Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quarta-feira, 9 de maio de 2018

Viagem Europa 2018 - Eslovênia (parte 14)


Pozdravljeni! (Olá!, em esloveno)

Após uma noite tranquila, com chuva forte em alguns momentos, pela manhã fomos com o motorhome circular pela cidade de Gorizia (ainda Itália), procurando indicações do castelo e do Turist Office. Surpreendentemente, na  mesma urbe, adentramos no país vizinho, a Eslovênia.

Ali, a primeira coisa a fazer foi comprar a Vignete do Pedágio (€15 ou €30, para 07 dias, dependendo do tipo de veículo). Com adesivo instalado, lá fomos nós. As informações nas placas são um pouco difíceis de compreender, mas o GPS ajuda...
Os símbolos ajudam a entender...  San&Dan

Alguns complementam em inglês - San&Dan
Breve história da Eslovênia (Slovenija):
Os celtas chegaram à região nos séc. IV e III a.C., fundando o reino Nórico. Por volta do séc. I a.C., a área foi anexada ao Império Romano.  No século V ocorreu uma divisão, fazendo com que o território esloveno ficasse, juntamente ao Croata, no Império Romano do Ocidente. No séc. VI, chegaram os Eslavos, povo que daria origem ao  primeiro estado eslavo: o Ducado de Carantânia, na região da atual Caríntia.
O território esloveno foi povoado em tempos pré-históricos e há indícios de ocupação humana de cerca de 250 mil anos. O mais importante achado foi uma flauta, supostamente o mais antigo instrumento musical conhecido no mundo, descoberto na caverna Divje Babe.
Após o final da Segunda Guerra Mundial (1945), a Eslovênia, Croácia, Bósnia - Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Montenegro, uniram-se e formaram a República Socialista Federal da Iugoslávia.
Em 1990, após realizar a primeira eleição multipartidária da República, a Eslovênia decidiu separar-se da Federação, sendo reconhecida pela União Européia em 1991, à qual aderiu em maio de 2004.
Torreão à beira da rodovia - San&Dan

Lindas vistas do vale -San&Dan
Chegamos em Postojna, pequena cidade de 9.500 habitantes, mas com potencial turístico por conter grandes extensões de Cavernas visitáveis (com cerca de 5km), além de outros atrativos em rios e montanhas. 
Parque Postojnska Jama - San&Dan
Estacionamos no parking para motorhomes, a uns 300m da entrada do parque. Caminhamos até o centro de informações para saber sobre passeios e percursos oferecidos. Longas filas para comprar os tickets, e outras maiores esperando a vez para entrar nas Cavernas.
Múltipla roda d'água - San&Dan

Uma das cavernas - San&Dan

Centro de atenção e restaurante - San&Dan

Outra grande caverna - San&Dan
Como o tempo ameaçava chuva forte, decidimos voltar para o motorhome e, minutos depois, começou um “dilúvio” que durou quase toda a tarde.
Interior da Caverna (foto de folder) - San&Dan

Interior da Caverna (foto de folder) - San&Dan
Novo dia, seguimos para a capital da Eslovênia: Ljubljana. Estacionamos no Hotel Vrbanic, que dispõe de área para motorhomes pequenos (até 7m) com WC, duchas, eletricidade, internet,... Fomos para o centro com táxi, pois era a opção mais fácil e preço similar ao ônibus.
Chegando em Ljubljana, no Rudnik - San&Dan
Estacionamento Hotel Vrbanic - San&Dan

Nosso "escritório" - San&Dan
Ljubljana: possui cerca de 270.000 habitantes, é conhecida como capital verde, com muitos parques, áreas onde não podem circular veículos à combustão e extensas  ciclovias. A origem da cidade é de 15 d.C., quando foi construído o assentamento romano de Em Ona. Segundo uma lenda, Ljubljana, no ano de 1144, era dominada por um terrível dragão que costumava cuspir fogo para aterrorizar seus habitantes, a partir de uma das torres do castelo. Depois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão apaixonou-se por uma doce fêmea e deles teria nascido o primeiro dragão artista do mundo, um "menino" que não seguiu as vontades do pai.

Começamos o passeio pela Praça do Congresso (Kongresni Trg) e nela, a Embaixada do Brasil! .
Seguimos pelas margens do Rio Ljubljanica, e logo chegamos à Ponte Tripla, vista de baixo, é difícil entender que são três pontes. Copiamos a foto (vista de cima) de outro blog.
Embaixada do Brasil (no 2º pavimento) - San&Dan

Ponte Tripla  e Igreja Franciscana - San&Dan
Ponte Tripla. (Foto: Alessandro Digaetano)
Pelas ruas da cidade, muitos antigos prédios lindos, com várias influências (da Áustria, Alemanha, Suíça, Polônia, Ucrânia,...).
 Tourist Office em bonito edifício  - San&Dan
Edifício decorado com pinturas - San&Dan

Mais uma bela construção - San&Dan
Requintado, com detalhes em dourado - San&Dan
Fomos até a Catedral St-Nicholas (séc. XVIII), possui grandes e belas portas com relevos em bronze; seu interior é belíssimo, com  dourados e detalhes requintados, lindas pinturas no teto e paredes, imenso órgão com figuras angelicais.
Catedral St. Nicholas - San&Dan

Imensa porta em bronze - San&Dan

Nave e decorações - San&Dan

Imenso e decorado órgão, com anjos dourados - San&Dan
Caminhamos pela Praça Vodnikov com grande feira de produtos variados e logo chegamos na Ponte dos Dragões, aberta em 1901, símbolo da cidade, .
Ponte dos Dragões - San&Dan

Entorno do rio, com cafés e restaurantes - San&Dan
Na praça Prešernov, tentamos visitar a Igreja Franciscana, mas estava fechada. Presenciamos um alegre grupo de jovens, que fazia excelente apresentação musical na rua, centenas de pessoas admirando e, ao final, uma doação. Depois, fomos até o funicular, que dá acesso ao Castelo.
San na ponte Tripla - San&Dan

A "banda" de rua - San&Dan

Obelisco e a catedral - San&Dan
Espaço de esposições; à direita o Funicular - San&Dan
O Castelo de Ljubljana: originalmente era uma fortaleza medieval, construída no séc. XI e reconstruída no séc. XII. Mas a maioria dos seus edifícios datam dos séc. XVI e XVII, como estrutura de defesa e, desde a primeira metade do século XIV, sede dos Senhores de Carniola. A partir do séc. XIX usado para vários outros fins, sendo atualmente local cultural.
Interior do Castelo de Ljubljana - San&Dan

Passagens e arcos internos do Castelo - San&Dan
Para visitar o pátio do castelo e acessos à mirantes, não é cobrado ingresso. Para entrar nos museus e partes internas, é necessário um bilhete.
Passeamos pelos pátios, acessamos os mirantes, visitamos a Capela e ali, estava uma moça, escrevendo nomes em letras góticas, por uma pequena doação. A habilidade e a perfeição com que escrevia é incrível. Crianças e adultos ficavam encantados com suas letras...
Possível pia de lavar (?) - San&Dan
Canhão na entrada de um dos museus - San&Dan
Vista da cidade - San&Dan
Teto da capela do Castelo - San&Dan
A artista e as letras góticas - San&Dan
Outro lado do pátio do Castelo - San&Dan
Retornamos ao centro, algumas fotos da Prefeitura (Rotovz) e dali, em táxi até o motorhome. 
Prefeitura (Rotovz) - San&Dan

Pátio interno da Rotovz - San&Dan
Vista do Castelo desde a cidade - San&Dan
Infelizmente, a noite foi ruim: ao lado do hotel há uma Casa de Shows (camuflada) e o barulho de música “bate-estaca” e gritos de pessoas foi até a madrugada. Não havia como sair do estacionamento, pois os portões estavam trancados.
Pela manhã, após conversarmos com os vizinhos alemães (Werner e Margitta, de Karlsruhe, cidade em que estivemos no ano passado), seguimos  para a estrada. 
Werner, Margitta e San - San&Dan
Nosso destino é próximo, a pequena cidade de Kranj, conhecida por ser a Capital dos Alpes da Eslovênia; cortada pelos rios Sava e Kokra, possui abrigos subterrâneos da 2ª Guerra Mundial, e uma salsicha conhecida em todo o país.
Estacionamos no Parking Sava, bem próximo ao centro histórico. Fomos até a Info Tur onde o Sr. Gregor nos atendeu muito bem, dando dicas de caminhadas e de restaurantes.
Inicialmente sozinhos no grande estacionamento -San&Dan
Sistema automático de água, esgoto e energia elétrica (com moedas) - San&Dan
Visitamos a Catedral, pequena e bem decorada. Ali em frente, um som de flauta tocada chamou a atenção: um menino (6 a 7 anos) tocava a flauta, seguindo o livro de pautas, com o boné emborcado no chão e algumas moedinhas dentro! Adultos e várias crianças observavam-no e colocavam mais  moedas para ele... Desde pequeno, aprendendo a valorizar o trabalho e estudando música.
Fonte e praça central de Kranj - San&Dan

Catedral de Kranj - San&Dan
Altar da Catedral - San&Dan

Teto e órgão - San&Dan
O flautista de Kranj - San&Dan
Caminhamos mais um pouco pela rua principal, chegamos a uma igrejinha simpática, Ortodoxa, lindamente decorada. No interio,r havia uma confraternização entre os presentes, e nós, que apenas entramos para olhar, ganhamos pão doce e biscoitos...
Igreja Ortodoxa de Kranj - San&Dan

Altar da Igreja Ortodoxa - San&Dan
Seguimos até o Mirante, que fica sobre um desnível do rio Kokra, com água transparente e lindo visual.
Uma das ruas de pedestres - San&Dan

Rio Kokra, visto do alto mirante - San&Dan

Muro de arrimo ao longe - San&Dan
Retornamos e seguimos até o outro lado do rio,  para chegar ao Cânion Kokre, que fica ali no centro, com pequenas corredeiras e quedas d’água.

Ponte de pedestres vista do alto - San&Dan

Queda d'água do cânion, nos fundos do parking - San&Dan
Voltamos para o motorhome e (coincidente surpresa!) chegaram os espanhóis Luiz e Angeles (de Barcelona), que já havíamos encontrado em Postojna.
Bonita edificação da Taberna - San&Dan

Universidade - San&Dan
Antigo poço no centro da cidade - San&Dan
A noite foi tranquila e silenciosa, mas pelas 7h, muitos automóveis estacionando, lotaram o parking, respeitando a área para motorhomes. Seguimos para a estrada, rumo a cidade de Bled.

As primeiras vistas do lago e entorno são lindas, parecem um sonho, um paraíso. A cidade de Bled é um dos principais destinos turísticos da Eslovênia, sendo conhecido pela beleza do seu lago, com a linda ilha natural e, em cujas margens se encontra o mais antigo castelo do país.
Chegando a Bled - San&Dan
Fomos até o Camping Bled, na margem oeste, com excelente infra-estrutura e atendimento. Após estacionar, fomos até o lago, admirar sua paradisíaca beleza. 
Um dos melhores campings que estivemos - San&Dan

Sanitários primorosos - San&Dan

O Camping situa-se entre penhascos, à margem do lago - San&Dan
O lago Bled possui origem glacial e tectônica. Com 2120m de comprimento e 1380m de largura, possui uma profundidade máxima de 29,5m de água límpidas, com a pequena e linda ilha ao centro..
A ilha é uma formação natural, não possui litoral, sendo local predileto entre os casais que procuram esse lugar romântico para trocar votos. O maior edifício da ilha é a Igreja da Assunção de Maria Peregrinação (séc. XV), que pode ser alcançada após 99 degraus.
Lago, montanhas, castelo no penhasco e a ilha - San&Dan
A linda ilha -San&Dan
O castelo no cimo do penhasco norte - San&Dan
Voltando para o motorhome, notamos que estávamos ao lado da autocaravana do Antonio Ferreira e Madalena (portugueses que conhecemos em Brescia - Itália)!. Foi uma alegria e muita conversa em português (que há bom tempo não tínhamos).
Novo dia, fomos passear com o pequeno trem turístico, que faz sete paradas no entorno do Lago e, uma delas, em frente ao camping.
O padeiro de toda a manhã - San&Dan
Trenzinho turístico - San&Dan
Descemos próximos ao Castelo, mas como está em obras, a distância e desnível que teríamos que superar era grande, optamos por apenas passear na cidade. As fotos do Castelo são de autoria da Madalena Ferreira.
O Castelo de Bled situa-se “empoleirado” no cimo de um penhasco íngreme a 130 metros acima da margem norte do lago..
Conforme fontes históricas, existia um aldeamento humano no local em 1004. O castelo (mais antigo da Eslovênia) é mencionado já em 1011, como "castellum veldes" e pertencido ao feudo militar de Carniola, concedido naquele ano pelo imperador Santo Henrique II ao bispo Albuíno de Brixen.
Na época, o Castelo de Bled foi a sede administrativa da propriedade Brixen, região de Gorenjsko.
Os terraços dos castelos oferecem vistas espectaculares sobre o lago e a ilha, onde se pode avistar as cidades de Lesce e Radovljica, e até às cadeias montanhosas do Karavanke e dos Alpes Julianos.
Parte interna do castelo (foto: Madalena  Ferreira)

Vista a partir do castelo (foto: Madalena Ferreira)
A cidade possui muitos hotéis, restaurantes, bares, cassino, lojas de souvenir, enfim, tudo que atenda aos turistas. Após um delicioso café, tomamos o trem e retornamos para o camping.
A tarde, escrever blog, caminhar no entorno do lago, organizar motorhome; aproveitar ao máximo as belezas naturais do local...
Penhascos circundam o lago - San&Dan
Queremos ressaltar que as fotos são bonitas, mas as sensações, as diferentes nuances do verde esmeralda da água do lago, o entorno com as montanhas são  inexplicaveis, indescritíveis; a máquina não consegue captar estas emoções. A cor esmeralda e a transparência do lago são extraordinárias...
Várias residências luxuosas situam-se nas margens - San&Dan

Mamãe pata e filhotes exercitando natação - San&Dan



Vista panorâmica (180º) do Lago Bled - San&Dan


Amanhã devemos ir para a estrada, mas fica para a próxima.
Se vidimo kasneje” (até logo, em esloveno!)
Lago Bled - San & Dan

2 comentários:

António Manuel Ferreira disse...

Gostamos muito do que acabámos de ler, até porque já nos fez matar saudades de Ljubjana e do Lago Bled
Bejs. Madalena e Ferreirinha

João Morgado disse...

Mais uma excelente reportagem. É uma boa ajuda para quem pretender visitar.
Continuação de boa viagem.