Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 22 de maio de 2021

Viagem abril/maio-2021 (final)

Olá!

Ficamos poucos dias no Balneário Piçarras-SC. Com a temperatura amena, conseguimos caminhar um pouco mais, conhecendo os arredores. 

Vista da cidade e das ilhas, desde o molhe - San&Dan

Passeando, com a cidade ao fundo - San&Dan

Parte do camping, visto desde o molhe - San&Dan

Avião tracionando  faixa de propaganda - San&Dan

Vimos o amanhecer, com lindo céu azul, muitos passarinhos alegres buscando alimentos nas árvores e dando um ar bucólico.  Poucos campistas estiveram no final de semana, talvez por causa da previsão de chuva e frio para os próximos dias. Também aproveitamos o sol para lavar e secar roupas. 

Nascer do sol, desde o motorhome - San&Dan
 
Passeando pela praia - San&Dan

Fazendo amigos, na entrada do camping - San&Dan

Vista do canal, com barcos de passeio - San&Dan   
Orientações e distâncias - San&Dan

Uma linda visitante! - San&Dan

Mas, novamente, chega a hora de retornar para a estrada.  Desta vez, tivemos sorte, estava com pouco movimento, sem congestionamentos.

Começando a subir a Serra Dona Francisca - San&Dan

Paisagens muito bonitas - San&Dan

Curvas da Serra Dona Francisca, vistas no GPS - San&Dan

Ao longe, neblina da Serra Dona Francisca - San&Dan

Fizemos uma parada ao meio-dia em Rio Negrinho-SC, num grande supermercado à beira da rodovia (normalmente paramos ali para comprar alguma guloseima diferente). Desta vez, nem entramos no mercado, pois estava lotado, com muitas e imensas filas.  

Ali o Dan foi ao restaurante, no segundo pavimento do supermercado, buscar marmitas para almoçarmos no motorhome, procedimento que adotamos para evitar riscos de contágio. Ao questionar se serviam para levar, o atendente, muito grosseiro, pediu que esperasse, o que demorou muito, pois foi atender morosamente um casal. Tempo depois, ainda de forma rude,  pegou as marmitas com as mãos dentro delas, após ter lidado com dinheiro e sem ao menos ter passado álcool (!) Dan agradeceu e desisti.

Observe-se que somos muito bem atendidos em todos os restaurantes em que buscamos a refeição, pois  assim até lucram mais, pois não ocupam lugar, não sujam pratos, talheres, copos,... Mas neste,  o atendente (suponho proprietário) demonstrou caráter antiético,  com atendimento grosseiro e, pior, com patente desrespeito à higiene, ao asseio, à prevenção de doenças, mergulhados que estamos em perigosa pandemia.  Por decorrência desta demonstração, ficamos imaginando como deve ser o manuseio dos alimentos naquela cozinha. 

Graças ao avançado da hora para elaborar refeição, fomos almoçar um saboroso e asseado pão com ovos, a bordo. 

Pela estrada, bonitos visuais - San&Dan

Aproveitamos este horário em que o trânsito é mais tranquilo para continuar a viagem e, após as 17h, chegamos no Hotel,  Posto e Laticínios Anila, próximo de Irati-PR.

Estreita ponte metálica, perto de Campo do Tenente-PR - San&Dan

Paisagem tranquila, verde de vários tons - San&Dan

Compramos ali alguns queijos (muito bons) e, cansados, fomos caminhar um pouco, afinal, estávamos alternando o volante por todo o dia.  Ficamos surpresos com a fazendinha que construíram nos fundos da Anila:  tem cabritos, lhamas, cavalos, pôneis, veados, coelhos. Muitas crianças brincavam, encantadas com os animaizinhos.

Pavão, passeando pelo estacionamento - San&Dan

Algumas lhamas, coloridas e simpáticas - San&Dan

Cavalos e avestruzes- San&Dan

Dando comida aos cabritinhos - San&Dan

Um dos veadinhos do parque - San&Dan

E, ao entardecer, um bonito pôr-de-sol... 

Pôr-do-sol com os pôneis - San&Dan

Foto noturna do estacionamento na Anila - San&Dan

Ao amanhecer, seguimos pela BR-277, que até nos surpreendeu pela tranquilidade no trânsito.  Pela meia tarde chegamos à nossa morada. 

Um pouco de neblina pela manhã - San&Dan
Fechamento

Foram 20 dias de viagem, quase 2.000km rodados.   Como já informamos anteriormente, nestes tempos de pandemia, é preciso adaptar as viagens e ter a menor possibilidade de contágio possível. Assim, não gostamos de ficar parados muito no mesmo local.  Escolhemos Garopaba por ser um local bastante amplo, sempre nos recebem muito bem e com bastante espaço para caminhada. Fica próximo do centro, comércio, mercados, bancos,..  No retorno fizemos poucas paradas ao longo do percurso, para minimizar as chances de contaminação.

Queremos também fazer um ALERTA aos campistas, pois temos recebido algumas mensagens (via e-mail), e já aproveitamos para responder a todos os interessados:  SEMPRE ao chegar a algum camping, espaço de pernoite, pousada/hotel que aceite motorhome ou trailer, QUESTIONEM  quais são os valores, antecipadamente, o que está incluído neste valor e quais são os horários (entrada/saída).   Nem sempre os valores citados nos sites ou nas portarias são válidos e nem sempre o valor ou o bom atendimento anterior se repetirá  na próxima estada.  Não é antiético perguntar antes, mas sim ter de arcar com valor exorbitante na saída, após estacionar contente, sair irritado com sua própria falha.

Pela estrada - San&Dan

Agradecemos a todos que encontramos e conhecemos nesta viagem (não vamos nominar para não correr o risco de esquecer alguém), desejando que Deus continue abençoando e protegendo a todos, nos orientando pelos bons caminhos, protegendo dos perigos e, que em breve, nos encontremos novamente, quiçá sem pandemia.

Até breve!

Lindo pôr-de-sol pela rodovia - San&Dan





Um comentário:

Nayara disse...

Queridos!

Que bela jornada fizeram!
Escrevendo mais um capítulo do livro das experiências de vida de vocês... que venham muitas outras! Torço para que já estejam em vias de planejar a próxima viagem. Em breve tudo estará melhor, vamos confiar.
Lindas as fotos. Muito gratificante ver as andanças deste simpático casal.
Um fraterno abraço e um até logo!