Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Viagem setembro-outubro/2012 – Final

 

Olá! Postamos a parte final de nossa viagem:

Em Gramado passeamos, presenciamos a preparação para o Natal Luz, visitamos lojinhas de artesanato, caminhamos bastante. Desta vez a Lavanderia Siri não entregou as roupas lavadas no prazo estipulado, mas mantem a qualidade do serviço.

Dia seguinte, almoçamos no restaurante Vale Quanto Pesa (rua São Pedro, fundos da Catedral), depois olhamos as novidades na ampla loja Pró-Lar, próxima do Camping.

PA162643 PA162644

PA162646 PA162649

Ficamos dois dias em Gramado e, para nossa surpresa, muito sol, nada de neblina e umidade como seria costumeiro.

Na quarta-feira, seguimos viagem, por uma rodovia nova para nós: Tainhas, Bom Jesus, Vacaria… A paisagem é belíssima, estrada com curvas mas sem grandes aclives ou declives, comuns na BR-116.

 PA172662 PA172663 

Um camping - San&Dan PA172674

Em Sananduva fizemos uma parada técnica de compras na Cooperativa Majestade: file mignon suíno e salame magro, sempre muito saborosos.

Após rodarmos 432km, chegamos em Piratuba às 18:30h. Vários mhomes já estavam estacionados, esperando pelo encontro que começaria na sexta. Conversamos um pouco e fomos descansar.

Novo dia, abrimos toldo, nivelamos, passeamos por Piratuba, conversamos com colegas do G7 e do Rodamundo; reencontramos ainda com José e Denise (ótimos companheiros), Pedro Augusto (às voltas com um casal de alemães que só falavam alemão), Egorn e Ju, Danilo, conhecemos Ubirajara e esposa (vizinhos do nosso sobrinho, em Osório), entre tantos outros .

PA192687 PA192686

Recebemos algumas visitas: colegas que nos encontraram no Uruguai, na Argentina, visitantes do blog ou ainda, que leram nossos artigos na revista MotorHome.

À noite, pedimos pizza da Pizzaria Casagrande (saída para Capinzal), deliciosa como sempre, porém, da próxima vez vamos pedir pequena, pois a média é imensa…

PA192688 PA192689

Como sempre acontece, algumas pessoas ludibriam outras em benefício próprio: saem durante a madrugada (para não pagar); informam na ficha no camping que participam do encontro, com valor menor da diária e ausentam-se antes.

Outros inventam relatos mentirosos, com intuito (supostamente) de serem notados, causando confusão e irritação.  O exemplo que nos envolveu, foi a presença repentina do organizador do evento em nosso mhome, motivada por um denunciante, que teria presenciado nossa descarga de esgoto cloacal, quando estacionados.  A estúpida denúncia não teria a menor veracidade,  não possuimos sanitário com descarga externa, pois nosso sistema europeu de acúmulo é hermético (Porta Potti),  com reservatório fechado, descarregável em qualquer vaso sanitário convencional.

No sábado, acordamos cedo e, às 6:30h estávamos saindo. Rodamos tranquilos até perto de Xanxerê, depois a estrada piorou bastante (buracos, desníveis, depressões, irregularidades). Por sorte havia pouco movimento.

Em Realeza, paramos novamente no Posto Stop para reabastecer e comer gostosos pães de queijo. Seguimos para Cascavel e, neste trecho, muita lentidão por causa de vários caminhões vagarosos transportando grandes máquinas agrícolas.

As 18:40h, após rodarmos 536km, chegamos em casa, com a estrada molhada, mas trégua da chuva.   Tivemos sorte, pois no domingo, choveu por todo o dia…

PA162651

Em resumo: foram 35 dias de viagem, com 3.927km rodados, sendo 2.009km no Brasil, 1.229km no Uruguai e 689km na Argentina.

Nossa média de gastos foi de R$ 107/dia, ou R$ 0,96/km; considerando tudo: combustível, pedágios, camisetas, alimentação, restaurantes, camping, antiguidades, lavanderia, presentes, etc.

Agradecemos ao Supremo Criador, que esteve conosco sempre, nos orientando pelas escolhas acertadas, dias, roteiros, locais, no desvio das tempestades, apressando-nos para não ficarmos ilhados na enchente,…   Que Ele continue conosco sempre.

Queremos agradecer a todos que nos receberam bem, conviveram conosco compartilhando experiências, nos auxiliaram com dicas, informações ou até estacionamento: Helio e Eliana, Nilson e Beth, Suzy e Kau, Pedro Ribeiro, André e familia, Washington e Sonia (Uruguai), familia Hermanns (Bélgica) em especial ao Maximillien, Rudi e Berlinda (Bélgica), Claude e Marie-Jo (França), Roswitha e Holger (Alemanha), Alfred e Katrin (Alemanha), Mauro e Silvana; enfim, todos os  tantos que trouxeram felicidade aos encontros.

Esperamos que continuem nos acompanhando e, se tiverem sugestões, comentários ou críticas, serão bem recebidas.

Até breve!

PA172683

Nenhum comentário: