Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 22 de março de 2018

Viagem Europa 2018 (parte 2)

Olá!
Nesta postagem, iniciamos chegando em Calatayud, numa área de serviços (estacionamento) bem perto do centro.
A origem da cidade é antiga, há restos de civilização celtíbero-romana, denominada Bílbilis, localizados a uns 4km da atual cidade.  No séc. VIII, os árabes tomaram cidade e construíram castelos e conjuntos de defesa.
Visitamos a Puerta de Terrer, a Fuente de Ocho Caños; Igreja de Santa Maria (fechada para restauro), com belíssima porta esculpida, datada de 1528, e a Igreja de San Juan (com obras de Goya, de 1766).

Puerta Terrer e fuente Ocho Caños - San&Dan
Igreja Santa Maria - San&Dan
Igreja San Juan - San&Dan
Cúpula com obras laterais de Goya - San&Dan
Lindo e imenso órgão - San&Dan
As torres das igrejas - San&Dan
As cegonhas - San&Dan
À tarde do domingo, seguimos para a próxima parada: a pequena Medinaceli, também bastante antiga. Ao nos aproximarmos, já na altitude de 1.200m, alguns "branquinhos" na grama já anunciavam neve, gelo e muito frio.  Sua origem é do século I, com o único arco romano, nestas dimensões, ainda preservado na Espanha. A cidade foi construida numa "meseta" sobre a montanha e os árabes a tomaram em 711.  Várias culturas deixaram históricas marcas na cidade. 
Embora com tudo fechado, caminhamos pela gélida cidadela, tiramos fotos, e voltamos para o motorhome, tomar um café para aquecer.
Arco romano em Medinaceli - San&Dan
Igreja - San&Dan
Neve no motor home! - San&Dan
Antiga igreja em Medinaceli - San&Dan
Plaza Mayor - San&Dan
Com a temperatura baixando bruscamente, decidimos seguir até Guadalajara, situada em zona mais baixa.  O parking é próximo ao centro e ao quartel de bombeiros.  Foi uma noite tranquila e fria...
Estacionamento em Guadalajara - San&Dan
Novo dia, e este, repleto de supresas.  Atravessamos os arredores de Madrid (trânsito intenso, filas, atenção total às placas e ao GPS).  Como já visitamos Madrid em viagens anteriores, decidimos ir até "El Escorial", pela proximidade, ainda que, sendo segunda feira, estaria fechado.  
Estacionamos em frente, com a neve já caindo em flocos grandes. Após várias fotos, um café forte e quente, seguimos viagem. 
El Escorial - San&Dan
Traçamos a rota para Salamanca, por uma estrada secundária e linda,  passando por Guadarrama, com a deslumbrante paisagem em tons de cinza. E muita neve caindo. Com a temperatura beirando os 0ºC, conseguimos escolher o mais encantador caminho...

Neve pela estrada - San&Dan
Mais neve - San&Dan
A serra no GPS - San&Dan
Pelas  15h, chegamos em Salamanca, no excelente Camping Regio (http://www.campingregio.com/); um dos mais completos da Espanha, com restaurante, boxes individuais, lava carros, lavanderia, secadora de roupas,.. 
Novo dia, usamos para colocar a "casa em ordem": lavar e  secar roupas, guardar e organizar comidas e utensílios, descansar,... enfim, um dia para atividades caseiras.
Camping Regio - San&Dan
Lavando e secando roupas - San&Dan
Delicioso jantar e um bom vinho - San&Dan
Na quarta feira, tomamos o ônibus urbano e fomos passear no centro. Finalmente conseguimos visitar a Universidad e Clerecía (em 2014 não conseguimos encaixar horários).  A visita é guiada, e conta com poucos horários durante o dia.
A Universidad Pontifícia está situada no antigo Colégio Real da Companhia de Jesus, do séc. XVII (primeira pedra em 1617).   Na época de sua construção, um bairro inteiro foi demolido para dar lugar a esta imensa obra.   No mesmo edifício, fica a Clerecía (igreja), com decoração barroca belíssima, adornos de ouro nos altares.
Linda construção com vidraças - San&Dan
Universidade Pontifícia Salamanca - San&Dan
Pátio interno da universidade - San&Dan
Pátio e torre da Clerecía - San&Dan
Altar principal da Clerecía - San&Dan
Saímos dali e fomos na casa das Conchas (biblioteca pública) em frente, pois em seu segundo pavimento teríamos melhor visual das torres da Universidad.

Torres da Universidade e Clerecía - San&Dan
Pátio da Casa das Conchas - San&Dan
Visitamos outras partes da cidade (estivemos aqui em 2014), caminhamos  pelo centro, Plaza Mayor, Mercado Público, e voltamos para o camping.

Torre da catedral ao longe - San&Dan
Prédio histórico em restauro - San&Dan
Passeando pela cidade...
Plaza Mayor em Salamanca - San&Dan
Durante a noite, esfriou muito, chegando a -3ºC! Pela manhã, tudo congelado: parabrisa, janelas, gramado, todas as torneiras  do camping e até as poças dágua remanescentes da última chuva.
Fomos com o motorhome até o supermercado completar a despensa e, na volta, pedimos um saboroso almoço no restaurante do hotel Regio: Lombo a la  Plancha, com Tortilla de Jamón e Papas Fritas. Adicionamos uma salada de cogumelos e azeitonas.  E, para beber, a deliciosa Cava Espanhola.  Enfim, merecemos...
Janela da cozinha, congelada! - San&Dan
Grupo de holandeses no camping - San&Dan
Para nossa surpresa, o camping recebeu um grupo de holandeses em viagem (uns 30 motorhomes e traileres).   Ficamos  obeservando a organização e integração deles.  As atividades são expostas em cartaz (dia e horário pontual); cada um escolhe onde quer se instalar e quais atividades quer participar. À tarde, aproveitaram o sol para jogar bocha em acirrada e alegre competição...
Holandeses - San&Dan
Amanhã seguiremos viagem.  Até logo!
Medinaceli - San&Dan

Nenhum comentário: