quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Viagem “Expedición Sudamérica 2020” – parte 05

Cerro Sombrero (Chile) foi uma grata surpresa para nós.  A pequena cidade é simpática, limpa, organizada, segura.  Ali residem vários funcionários da empresa chilena de petróleo (ENAP).
Possui um estacionamento para motor homes, com serviços (gratuitos) ao lado da Oficina de Turismo, e ainda um pequeno e estruturado  camping nos arredores da cidade.

Estacionamento em Cerro Sombrero - San&Dan
Banheiros limpíssimos, água quente... - San&Dan
Homenagem ao trabalhador petroleiro  - San&Dan

O simpático camping de Cerro Sombrero - San&Dan
Estacionamentos ao longo da rodovia (Chile) - San&Dan
Ali ficamos dois dias, contatamos vizinhos alemães, escoceses, espanhóis, estadunidenses,... Após, organizamos o motor home e seguimos viagem rumo ao Estreito de Magalhães, uns 40 km, para tomar o “transbordador” para o continente.
Embora o barco fosse moderno, resistente e grande (capacidade  para uns  50 veículos)  o assustador vento formava ondas  grandes e, em alguns momentos tivemos receio de que os veículos pudessem  chocar-se entre si.  Mas, com perícia e manobras em “zigue zague”, finalmente, chegamos ao continente, sãos  e salvos...
O Transbordador chegando - San&Dan
Interior, bastante espaço - San&Dan

Atrás da onda tem um barco... - San&Dan
Após passarmos pelas Aduanas Chilena e Argentina, chegamos em Rio Gallegos, fomos direto ao supermercado para comprar alguns itens, pois é proibido atravessar a fronteira com alimentos frescos.
Seguimos pela Ruta 3 e fomos estacionar num YPF (bem estruturado) onde optamos por ficar ali para pernoitar, pois ainda estávamos meio “zonzos”, por decorrência da travessia.

Novo dia e cedo seguimos para a estrada, com uma surpreendente e maciça presença de guanacos e e emas no percurso.  Desconhecemos os motivos que levaram muitos milhares de guanacos a perambular aos lados da rodovia, por mais de 300km.  São animais grandes, cujas reações inesperadas podem fazê-los atravessar a rodovia, serem mortos e causar danos aos veículos e aos passageiros.  Soubemos de motoristas (e acompanhantes) falecidos ao colidir ou perder o controle ao tentar desviá-los.  Assim, apesar das intermináveis retas, a velocidade moderada e a máxima atenção eram constantes.
Grupos de guanacos - San&Dan
As retas intermináveis - San&Dan
Guanacos, de todos os tamanhos - San&Dan
 Ao meio dia, chegamos no YPF de Cmte. Luis Piedrabuena, fizemos parada para almoço  (milanesa de ternera com batatas ao forno, delicioso).
Coincidentemente  chegaram o Walter e Leila (Joinville), que estão indo para Ushuaia.  Foi um encontro saudoso e agradável.  Conversamos, trocamos informações e seguimos, em sentidos opostos.
Cmte. Luis Piedrabuena - San&Dan
Leila e Walter - San&Dan

Mais guanacos atravessando - San&Dan
À tarde chegamos ao camping municipal de Puerto San Julian.  Lavamos roupas, tomamos ducha (de camping!) e aproveitamos para descansar.  O dia seguinte foi de “faxina”, com aspirador de pó, pano úmido,...  limpeza  geral e reorganização da “casa”.
Durante a tarde, alguns “barulhentos” chegaram, com seus sons de estremecer o solo, mas apenas passaram um tempo e seguiram.
Nosso espaço, secando roupas - San&Dan
Visão geral do camping - San&Dan
Dan e Magalhães - San&Dan
Pela manhã, seguimos  novamente. Fizemos parada no YPF de Tres Cerros, onde encontramos várias motos (Brasil, EUA, Alemanha, Holanda...).
Em Caleta Olivia, fomos procurar pela “Loberia” (reduto de lobos marinhos), mas não havia nenhum.  Apenas muitas pessoas ao longo da orla também frustradas...
Seguimos viagem e pernoitamos no YPF Eureka, em Comodoro Rivadavia.
Mais retas pela frente - San&Dan
Não há lobos, apenas pássaros, milhares... - San&Dan
Linda orla perto de Caleta Olivia - San&Dan
Pela manhã, fomos no Easy (loja “tem de tudo”) e, ao lado o supermercado Jumbo, para suprimento geral.   Ao meio dia, seguimos viagem.
Abastecemos diesel em Trelew e, olhando mapas, optamos por ir até a pequena cidade de Gaiman (distante uns 20km), colonizada por grupos oriundos do País de Gales.
Estacionamos num pequeno camping, organizado e cuidado pelos bombeiros voluntários!.
Chegando em Trelew, linda paisagem - San&Dan
Camping dos Bombeiros, Gaiman - San&Dan
Aproveitamos a estadia ali para organizar a casa novamente. Muito calor (beirando 40°C).  Alguns poucos vizinhos chegam e vão.  Novamente encontramos o Land Rover dos escoceses (que havíamos encontrado em Cerro Sombrero).
Escoceses, viajando pelo mundo - San&Dan
Belo caminhão 1949 - San&Dan
Um pouco de história: Gaiman é uma reconhecida colônia Galesa, onde os primeiros colonos chegaram em 1865 e, em pouco mais de 20 anos, já haviam organizado a cidade, os canais para irrigação, a divisão de terras.  A cidade é um pequeno paraíso verde, em meio a tanta secura da região.
Gaiman, vista desde o Mirador - San&Dan
Passeamos pela cidade,  visitamos o antigo túnel da estrada de ferro,  antigas casas dos colonizadores Galeses,...
Oficina de Turismo - San&Dan
O Ex túnel da Ferrovia - San&Dan

Antigo Bar/Teatro Espanhol - San&Dan
Escola Camwy (1908) - San&Dan
Simpáticas casas antigas - San&Dan
 Visitamos ainda o museu histórico regional, com peças e documentos que representam um pouco da história da cidade, fica na antiga estação de trens, gentilmente ciceroneados pelo seu diretor, Sr. Fabio.
Antiga estação ferroviária, atual museu - San&Dan
 Depois, fomos à famosa casa de chá galês  Ty Te Caerdydd, que foi visitada pela Princesa Diana (Princesa de Gales), em novembro de 1995 (!).
A casa de chá é um lindo Oasis de verde, água, flores.  Tortas, doces, chás, belos conjuntos de xícaras e bules compõem o cenário delicado.
Casa de chá, em meio ao verde - San&Dan
Canais, ciprestes, flores - San&Dan
O bule decorado (enorme) - San&Dan

Chegando à casa de chá - San&Dan
O restante fica para a próxima. Até logo!
Os canais e o verde de Gaiman - San&Dan

Mauro & Silvana disse...

Bela viagem. Quando passamos por Caleta Olivia haviam muitos lobos marinhos, belíssimos.