Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 25 de abril de 2019

Viagem pela Europa/2019 - parte 11


 Obs.: para ampliar as fotos, basta clicar sobre elas.
Hallo! (Olá em austríaco)
Após adquirirmos a Vignete de pedágio para a Áustria (9,20 para 10 dias); entramos neste lindo país, reerguido com muito trabalho após a 2ª Guerra.  Com belas montanhas, parques, lagos, o rio Danubio, história, castelos, cultura e elevada educação.
Entrando na Áustria - San&Dan
Nossa primeira parada foi na Reisemobil Stellplatz, em Graz (http://www.reisemobilstellplatz-graz.at/); uma área de serviços completa, com duchas; sanitários; máquinas de lavar e secar roupas; internet; espaços bem definidos; excelente atendimento, além de  fácil acesso ao centro por linha de ônibus.
Como estávamos há alguns dias com chuva, aproveitamos as máquinas de lavar e secar, pois o tempo permanecia gelado e garoando.
Reisemobil Stellplatz Graz - San&Dan
Reisemobil Stellplatz Graz - San&Dan
Novo dia, mesmo com chuvisco, decidimos passear na cidade: ticket de ônibus  5,30/pessoa/24 horas, podendo ser utilizando em qualquer ônibus, tram e no funicular que vai ao Urthurm (relógio na montanha) e utilizando quantas vezes quiser.
Descemos no ponto final (Jakominiplatz), e ali mesmo tomamos o tram para ir à Hauptplatz.   As fotos da praça e da Rathaus (prefeitura) ficaram um pouco comprometidas, pois havia feira de Páscoa, com várias barraquinhas e pessoas circulando.
Fonte Arqueduque Johann (1878) - San&Dan

Queijos grandes e coloridos, na feirinha - San&Dan
Graz: é a segunda maior cidade da Áustria (quase 300 mil habitantes); a cidade foi alvo de investidas das tropas de Napoleão (1797 a 1809); e duramente atingida durante a 2ª Guerra Mundial (milhares de moradores pereceram e grande parte da cidade foi destruída).  A partir da independência do país (em 1955, pois antes foi anexada à Alemanha por Hitler), grandes melhorias e construções foram iniciadas, proporcionando a Graz o grande desenvolvimento.
Rathaus (prefeitura) - San&Dan
Fotos da Luegghaus (no térreo loja Swarovski), com lindos relevos em estuque.  Seguindo pela mesma rua, chegamos na igreja Stiegenkirche (é a paróquia mais antiga de Graz), desde séc. XIV, bastante simples, e curiosamente, localiza-se no segundo pavimento do prédio!
Luegghaus - San&Dan

Porta de acesso à Stiegenkirche - San&Dan
Altar Stiegenkirche - San&Dan
Pelas ruas do centro antigo, encontramos a Hofbäckerei (antiga padaria), com linda fachada em madeira e deliciosos quitutes (mas é domingo, está fechada...).
A antiga padaria - Hofbäckerei - San&Dan
Um pouco mais adiante, chegamos à Catedral (1438-1464), também conhecida como Igreja da Corte, pois foi mandada construir por Frederico III.  Quando chegamos, estava lotada, acabando a missa de Ramos, e o órgão tocando. Igreja ricamente decorada (dourados, mármores, estuques), uma jóia trabalhada minuciosamente.
Catedral de Graz - San&Dan
Nave e altar - San&Dan
Parlatório e órgão - San&Dan
Detalhes do parlatório - San&Dan
Na mesma rua, chegamos ao Burgo e a famosa escada em dupla espiral (sobe e desce por caminhos distintos e cruzados)! Construída em 1499, em estilo tardo-gótico. O Burgo atualmente é sede do governo da Estíria (Região).
O Burgo - San&Dan
Escada dupla espiral - San&Dan
Escada dupla espiral vista de cima - San&Dan
Caminhando pelas ruelas, retornamos ao centro e almoçamos na  Nord See (pratos variados à base de peixe e frutos do mar). DICA: escolher um dos menus disponíveis, mais barato que pedir os pratos e bebida  em separado.
Restaurados, fomos na Schlossbergplatz (praça do relógio do castelo), mas a chuva  comprometeu as fotos.  Aproveitamos para visitar o Stadtmuseum de Graz. Com sistemas de umidade e temperatura controlados; painéis e quadros com incomum sistema giratório manual, para que as pinturas não recebam incidência direta de luz, permitindo observação em vários ângulos ou refletidas em espelhos.  Um sistema que nunca vimos instalado em outros museus. 

