Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


terça-feira, 22 de maio de 2018

Viagem Europa 2018 - Alemanha (parte 16)

Hallo!
Após uma noite com chuva forte em Ettlingen, o sol entre nuvens nos acompanhou até a próxima cidade, Schwetzingen.
Parking gratuito em Schwetzingen - San&Dan
Schwetzingen é uma pequena e simpática cidade, com belas construções (a maioria do séc. XVIII), castelo (Schloss) e imensos jardins. A cidade também é conhecida por sua produção de aspargos.
Antigo torreão, na entrada da cidade - San&Dan
Do estacionamento até o centro, caminhamos uns 1.500m; fomos até o Tourist Office, mas a atendente estava de mau humor. Conseguimos um mapa e fomos passear um pouco.
Família de patos, nos arredores do castelo - San&Dan
Aspargos de areia - San&Dan
Pequenos e belos recantos - San&Dan

Bonitas construções - San&Dan
Para uma visita completa aos jardins do castelo, é preciso um dia todo caminhando (e muito), pois além das variadas espécies e “ilhas”, existem espaços de exposição e lagos. E sua parte interna só pode ser acessada com visitas guiadas, em horários incompatíveis aos nossos. Então fizemos apenas fotos da parte acessível, e seguimos o passeio pelas ruas da cidade, visitando a Rathaus, Igrejas Católica e Protestante, casario,....
Schloss Schwetzingen (castelo) - San&Dan
Início dos  jardins - San&Dan
Igreja Luterana - San&Dan
Homenagem aos vendedores de aspargos - San&Dan
Depois do almoço, fomos para a estrada, até o próximo destino: Worms.
Imensa porta, na entrada de Worms - San&Dan
Worms: considerada uma das cidades mais antigas da Alemanha; foi cenário de importantes acontecimentos na Idade Média, tendo até um Papa coroado na sua Catedral. Também foi o local onde, em 1521, Martinho Lutero foi inquirido e pressionado a retratar-se pelo Imperador e Reis alemães. Também foi uma das comunidades judias mais importantes da Europa. A cidade foi bastante bombardeada na 2ª Guerra Mundial.

Estacionamos o motorhome no parking próximo ao Rio Reno, caminhamos um pouco pela margem e fomos para o centro com ônibus. No Tourist Office, conseguimos boas informações e, em espanhol.
Homenagem aos vikings - San&Dan
Enormes barcos circulam pelo Reno - San&Dan
Inicialmente, visitamos a Igreja da Trindade, construída em 1709-1725, Luterana e comemorativa à Reforma. Erguida sobre antigo templo ali existente, foi destruída na 2ª Guerra, reconstruída entre 1955-1958.
Igreja da Trindade (Luterana) - San&Dan
Foto antiga do interior da igreja - San&Dan
Como ficou a igreja após o bombardeio - San&Dan
Depois fomos até a Catedral São Pedro, construída no séc. XII, e pouco afetada nas destruições da cidade (1689 e 2ª Guerra), preservando os belos altares e decorações douradas.
Catedral São Pedro - San&Dan
Nave da igreja - San&Dan

Cadeiral e altar principal - San&Dan
Passeamos na Marktplatz, em frente fica a Rathaus (prefeitura), ruas de pedestres, fontes.
Fonte Sigfrido, matador de dragões (restaurando) - San&Dan
Prédios no entorno da Marktplatz - San&Dan
A nova Rathaus (após 1944) - San&Dan
 A cidade de Worms possui muitos parques, jardins, alguns escondidos e bem cuidados.
Obelisco e praça - San&Dan
Jardim escondido - San&Dan

Monumento à Luthero - San&Dan
Parte da antiga muralha - San&Dan
Pela manhã, fomos cedo para a estrada, chegando em Trier às 11:00h. Ficamos no estacionamento do Reisemobileplatz Treviris, na margem do rio Moselle. 
Chegando em Trier - San&Dan
 O parking possui curioso sistema de pagamento: com cartão pré-pago, sem funcionários. Ao chegar à cancela, retira-se um cartão, e abastece-o com euros no caixa automático. Para colocar água no motorhome, posiciona o cartão sobre o leitor e o saldo vai sendo consumido a cada 10 litros abastecidos. Para duchar-se, o sistema é similar: coloca o cartão sobre o leitor (ao lado da ducha) e, cada vez que a água quente é acionada, vai debitando saldo do cartão. O mesmo cartão serve para acessar vasos sanitários, lavatórios,... estes sem custo.
Parking Treveris - San&Dan
Conjunto sanitário e duchas - San&Dan
Vista elevada do parking Treveris - San&Dan
Após o almoço fomos passear na cidade com ônibus. A cidade é bastante movimentada, com grande afluxo turístico.

Trier possui cerca de 100 mil habitantes; conhecida por ser a cidade mais antiga da Alemanha (séc. I a.C.) como Augusta dos Tréveros. Nos séc. III e IV sediou o governo do Império Romano e foi capital da Província da Belgica Prima.  No séc. V a cidade foi destruída por tribos germânicas, demorando muitos séculos para recuperar sua antiga importância. Possui vários monumentos e é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Também foi muito afetada durante a 2ª Guerra, mas a reconstrução foi eficiente e quase não se percebe.

A Porta Nigra (séc. III), é a maior “porta” romana existente e ainda preservada. Surpreende por suas dimensões (altura 30m, largura 21m, comprimento 36m) e a coloração das pedras, escurecidas com o tempo.
Porta Nigra (séc. III) - San&Dan
Dali, continuamos a caminhada até o Hauptmarkt, com vários edifícios antigos e importantes, como a Igreja St. Gangolf (séc. XIV-XVI), o Steipe (conselho da cidade), séc. XV; a colorida fonte St. Peters (séc. XVI),...
Hauptmarkt - San&Dan
Lindas construções em enxaimel - San&Dan
Hauptmarkt e a fonte St. Peters - San&Dan
Logo avistamos a imensa Catedral St. Peter, cuja parte central foi construída no séc. IV, possui magníficos altares de mármore “entalhado”, lindo cadeiral, pia batismal em forma de “folha” com uns dois metros de diâmetro. Teve partes destruídas durante a 2ª Guerra, mas procuraram reconstruí-la o mais próximo ao original.
Catedral St. Peter  e  Igr. N. Senhora - San&Dan
Nave da Catedral - San&Dan
Linda decoração no teto da entrada - San&Dan
Enorme pia batismal - San&Dan
Nave da Catedral, vista do altar - San&Dan
Claustro da Catedral e Igr. N. Senhora - San&Dan
Ao lado da Catedral, fica a Igreja de Nossa Senhora (séc. XIII), mais antiga igreja gótica da Alemanha. Como havia pouco espaço para construir a igreja, seu projeto foi em forma de rosa de 12 pétalas, com os apóstolos em seus 12 pilares.
Pilares e formas arredondadas da Igr. N. Senhora - San&Dan
Lindas pinturas no teto - San&Dan
Duas quadras adiante, chegamos na Basílica Palatina, do ano 310 . Grandes dimensões (67m comprimento, 27m largura e 30m altura), com enorme vão central. Possui um abside semicircular, que abrigava o trono do Imperador Constantino. Após o ataque das tribos germânicas, ficou praticamente destruída. Reconstruída ao longo do tempo, foi sede de arcebispado, parte do Palácio Eleitoral, alojamento militar,... No séc. XIX o rei Frederico ordenou a reconstrução da Basílica e, desde 1856 abriga a Igreja Luterana São Salvador. Novamente destruída após o bombardeio de 1944, foi reconstruída e ainda impressiona pelas dimensões.
Basílica  Palatina (Igr. S. Salvador) - San&Dan
Coral da Igr. Luterana ensaiando - San&Dan
Fundos da Basílica Palatina (imenso orgão) - San&Dan

Foto do pós-bombardeio - San&Dan
Passeamos pelos belos jardins em frente ao Palácio Eleitoral (Kurfürstliches Palais, séc. XVIII) e, no final dos jardins, chega-se às Termas Imperiais (séc. IV), também do período de Constantino, com algumas paredes ainda preservadas.
Kurfürstliches Palais e jardins - San&Dan
Ruinas das Termas Imperiais - San&Dan
Termas Imperiais e parte da muralha - San&Dan
Retornamos para casa, pois após as 18h os ônibus não circulam!. Ao lado do parking, há um grande espaço para eventos e, ali instalou-se o Circo Krone (aquele que fotografamos o delicado e perfeito diorama em Bréscia!).
Circo Krone e parking - San&Dan
Novo dia, fomos passear na igreja St. Mathias (séc. 10-12), abadia romanesca, com torreão similar a um castelo. Em seu interior, algumas tumbas encontradas durante escavações para reforma do pátio, uma delas, supostamente do São Mathias.
Ponte Romana - San&Dan
Igreja St. Mathias - San&Dan
Fundos da Igreja St. Mathias - San&Dan
Pátio em frente  a igreja - San&Dan
Foto das escavações (1996 - 1997) San&Dan
Retornamos para o motorhome, aproveitamos o restante do dia para olhar mapas, escrever parte do blog. 
Barcos passando em frente ao parking - San&Dan
 Amanhã retornamos para estrada, seguindo para a França. Até logo! 
Trier/2018  -  San&Dan

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde. Muito legal seu blog. Vamos fazer a rota romântica em Abril 2019 em 3 famílias. É fácil encontrar parking para motor homes? Tem uma boa estrutura para iniciantes (será nossa 1 viagem de MH. E sabe me dizer se os parking tem pontos de ônibus perto que consigamos ir para os pontos turísticos?

OBRIGADA e PARABÉNS pelo blog

Abraço

Eliane .