Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


domingo, 1 de janeiro de 2012

Viagem dezembro/2011 (parte 3)

Olá! Continuamos o relato de nossa viagem, especificamente as festas de final de ano:

Estamos há duas semanas em Gramado.  Alguns dias ainda foram de sol e calor, e aproveitamos para passear bastante:

DSC06006  DSC06009

DSC06019  DSC06022

PC260340  PC260334

Na véspera de Natal, o calor e o céu azul se foram: chegaram neblina, garoa, frio... Recebemos e enviamos mensagens a vários amigos de longe que estão sempre perto: Nair e Humberto (Caxias do Sul), Sergio e Ju (Toledo), Anselmo e Mara (Penha), Sérgio e Cris (Toledo), Fábio e Izabel (Bento Gonçalves), além de alguns familiares.   À tarde descansamos, lemos, fiz “ponto cruz”, pois com garoa grossa e fria não conseguíamos sair.

IMG_4335 

A noite, as 21h fomos para o salão da igreja (alugado, ao lado do camping), onde realizamos uma ceia coletiva entre os campistas. Muitos estavam sozinhos (apenas o casal) e, como em outros anos, reunimo-nos para confraternizar este momento, formando uma “família de desconhecidos” cada vez mais unida.

DSC06012  DSC06014

Reuniram-se cerca de 50 pessoas, para a ceia deliciosa (arroz a grega, peru, chester, frango, saladas, frutas frescas e secas). Oramos, brindamos e recebemos suco de uva como presente. Ao nosso lado sentaram-se Luiz Tostes e Luiza, seus amigos “Bira” e esposa, Cidinha e Osvaldo (que aniversaria junto com Cristo!).  Foi bastante agradável e alegre este nosso encontro.

IMG_4331  IMG_4326

No dia de Natal, o tempo continuou chuvoso. Fomos até o mhome do Paulo e Vanda, colocar os assuntos em dia (viagens feitas, planos, roteiros, novidades,...). Voltamos para o mhome já passava do meio-dia, então fizemos apenas um lanchinho. Mais no final da tarde, Rui e Marlene (Novo Hamburgo) vieram nos visitar, sempre animados e dispostos.

Surpresa de Natal: recebemos dos vizinhos Stephan e Patrícia (barraca acoplada), um presente inusitado e maravilhoso: filé mignon!  Daí, um jantar memorável em nosso motor home, transformando tudo num belo strogonoff com arroz e salada, regado a champagne Húngara e bandeira do Tirol Austríaco (homenagem às suas origens)!!.

PC250332

Com eles, formamos uma família em nosso Natal (também estavam longe de seus entes queridos). Conversamos bastante, acabamos com a champanhe Húngara e com uma Argentina, não menos deliciosa… 

Na segunda, amanheceu um céu azul, sol e frio. Levamos as roupas para a lavanderia Siri, caminhamos, olhamos vitrines, compramos lembranças.

Almoçamos no restaurante Serra Grill (rua São Pedro, 567), por kg e livre; comida saborosa e variada, mas o atendimento dos garçons deixa a desejar. Caminhamos até a feira do produtor, compramos pão de aipim (mandioca). Voltamos para o camping, descansar.

Conversamos com Sr. Pedro (Safari, morador no camping) e com Sr. Ivo, que falou sobre as viagens que já fez à Europa de mhome. Fotos maravilhosas, dicas preciosas.

Passamos os dias indo à cidade (caminhada, vitrines, café, lojas de artesanato).

DSC06024  PC260341

Outro dia, Luiz e Luiza nos convidaram para passear em Nova Petrópolis, onde passamos o dia todo. Almoçamos no Plátanos (ótimo, Galeria do Imigrante); caminhamos pelo Parque Aldeia do Imigrante (casas antigas, museu, comidinhas); lanchamos na Padaria Petrópolis.

PC280343  PC280347

PC280352  PC280349

Vários colegas seguiram para a próxima etapa de suas viagens (praia, serra, casa); outros chegaram. O camping mantém-se quase lotado por estes dias.

Na quinta um belíssimo céu azul e o sol nos motivaram a fazer a faxina de final de ano, já que as previsões indicam chuva nos próximos dias. À tarde fomos com o Luiz e Luiza até a fábrica da Santo Inácio Motorhomes. Linha de produção limpa, organizada. Com a sequência da série de produção até o carro finalizado. A empresa está em férias coletivas, mas eles se revezam para atender aos clientes.

DSC06025  PC300364

Ao voltarmos para camping, conhecemos o Sr. Alfredo e Gilda (Rio de Janeiro), que viajam e acampam de Fusca (foram até para sul da Argentina e Deserto de Atacama!!).

