Olá!
Resolvemos ficar mais um dia no lago Bled (ainda Eslovênia), aproveitando as belas paisagens, caminhando pela borda do lago, conversando com outros,...
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Linda paisagem do Lago Bled - San&Dan |
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Água límpida - San&Dan |
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Os enormes peixes na transparência do lago - San&Dan |
À noite, fomos saborear uma pizza no restaurante do camping, com os vizinhos espanhóis Luis e Angeles (Barcelona).
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Pessoas aproveitando o dia no lago - San&Dan |
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Restaurante do camping - San&Dan |
Novo dia e seguimos viagem. Um pouco depois de Jesenice, a auto-estrada transformou-se em rodovia simples, com lindas curvas. Paramos num aprazível local para fazer fotos do lindo rio Sava (verde-esmeralda) que já nos acompanhava paralelo há bom tempo.
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Kranjska - San&Dan |
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Rio Sava, linda cor - San&Dan |
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Nós e o rio Sava - San&Dan |
Em Kranjska, visitamos a pequena cidade, que é ponto de partida para trilhas na montanha quando nevada. Fizemos nosso almoço e depois seguimos.
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Chegando em Kanjska - San&Dan |
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Igrejinha da cidade - San&Dan |
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Rio e queda d'água na cidade - San&Dan |
Circular por esta região é bastante curioso, pois, estávamos na Eslovênia e, em alguns km entramos na Itália, mais 16km penetramos na Áustria, que nos apresentou estradas estreitas e curvas, poucos trechos com retas...
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Montanhas e curvas - San&Dan |
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Antiga roda d'água - San&Dan |
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As curvas da estrada - San&Dan |
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Cidadezinhas e curvas - San&Dan |
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Curvas e cidades ao longe - San&Dan |
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Ponte coberta para pedestres e ciclistas - San&Dan |
Perto da fronteira com Itália, centenas de caminhões parados (Aduana?); optamos por seguir até Brunico (Itália), onde há parking para motorhomes. Estacionados, descansamos, pois foi o dia todo rodado. Preparávamos para tomar uma ducha, quando uma senhora alemã (vizinha, com motorhome), informou que teríamos que sair dali (todos os motorhomes), pois, a partir da meia noite, o parking seria preparado para uma feira... Lá fomos nós, cansados, procurar onde pernoitar e, uns 40km adiante conseguimos local seguro num parking para automóveis e caminhões.
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Parking - San&Dan |
Pela manhã, saímos antes das 7h, fizemos o desjejum em Skeinach (Áustria). Abastecemos diesel e seguimos para a Alemanha, chegando no Wohnmobileplatz Füssen um pouco antes do meio-dia.
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Entrando na Áustria com arco-iris - San&Dan |
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Imensa fila de caminhões pela pedagiada - San&Dan |
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O enorme viaduto - San&Dan |
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Castelo no topo da montanha e ponte pênsil - San&Dan |
O Wohnmobileplatz Füssen continua ótimo, quase lotado, mas não parece em nada com a paisagem de 2017, quando ali estivemos, com uns 30cm de neve e tudo branco...
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Parking Füssen (maio/2018) - San&Dan |
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Parking Füssen (abril/2017) - San&Dan |
Pela manhã, fomos com ônibus até o centro, pois não conseguimos fazer este passeio no ano passado. A parte antiga da cidade é um encanto, as construções, decorações, detalhes nas janelas,... E, nas ruas do centro histórico, havia um encontro de automóveis antigos (vários fuscas).
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Fonte e Tourist Office em Füssen - San&Dan |
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Pinturas nas janelas - San&Dan |
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Decoradas com pinturas - San&Dan |
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Jaguar - San&Dan |
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Fusca Conversível - San&Dan |
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Outro Fusca - San&Dan |
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Mercedes - San&Dan |
Fizemos passeio com o trem turístico, percorrendo arredores da cidade e poucos trechos da antiga. Mas valeu o passeio, pois vimos o lago Lech que está completamente seco, e deve encher em um mês. Visitamos o castelo, por fora e pátio interno.
