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quinta-feira, 17 de maio de 2018

Viagem Europa 2018 (parte 15) - da Eslovênia para Alemanha


Olá!
Resolvemos ficar mais um dia no lago Bled (ainda Eslovênia), aproveitando as belas paisagens, caminhando pela borda do lago, conversando com outros,...
Linda paisagem do Lago Bled - San&Dan
Água límpida - San&Dan
Os enormes peixes na transparência do lago - San&Dan
À noite, fomos saborear uma pizza no restaurante do camping, com os vizinhos espanhóis Luis e Angeles (Barcelona).
Pessoas aproveitando o dia no lago - San&Dan
Restaurante do camping - San&Dan
Novo dia e seguimos viagem. Um pouco depois de Jesenice, a auto-estrada transformou-se em rodovia simples, com lindas curvas. Paramos num aprazível local para fazer fotos do lindo rio Sava (verde-esmeralda) que já nos acompanhava paralelo há bom tempo.
Kranjska - San&Dan
Rio Sava, linda cor - San&Dan
Nós e o rio Sava - San&Dan
Em Kranjska, visitamos a pequena cidade, que é ponto de partida para trilhas na montanha quando nevada. Fizemos nosso almoço e depois seguimos.
Chegando em Kanjska - San&Dan
Igrejinha da cidade - San&Dan
Rio e queda d'água na cidade - San&Dan
Circular por esta região é bastante curioso, pois, estávamos na Eslovênia e, em alguns km entramos na Itália, mais 16km penetramos na Áustria, que nos apresentou estradas estreitas e curvas, poucos trechos com retas...
Montanhas e curvas - San&Dan
Antiga roda d'água - San&Dan
As curvas da estrada - San&Dan
Cidadezinhas e curvas - San&Dan
Curvas e cidades ao longe - San&Dan
Ponte coberta para pedestres e ciclistas - San&Dan
Perto da fronteira com Itália, centenas de caminhões parados (Aduana?); optamos por seguir até Brunico (Itália), onde há parking para motorhomes. Estacionados, descansamos, pois foi o dia todo rodado. Preparávamos para tomar uma ducha, quando uma senhora alemã (vizinha, com motorhome),  informou que teríamos que sair dali (todos os motorhomes), pois, a partir da meia noite, o parking seria preparado para uma feira... Lá fomos nós, cansados, procurar onde pernoitar e, uns 40km adiante conseguimos local seguro num parking para automóveis e caminhões.
Parking - San&Dan
Pela manhã, saímos antes das 7h, fizemos o desjejum em Skeinach (Áustria). Abastecemos diesel e seguimos para a Alemanha, chegando no Wohnmobileplatz Füssen um pouco antes do meio-dia.
Entrando na Áustria com arco-iris - San&Dan
Imensa fila de caminhões pela pedagiada - San&Dan
O enorme viaduto - San&Dan
Castelo no topo da montanha e ponte pênsil - San&Dan
O Wohnmobileplatz Füssen continua ótimo, quase lotado, mas não parece em nada com a paisagem de 2017, quando ali estivemos, com uns 30cm de neve e tudo branco...
Parking Füssen (maio/2018)  - San&Dan
Parking Füssen (abril/2017) - San&Dan
Pela manhã, fomos com ônibus até o centro, pois não conseguimos fazer este passeio no ano passado. A parte antiga da cidade é um encanto, as construções, decorações, detalhes nas janelas,... E, nas ruas do centro histórico, havia um encontro de automóveis antigos (vários fuscas).
Fonte e Tourist Office em Füssen - San&Dan
Pinturas nas janelas - San&Dan
Decoradas com pinturas - San&Dan
Jaguar - San&Dan
Fusca Conversível - San&Dan
Outro Fusca  - San&Dan
Mercedes - San&Dan
Fizemos passeio com o trem turístico, percorrendo arredores da cidade e poucos trechos da antiga. Mas valeu o passeio, pois vimos o lago Lech que está completamente seco, e deve encher em um mês.   Visitamos o castelo,  por fora e pátio interno.
Castelo de Füssen - San&Dan
Pátio interno - San&Dan
Retornamos para o centro e lanchamos numa Backerei (padaria), muito saboroso e barato.
Continuamos o passeio pelas ruas, chegando ao Monastério Beneditino e Igreja St. Mang (séc. IX), impressionam suas dimensões e as formas do barroco utilizado.
Porta inferior do castelo - San&Dan
Outro pátio interior - San&Dan
Igreja St. Mang - San&Dan
Lindo altar, ricamente decorado - San&Dan
Teto e órgão, belíssimos - San&Dan
Nave da igreja, vista da cripta - San&Dan
Um dos imensos Altares Laterais - San&Dan
Visitamos ainda a Igreja do Hospital do Espírito Santo, pequenina, mas com curiosa fachada em tons de rosa).

Igreja Hospital Espírito Santo - San&Dan
Curiosa pintura no teto da Igreja - San&Dan

Retornamos para o centro, tomamos sorvete e caminhamos mais um pouco pelas ruas. O camping dispõe de boa ducha, porém com somente quatro minutos de água!
Wohnmobileplatz Füssen, lotado - San&Dan
Domingo, dia de passear, fizemos os deságues e fomos para a estrada, paramos em Friedrichshafen, em uma área de Relais em frente ao Camping CAP Rotach. Escolhemos este por ser próximo ao lago Kontanz (Bodensee) e por disponibilizar ducha e WC. Mas nos surpreendemos com a cidade.
Relais em Friedrichshafen - San&Dan
Lavadores de louça e roupas - San&Dan
Cozinha: fogão funciona com moedas! - San&Dan
Friedrichshafen possui cerca de 60 mil habitantes, um porto bastante movimentado com barcos e navios entre os portos do Bodensee – Alemanha, Suíça e Áustria. A cidade possui algumas indústrias e agricultura e, o que mais surpreendeu, foi uma das fábricas de Zeppelin! É ainda é possível fazer vôos neles!
Friedrichshafen vista de longe - San&Dan
Fomos para o centro (1,5km) pela trilha e ciclovia que vai pela margem do Bodensee. Logo chegamos ao porto, e vimos partir um navio para a Suíça, com motorhomes e veículos à bordo.
Barco de passeio - San&Dan

Catamarã, levando veículos e motorhomes - San&Dan
Logo chegamos ao Museu Zeppelin, com cerca de 4mil m2 de espaço de exibição. Dentro do museu tem uma grande parte de Zeppelin montada (salas, cabines, tanques e área técnica. Tudo surpreende pela grandiosidade e detalhamento.
Foto antiga do Zeppelin sobre o porto e atual museu - San&Dan
Muitas fotos, peças, recortes de jornal, louças, equipamentos, as válvulas de segurança, e algumas partes do Zeppelin LZ129, que gerou o fim do uso comercial desta aeronave.
Entrando no Zeppelin, com passagem e menu de refeições - San&Dan
Uma das salas do Zeppelin - San&Dan

Uma das cabines, com  WC e lavatório embutidos - San&Dan
Imensa sala de rádio, dentro do Zeppelin (foto antiga) - San&Dan
Os técnicos de vôo, no topo do Zeppelin conferir as válvulas e amarras - San&Dan
Mecânico de manutenção - San&Dan
História: O LZ129 Hinderburg esteve em operação entre 1935 e 1937; tinha 245m de comprimento e era sustentado por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio (altamente inflamável!). Impulsionado por 4 motores Mercedes-Benz de 1.200hp/cada, que moviam hélices de 6m de diâmetro; tinha autonomia de 16.000km quando completamente abastecido.
Após vôos teste na cidade (com passageiros e tripulantes), o seu primeiro vôo comercial foi em 31 de março de 1936, uma viagem de quatro dias entre Friedrichshafen e o Rio de Janeiro! Mas um dos motores quebrou e fizeram uma parada em Recife (vimos curiosa nota fiscal de mantimentos). E, na viagem de retorno, outro motor quebrou e fizeram paradas no deserto do Saara e na França.
Em 06 de maio de 1937, o gigante LZ129 preparava-se para pousar, com 97 ocupantes (sendo 36 passageiros) no campo de pouso de Lakehurst, em Nova Jersey (EUA). Muitos repórteres e público aguardavam a sua chegada, quando um incêndio o destruiu em apenas trinta segundos, deixando um saldo de 36 mortos (13 passageiros). A total destruição impediu uma perícia conclusiva. Teria sido uma fagulha, falha humana ou sabotagem...
Vimos muitas fotos, vídeos e narrativas radiofônicas da época, pois a chegada do imenso dirigível era um grande evento e ricamente documentado.
Após o acidente, evitaram operações comerciais, empregando-os apenas uso militar e, atualmente, para marketing por algumas empresas (como a Goodyear) e utilizando gazes não inflamáveis.
Nota fiscal das compras feitas em Recife - San&Dan
Um Zepellin preparado para a guerra - San&Dan
Restos da carenagem de um dos imensos motores - San&Dan
Após uma três horas no museu, fomos saciar a fome novamente numa Backerei (padaria). Caminhamos mais um pouco pela rambla, com sol e muitas pessoas aproveitando o domingo.
Catedral - San&Dan
Fonte com figuras grotescas - San&Dan
O outro lado da baía, com o chafariz ao fundo - San&Dan
Retornando para o mortorhome, uns pontos brancos no lago chamaram atenção: centenas de cisnes! Mas como estavam distantes, ao aproximar o zoom apenas poucos foram captados...
Cisnes - San&Dan
Pela manhã, seguimos para a estrada, passando por parte da Floresta Negra (Schwazwald). Em Triberg, fizemos parada na Casa do 1000 Cucos (Haus der 1000 Uhren). A Sra. Rebecca nos atendeu muito gentilmente, explicando e demonstrando alguns belíssimos cucos. A loja é encantadora, dá vontade de comprar meia dúzia de cucos... Alguns à venda por 7.000 euros!, mas há para todos os bolsos e gostos, e eles até vendem pela internet: www.hausder1000uhren.de 
Neblina densa, mas logo se desfez - San&Dan
Túnel  verde - San&Dan
A Casa dos 1.000 Cucos - San&Dan
Variados tamanhos, figuras, sons - San&Dan
Os tradicionais continuam sendo os preferidos - San&Dan
Seguimos pelas curvas da Floresta Negra e, pelas 15h, chegamos em Ettlingen. Estacionamos num parking para motorhomes (free), e fomos passear na cidade.
Parking em Ettlingen - San&Dan
Ettlingen possui cerca de 38 mil habitantes, várias construções antigas, incluindo um castelo (schloss), do séc. XIII. O Rio Alb atravessa a cidade e várias pontes formam bonitos visuais.

Bonito casario antigo e ponte - San&Dan
Na segunda-feira, quase todos os pontos turísticos estão fechados, mas visitamos o que foi possível. Fomos na igreja St. Martin (séc. XVIII), com altares antigos e pintura no teto mais recente.
Igreja St. Martin e casas enxaimel - San&Dan
Nave da igreja (teto pintado recente) - San&Dan
Detalhe de altar, mármore ricamente entalhado - San&Dan
Depois, passeamos pela margem do rio, atravessando as pontes, até chegarmos na ponte de madeira coberta, que possuía uma eclusa na parte inferior (séc. XVIII).
Ponte e eclusa, coberta - San&Dan
No centro, saboreamos uma deliciosa torta de damascos, com um café e seguimos o passeio.
Fotografamos a Rathaus (prefeitura), o castelo e seus jardins (Roseraie), lindas casas e construções.
Rathaus - San&Dan

Fonte colorida - San&Dan
Esfriando bastante, voltamos para motorhome, para um bom banho quente e sopa. Amanhã, mais um pouco de Alemanha, mas fica para a próxima. Tschüss!!
Pelas estradas da Áustria - San&Dan

Um comentário:

Unknown disse...

Estou seguindo. Grande abraço.