No dia seguinte levamos um vinho ao Luiz Tostes, para comemorar a passagem de seu aniversário. Combinamos as atividades para a tarde e depois saímos a caminhar. Fomos a pé pelo caminho da Santinha até o Supermercado Rissul, almoçamos, compramos umas coisinhas, e continuamos a pé até o centro da cidade, longa jornada.

Resolvemos algumas pendências e voltamos para camping. À tardinha, os amigos vieram nos buscar para passearmos em Canela. A cidade está bem linda, colorida. Fomos à confeitaria Gisele (desta vez com atendimento pouco confuso); visitamos a igreja de pedra (e recebemos a bênção final da missa); fomos na loja Mãos do Mundo ver as novidades e comprar umas coisinhas.

PC300373  PC300378

Depois voltamos para Gramado, para jantarmos no restaurante Divino (na Borges de Medeiros, ao lado do Palácio dos Festivais). O atendimento não foi melhor porque, aparentemente, haviam poucos garçons para muitos clientes.

Pedimos filé mignon recheado ao molho e uma salada, acompanhados de um bom vinho Chardonay. Tudo estava delicioso; mas claro, em função da localização e do alto padrão, o preço é proporcionalmente elevado.

PC300380

Depois fomos comer a sobremesa no Chocolates Caracol (trufas recheadas com licor!) e caminhamos até a imensa árvore (ao lado da rodoviária). Esta é a primeira vez, neste Natal, que estamos saindo a noite. Gramado fica belíssima com a iluminação natalina.

PC300382

No último dia do ano, reunimo-nos no mhome da Luiza e Luiz para fazermos um peixe ensopado, acompanhado de arroz e salada. Foi uma bela “ceia” no almoço.... acompanhada de espumante Salton.

PC310386

Os vizinhos (Dolores e Alcir), nos presentearam com biscoitos de natal (decorados coloridos), deliciosos, e feitos por eles no trailer...

À noite, preparei uma lentilha, com arroz para a nossa ceia. Depois caminhamos um pouco, mas estava muito frio e voltamos para mhome, esperar o Ano Novo chegar.

Que este ano de  2012  nos traga viagens ótimas, estradas sem problemas, excelentes amizades, reencontros saudáveis, paisagens e lugares encantadores.   Que tenhamos saúde, paz, energia, fé, boa vontade, esperança, sabedoria, paciência, carinho, amor.

E que consigamos levar conosco todos os nossos queridos amigos em nossas viagens, mesmo que na memória, com relatos e imagens.

Abraços e até breve.

PC300371

6 comentários:

Gracita disse...

Que legal dividir com gente querida momentos tão especiais... Bjs nos dois

Anônimo disse...

Prezados:
Gostaria de parabeniza-los mais uma vez pela descrição detalhada e belas fotografias que nos fazem sonhar e viajar com vocês. O valor disto como diz a propaganda do cartão, não tem preço. Estarei envolvido este ano com a realização de um sonho, a construção de uma morada com garagem para o MH e posteriormente finalmente, reunir coragem para pendurar as chuteiras profissionalmente e aí realizar as viagens tão almejadas. Um feliz 2012 para vocês, com muita SAÚDE, PAZ E BELOS CAMINHOS.
José Leotti.-

wolber1 disse...

Mais uma vez lendo e acompanhano o blog de vc e viajando em seus ricos relatos. Cuto de montão cada detalhe que vcs citam, um veradeiro manual de quem pretende levar essa tb essa "vidinha boa" no futuro. Desejo a vcs um prospero ano novo, e que esse 2012 seja repleto de saúde e realizações. Um forte abraço. Wolber-Goiânia-GO

Debora Cristina da Silva disse...

OLá amigos.
Desejamos a vocês um 2012 com muitas viagens. Com segurança na estrada, alegrias para o casal e que tenham sempre muitas histórias legais para compartilhar. Adoro ver o blog de vocês.
Estamos no RN, depois de voar para casa e passar o Natal e Ano Novo com as crias. O sangue cigano já estava chamando para continuarmos viajando.
Planejamos chegar para abril, no encontro de Santa Helena. Quem sabe lá nos encontraremos. Um abraço carinhoso. Arno e Débora

Anônimo disse...

ola, gostei muito do blog paravens vi o motorhome em rio branco uruguai hoje nos freeshops jejeje facendo umas comprinhas continuem adiante facendo esas belezas de viajems
jorge - uruguay

Sandra disse...

Olá Jorge
Agradecemos pela visita, hoje estamos em Paysandu, muito calor.
Hasta Luego!
San&Dan