Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


terça-feira, 5 de junho de 2018

Viagem Europa/2018 - Espanha (parte 20)

Olá!
Em San Sebastian-ES, estacionamos numa área de serviços (apenas €3,30 para 24h, com direito a água, deságue de esgoto e WC), a chuva não dava trégua e passear numa cidade litorânea com chuva, é no mínimo chato.
Algumas placas são traduzidas para o espanhol - San&Dan

Outras não, e o catalão é difícil - San&Dan

A estrada e o granito - San&Dan

Antigo aqueduto preservado - San&Dan
Dia seguinte jomos para a estrada, chegando na pequena Tafalla. A área de serviços é afastada do centro e optamos por estacionar num parking próximo ao Ayuntamento (administração municipal).
Plaza Mayor, Ayuntamiento  e o coreto - San&Dan
Tafalla: a primeira menção da cidade é no séc. X, quando Abderramán III (último Emir de Córdoba) passa pela cidade, em 924. Entre 1418 e 1423, Carlos III, o Nobre, concede o direito de Tafalla celebrar feiras e lhes concede um assento nas Cortes, declarando os tafalleses Francos (não mais servos). Durante a Guerra da Independência (1808-1814) a cidade foi estratégica por estar próxima a Pamplona. Além das guerras, Tafalla sofreu com inundações severas em 1833, quando se rompeu uma grande represa.
Árvores entrelaçadas na avenida - San&Dan
Caminhamos pela Plaza Mayor, local do Ayuntamiento; Convento de las Concepcionistas Recoletas (séc. XVII), que está ligado por uma passarela de ladrilho, sobre a rua, com o castelo de los Mencos. Não entramos pois abre apenas em horários de missa.  Ao lado o antigo Palacio de los Mencos (família que ali habitava no séc. XV e que recebeu o título de Alcaldes Perpetuos de los Reales Alcazares, no séc. XVII).
Convento de las Concepcionistas Recoletas - San&Dan

Pasaarela particular - San&Dan
Caminhamos por algumas ruelas, várias casas lindas, com flores nas janelas.
Coloridas flores - San&Dan

Ruela e mais flores - San&Dan

Bay-window destaca-se - San&Dan
No meio da tarde, com a chuva engrossando, decidimos seguir para Soria, onde há uma área de serviços gratuita no Hipermercado E.Leclerc. Ao estacionarmos, forte chuva, com pequenas “pedras” de gelo... à noite, ao assistirmos o jornal televisivo, soubemos que a chuva fez muitos estragos em San Sebastian, e conseguimos escapar deles.
Viaduto do trem - San&Dan
Área de Serviços no E. Leclerc em Soria - San&Dan
Pela manhã, fomos passear na cidade com bus (parada em frente ao hipermercado). Na Oficina de Turismo, Sr. Julian nos atendeu muito bem, orientando para os pontos importantes à visitar.
Parque Municipal Alameda de Cervantes - San&Dan

Muitas cegonhas nos topos dos prédios - San&Dan
Soria: a cidade possui cerca de 40 mil habitantes; entra para a história no séc. XII, com o rei aragonês Alfonso I El Batallador. Durante as lutas de território, Soria passou a formar parte de Castilla, com Alfonso VI. Sua Corte teve grande importância para a região, foi pujante na Idade Média por sua situação fronteiriça e extensa cabanha bovina; sofreu muitos danos durante a Guerra de Sucessão e da Independência. A cidade conserva importante patrimônio arquitetônico (igrejas, palácios renascentistas), bem como restos de sua muralha.

Iniciamos pela Igreja San Juan de Rabanera (séc. XIII-XV), que é um importante monumento românico da cidade. Ao lado, o palácio da Diputación Provincial com várias estátuas de personagens importantes na história da cidade.
Igreja San Juan de Rabanera - San&Dan

Um dos altares laterais , muito dourado - San&Dan
Fundos da Igreja San Juan - San&Dan

Diputación Provincial e estátuas - San&Dan
Depois, fomos ver alguns trechos que restam da muralha,e dali, caminhamos até a igreja Nuestra Sra. del Espino (séc. XIV), localizada na parte elevada da cidade. Infelizmente, passou por vários problemas (ataques, incêndios, ocupação pelos franceses...). A última grande reforma foi em meados do séc. XX, quando um grande incêndio a destruiu parcialmente.
Parte da antiga muralha de Soria - San&Dan

Igreja N.Sra. del Espino, muito difícil fotografá-la - San&Dan

Arco na parte baixa da igreja - San&Dan
Retornamos para o centro, até a Plaza Mayor, onde ficam o Ayuntamiento, a Fuente de los Leones, a Igreja Nuestra Sra. la Mayor (séc. XII-XVI) e o Palacio de la Audiencia, com bonito conjunto de relógio e sino .
Ayuntamiento - San&Dan
Plaza Mayor e Palacio de la Audiencia - San&Dan

