sexta-feira, 11 de junho de 2021

Viagem junho/2021 - parte 01

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right

Olá!!

Estamos novamente na estrada, pois nossa alma sente necessidade de viajar, conhecer novas paisagens e culturas, descobrir e experimentar sabores e cores. E desta vez, seguimos em direção nordeste, diferente das habituais...

Retas intermináveis - San&Dan

Sol aparecendo entre as nuvens - San&Dan

No entanto, é preciso (sempre) lembrar que estamos em pandemia, alguns cuidados continuam sendo necessários (usar máscara que cubra nariz e boca), lavar frequentemente e muito bem as mãos, usar álcool em gel, manter distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas, não promover aglomerações....

Ainda que difícil, mantemos o protocolo de higienização no motorhome: tudo o que entra nele passa por um "banho" de álcool 70º, ou, no caso de frutas e legumes, individualmente mergulhados em água sanitária diluída (hipoclorito). Jamais vamos a restaurantes ou lanchonetes (eventualmente marmitas que nós mesmos preenchemos e reaquecemos). O bate-papo com amigos sempre mantido a uma distância segura.

Extensas plantações paranaenses - San&Dan

Atravessando o Rio Piquiri - San&Dan

Saímos de Toledo-PR, passando pelo norte do Estado do Paraná, algumas rodovias boas (pedagiadas) outras que exigem cuidado.  Após 10h de viagem, chegamos no posto Graal de Ourinhos.   Diferente de outras vezes, o atendimento deixou a desejar, o preço do combustível também.  Mas conseguimos um local para pernoitar, junto com outros dois motorhomes (gaúchos).

Pernoite em Ourinhos-SP  - San&Dan

Pela manhã saímos cedo, passando pelo interior paulista, estradas boas (mesmo sem pedágio). Ao entrarmos em Minas Gerais, sente-se a flagrante piora das rodovias.

Mais um rio largo, interior de SP - San&Dan

Rodovia duplicada, até o horizonte - San&Dan
"No meio da estrada havia uma ponte" - San&Dan

No final da tarde, chegamos em Poços de Caldas-MG e, com ajuda de bons amigos, conseguimos local seguro para pernoite.  A cidade nos pareceu muito tumultuada, muitos veículos, inúmeros "barbeiros" que estacionam onde querem, entram na frente, querem manobrar em local inadequado... bem diferente de anos atrás, quando estivemos ali.

Pórtico da cidade - San&Dan

Vista de Poços de Caldas - San&Dan

Santuário N.Sra. de Fátima - San&Dan

Visitamos o santuário  Nossa Sra. de Fátima (fica no alto de um morro), com bela vista da cidade.  Passeamos novamente nas Thermas Antonio Carlos (http://felizmotorhome.blogspot.com/2010/10/viagem-junho-e-julho2008.html) mas, por precaução, não tomamos os banhos desta vez.  Passeamos pela praça, pela cidade e voltamos para o motorhome.

O belo edifício das Thermas - San&Dan

Jardins internos do Thermas - San&Dan

Belo vitral de teto, multicolorido - San&Dan

Uma das muitas fontes do balneário - San&Dan

Selfie no chafariz - San&Dan

Antes do meio-dia estávamos na estrada, com calor de 30 graus. Seguimos por estradas sinuosas e lindas, embora com trechos bem ruins. Passamos por Pouso Alegre-MG, onde pretendíamos ir ao supermercado e shopping, mas depois de muitas voltas no trevo de acesso e sem sucesso, desistimos e seguimos adiante.

As curvas anunciadas no GPS - San&Dan

A bela serra em MG - San&Dan

E as curvas logo ali - San&Dan

Muitas plantações de café ao longo da rodovia, mas, sem acostamento fica impossível parar para fotografar...  Na cidade de Lambari-MG foi outro caos: muitos veículos, ruas esburacadas,  ruelas estreitas e inclinadas. Como desconhecemos a cidade, o GPS e o Google Maps nos orientam, mas aqui, de nada adiantou...  A absoluta falta de planejamento viário ficou registrada por um bloqueio fixo instalado ao final de longa e sinuosa rua, sem a menor indicação.  Com grande dificuldade tivemos de manobrar e voltar, assim como todos os demais veículos...  A marca da irresponsabilidade.

Barreira em Lambari-MG - San&Dan

Túneis verdes pela estrada - San&Dan

Plantações de café a perder de vista - San&Dan

Pelas 17h chegamos ao Complexo de Lazer do Ganso (https://www.gansocomplexodelazer.com.br/), onde o Leo e Max nos recepcionaram, prestativos e gentis. Estacionamos e fomos tomar uma boa ducha relaxante.  Após o jantar, o merecido descanso, pois o dia foi pesado...

