Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quarta-feira, 31 de maio de 2017

Viagem Europa 2017 - parte 15


Obs.: para ampliar as imagens, basta clicá-las.
 
Olá!
Como não conseguimos resolver o problema com o editor do blog, ainda não está exatamente como  gostaríamos...  Mas não deixamos de publicá-lo.

Chegamos ao Camping Los Pinos, na pequena Peñiscola. É um camping simpático, ótimo atendimento, dispõe de serviços (banheiros, duchas, lavanderia, área de jogos, restaurante), churrasqueira, piscina, wifi,  até local para lavar veículos!  Apesar de estar quase lotado (dezenas de países representados), é bastante silencioso e tranquilo.
Com o bom espaço em nossa vaga, começamos a organizar a "bagagem"de retorno (jogar fora alguns itens, selecionar outros,...).
Camping Los Pinos - San&Dan
Recepção - San&Dan
Imenso "bonsai" - San&Dan
Peñiscola é uma pequena cidade turística e histórica. Desde 718 d.C. era um reduto árabe, após 1233 pertenceu ao Rei Jaime I, depois cedida por permuta (por Jaime II) à Ordem dos Templários, os quais, em 1294 ergueram sua grande fortaleza (concluída em 1307). Foi construida sobre a enorme rocha que avança no Mediterrâneo, formando um istmo, sob normas medievais de engenharia militar.
Fortaleza (Peñiscola) - San&Dan
Domingo é dia de passear, e pela manhã, fomos passear na cidade (distante 2km). Deixamos o motorhome no parking del Puerto e começamos a subida até o Castelo, com curiosa visita temática (guias vestidos à caráter e encenando alguns acontecimentos).
Em 1411 Benedicto XIII (ou Papa Luna), transformou o Castelo em sede pontifícia, em meio ao Cisma do Ocidente. (Citamos sobre o Papado de Avignon e Cisma do Ocidente na Postagem 2).
Dentre os trabalhos pontificiais (paralelos aos Papas de Roma e de Pisa), ou seja, eram três os Papas ao mesmo tempo, emitiu ali Bulas Papais, escreveu vários livros e possuía grande biblioteca (para a época, escritos à mão), com mais de 2.000 livros incluindo Medicina e Astrologia. O Papa Luna faleceu em 1423, no castelo e está enterrado ali.

O grande conjunto fortificado ocupa toda a península, bastante completo, com pátio de armas, magnífico salão gótico, Casa Del’Agua, igreja, sala de conclaves, masmorras, dependências papais, vários terraços com ameias,... As dependências da cozinha abrigavam um forno para prática de alquimia médica.  Além de pequena capela, possui uma austera igreja dedicada a Virgem e aos Reis Magos.  Na parte exterior, em frente ao mar, estão os jardins, parque de artilharia,...
Começo da subida ao Castelo - San&Dan

Parte do Castelo - San&Dan
Curiosa cozinha - San&Dan
Guias vestidos à carater (Mestre e o Papa) - San&Dan
Lindas vistas (altura!) - San&Dan
Após o longo e lindo passeio pelo castelo estacionamos à beira-mar (com alguma dificuldade, pois este motorhome é muito grande) e fomos ao Restaurante Roca pedir uma “Dorada a la Plancha” com acompanhamentos, que levamos para saboreá-lo a bordo, tranquilos, acompanhados pelo belo visual azul esverdeado do Mediterrâneo.  Depois, retornamos para o camping Los Pinos, descansar, bom banho de piscina, colocar a “casa” em ordem...
Praia de Peñíscola - San&Dan
Estacionados - San&Dan
Na terça, fomos passear em Benicarló e Vinarós, mas as praias e campings ali não são tão agradáveis quanto Peñíscola.  Retornamos então para Peñíscola, estacionando com facilidade na beira mar (durante a semana), caminhamos pela areia, água verde esmeralda, muitas conchinhas pelo caminho,... 
Parking com linda vista - San&Dan
Mediterrâneo - San&Dan

No final da tarde, retornamos ao camping Los Pinos; onde ficaremos mais dois dias, lavando as roupas, descansando, aproveitando a piscina e organizando o roteiro de nossa última semana pela Europa.
Piscina camping Los Pinos - San&Dan
Parte Camping Los Pinos - San&Dan
A seguir, os mapas faltantes (até agora percorremos 5.300km):

Rocamadour-FR até Vitoria Gasteiz-ES (690km) - San&Dan

Vitoria Gasteiz até Peñiscola (1170km) - San&Dan

Até logo!
Mediterrâneo - San&Dan


Um comentário:

Denise Scheidt disse...

Lindinhos.... que delícia de viagem.
Estivemos em Peniscola 02 vezes. Muito bonito, agora quase muito ocupado. Em 1989 foi muito especial.
Beijos e disfrutem os dias de verão Mediterrâneo. Aqui muita chuva...
Beijos