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Castelo de Füssen - San&Dan |
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Pátio interno - San&Dan |
Retornamos para o centro e lanchamos numa Backerei (padaria), muito saboroso e barato.
Continuamos o passeio pelas ruas, chegando ao Monastério Beneditino e Igreja St. Mang (séc. IX), impressionam suas dimensões e as formas do barroco utilizado.
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Porta inferior do castelo - San&Dan |
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Outro pátio interior - San&Dan | | |
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Igreja St. Mang - San&Dan |
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Lindo altar, ricamente decorado - San&Dan |
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Teto e órgão, belíssimos - San&Dan |
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Nave da igreja, vista da cripta - San&Dan |
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Um dos imensos Altares Laterais - San&Dan |
Visitamos ainda a Igreja do Hospital do Espírito Santo, pequenina, mas com curiosa fachada em tons de rosa).
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Igreja Hospital Espírito Santo - San&Dan |
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Curiosa pintura no teto da Igreja - San&Dan |
Retornamos para o centro, tomamos sorvete e caminhamos mais um pouco pelas ruas. O camping dispõe de boa ducha, porém com somente quatro minutos de água!
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Wohnmobileplatz Füssen, lotado - San&Dan |
Domingo, dia de passear, fizemos os deságues e fomos para a estrada, paramos em Friedrichshafen, em uma área de Relais em frente ao Camping CAP Rotach. Escolhemos este por ser próximo ao lago Kontanz (Bodensee) e por disponibilizar ducha e WC. Mas nos surpreendemos com a cidade.
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Relais em Friedrichshafen - San&Dan |
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Lavadores de louça e roupas - San&Dan |
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Cozinha: fogão funciona com moedas! - San&Dan |
Friedrichshafen possui cerca de 60 mil habitantes, um porto bastante movimentado com barcos e navios entre os portos do Bodensee – Alemanha, Suíça e Áustria. A cidade possui algumas indústrias e agricultura e, o que mais surpreendeu, foi uma das fábricas de Zeppelin! É ainda é possível fazer vôos neles!
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Friedrichshafen vista de longe - San&Dan |
Fomos para o centro (1,5km) pela trilha e ciclovia que vai pela margem do Bodensee. Logo chegamos ao porto, e vimos partir um navio para a Suíça, com motorhomes e veículos à bordo.
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Barco de passeio - San&Dan |
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Catamarã, levando veículos e motorhomes - San&Dan |
Logo chegamos ao Museu Zeppelin, com cerca de 4mil m2 de espaço de exibição. Dentro do museu tem uma grande parte de Zeppelin montada (salas, cabines, tanques e área técnica. Tudo surpreende pela grandiosidade e detalhamento.
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Foto antiga do Zeppelin sobre o porto e atual museu - San&Dan |
Muitas fotos, peças, recortes de jornal, louças, equipamentos, as válvulas de segurança, e algumas partes do Zeppelin LZ129, que gerou o fim do uso comercial desta aeronave.
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Entrando no Zeppelin, com passagem e menu de refeições - San&Dan |
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Uma das salas do Zeppelin - San&Dan |
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Uma das cabines, com WC e lavatório embutidos - San&Dan |
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Imensa sala de rádio, dentro do Zeppelin (foto antiga) - San&Dan |
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Os técnicos de vôo, no topo do Zeppelin conferir as válvulas e amarras - San&Dan |
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Mecânico de manutenção - San&Dan |
História: O LZ129 Hinderburg esteve em operação entre 1935 e 1937; tinha 245m de comprimento e era sustentado por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio (altamente inflamável!). Impulsionado por 4 motores Mercedes-Benz de 1.200hp/cada, que moviam hélices de 6m de diâmetro; tinha autonomia de 16.000km quando completamente abastecido.
Após vôos teste na cidade (com passageiros e tripulantes), o seu primeiro vôo comercial foi em 31 de março de 1936, uma viagem de quatro dias entre Friedrichshafen e o Rio de Janeiro! Mas um dos motores quebrou e fizeram uma parada em Recife (vimos curiosa nota fiscal de mantimentos). E, na viagem de retorno, outro motor quebrou e fizeram paradas no deserto do Saara e na França.
Em 06 de maio de 1937, o gigante LZ129 preparava-se para pousar, com 97 ocupantes (sendo 36 passageiros) no campo de pouso de Lakehurst, em Nova Jersey (EUA). Muitos repórteres e público aguardavam a sua chegada, quando um incêndio o destruiu em apenas trinta segundos, deixando um saldo de 36 mortos (13 passageiros). A total destruição impediu uma perícia conclusiva. Teria sido uma fagulha, falha humana ou sabotagem...
Vimos muitas fotos, vídeos e narrativas radiofônicas da época, pois a chegada do imenso dirigível era um grande evento e ricamente documentado.
Após o acidente, evitaram operações comerciais, empregando-os apenas uso militar e, atualmente, para marketing por algumas empresas (como a Goodyear) e utilizando gazes não inflamáveis.
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Nota fiscal das compras feitas em Recife - San&Dan |
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Um Zepellin preparado para a guerra - San&Dan |
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Restos da carenagem de um dos imensos motores - San&Dan |
Após uma três horas no museu, fomos saciar a fome novamente numa Backerei (padaria). Caminhamos mais um pouco pela rambla, com sol e muitas pessoas aproveitando o domingo.
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Catedral - San&Dan |
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Fonte com figuras grotescas - San&Dan |
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O outro lado da baía, com o chafariz ao fundo - San&Dan |
Retornando para o mortorhome, uns pontos brancos no lago chamaram atenção: centenas de cisnes! Mas como estavam distantes, ao aproximar o zoom apenas poucos foram captados...
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Cisnes - San&Dan |
Pela manhã, seguimos para a estrada, passando por parte da Floresta Negra (Schwazwald). Em Triberg, fizemos parada na Casa do 1000 Cucos (Haus der 1000 Uhren). A Sra. Rebecca nos atendeu muito gentilmente, explicando e demonstrando alguns belíssimos cucos. A loja é encantadora, dá vontade de comprar meia dúzia de cucos... Alguns à venda por 7.000 euros!, mas há para todos os bolsos e gostos, e eles até vendem pela internet:
www.hausder1000uhren.de
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Neblina densa, mas logo se desfez - San&Dan |
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Túnel verde - San&Dan |
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A Casa dos 1.000 Cucos - San&Dan |
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Variados tamanhos, figuras, sons - San&Dan |
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Os tradicionais continuam sendo os preferidos - San&Dan |
Seguimos pelas curvas da Floresta Negra e, pelas 15h, chegamos em Ettlingen. Estacionamos num parking para motorhomes (free), e fomos passear na cidade.
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Parking em Ettlingen - San&Dan |
Ettlingen possui cerca de 38 mil habitantes, várias construções antigas, incluindo um castelo (schloss), do séc. XIII. O Rio Alb atravessa a cidade e várias pontes formam bonitos visuais.
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Bonito casario antigo e ponte - San&Dan |
Na segunda-feira, quase todos os pontos turísticos estão fechados, mas visitamos o que foi possível. Fomos na igreja St. Martin (séc. XVIII), com altares antigos e pintura no teto mais recente.
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Igreja St. Martin e casas enxaimel - San&Dan |
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Nave da igreja (teto pintado recente) - San&Dan |
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Detalhe de altar, mármore ricamente entalhado - San&Dan |
Depois, passeamos pela margem do rio, atravessando as pontes, até chegarmos na ponte de madeira coberta, que possuía uma eclusa na parte inferior (séc. XVIII).
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Ponte e eclusa, coberta - San&Dan |
No centro, saboreamos uma deliciosa torta de damascos, com um café e seguimos o passeio.
Fotografamos a Rathaus (prefeitura), o castelo e seus jardins (Roseraie), lindas casas e construções.
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Rathaus - San&Dan |
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Fonte colorida - San&Dan |
Esfriando bastante, voltamos para motorhome, para um bom banho quente e sopa. Amanhã, mais um pouco de Alemanha, mas fica para a próxima. Tschüss!!
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Pelas estradas da Áustria - San&Dan |
Um comentário:
Estou seguindo. Grande abraço.
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