Pela manhã, um lindo sol, reflexos coloridos nas águas dos lagos de peixes e pão francês fresquinho, entregue no motorhome!

Pesqueiro do Ganso - San&Dan

Nosso cantinho - San&Dan

Aproveitamos o sol para lavar roupas, arejar e limpar motorhome, passeamos pelo aprazível complexo e fizemos boas fotos.

Lago, piscina, cachoeira - San&Dan

As piscinas limpinhas - San&Dan

Pose para foto - San&Dan

Simpática ponte, uma tirolesa ao fundo - San&Dan

A tarde tivemos grata surpresa: dois casais de amigos, de Toledo-PR, chegaram ao Complexo Ganso, vieram estrear seus motorhomes!  Com  ajuda do Leo, conseguimos estacionar juntos para confraternizarmos.

O nosso "encontro" - San&Dan

Vista geral do lago e piscinas - San&Dan

Mantendo distância segura, conversamos muito, passeamos pelo parque, fomos até na piscina (quase vazia) que agora estão mantendo aquecida! Em uma das noites frias, teve até fogueira... Foi muito bom!

Foto para guardar - San&Dan

Nossa fogueira particular - San&Dan

O acampamento com um pouco de neblina - San&Dan

Ficamos ali dois dias, os amigos também, pois precisavam conhecer um pouco seus motorhomes.  Na segunda, seguimos todos para Caxambu (50km), para conhecer as águas termais.

Em comboio pela estrada para Caxambu - San&Dan

Pórtico de Caxambu - San&Dan

Ao chegar, fomos todos ao supermercado Carrossel reabastecer as despensas. Depois ao Museu Municipal, onde Sra. Angela nos recepcionou, relatando a bela história de Caxambu e nos indicando local seguro para pernoitarmos.

Selfie em frente a igreja - foto: Juci

Escadaria e igreja matriz ao longe - San&Dan

Museu municipal e nossos amigos - San&Dan

Seguimos para o estacionamento indicado, tomamos boa ducha, e à noite confraternizamos com um vinho, para "inaugurar" oficialmente os veículos dos amigos.  Desejamos que Deus os protejam sempre, tenham muitas viagens e paisagens lindas. Tim-Tim!

Estacionados em Caxambu - San&Dan

Novo dia, fomos passear cedo pelo Parque das Águas e Balneário de Caxambu.  O parque possui mais de 200 mil m2 de área, com bosques, lagoas, 12 fontes de água mineral, indicadas para variados fins medicinais.

Um pouco de história:  Em 1864, iniciou-se a construção de casa de banhos sobre as fontes que brotavam no lugar onde hoje fica a Fonte D. Pedro II.  Porém até 1912 os banhos e tratamentos não estavam sendo feitos em sua totalidade, pois os edifícios não estavam concluídos e não havia um técnico disponível para acompanhar os banhos  (na época já usados para tratamentos de saúde). Nos anos 70, a companhia hidro-mineral assumiu o controle do balneário, fez amplas reformas. Em 2010 foram feitas novas melhorias, substituídas banheiras e piscinas.

Parte do Parque das Águas - San&Dan

Fonte D. Leopoldina - San&Dan
Edifício do Balneário - San&Dan
Dan na "casa da bruxa" - San&Dan
Fonte D. Pedro II - San&Dan

Parada para descansar - Foto: Juci

Caminhamos pelo parque, provamos as águas disponíveis nas fontes, visitamos o hall de entrada do balneário e, para nossa sorte, estava na hora do gêiser! foi  uma festa!

Foto com a bela fonte - San&Dan

Na Fonte Beleza - San&Dan

Fonte Mayrinck 1,2 e 3 - San&Dan

Na hora do gêiser! - San&Dan

O belo Coreto, dentro do parque - San&Dan

Depois, nos despedimos dos amigos toledanos (que continuaram seu passeio por Caxambu), e fomos para a estrada.

Bela composição: céu, montanhas, estrada - San&Dan

Mais túneis verdes - San&Dan

Queremos aqui fazer um alerta aos viajantes: procure sempre viajar com o tanque cheio (combustível de boa procedência, bandeira conhecida), pois em longos percursos não há posto de abastecimento ou sinal de celular para pedir socorro.

Passamos por muitas cidadezinhas, sem a menor condição de estacionamento.  Como na região escurece cedo (17:30h!), já preocupados, chegamos em Maripá de Minas e conseguimos um posto de abastecimento seguro para pernoitar.

O restante fica para a próxima postagem.  Até Logo!!