Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quarta-feira, 21 de março de 2018

Viagem Europa 2018 (parte 1)

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.
 
Olá!!
Durante um período "ancorados" em casa, não deixamos de planejar nossa próxima viagem pela Europa, agora maravilhosamente iniciada.
Assim como nos anos anteriores, todas as entradas financeiras passaram a ser direcionadas para a finalidade.  E, repetimos a Europa, porque há muito para visitar, conhecer, aprender e evoluir nossa cultura.
Viajando com o motorhome, sem pressa e com total liberdade de roteiros e tempos, em contato direto com os habitantes, com os sabores e cores locais, é um grande aprendizado, principalmente nas pequenas e históricas localidades.

Sempre ressaltamos alguns pontos que gostaríamos de visitar, mas nada "rígido", pois tudo depende da previsão meteorológica, das descobertas pelo caminho, das indicações de novos conhecidos e da liberdade oferecida pelo motor-home.

Voamos Foz do Iguaçu - Guarulhos - Barcelona; vôo bom, apesar de grande turbulência entre Foz e  GRU.  Novamente viajamos apenas com bagagens de mão, para facilitar a circulação (embarque, desembarque, riscos de extravio, etc.).
Decolando de Foz - San&Dan
Guarulhos - Barcelona - San&Dan
Na chegada em Barcelona, o nosso passaporte italiano novamente foi muito útil, pois logo estávamos a caminho do trem para Granollers, cidade onde retiraríamos o motor-home no dia seguinte.
Ficamos no Hotel Iris, com ótimo atendimento, boa ducha e descanso, depois de tantas horas de vôo.
No trem, a caminho de Granollers - San&Dan
Café da manhã Hotel Iris - San&Dan
Após o exemplar desjejum, às 9h seguimos de taxi para Autocaravanas Libertium, onde já nos aguardavam com um motorhome McLouis zero km!  Novíssimo! Ainda que menor que o do ano passado, é completo, com boa disposição dos espaços e equipamentos. E, com melhor manobrabilidade e dirigibilidade. 
Após todas as conferências, instruções e documentações, às 11h seguimos a um bom supermercado, para abastecer despensa.
Recebendo o motorhome - San&Dan
Reconhecendo tudo - San&Dan
No final da tarde, chegamos em uma simpática área de serviços na cidade de Cervera. Detalhes históricos estimam sua fundação em 1026! Esfriando bastante, fizemos um jantar básico e fomos usufruir de sua ampla cama de casal...
Área de Serviço em Cervera - San&Dan
Pela manhã, céu azul, sol e vento gelado. Fomos para a cidade, conhecer sua famosa Universidade (séc. XVIII). O passeio é guiado pelo Sr. Joan muito atencioso e conhecedor da história. O belo edifício possui uma grande coroa em sua fachada (para lembrar que foi o Rei Felipe V que a construiu), com linda fachada barroca. No interior, pátios semelhantes a claustros; e para coroar a visita, o "paraninfo" ou capela, com lindos detalhes e esculturas.
Antiga Farinera - San&Dan
Universidad Cervera (fachada principal) - San&Dan
Fachada interna da universidad - San&Dan
Pátio interno - San&Dan
Capela / Paraninfo - San&Dan
Após a visita à Universidade, Sr. Joan nos levou até a Igreja Santa Maria (séc. XII-XV), que estava preparada para um teatro alusivo à Paixão de Cristo, mas conseguimos visitá-la. É de estilo gótico catalão (mais simples), possui capelas e túmulos ao redor da nave.   No altar, a Virgem em um lindo baldaquim (este mais novo, de 1926).
Outra capela imponente, é a do Santíssimo Mistério: ali relatam que a igreja possuía um pedaço de madeira onde Jesus foi crucificado.  Tempos depois, o pedaço de madeira foi roubado, o ladrão encontrado, enforcado e sua cabeça pendurada em uma gaiola sobre a porta principal da igreja.

Igreja Santa Maria - San&Dan
Capela Santíssimo Mistério (baldaquim) - San&Dan
(
Pia batismal - San&Dan
Na saída da igreja, fomos à Paeria (prefeitura), com belas figuras caracterizando profissões e sentidos do corpo humano,..  suportando os balcões.   E logo chegamos à Calle de las Brujas: bastante lúgubre, mas revela uma festa alusiva anual, bastante visitada, com várias decorações relacionadas ao tema.
Paeria, um de seus balcões - San&Dan
Calle de las brujas - San&Dan
Panorâmica dos campos de Cervera - San&Dan
Cansados e começando a garoar, retornamos para o motorhome, lanchamos e fomos para a estrada.  Chegamos na área de serviços de Lleida (paga), mas estava fechada, apesar do guia impresso indicar que estaria aberto. Nem sempre as informações são corretas...
Seguimos então até Zaragoza (que já visitamos anteriormente), em grande posto de abastecimento (El Cisne). Dispõe de duchas, parking vigiado e, como ali abastecemos, não necessitamos pagar por estes serviços. 
Parada El Cisne - San&Dan
Novo dia fomos para a estrada novamente, mas isso fica para a próxima postagem.  Até Logo!
Pela estrada - San&Dan




Um comentário:

Lindomar Kreutzfeld disse...

Parabéns Sandra e Darlou!
Ainda nos falta a disponibilidade de tempo para nos aventurarmos por esse belo e vasto mundo do campismo a que vocês merecidamente estão se entregando e nos proporcionando viajar em sua companhia.
Por oportuno, gostaríamos de registrar que suas aventuras nos motivaram a adquirir o nosso Motor Home no final de 2017 e com o qual já iniciamos nossas aventuras como campistas.
Lindomar e Vilma