No trono do poeta Antonio Machado, ao lado da esposa - San&Dan

Fuente de los Leones - San&Dan
Caminhamos pelo mercado municipal, pequeno e, por isto, várias bancas colocam seus produtos à venda externamente, no entorno.
Visitamos ainda a Igreja de los Franciscanos e a Igreja de Santo Domingo (séc. XII), com bonita fachada. A igreja possui vários setores confinados (quase invisíveis) para que as freiras possam ficar e, em um deles vimos duas noviças estudando, ajoelhadas. Não conseguimos compreender como este total isolamento pode auxiliar em ações cristãs para a comunidade...
Igreja de los Franciscanos - San&Dan

Igreja de los Franciscanos, bonito altar - San&Dan

Igreja de Santo Domingo - San&Dan

Detalhe do portal superior  da igreja  - San&Dan

Um dos vários altares, também com muito dourado - San&Dan
Pelo caminho, encontramos o ateliê de costura da Sra. Flora, com bonita máquina antiga em exposição, uma bela coleção de dedais (lembramos da Denise, de Florianópolis) e lindos trabalhos em ponto de cruz nas paredes.
Máquina de costura da Sra. Flora - San&Dan

Minucioso trabalho em ponto cruz - San&Dan
Caminhando pelas ruelas, retornando para o centro, fotografando bonitos edifícios, Palácio de los Condes de Gómara (séc. XVI) e outros.
Palacio de los Condes de Gómara - San&Dan

Detalhe da fachada do Palacio de Gómara - San&Dan
Torre de Doña Urraca - San&Dan

Simpático edifício com fachada decorada - San&Dan

Antigo casario, com brasões - San&Dan
Optamos por voltar para motorhome, almoçar e, no meio da tarde, uma “premonição” induziu a  seguir viagem.  À noite, já em outro local, vimos pelo jornal televisivo que uma tempestade com granizo havia atingido aquela cidade.

Fizemos uma parada em Almenar de Soria, para fotografar o castelo e uma linda igreja, isolada, com belos produtos religiosos à venda em um balcão (medalhas douradas, postais,...) facilmente acessível, com os valores e uma caixinha para deixar o dinheiro... A honestidade dos usuários é absoluta.
Vista inferior do Castelo, detalhe para o arco (ponte) de acesso - San&Dan

Frente e acesso ao castelo - San&Dan

Fundos do castelo e muralhas - San&Dan

Singela igreja, com belo jardim de acesso - San&Dan

Mas nem tão pequena assim... - San&Dan
Altar e abóbada central - San&Dan

Lindos objetos disponíveis - San&Dan
No final da tarde, chegamos na área de serviços de Calatayud, onde já estivemos no começo da viagem e repetimos, pois na época não vimos o suficiente, além de ser ponto estratégico.
Parada para travessia de ovelhas - San&Dan

Ruínas de castelo ao longe - San&Dan

Muitas plantações de frutíferas - San&Dan
Área de Serviços central em Calatayud -San&Dan
Pela manhã, fomos passear pela cidade e, sendo dia de semana, tentar visitar os pontos que estavam fechados da outra vez. Infelizmente, soubemos que alguns estão fechados há mais de um ano...
Fizemos o caminho sugerido (Calatayud Monumental), passando pela bela Puerta de Terrer (séc. XVI); a Igreja Real Colegiata Santa Maria la Mayor (séc. XIV-XV), com bela torre mudéjar.
Puerta de Terrer - San&Dan
Real Colegiata Santa Maria la Mayor - San&Dan
Conversando com o poeta - San&Dan
Um pouco mais adiante, a Igreja San Andrés (séc. XIV) e algumas edificações características.
Igreja San Andrés - San&Dan

Rochedo nos arredoresda cidade, no alto, uma "cidade" de cegonhas - San&Dan
Caminhamos até a igreja Santo Sepulcro (séc. XVI), que parece que há muito tempo não tem suas portas abertas. Dali, retornamos para o Paseo Cortes de Aragón, para tomar um cafezinho.
Igreja Santo Sepulcro - San&Dan

Antiga porta de Calatayud - San&Dan
Grande e lindas rosas - San&Dan
Visitamos ainda a igreja San Juan El Real (XVII), com as pinturas de Goya nas laterais da cúpula central, e belíssimos altares ornamentados /esculpidos/adornados.
Ficamos ali alguns minutos, aproveitando a sensação de paz que esta igreja proporcionou.
Torres da Igreja San Juan - San&Dan

Fachada da Igreja San Juan - San&Dan

Nave com órgão, parlatório, decorações - San&Dan

Detalhe de escultura em madeira em um dos altares - San&Dan
Depois, fomos ao Museu de Calatayud, pois da vez anterior, fizemos apenas uma passada rápida. Agora conseguimos visitar os três pavimentos, com várias peças que foram encontradas / recuperadas da antiga Bilbilis (cidade romana, uns 5km da atual Calatayud).
História da cidade Bilbilis - San&Dan

Algumas peças de louça, encontradas e restauradas - San&Dan

Desenho/montagem de como deveria ser a cidade na época - San&Dan

Bilbilis cunhava moedas, já no séc. II a.C.  - San&Dan
Retornamos para motorhome, preparamos nosso almoço e em seguida, fomos para a estrada, pois soubemos que há previsão de chuva forte e estamos muito próximos ao rio.
Mas este trecho, fica para a próxima postagem.
Até logo!
Pelas estradas espanholas - San&Dan

Nenhum comentário: