sexta-feira, 25 de maio de 2012

Viagem Argentina, Chile, Uruguai e Brasil (parte 7)

Olá!   Postamos mais uma parte de nossa viagem a Argentina e Chile, agora Uruguai e Brasil.

No 47º dia (cabalístico para nós); choveu desde a madrugada.  Despedimos do Sr. Emilio (Estancia Arenas), adquirimos alguns doces de sua produção (incluindo a saborosa “mermelada de cebolla”), oferecemos PU$ 200 (R$ 21,00) pela gentileza do estacionamento e ele ficou bastante satisfeito.

As 10:30h seguimos viagem, fomos pela Ruta 21 (norte) que é mais agradável, mas está com buracos e, entre o acesso à Punta Gorda até chegar em Nueva Palmira, o asfalto está em obras. Muito barro, buracos e costeletas, embora com alguns visuais encantadores.

P5101732  P5101735

Almoçamos estacionados na praça em Dolores e logo seguimos pela Ruta 24, que está sendo recuperada até o acesso a Nuevo Berlin, depois continua ruim.

P5101736  P5101738

Em Paysandu fizemos uma parada estratégica para câmbio, abastecimento de diesel e  supermercado. Seguimos para as Thermas de Guaviyu. O camping está convidativo: PU$ 280 por dia (R$30,00), e praticamente vazio. Apenas no sábado e domingo aumenta um pouco o movimento.

Chegamos às 18:30h e, após o ingresso, seguimos direto para a piscina coberta, ficar um pouco “de molho”. Estacionamos provisoriamente, fizemos um bom lanche e fomos descansar.

O novo dia (48º) amanheceu frio, com bastante neblina; mas após as 10h, um céu azul e sol radiante.

Procuramos um local para estacionarmos melhor, abastecemos o reservatório d’água, lavamos o mhome por baixo, estava com muito barro. Lavei algumas camisetas e depois fizemos um saboroso almoço com bife acebolado, purê de batatas e um bom vinho chileno.

Descansamos, caminhamos, acessamos internet, fomos na piscina coberta, e quando o sol sumiu, o frio chegou com força.

E no 49º dia: geada!, todo gramado branquinho...  Fomos caminhar pelo camping e encontramos um casal com trailer de Curitiba (Henrique e Maria Isabel), conversamos bastante em português, o que não fazíamos há bom tempo...

P5131745  P5131747

P5131750  P5131751

À tarde fomos tentar resolver um probleminha das sinaleiras traseiras que não queriam funcionar. Após testar fusíveis, lâmpadas,.. sem solução, Dan foi embaixo do mhome conferir contatos, e um deles estava mal conectado. Problema resolvido, fomos à piscina coberta novamente.

No domingo (50º dia), novamente com geada e 2ºC dentro do mhome. Como a empresa de internet (locutório Antel) só abriria após as 13h, não saímos pela manhã, fizemos o almoço e depois fomos acessar.

Uma dica aos que precisam da internet em Guaviyu: acessem na Antel, pois no mini-mercado Dumbo o wi-fi funciona raramente e os computadores são muito emporcalhados (engordurados pelas mãozinhas da meninada..).

Novo dia (51º) e pegamos a estrada novamente. Fomos à Salto (2ª maior cidade uruguaia) fazer câmbio, passear, abastecer despensa e diesel; e à tarde seguimos para Arapey.

Levamos um susto ao chegarmos na recepção do Thermas Arapey: PU$ 450 (48,00) a diária para mhome e duas pessoas!! Em janeiro/2012, ou seja, há 04 meses apenas, nós havíamos pago PU$ 230 (R$ 22,50),  o valor dobrou!!.

Pagamos duas diárias e fomos estacionar. Lavei umas camisetas que havia colocado na caixa de lavar, abrimos o toldo, e fomos para a piscina  e depois passear à pé (básico para quem vem às thermas...).

O 52º dia amanheceu lindo: céu azul, sol e calor. Lavei mais algumas roupas (bendita água quente nos tanques de lavar), logo estava tudo seco.  Dan lavou motor e pára-brisa do mhome. Fiz carne assada na panela e legumes cozidos para o almoço.

Após descansarmos um pouquinho, voltamos ao trabalho: Dan foi limpar mhome por fora e eu por dentro, tinha poeira vulcânica em alguns cantinhos... e ainda degelei a geladeira.  Também os vizinhos “contaminaram-se” com o virus da faxina e foram limpar e consertar: Na foto, Tito (argentino) e o Nilton (gaucho) consertam uma janela do mhome deste.

Após um bom banho de piscina, fomos até a administração (frente à praça central) acessar a internet (wifi gratuita).

Um novo dia (53º) de sol e calor, caminhamos até a portaria para pagar mais duas diárias, compramos frutas no mercadinho.

Na volta para o mhome, começamos a providenciar o almoço: fazer pastéis. Há muito tempo com vontade de fazer, mas as condições não eram adequadas: ou não havia lugar, chovia ou qualquer outro motivo. Hoje sairam nossos pastéis, com massa caseira, espichados com cano PVC, na mesa própria para tal...

Conversamos com vizinhos, caminhamos… Chegou um mhome europeu (4x4, menor que um Mercedes 608), com um simpático casal: ele típico alemão e ela afro-brasileira.

Na piscina, no final da tarde, encontramos os colegas de G7: Egon e Ilze, que haviam acabado de chegar. Conversamos sobre a viagem, ganhamos um presente (conector de mangueiras), contaram algumas passagens e trocamos umas dicas.

No 54º dia fomos caminhar pela manhã, olhamos o museu militar, fotografamos... Compramos uma cerveja Patricia (1L) e Dan foi encomendar filé de merluza com fritas no Restaurante Paradise (PU$ 135 – R$ 14,00). Por este valor nem compensa cozinhar, e entregam em “casa”.   Gostoso almoço acompanhado por uma “Patrícia” (um litro de saborosa cerveja uruguaia).

P5171765  P5171762

À tarde limpamos a placa solar (fotovoltaica), os tênis, caminhamos para o outro lado do camping; algumas cabanas foram ocupadas e chegaram mais barracas.

P5171763   P5171760

Hoje (55º dia), ficamos no mhome, lendo, olhando mapas,.. só saímos para ir na piscina à tarde.  Chegaram mais dois mhomes brasileiros, também surpresos com o alto valor das diárias.

Novo dia (56º) e vamos para a estrada novamente, uma chuva (por vezes forte e com raios, por vezes mansinha).

Em Bella Unión (fronteira), fomos no mercado (comprar as coisinhas que só se encontram aqui), visitamos o free shop (novo), mas os preços não compensavam. Compramos comida pronta na rotisserie (muito saborosa), e às 12:30h já estávamos na aduana uruguaia.

Após 55 dias no exterior, voltamos ao território brasileiro e encontramos a rodovia BR 472 em estado bem ruim (buracos, depressões, recortes sem asfalto).

Chegando em Uruguaiana, abastecemos no Posto Petrobrás R$ 2,10/litro. Ligamos os celulares (desligados desde 25 de março), acessamos bancos, e seguimos viagem, com a intenção de pernoitar em Rosário do Sul.

Paramos no posto Texacão do Caverá (BR 290) pouco adiante de Alegrete, diesel barato (não abastecemos, tanque já cheio), bom atendimento, limpo, café quente, bom e forte.

Seguimos pela BR 290 e chegamos em Rosário do Sul as 18:45h, já escuro. Procuramos local para estacionar e conseguimos um ponto seguro com os gentís colegas bombeiros.

No domingo (57º dia), saímos as 7:50h, tomamos café da manhã (a bordo) na praça da cidade e, às 9h saímos de Rosário do Sul, seguindo pela BR 158 até Santa Maria.

Chegando lá, vimos alguns balões fazendo passeio. Abastecemos no posto Maxxi (anexo ao Maxxi Atacado), diesel muito bom e barato (R$ 1,978/litro). Procuramos um supermercado para almoçar, mas todos estavam fechados...  Almoçamos a bordo e às 12:30h saímos de Santa Maria. Fomos pela BR 287, alguns trechos estão ruins, apesar de boa parte ser pedagiada.

No final da tarde, chegamos em Santa Cruz do Sul, visitamos uma tia do Dan e, ao procuramos local para pernoitar, fomos bem orientados pelos colegas bombeiros, onde estacionamos à noite.

Novo dia (58º), pegamos a estrada às 7:40h. Acompanhamos os notícias (trânsito, problemas, novidades) pelas ondas curtas da Rádio Guaíba (SW 6000KHz) e soubemos que o Trensurb estava em greve e que a BR 116 estava congestionada desde Novo Hamburgo até Porto Alegre.

Estacionados num posto, olhamos mapas, avaliamos horários e notícias que chegavam a todo momento, e decidimos ir a Porto Alegre, mesmo que esperássemos na fila. Por sorte, a maior parte do congestionamento já havia passado, só pegamos um pouco “trancado” ao redor da Rodoviária da capital.

Almoçamos no supermercado Nacional (Vila Assunção) e, depois das 13:30h fomos no Iate Clube Guaíba, saber se poderíamos estacionar novamente (estivemos lá em janeiro, instalando o compressor do refrigerador - Viagem dezembro/2011 e janeiro/2012 (parte 4)). Após contato com o Comodoro, conseguimos autorização para estacionarmos, com o compromisso de acertarmos os valores com a Sra. Carmem (secretária geral) no dia seguinte.

Estacionados e nivelados, ligamos energia elétrica e fomos de ônibus para o centro (30 min.). Visitamos a mãe do Dan, conversamos,  combinamos almoço no dia seguinte,  passeamos e voltamos para o mhome.

À noite nossos simpáticos amigos Paulo e Vanda vieram nos buscar para confraternizar, saber da viagem e saborear um jantar caseiro delicioso. Para comemorar, Paulo abriu uma champanhe Concha Y Toro.  Eles foram nossos incentivadores para a grande viagem  que fizemos. Suas dicas foram muito importantes e utilizadas. São pessoas muito amáveis e especiais...

Novo dia (59º), fomos para o centro, desta vez com um micro-ônibus (ali denominado Lotação), o preço é mais elevado que a do ônibus convencional, mas pára em qualquer lugar, bem mais ágil e rápido.

Almoçamos no Via Imperatore (Rua da República, 509 - http://www.viaimperatore.com.br). Comida deliciosa (incluindo um risoto de cordeiro, hummm),  grande variedade de saladas, sobremesas, bom atendimento; servem por kg e livre.  Conseguimos reunir a família do Dan.  Um almoço agradável e tranqüilo, com os assuntos colocados em dia.

Após as 15h, fomos ao Mercado Público (gostamos do colorido e diversidade). Tomamos um café com doce na Casa de Pelotas (muito bom).  Com o microônibus, fomos até o Shopping Barra Sul; lá reunimo-nos com o filho do Dan e depois ao Iate Clube Guaíba.

Tomamos um bom banho, analisamos mapas, e ouvimos latidos insistentes sempre que falávamos ou fazíamos algum barulho no mhome. Dan tentou chamar e descobriu que era uma cachorrinha, com entumescidas mamas. Demos uma fatia de pão e ela ficou quietinha.

Na manhã seguinte (60º dia), Dan descobriu um grande oco na árvore contígua, lar da cachorrinha e seus filhotes.  Oferecemos mais comida e ela sentiu-se segura. Trouxe os bichinhos para fora e amamentou, em impressionante pose para a foto.

Na secretaria do clube, pagamos pelo estacionamento, agradecemos à Sra Carmem pela gentil acolhida, e às 9h estávamos saindo da capital. Foi um bom horário, não havia mais congestionamentos, muito trânsito mas fluindo.

Pelo GPS, calculamos a rota para Gramado e ele apresentou um caminho novo: até Novo Hamburgo, seguindo pela pista dupla (RS 239) até Taquara. Foi bem rápido e tranqüilo.

Na saída de Taquara (RS 115), abastecemos no Posto Alles Blau (Petrobrás), R$ 1,999/litro, bom atendimento, limpo, deve ser um bom local para passar a noite. Quase todas as vezes que passamos por esta região fazemos uma parada aqui.

Continuamos pela serra até chegarmos em Gramado as 11:50h, em tempo de estacionar e deixar algumas peças de roupa na Lavanderia Siri (Rua São Pedro, 478).   Ao sairmos da lavanderia, encontramos uma fiscal de estacionamento telefonando, onde ouvimos um trecho da conversa: “tem uma grande van, cheia de bandeirinhas, de vários países, acho que são estrangeiros, mas não estão lá dentro, o que eu faço?”

Rapidamente dissemos que éramos nós, e que estávamos procurando onde pagar o estacionamento. Cada coisa curiosa que acontece...

Deixamos o mhome no mesmo lugar e fomos almoçar no restaurante Serra Gril (por kg e livre), tudo muito saboroso; bastante movimentado (há um evento na universidade), com o atendimento bem melhor que da outra vez que ali estivemos.

P5251785 P5251787

Após o almoço, fomos no supermercado Rissul comprar umas coisinhas e, dali direto para o Camping Gramado (Rua Venerável). O Sr. Renato nos recebeu  muito  bem, como sempre. Estacionamos, abrimos o toldo, renovamos a água do reservatório,....

Pouco tempo depois chegou o Sr. Pedro (Safarista, residente no camping), está muito bem, contente, mas não tem viajado muito. Conversamos, soubemos notícias de outros colegas,…

Ficaremos alguns dias por aqui, para descansar neste ótimo camping, depois seguiremos para nossa casa fixa. Mas este trecho fica para a próxima postagem.