Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


terça-feira, 9 de abril de 2019

Viagem pela Europa/2019 - parte 09


Obs.: para ampliar as fotos, basta clicar sobre elas.
Buongiorno!
Após pernoitarmos na completa área de serviços da rodovia, seguimos, chegando em Padova antes do meio-dia.
A Área Sosta Camper Padova possui perfeita infra-estrutura necessária: água, local de deságues,.. (eletricidade € 2,00/8 horas); um grande supermercado em frente e, ao lado, o tram que vai para o centro da cidade. Nesta área de serviços, paga-se antes de entrar: e apenas € 8,00/24 horas, tudo com cartão em máquinas automáticas. .
Área de serviços de Padova - San&Dan
Esgoto (água gris e wc), água potável - San&Dan

As regras, percurso do tram e valores da área de serviços - San&Dan

Estacionados, tomamos um restaurador café, depois, compramos os tickets para ir ao centro, válidos por 75 minutos. Fizemos parada na Estação Ferroviária, no Uffici dei Turismo e, com os mapas na mão, fomos passear.
Café Pedrocchi - San&Dan
Padua: cidade romana de Pátavo, de 49 a.C., foi destruída pelos longobardos em 60, e começou a recuperar-se após o ano 1.000. Após muitas disputas e guerras, Padua floresceu após a 2ª Guerra. Atualmente, é importante centro comercial do Vêneto (e da Itália), uma cidade de arte e ciência.
Palazzo del Podestà (prefeitura) - San&Dan

Nossa primeira visita foi no Palazzo della Raggione, o della Giustizia (1218), foi construído com a intenção de ordenar os mercados (frutas, legumes, carnes,etc.), bem como, organizar a economia e política locais, pois localiza-se no coração da cidade.
Palazzo della Raggione - San&Dan
Palazzo della Raggione - San&Dan
Suas dimensões chamam a atenção: enormes paredes, cobertas de pinturas  (meses, astrologia, estações); o teto em madeira (sem colunas centrais de suporte); o grande cavalo de madeira (do ano de 1466).  No centro, exposições itinerantes e um imenso pêndulo de Foucauld (13kg e 20m) , confirmando a rotação da Terra.
Pinturas, teto em madeira, dimensões - San&Dan
O enorme cavalo em madeira (séc. XV) - San&Dan

Detalhes de parte das pinturas - San&Dan
O Pêndulo de Foucaud - San&Dan

Como funciona o pêndulo... - San&Dan
O Palazzo della Raggione fica entre as Piazzas Del Erbe, della Fruta e dei Signori e, ao lado, outros três importantes edifícios completam a importância da área: Palazzo degli Anziani com sua Torre (1285), Palazzo Del Consiglio (1283) e o Palazzo Del Podestà, de 1541 (atual prefeitura).
Piazza del Erbe - San&Dan
Torre do Relógio - San&Dan
Piazza della Fruta e  XXX  - San&Dan
Curiosa residência - San&Dan
Em seguida, fotografamos as praças, a Torre do Relógio e encontramos um local para almoçar: Il Gancino (na Piazza Duomo), uma saborosa pizza Primavera, com um Spritz Aperol .  Apesar do frio, foi bastante agradável.
Nosso almoço no Il Gancino - San&Dan
Como a catedral (Duomo) abre apenas às 15h, fomos caminhar pelo setor antigo (ponte romana, restos da arena, ponte e porta do antigo moinho.
Bonitas edificações pelas ruas - San&Dan

Porta del Molino - San&Dan
Ponte do antigo moinho - San&Dan

Antiga eclusa - San&Dan

Garibaldi - San&Dan

Ruínas da Arena Romana - San&Dan
A estética presente nos prédios - San&Dan
No retorno, tomamos um saboroso café e lanche na Caffetteria Goppion, e dali, fomos então  visitar o Duomo.
A catedral é do séc. XI, ao lado fica o batistério (em obras), no entanto, em algum momento da história, recobriram todas as suas pinturas e, atualmente, está branca e com poucos detalhes.  Os altares laterais cuidadosamente ainda decorados e, lateralmente, dois grandes órgãos.
Duomo (Catedral) - San&Dan
Nave principal (alta, ampla) - San&Dan

Altar lateral e um dos órgãos - San&Dan

Parlatório - San&Dan
Depois, caminhamos até a Basílica de Santo Antonio de Padua (séc. XIII). A visita é gratuita, a basílica é imensa e ricamente ornamentada com pinturas e esculturas. Possui oito cúpulas e quase 40m de altura em seu interior.
No entanto, não permitem quaisquer fotografias ou vídeos! Dezenas de guardas fiscalizam continuamente.   Um absurdo, pois que, se permitissem fotos, centenas de outras pessoas poderiam conhecer ou ter interesse, baseadas nas informações dos visitantes. Supomos que a intenção é de obrigar a comprar postais, livros ou DVDs.  Mas, pelo movimento da lojinha interna, o sucesso não será alcançado, pois venderam apenas um durante nossa presença.  Se cobrassem ingresso, mesmo pequeno, as centenas de pessoas que a visitam, dariam mais lucro e sairiam satisfeitas. 
Basílica de Santo Antonio de Padua - San&Dan
As fotos que colocamos aqui foram obtidas do livro que adquirimos na Basílica; mas em hipótese nenhuma, dão a dimensão e colorido das maravilhosas pinturas, esculturas e decoração.
Altar principal (recoberto de pinturas e estátuas em bronze) - foto de livro - San&Dan

Capela e túmulo de Santo Antonio de Padua - foto de livro - San&Dan
Visitamos ainda seus claustros e, ao iniciar a chuva, optamos então por retornar para o motorhome, com o tram.
Claustro e antigo poço - San&Dan

Vista das torres e cúpula, desde o claustro - San&Dan
Como a chuva manteve, decidimos continuar ali, pois ir para a estrada iríamos estressar. Aproveitamos para rascunhar o blog, escolher e editar as fotos, organizar armários,...
Pela manhã seguinte, após os deságues e encher caixa d’água, fomos para a estrada, seguindo pela pedagiada  para render melhor o trajeto.  
Área de Serviços de Pádova, já com sol - San&Dan
Na saída de Padova, retiramos o ticket de pedágio, rodamos até chegarmos em Venezia Est (onde deve-se pagar o ticket retirado, conforme o percurso efetuado), mas a máquina não aceitou o ticket!  Tentamos colocá-lo de várias formas, nada.  Tais falhas no sistema comprometem o fluxo de trânsito, exigem contato via interfone, explicações,... Após a demorada espera pelo atendimento da funcionária (via interfone), e realizado o processo remotamente, pagamos o valor e a cancela abriu...  É um paradoxo, mas vemos que a dependência da humanidade aos “sistemas” e às suas falhas compromete a própria evolução.
Rodovia pedagiada italiana, sequencia de viadutos..  - San&Dan
Em Udine, fizemos parada estratégica num hipermercado Carrefour, para abastecer a despensa e acessar internet.   Seguimos para uma área de serviços em Gemona dei Friuli: simpática, cidade pequena, tudo limpo e organizado, mas às 7h de amanhã (domingo) não será permitido estacionar por conta de uma feira a se instalar....
Área de serviços em Gemona dei Friuli - San&Dan
Cartaz alertando para proibição de estacionar - San&Dan
Voltamos para a pedagiada, e pernoitamos numa grande área de serviços com posto de combustíveis, antes de Tarvisio.  Dezenas de caminhões estacionados, de vários países, pois no domingo, não podem circular.
Mais montanhas pela frente, e tuneis - San&Dan
Área de serviços no posto de combustível - San&Dan
Havíamos planejado entrar na Áustria, mas analisando distâncias e possibilidades, alteramos nosso curso para a Eslovênia, mais precisamente ao Lago Bled, onde há um fantástico camping às suas margens.  Pela manhã, compramos a Vignete de pedágio (15,00 para 07 dias), adesivamos no parabrisa,e lá fomos nós para este maravilhoso país.

Eslovênia: após o término da Segunda Guerra Mundial (1945), a Eslovênia, Croácia, Bósnia- Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Montenegro, uniram-se e formaram a República Socialista Federal da Iugoslávia. Em 1990, após realizar a primeira eleição multipartidária da República, a Eslovênia decidiu separar-se da Federação, sendo reconhecida pela União Européia em 1991, à qual aderiu em maio de 2004. A base da economia do pródigo país concentra-se na indústria, em especial produtos químicos, componentes de automóveis, produtos metálicos (incluindo veículos, tanques militares e motorhomes), aparelhos e utensílios elétricos, mobiliário e têxteis.  Recentemente, abriu-se também para o turismo, e proporciona atrativos para inverno e verão. Sua gastronomia é saborosa e diferenciada.
Lindas montanhas nevadas - San&Dan
Chegando na Eslovênia - San&Dan
Ponte sobre o rio Sava - San&Dan
Água límpida e gelaaaada - San&Dan

No parque de Kranjska Gora - San&Dan
Um pouco antes do meio-dia, chegamos ao Camping do Lago Bled, com dezenas de motorhomes, de muitos países já ali estacionados.  A estrutura do camping é exemplar: possui lavadoras e secadoras de roupas, restaurante, sorveteria, bar, alugam bicicletas, barcos,...  Suas instalações de sanitários, lava-louças, abastecimentos, internet em todas as áreas,... são elogiáveis.
Camping Bled - San&Dan
Sanitários modernos, aquecidos, tem até secador de cabelos (Dan dispensou!) - San&Dan
Duchas amplas - San&Dan
Estacionamos e fomos passear no lago, admirar sua beleza, sua cor, sua indescritível magia...
Lago Bled, igreja na ilha - San&Dan
As montanhas nevadas, o castelo de Bled (à direita, sobre o rochedo) - San&Dan
Estivemos aqui no ano passado (2018), quando prometemos repetir neste ano, para comemorar nossas Bodas de Turquesa (18 primaveras)... desejo perfeitamente cumprido! 
Água límpida, cores entre o turquesa e o azul  - San&Dan
Esta paisagem é mágica, de vários ângulos - San&Dan

O "ônibus" à remo, para ir até a ilha (motores são proibidos no lago) - San&Dan
Ficaremos aqui alguns dias. Até a próxima...

Dedicamos esta postagem aos padrinhos Sergio e Ju (Toledo), augurando que um dia (próximo), venham conhecer estas maravilhas.

Até breve!
Lago Bled - San&Dan

Um comentário:

Mauro & Silvana disse...

Parabéns pelos 18 anos de união .