A bela "casa pintada", afrescos realizados em 1742 - San&Dan

Schlossbergplatz - San&Dan
Museu de Graz - San&Dan
Curioso sistema de girar quadros/fotos - San&Dan
Espelhos ajudam a visualização - San&Dan
À tarde voltamos para o motorhome, chuvinha fina, esfriando bastante; tomamos boa ducha, sopa quente e um bom vinho...
Novo dia e o sol apareceu, optamos por passear na cidade novamente. Fomos direto ao  Schlossbergbahn, onde tomamos o funicular para subir até o antigo castelo e ao Urthurm (relógio). A inclinação  do funicular é de 60%, e a vista é deslumbrante...
Funicular  Schlossbergbahn - San&Dan
Iniciando a subida - San&Dan
Linda vista de Graz - San&Dan
O Leão do castelo - San&Dan
No alto, existem restos do castelo, lindos jardins e locais para passeio e, descendo um pouco, chega-se ao Urthurm, o grande relógio símbolo de Graz.
Antigo poço - San&Dan
A torre (de 1588, cujo sino pesa 4,6ton) - San&Dan

Urthurm (1560) - San&Dan
Elevadores (vista de baixo) - San&Dan
Descemos com o elevador e observamos, ao lado dele, um grande tubo metálico espiralado, com várias voltas até a base. Trata-se de um longo escorregador, para crianças (vimos adolescentes usando), que saem tontas... 
Após almoçarmos na NordSee novamente, fomos até a Igreja dos Franciscanos (fechada) e ponte  Erzherzog-Johann, um dos principais acessos entre a cidade antiga e a nova.
Igreja Franciscanos - San&Dan

Ponte Erzherzog-Johann (com milhares de cadeados...) - San&Dan
Murinsel Café (curioso, no meio do rio Mur) - San&Dan
Fomos até a Landhaus (sede do governo distrital e corte), com belo passadiço com arcos e antigo poço com carrancas.
A Urthurm vista de outro ângulo - San&Dan
Bonitos edifícios - San&Dan
Landhaus - San&Dan
Interior da Landhaus - San&Dan
O poço, com carrancas - San&Dan
Esperamos (assim como uma centena de outras pessoas) até as 15h para ver o famoso Glockenspiel, grande relógio decorado, com bonequinhos que aparecem somente nesta hora, mas não funcionou e saímos frustrados...
Glockenspiel - San&Dan
Tomamos o tram até a Basílica Mariatrost, mas as longas escadarias (e o cansaço de dois dias caminhando) nos impediram de chegar até o topo.  Retornamos ao centro e depois para o motorhome, para organizar as coisas e viajar pela manhã.
Basílica Mariatrost - San&Dan
Seguimos com céu azul e sol, rodovia tranquila (4 pistas de cada lado), até chegarmos ao Reisemobil Stellplatz Viena (http://www.reisemobilstellplatz-wien.at/).  Conseguimos vaga, apesar de estar quase lotado (semana de Páscoa são mini-férias para os europeus).
Parada na estrada para fazer café - San&Dan
Rodovias da Áustria - San&Dan
As montanhas ainda nevadas - San&Dan
Viena: capital da Áustria, com quase  2 milhões de habitantes, é a 7ª maior cidade da União Européia. foi durante séculos a capital imperial da Casa de Habsburgo, assim como, a capital do Sacro Império Romano-Germânico, serviu também como capital do Império Austríaco. Foi uma das duas principais cidades da Áustria-Hungria, como um centro cultural e político da Europa. O Centro histórico de Viena, é caracterizado como sede do reinado dos Habsburgos, bem como o Palácio de Schönbrunn, são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade.


Resimobil Stellplatz Viena - San&Dan

A recepção e sanitários - San&Dan
Locais para deságue de vaso sanitário químico (porta-potti) - San&Dan
Como é uma grande cidade, o modo mais fácil de visitá-la é de metrô. O ticket para 24 horas custa 8,00/pessoa (podendo utilizar metrô, tram, ônibus,...).
A primeira parada foi na Catedral St. Stephan (séc. XII), gótica, com lindos altares e colunas. No entanto, o ingresso foi caro (13,00/pessoa). As fotos são muito prejudicadas, pois o ambiente tem pouca luminosidade.
Catedral St. Stephan - San&Dan
Coluna e altar, gótico característico - San&Dan
Decoração sobre uma porta - San&Dan
Parlatório - San&Dan
Catedral (fundos) - San&Dan
Depois, caminhamos nas ruelas ao redor da catedral, fotografando bonitos edifícios, e chegamos na pequena e linda Igreja  St. Peter (séc. XVIII, construída sob ruínas de outra do séc. IV), barroca, ornamentada em ouro e pinturas, com bancos em madeira torneada.
Lindas edificações - San&Dan
Uma das muitas fontes - San&Dan
Detalhes dos edifícios (bay-window, esculturas,...) - San&Dan
Igreja St. Peter - San&Dan
Altar principal - San&Dan
Cúpula elíptica - San&Dan
Parlatório e sacadas - San&Dan
O bonito órgão - San&Dan
Detalhe dos bancos torneados - San&Dan
Uma pausa para café e seguimos para a igreja St. Michel (séc. XIII), uma das mais antigas remanescentes de Viena, em estilo românico, bonito órgão e no altar-mor, a última grande obra do barroco de Viena: Outono dos Anjos (1782), infelizmente estava recoberta (preparativo para a Páscoa). Foto a partir de folder.
Igreja St. Michel - San&Dan

Escultura do altar (foto de folder)
Depois chegamos ao grande complexo Hofburg, com vários museus (de arte, de história, o palácio real, os aposentos imperiais, museu da prataria...), a Biblioteca Nacional, capela, jardins,.. e também a Escola Espanhola de Equitação (com apresentações).
Ali, tudo é grandioso, o complexo tem cerca de 240.000 metros quadrados, composto por 18 prédios, 19 pátios, 2.600 quartos, onde trabalham cerca de 5.000 pessoas.
Entrada do Hofburg (castelo, palácio, museus) - San&Dan
Primeira praça - San&Dan
Segunda praça - San&Dan

A biblioteca nacional - San&Dan
Interior de uma das alas - San&Dan
Como era  semana de “férias” de Páscoa, tudo estava lotado, as filas imensas para qualquer dos museus, as visitas guiadas cheias com reservas para o dia seguinte; optamos por visitar apenas o possível sem atropelos ou estresses. 
Terceira praça - San&Dan
Quarta praça e parte dos museus - San&Dan
Monumentos imponentes - San&Dan
Cansados de tanto caminhar, almoçamos na Nord See vienense,  com filés de peixe muito bons;  e depois, tomamos o tram até a Rathaus (prefeitura) e a belíssima igreja VotiveKirche (neogótica, consagrada em  1879), levou 23 anos para ser construída e teve origem como forma de agradecimento e com pedido de doação para a população (oferta votiva, daí a origem do nome).
Lindíssima, de arcos ogivais e grande altura, muitos vitrais coloridos (um bastante curioso com pessoas em trajes listrados (apenados?).
Rathaus - San&Dan
Lindos edifícios nos arredores  - San&Dan

Detalhe das pinturas no teto - San&Dan
Votivekirche - San&Dan
Altar principal - San&Dan
Detalhe do teto da nave - San&Dan
Nave (vista desde os fundos) - San&Dan


Tomamos o tram para seguir até o rio Danúbio e ali perto, a Igreja Maria am Gestade (séc. XIII-XVIII), gótica, com bonita decoração nas colunas.
O tram, ainda antigo, muito charmoso - San&Dan
O rio Danubio - San&Dan
Torre da Igreja Maria am Gestade - San&Dan
Nave (Maria am Gestade) - San&Dan
Detalhe de altar lateral - San&Dan
Maria am Gestade (frente) - San&Dan
Mais algumas ruelas e chegamos ao Hohermarket (mercado público), onde também está o Ankeruhr (relógio de 1911, com figuras medievais que "passeiam pela passarela que une os dois edifícios).
Monumento Hohenmarket - San&Dan
Ankerhur (relógio) - San&Dan
Mais um lindo edifício - San&Dan
Após as 16h, retornamos ao motorhome, para seguirmos viagem no dia seguinte, que fica para a próxima..

Dedicamos esta postagem aos amigos Carlos e Denise (Florianópolis), desejando que nos encontremos novamente pela Europa.

Auf wiedersehen!
Nós em Viena - San&Dan

Nenhum comentário: