sexta-feira, 14 de abril de 2017

Viagem Europa – parte 3

Saímos de Avignon com lindo dia de sol. Seguimos por bela rodovia, com rio verde esmeralda, montanhas e curvas revelando belezas naturais. A região denomina-se Gorges du Verdon.

DSC01668 DSC01673

DSC01676 DSC01685

DSC01690 DSC01692

DSC01698 DSC01702

Procuramos parking ou camping a partir das 16h, mas todos estavam fechados.  Na travessia de Gap o trânsito aumentou bastante.   Percorremos uma estrada linda, passando por entre as montanhas, lagos com lindos visuais. Chegamos ao parking gratuito em Briançon.

Fica junto ao parque de esportes, uns 10 mhomes estacionados ali;  conversamos com casal de italianos (de Torino), que nos deram algumas dicas de rodovias e visitas.  À noite, caminhamos um pouco, vimos movimento no ginásio e descobrimos que estava ocorrendo um campeonato de “Hockei no Gelo”!  Jogo muito ágil, confuso e violento,  mas, uma novidade diferente para nós.

DSC01712 DSC01720

DSC01721 DSC01730

Pela manhã, reabastecemos a despensa no Carrefour e seguimos para a estrada, mas logo paramos para visitar a cidade fortificada de Vauban (na saída de Briançon).  Caminhamos um pouco pelas ruelas, visitamos a fortaleza e seguimos viagem.

DSC01745 DSC01756

DSC01761 DSC01769

DSC01770 DSC01772

Pela N94, “zigue-zague” lindo pela montanha. Subimos 600m em poucas curvas. Logo as montanhas começaram a ficar brancas pela neve, e então chegamos à lindíssima Montgenèvre.

DSC01773 DSC01779

DSC01777 DSC01782

Montgenèvre é uma pequena cidade (aprox. 1900m de altitude), repleta de hotéis, pousadas, restaurantes, estacionamentos, e um parking para mhome com 250 lugares!!  Inúmeras pìstas de ski para onde se olha. Milhares de pesssoas praticando algum esporte de neve.  Conseguimos bom lugar com vista para a pista baixa, almoçamos e fomos passear.

A cidade dispõe de duas linhas gratuitas de  ônibus , para transportar os turistas até as pistas e hotéis.  Há graduações de pistas de ski, incluindo, uma “maternal”, para crianças a partir de 3 anos! com percurso e obstáculos a cumprir.  Em um dos ônibus, conhecemos a brasileira Priscila, sua filha e esposo (vivem atuamelmente na Dinamarca).  Tão bom ouvir e falar portugês, ao menos um pouquinho…

DSC01783 DSC01786

DSC01791 DSC01793

DSC01795 DSC01797

Visitamos a pequena igreja (de 1730); fotografamos obelisco dedicado a Napoleão (que abriu a estrada facilitando a passagem). Pelas 17h, o sol se escondeu nas nuvens, e a temperatura caiu rapidamente. Voltamos para o mhome, tomamos boa ducha e nos aquecemos.

DSC01807  DSC01810 DSC01817

DSC01808 DSC01815

Pela manhã, 6ºC, paisagem linda de neve e frio. Fizemos os deságues e fomos para a estrada novamente, seguindo para a Itália.  Na próxima postagem contaremos.