quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Viagem novembro/2014 (parte 1)

Após um breve período de labuta (afinal, é preciso); estamos novamente na estrada. Adiamos a saída mais de uma vez, por motivos variados (chuva, compromissos, vendaval com queda de árvores, rotina médica...); mas finalmente conseguimos sair.

DSC05796 DSC05808 A

No início da viagem o voltímetro “enlouqueceu”, variando entre 9 e 15V e, após uns 15 km, confirmamos o problema na Auto Elétrica do posto Shell em Sede Alvorada.   Após aguardar a peça (original Bosh, de Cascavel) e concluir o serviço, saimos as 15h.

Como é rotineiro, a BR-163 (entre Cascavel e Realeza) está com trechos ruins, outros com obras, com o alto e contínuo trânsito de caminhões. Optamos por parar e pernoitar no Posto Stop em Realeza, com diesel a R$ 2,49/L, lanche com pão de queijo delicioso, ducha quente incluída... Uma chuva leve ajudou a dormir tranquilamente.

Pela manhã, nuvens e sol brincavam no céu, um dia bastante agradável. Almoçamos no supermercado Badotti em Xanxerê e dali seguimos para Treze Tílias.  Passeamos um pouco pela cidade; visitamos a igreja, conhecemos Augusto e Carlos (Florianópolis  e Rio de Janeiro), fornecemos algumas dicas e fomos para a Bierbaum, nosso “saboroso” estacionamento.

DSC05826 DSC05823

Passeamos mais um pouco pela bela cidade, até a noite. Após o banho, fomos jantar no Restaurante Edelweiss, ao lado da Bierbaum, onde reencontramos Augusto e Carlos, que aprovaram nossa indicação. O “Frango à Mona Lisa” com cerveja escura são insuperáveis...

DSC05832 DSC05835

DSC05838 DSC05836

Novo dia e rumamos para a Serra. Em Lages, abastecemos no posto Ampessan, diesel à R$ 2,55/L. Faltando uns 15km para chegarmos em S. Joaquim, ouvimos um ruido cadenciado em pneu traseiro. Um pino metálico enfiou-se no pneu traseiro interno. Rodamos até um borracheiro, onde consertou-o, enfiando um “espagueti”. Nunca antes havia furado pneu, nos onze anos bem rodados!

DSC05843 DSC05845

Como já passava das 17h, começava uma leve chuva e o céu indicava aguaceiro, pernoitamos na cidade. Durante a noite, os termômetros baixaram aos 6ºC e soubemos que na vizinha Urubici, a temperatura  chegou a 2ºC.  Após o café, seguimos para Bom Jardim da Serra, na intenção de descer a serra do Rio do Rastro.  Ao chegarmos no mirante, completamente fechado pela neblina, alguns motoqueiros chegavam para a descida, mas apenas ouvíamos os motores, não enxergávamos coisa alguma, tal a forte densidade do nevoeiro.

Resolvemos visitar o Rio do Rastro Eco Resort (do amigo Ivan) que continua paradisíaco como sempre. Fizemos algumas fotos e voltamos para o mirante; que continuava fechado pela neblina. Ainda no mirante, tomamos um saboroso café com empanadas no Mensageiro da Montanha e acessamos rapidamente a internet.

DSC05851 DSC05859

Às 11h, os motoqueiros já ansiosos (e nós também), resolvemos todos descer a serra e, para nossa alegria, após as primeiras curvas, estava aberta, até o final! Fotos lindas, a neblina subindo, as cachoeiras com bastante água, verdes de todos matizes. Uma das mais bonitas vezes que a percorremos...

DSC05867 DSC05869

DSC05872 DSC05866

DSC05880 DSC05886

Em Lauro Muller paramos para rápido almoço, e pouco tempo depois, chegamos ao Camping Termas de Gravatal. Lá, algumas barracas e um mhome. No dia seguinte, feriado, caminhamos, descansamos, fizemos algumas comidinhas saborosas. Fotografamos curiosas e bonitas flores.

DSC05898 DSC05897

DSC05901 DSC05902 DSC05903

DSC05909 DSC05910

Após dois dias, seguimos para a estrada, passando pela bela obra da ponte de Laguna, de engenharia fantástica, mas ainda falta muito para ser concluída.

DSC05917 DSC05921

Em Garopaba, abastecermos a despensa no supermercado Silveira, fomos para o camping Lagoamar. O Mar de um  azul tão lindo, a água transparente, poucas pessoas.  Até nos aventuramos a andar na nova bicicleta...

DSC05929 DSC05942

DSC05936 DSC05945

DSC05947 A DSC05948

Em Garopaba encontramos suiços e fizemos amizades com os pais do futuro Kalel. Fomos a Tubarão, visitar nossos amigos Nildo e Silvia. Depois do saboroso cafezinho, seguimos para o Balneário Rincão, onde alguns colegas do Rodamundo já estavam para o encontro de fim de ano.  Ficamos apenas dois dias com eles, tiramos algumas fotos da Lagoa e dos mhomes .

DSC05956 DSC05960

DSC05959 DSC05957

Novo dia, céu azul anil, seguimos para a Rota do Sol, estrada conhecida mas que sempre encanta pelas curvas, tons de verde, do céu com pinceladas de nuvens.

DSC05963 DSC05971

DSC05980 DSC05979

Logo chegávamos à Gramado. Camping praticamente lotado, conseguimos uma “vaguinha” ao lado da casa do Pedro e Vera. Lavamos roupas com um sol ótimo; passeamos um pouco pela cidade; fizemos café coletivo com os vizinhos...

No camping, um casal de gansos está cuidando de 11 patinhos órfãos, demonstrando um cuidado todo especial...

DSC05987 DSC05991

DSC05992 DSC05999

DSC05995 DSC05996

Nossa “vizinha” Vera, está fazendo deliciosos biscoitos de Natal, confeitados com carinha de Papai Noel, pinheirinho, sininho, botinhas...  Dá até “dó” de comer, mas quando sente-se o saboroso odor de mel...

Mais alguns poucos dias e seguiremos viagem, até breve...