladeira limpa e com itens disponíveis e de acesso rápido (célere abertura de porta); copos, pratos, garrafas (e outros barulhentos) sempre envoltos (papel toalha, papelão,...); material em armários, bem dispostos (roupas, sapatos, equipamentos,...); enfim, o asseio geral sempre mantido..
O veículo, um Ducato 130, carroceria Adria – fabricado na Eslovenia, (7,00m de comprimento, 2,30m de largura, 3,10m de altura), com apenas um ano de idade, foi alugado na Camperline – Lisboa; com elogiável atendimento.
No ato do recebimento do veículo, é indispensável realizar uma inspeção geral, fotografando e relacionando todos os detalhes e funcionamentos que possam comprometer a devolução.
Durante a viagem, o mhome teve conveniente manutenção preventiva: conferência de nível de óleo, água, pressão de pneus, limpeza geral... Seu comportamento foi bom, macio para dirigir, sempre com velocidade e rotação compatíveis, nunca rodou à noite, nem em estradas mal conservadas...
Enfim, estas humildes “dicas” visam proporcionar uma viagem prazerosa, tranquila e feliz, a todos os que gostam desta forma de viajar.
Até Breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário