domingo, 3 de junho de 2018

Viagem Europa 2018 - França (parte 19)

Bonjour!
No domingo, saímos de Châteauroux com sol, mas logo a chuva chegou, bastante forte. Fizemos uma parada para mercado e almoço em Brive-la-Guillard, chegando em Beynac et Cazenac, com sol.
Túnel ferroviário pela estrada - San&Dan

Viaduto do trem - San&Dan

Estacionamos no parking gratuito para motorhomes e fomos passear no vilarejo, construído ao redor do Castelo (Château). Como os castelos geralmente eram construídos no alto de uma montanha, todo o trajeto é à subir, mas conseguimos...
Château de Beynac - San&Dan
Parking para motorhomes em Beynac - San&Dan
Casinhas na subida para o château - San&Dan

Mais algumas escadas até chegar na porta do castelo - San&Dan

O château ainda está em recuperação, é do início do séc. XII, um dos melhores preservados da região. Fica em cima de uma elevação de 150m, às margens do rio Dordogna. Na época, para passar pelo rio, os senhores do castelo cobravam uma taxa dos barcos (que transportavam nozes, vinhos, castanhas ou lenha).

Ainda não chegamos, mas já subimos bastante - San&Dan

Entrando na muralha do castelo - San&Dan

A linha de torreões do castelo - San&Dan
As vistas do alto são lindas: casinhas, o rio, paisagens de calendário e avista-se outros cinco castelos nos arredores...
Panorâmica - San&Dan
Os outros castelos, ao longo do Dordgone - San&Dan

Algumas salas do château ainda estão preservadas, com mobília e tapeçaria. Em uma das torres, meio escondido, está o quarto do Rei Richard Coração de Leão.
Quarto do Richard Coração de Leão - San&Dan

História: Ricardo I, apelidado de Ricardo Coração de Leão (por sua coragem), foi rei da Inglaterra entre 1189 e 1199. Era filho de Henrique II e Eleonora da Aquitânia. Nasceu na cidade de Oxford (Inglaterra) em 8 de setembro de 1157 e faleceu em Limousin (França) em 6 de abril de 1199. Além de Rei da Inglaterra, era também Duque da Normandia e de Aquitânia (graças a sua mãe). Tornou-se reconhecido por sua participação na Terceira Cruzada (1187-1191), da qual retornou ao saber que seu irmão queria tomar-lhe o trono da Inglaterra. Na viagem de retorno, foi capturado pelo imperador Enrique VI da Alemanha. Depois de um longo período de prisão e o pagamento de alto resgate, retornou incógnito para a Inglaterra. Teria morrido por um acidente ao supervisionar as muralhas de um castelo, sem armadura, quando um soldado (que estaria treinando) acertou-lhe uma flecha de uma besta.

Castelo construído sobre a rocha natural - San&Dan

Terraços e jardins - San&Dan

A sala dos guardas com vários objetos e montagem de cenário de época (caldeirão, local para cavalos, suportes para espadas...).
Sala dos guardas - San&Dan

Sala de reuniões, com capela lateral e lareiras  - San&Dan

A cozinha está perfeitamente remontada: caldeirões, “fogão” (fogo artificial), ganchos para pendurar alimentos no teto (evitando roedores), pia e mesas, com parte do piso em pedra natural.
A enorme cozinha - San&Dan

Fogão e rocha natural no chão - San&Dan

A porta levadiça num dos acessos - San&Dan

Após visitar o castelo, passeamos pelas ruelas ao redor, que vivem exclusivamente do turismo.
Restaurante e lojinhas - San&Dan

Bonita decoração pendurada - San&Dan

As flores e janelas completam o belo cenário - San&Dan
Pelas ruas de Beynac et Cazenac - San&Dan
Pela manhã, seguimos até Marmande, também com área de serviços gratuita perto do centro. Sendo segunda-feira, com festa do final de semana, parecia feriado, quase tudo fechado. Fotografamos casarios preservados, alguns prédios em enxaimel.
Outro Château pela estrada - San&Dan
Área de serviços de Marmande - San&Dan
Marmande foi fundada em 1182, pelo Richard Coração de Leão, que concedeu aos moradores usos e privilégios. Nos cinco séculos seguintes, Marmande teve uma história tormentosa: a cruzada contra os Cátaros, a guerra dos Cem Anos, peste negra e guerras de religião a golpearam duramente. Mas a cidade conseguiu preservar sua história ao longo do tempo.

A praça do centro histórico, com Mercado ao lado - San&Dan
Simpática  moradia - San&Dan
A rua histórica preservada - San&Dan

Visitamos a Igreja Notre-Dame (séc. XIII-XV), que é passagem de peregrinos para Santiago de Compostela. Sua agulha da torre original foi “pulverizada” por um raio em 1672, pois ali guardavam a pólvora da cidade. Nos fundos da igreja, há um belo claustro com jardins floridos.
Igreja Notre-Dame de Marmande - San&Dan

Nave da igreja - San&Dan
Lateral, com parte do claustro e jardim - San&Dan
As flores do jardim do claustro - San&Dan

Com a chuva ameaçando engrossar, seguimos para a próxima cidade: Mont-de-Marsan, onde há uma área de serviços (paga). Embora automaticamente cobrada na entrada, a área está mal-cuidada, os sanitários fechados (há mais de um ano), a internet fraquíssima, grama alta,... Como neste dia havia mais de 30 motorhomes ali estacionados, concluímos que o valor pago daria para manter em ordem e limpa a área.
Área de Serviços de Mont-de-Marsan - San&Dan

Como a chuva não deu trégua, pela manhã resolvemos seguir viagem, indo por rodovia pedagiada até Biarritz,onde há indicações de boa área de serviços.

Pedágio: na França, retira-se um ticket na entrada da rodovia pedagiada e paga-se proporcionalmente ao sair dela em qualquer acesso, sem receber comprovante..
Ao sair da rodovia, no acesso a Biarritz, após pagarmos, a cancela ameaçou abrir, mas fechou. Acionamos o botão de ajuda e, após algum tempo, a atendente informou pelo minúsculo alto-falante que deveríamos pagar! Foi muito difícil explicar, em francês, através do microfone, que já havíamos pago em dinheiro. Como não há comprovante, ficaríamos no prejuízo... Com o “pisca-alerta” ligado, bloqueamos a passagem, negamo-nos a pagar novamente e reclamamos, já irritados, em francês-inglês-espanhol. Em alguns minutos, imaginamos que ela foi conferir o crédito e as imagens e abriu a cancela. Enfim, conseguimos passar. São as traiçoeiras decorrências da automação eletrônica.

Biarrtiz é um famoso balneário francês e antigo porto pesqueiro de baleias (desde séc. XI); fomos direto à área de serviços: ampla, bonita, perto do mar. Paga-se apenas com cartão na entrada do parking. Mas a máquina não aceitou nosso cartão (Visa Internacional). Alguns campistas que estavam saindo tentaram, sem êxito. Acionamos o botão de ajuda, mas a atendente limitou-se a repetir que o cartão não era aceito (!). Na fila, atrás de nós havia um pequeno caminhão de coleta de resíduos, que gentilmente se propôs a levar-nos até outro estacionamento. Saímos em ré, manobramos e fomos, em comboio, seguindo-o até o outro local que, supostamente aceitaria cartão estrangeiro. Mas, após tentarmos muitas vezes, também não aceitou.

Quase desistindo da bela cidade, optamos por ir até próximo ao mar para, ao menos vê-lo. E eis que encontramos um lindo estacionamento à beira-mar, com vários motorhomes, pois nesta época do ano permitem estacionar ali durante o dia. Caminhamos pela praia, molhamos os pés no gelado Atlântico norte, com lindas vistas.
Estacionamento em Biarritz - San&Dan
Panorama à nossa frente - San&Dan
Almoçamos e seguimos para outras áreas de serviço na cidade, citadas no Guia Camping, mas um policial informou que estão indisponíveis para veículos com mais de cinco metros!
As enormes pedras surgem com a maré baixa - San&Dan
Nossa casa e nosso jardim - San&Dan

A paisagem de nossa janela da cozinha... - San&Dan
Temos por norma que: quando os episódios negativos ocorrem por três ou mais vezes, devemos mudar o procedimento, seja rota, local, comportamento,...
E, assim fizemos: fomos para Área de Serviços de San Sebastian, já na Espanha.
Área de Serviços em San Sebastian-Espanha - San&Dan
Mas isto fica para a próxima. Até breve!