Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 8 de maio de 2021

Viagem abril/maio-2021 (parte 1)

Olá! 

Novamente fomos  para a estrada, aproveitando alguns dias de folga.  Desta vez, com o Benedetto (motorhome) e a bicicleta. Não levaremos o Olivo (Fusca).

Seguimos pelo interior do PR e SC, pernoitando num posto de combustível próximo de Campos Novos-SC, e na segunda noite, no mirante da Serra do Rio do Rastro.

Encontramos casal viajando com seu Fusca! - San&Dan

Bonito amanhecer, perto de Campos Novos-SC - San&Dan

No alto do Rio do Rastro, estava muito frio, com neblina e um pouco de garoa.  Fizemos algumas fotos e, por vezes fomos até a borda do mirante para ver se havia alguma  possibilidade de visual, mas a neblina impedia.  Como a  previsão do tempo indicava que haveria sol no dia seguinte, pernoitamos ali, ao lado de outros motorhomes, trailer e até barraca sobre o teto de uma caminhonete.

Chegada ao mirante, motorhome ao fundo - San&Dan

Começam a chegar mais campistas - San&Dan

 Neblina espessa e frio congelante - San&Dan

Pela manhã, acordamos as 6h, nos agasalhamos para o frio de 5ºC (muito vento gelado) e, embora ainda com o breu noturno, fomos ver o belíssimo nascer do sol, assim como uma dezena de outras pessoas, que vieram especialmente para isto. É um espetáculo impressionante e sempre vale a pena...

Selfie para provar que acordamos cedo! - San&Dan

As cores começam a surgir no horizonte - San&Dan

Tons de vermelho e amarelo se intensificam - San&Dan

O sol nasceu, entre as nuvens (a neblina cobre todo o vale) - San&Dan

Nasce o astro rei, imponente, divino - San&Dan

Ali conhecemos o casal Tadeu e Michele, que estavam fazendo sua primeira viagem de motorhome. Desejamos muitas viagens, bons amigos, e que nos encontremos novamente.

Voltando para motorhome, para tomar um café quente, conversamos com o simpático casal da barraca de teto: Rainer e Tamires, que fizeram muita festa quando nos viram: afirmaram que seu pai (Carlos, de Estância Velha-RS), é nosso fã e havia mostrado o blog e nossas viagens!  Ficamos muito contentes quando recebemos tamanha atenção, consideração, reconhecimento!  Obrigados! Esperamos nos encontrar pelas estradas...

Rainer, Tamires e nós - San&Dan

Muitos veículos vieram apreciar o nascer do sol - San&Dan

Após o desjejum, fizemos mais algumas fotos e aproveitamos, já que a descida da serra estava aberta e havia pouco trânsito, para fazer mais algumas imagens ao longo do caminho.  Aquela bela rodovia sinuosa sempre surpreende.

Panorama geral da Serra do Rio do Rastro - San&Dan

Parada para foto - San&Dan

As muitas curvas da serra - San&Dan

As curvas e as fendas das montanhas - San&Dan

A serra e comparação com rochedos - San&Dan

Muitas belas quedas de água ao longo do caminho - San&Dan

Somos insignificantes nas montanhas - San&Dan

Lá embaixo, o vale - San&Dan

No vale, passamos por pequenas cidades, chegando até a BR-101 e, logo, em Garopaba-SC, no camping Lagoamar (https://lagoamar.com.br/)

Estava bastante tranquilo, com poucos campistas e bom distanciamento de segurança entre todos. Ficamos no nosso local de costume, abrimos o toldo, organizamos e fomos passear pela praia.

Pórtico de acesso ao Camping Lagoamar e, o Atlântico logo ali - San&Dan

Combinação perfeita de céu azul e mar - San&Dan

Camping praticamente vazio, uma rua só nossa - San&Dan 

Tivemos muita sorte pois que Deus nos ofertou vários dias de sol, por vezes um pouco de vento frio, mas nada que um agasalho não resolvesse.

Aproveitamos a permanência para caminhar, conversar com outros campistas (com distanciamento e máscara, obviamente); comprar peixe fresco dos pescadores, fazer churrasquinhos, aliviar um pouco as tensões que esta pandemia tem causado,...

O sol após nascer por trás das montanhas - San&Dan

O outro lado esquerdo da praia, montes ao longe - San&Dan

Lado direito, com o centro antigo ao fundo - San&Dan

A vila dos pescadores, tudo perto - San&Dan

Numa das conversas com colegas autocaravanistas, conhecemos o casal Juarez e Cladis (Caxias do Sul-RS), que coincidentemente são parentes de grandes amigos que temos em nossa cidade (Toledo-PR) e, no final da conversa, ainda ganhamos um saboroso presente:  agnolini congelado! uma delícia para jantar nos dias frios...

Juarez, Cladis e nós - San&Dan

Em outro dia, já entardecendo, estávamos observando dezenas de surfistas no mar, mas um chamou nossa atenção por sua pequena estatura e grande desenvoltura, equilíbrio e concentração. Estava muito animado com as ondas que o cobriam quando saía da prancha, sempre com a supervisão próxima do pai.

João Pedro sobre a prancha - San&Dan

João Pedro e o pai voltando ao fundo para pegar onda - San&Dan

Quando saíram do mar, fomos conversar com eles, saber de sua história: pois o pequeno João Pedro tem 04 anos (apenas quatro aninhos!), aprendeu a andar de skate do inverno passado e, como no verão ele estava bem equilibrado, o pai começou a ensinar surf.  Os pais afirmaram que o João Pedro é muito obediente, compreensivo, acata com perfeição as orientações e alimenta-se de maneira saudável. Demonstra ser uma criança normal, inteligente, comportada e muito atenta. 

João Pedro e o papai - San&Dan

Rogamos ao Papai do Céu e ao seu especial Anjo da Guarda que continuem lhe proporcionando saúde e alegria para, quem sabe, num futuro não muito distante, venha a ser grande campeão do surf  brasileiro...

No feriado de 01 de maio, o camping ficou um pouco mais repleto, mas conseguimos manter os protocolos da pandemia. 

Os barcos e as gaivotas, esperando os peixes (época das tainhas) - San&Dan

Alguns momentos de mar calmo, sem ondas - San&Dan

Hoje foi dia de churrasquinho - San&Dan

Conhecemos também o Miguel e a Cristina (Florianópolis).  Estavam assando pinhão na chapa!  Deram algumas dicas e fomos para o nosso motorhome testar, ainda que sem experiência, ficaram muito saborosos.  No dia seguinte, nos presentearam com um vinho Monte Paschoal Reserva, que combinou bem com os "agnolini", num jantar delicioso a bordo...

Degustando o vinho que ganhamos - San&Dan

Os vários dias ensolarados nos permitiram, além das caminhadas e tarefas cotidianas, manter a casa em ordem, devidamente faxinada, com roupas lavadas e tudo sempre organizado. 

A praia, vista do canto dos pescadores - San&Dan

Dia de lavar roupas (parece fragata da marinha em festa) - San&Dan

Perfil da Rainha ao entardecer - San&Dan
 
As nuvens do entardecer anunciam nossa saída na manhã seguinte - San&Dan




















 




Pequeno Pica Pau veio nos visitar - San&Dan

Dias após, iniciamos nova jornada pela BR-101, rumo norte, com chuva contínua.  Um grave acidente com mortes, envolvendo três caminhões e ocorrido na noite anterior, bloqueou a estrada, formando um congestionamento de 30km.  Demoramos mais de duas horas para percorrer 10km e, mais de 6 horas  para vencer os 190km do percurso pretendido. 

No trecho, uma boa e inusitada surpresa nos alegrou: Uma senhora fotografou o motorhome e, pela identificação impressa na carroceria, nos contatou.  Comentou que pretende adquirir um similar, para poder realizar seu seu sonho de viajar com conforto e liberdade.  Acessou nosso blog, tecendo gentis elogios aos nossos relatos.

Flagra na rodovia - Foto: Nayara

Como a intempérie não dava trégua, resolvemos interromper a viagem em Piçarras-SC e ficar alguns dias no RV Terramar, do Sr. Paulo (https://pt-br.facebook.com/terramarcamping).  O local é tranquilo, beira mar, ambiente seleto e boa atenção dos proprietários.

Por ora vamos ficando por aqui.   Até Breve!!

RV Terramar Balneário Piçarras  - San&Dan 







Um comentário:

Nayara disse...

Olá, San e Dan!
Que alegria ver as andanças de vocês!

Que leveza ver as fotos de vocês, em meio a essa pandemia, vocês levando tudo isso com responsabilidade, tranquilidade, vivendo a vida campista, quase slow living.
As fotos ficaram lindas. Esses nasceres do sol fazem valer muito a pena passar um friozinho, né? Aí como vcs bem fizeram, é só voltar pra casinha e tomar um café quente, tudo fica melhor ainda.
Nada mal também o vinho e a sopa de agnolini, que maravilha!
Adorei "conhecê-los", continuarei acompanhando.
Fraterno abraço!