Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 16 de junho de 2018

Viagem Europa 2018 - Espanha (parte 23)

¡Hola!
Ficamos em Peníscola, para aproveitar tudo que a cidade nos oferece de bom: linda paisagem, praia de águas transparentes, camping (Los Pinos) excelente e bom preço, tranqüilidade.
Algumas vezes, saímos pela manhã, estacionamos à beira-mar (a uns 2km) e aproveitamos a praia, com boa caminhada, molhando os pés no Mediterrâneo. 
Estacionados, em frente ao mar... - San&Dan
Aproveitando a água transparente do Mediterrâneo - San&Dan
Em outros dias, ficamos no camping, analisando o comportamento (conduta) dos demais usuários, organizando o blog e “tentando” interagir com alguns (franceses, alemães, holandeses, suíços, ingleses,.. Eventualmente solicitamos uma refeição no ótimo restaurante do próprio camping: O filé de Imperador (peixe) com legumes grelhados e batatas fritas é muito saboroso e preço compatível.
Utilizamos o camping como “ponto de apoio” para irmos e voltarmos às cidades próximas. 
Almoçando no camping - San&Dan
A praia de Peníscola, antes das 9h da manhã - San&Dan
Uma delas, Alcalá de Xivert: com cerca de 7.000 habitantes, possui origens medievais, sofreu muitos saques e ataques ao longo de sua história; tanto que no séc. XVII, foi agregada à outros municípios, por queda na população. No séc. XIX começou a se recuperar, mas a Guerra Civil a fez regredir novamente. Na década de 1970, com a extensão da área de irrigação, a cidade começou a reerguer-se (agrícola e criação de animais). 
Igreja em Alcalá de Xivert - San&Dan
Percorrendo a cidade, percebe-se que houve um auge, uma pujança, mas com lacunas de estagnação. O claro exemplo é a imensa e rica igreja, com belíssima torre (parece um rendilhado); que abre apenas nos horários de culto.
Algumas construções que também já tiveram seu apogeu, atualmente estão carecendo de restauro ou, infelizmente, já ruíram 
Pracinha e obelisco - San&Dan
Com calor de mais de 30ºC e dificuldade para circular na cidade; fomos visitar a próxima cidadezinha: Les Coves de Vinromà, com cerca de 2.000 habitantes.
Para chegar lá, uma estradinha de 13km, serpenteando por linda serra, de onde avista-se o mar e as montanhas. 
As curvas da estradinha - San&Dan

Vista dos campos e a cidade ao longe - San&Dan
 Les Coves de Vinromà: A origem da cidade remonta 6.000 a.C, pois encontraram vestígios (cavernas, pinturas rupestres, restos de ferramentas da época,...). No período medieval (séc. XIII-XVII), foi ponto de passagem de reis, templários e até Cortes do Reino foram celebradas ali. Em sua história recente, no ano de 2007 o grupo terrorista ETA explodiu um carro deles, receosos que as Forças de Segurança os estivessem observando. 
Igreja de Les Coves de Vinromà - San&Dan
Sendo uma cidade sem aporte turístico, apenas o comércio de subsistência estava aberto.
Fizemos uma caminhada por alguns pontos históricos, como o Calvário e a Igreja Nuestra Señora de la Asunción. Também conseguimos fazer algumas fotos das antigas grutas (cuevas), ao longe e inacessíveis.

As Coves (grutas) - San&Dan
Ayuntamiento - San&Dan
Retornamos para o camping Los Pinos (Peníscola) e abastecemos nossa despensa no supermercado.
Nosso Dia dos Namorados foi comemorado com estilo: na Europa (Peniscola-ES), almoço com arroz e filés de peito de peru (!) ao molho de limão, salada de tomates com azeitonas e a última champagne francesa, parcialmente derramada porque não fomos rápidos o bastante entre o espoucar da rolha e o acesso aos cálices... Risadas oportunas...
Após o derramamento de champagne... - San&Dan
Também aproveitamos o tempo e a internet para  fazer os trâmites necessários para nossa viagem aérea de retorno, pois a Latam resolveu "mudar a malha aérea", e aí, nosso vôo não existia mais, complicando em muito os horários, dias de estadia, dias de cobertura do seguro, escalas e tantos outros decorrentes.  Mas finalmente, tudo parece estar acertado.
A bela piscina do camping Los Pinos - San&Dan
Elaboramos também os mapas dos trechos percorridos em mapas parciais, pois o GoogleMaps não permite mais de 10 pontos em cada roteirização.  Até hoje 8.300km em 95 dias de viagem e mais de 80 cidades visitadas...
Trecho 1 - Início -  Barcelona à Roncesvalles - San&Dan
Trecho 2 - de Roncesvalles à Chur - San&Dan
Trecho 3 - de Chur à Füssen - San&Dan
Trecho 4 - de Füssen à Troyes - San&Dan
Trecho 5 - de Troyes à San Sebastian - San&Dan
Trecho 6 - de San Sebastian à Peníscola - San&Dan
Amanhã seguiremos para a estrada, ainda temos 5 dias para passear por aqui.  Até breve!
Castelo do Papa Luna (Benedito XIII) - A nossa praia em Peníscola - San&Dan

Nenhum comentário: