Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Viagem dezembro/2011 e janeiro/2012 (FINAL)

Olá! Postamos agora a parte final de nossa viagem:

Nas Termas de Arapey (Uruguay), o final de semana foi bastante agitado e barulhento. No domingo, desde cedo, começou a chegar gente, de toda forma possível (carro, moto, bicicleta, ônibus, caminhão,.. até em trailer para cavalos). O barulho era quase insuportável. Nosso vizinho suíço foi embora:

DSC06121

À tarde levamos as cadeiras para perto da piscina coberta, em silêncio, sombra e uma leve brisa, onde ficamos lendo por algumas horas.

Na segunda-feira o camping ficou quase vazio. Alguns barulhos ainda ocorriam, mas a administração e a Polícia tem agido rapidamente (se não reclamar, fazem nada...).

Fizemos algumas comidinhas saborosas: churrasco; bruschettas (receita da prima Suzy), tudo na churrasqueirinha de fogão. Pedimos uma merluza com fritas no restaurante Paradise.

DSC06124  

Muitíssimo calor, não lembramos de termos viajado ou acampado com tal calor. Conseguíamos ir às piscinas pela manhã (até às 9h) ou após as 20h. Ficamos mais dois dias e decidimos iniciar o retorno para o Brasil.

P1170442

Analisamos algumas estradas, pedimos informações, e a rota que pode ser usada sem receio é a de Bella Unión – Barra do Quaraí. As demais estão com buracos ou estavam em obras e agora com crateras.

DSC06129  DSC06133

Chegamos em Uruguaiana as 11:30h, e fomos direto no supermercado Big, comprar comidas prontas e almoçar no mhome. Abastecemos e seguimos pela BR-290, que está em bom estado de conservação, com muitos carros argentinos indo e vindo.

Repentinamente ouvimos um barulho estranho e forte: dois jatos da FAB nos sobrevoaram fazendo manobras! (primeira surpresa).

Com o calor aumentando, pensávamos onde poderíamos parar e descansar um pouco.

Então ocorrem aquelas “iluminações divinas”, ou “uma janela se abre”, e acontecem fatos que apenas as pessoas que já receberam estes “sinais” sabem identificar.

Quando estávamos a uns quinhentos metros do trevo de Alegrete-RS outra surpresa: vimos DOIS motor-homes entrando na cidade, em sentido contrário! Não tivemos dúvida, entramos atrás deles! Talvez pudessem informar onde descansar ou até pernoitar.

Daí a terceira surpresa do dia: Eram nossos colegas de Curitiba (Só Trailer): Célia e Douglas (mhome F-4000); Mariene e Pedro Ivo (mhome Itapuã). Estes, chegando em Alegrete para o evento em que seu filho (Coronel) assumiria o posto de comandante.

Recebemos o convite tentador de pernoitar com eles e decidimos ficar. Entramos na Vila Militar (segurança total), estacionamos e esperamos o calor diminuir, algo que aconteceu após as 21h...

Nas conversas de toldo, que se fala de tudo e de todos, descobrimos mais proximidades: os pais de Dan e Mariene, já falecidos, atuaram na mesma época e com função semelhante no Exército, devem ter feito curso de formação juntos... Mundo pequeno este de mhome, não é?

DSC06136  DSC06135  

Apesar do calor conseguimos descansar bem, e resolvemos sair cedo. Fizemos uma breve parada em Rosário do Sul e continuamos seguindo para Santa Maria. Curiosamente, o nosso GPS não encontrou Santa Maria-RS e foi bem complicado de nos “acharmos” na cidade.

Chegamos as 11h, telefonamos para os colegas Dioclecio e Beatriz (mhome Itapoã), e tivemos sorte: já haviam retornado do litoral. Com algumas dicas telefônicas conseguimos chegar à casa deles.

Conversamos, colocamos assuntos em dia, estacionamos o mhome, montamos quebra-cabeça; à tardinha, chegaram os filhos e netos e fizeram um gostoso churrasco.

DSC06139

No dia seguinte, lavei camisetas, e fiquei surpresa ao ver que o sabão em barra (no baú do mhome): estava derretido!, tal foi o calor dos últimos dias... Almoçamos no restaurante de Sest/Senat – Via Gastronômica, por kg, muito saboroso. A tarde, todos continuamos a montagem do quebra-cabeças (1.000 peças) e uma leve chuva refrescou um pouco.

No sábado saímos cedo, paramos para abastecer do posto Maxi (ao lado do Maxi Atacado), combustível, atendimento e preço muito bons.

Paramos para almoçar em Panambi-RS, e após analisar mapas, rumamos para Passo Fundo. No caminho uma chuvarada nos pegou,  com vento e algum granizo fino.

A chegada em Passo Fundo foi um pouco conturbada: algumas ruas estavam interrompidas, o que causou um grande e confuso congestionamento na avenida central. Após muita paciência e tentativas, conseguimos chegar na Igreja Luterana (IECLB).

O Pastor José Manoel nos atendeu e, após apresentarmos nossas “credenciais” de luteranos e autorizações da diretoria (via telefone),  conseguimos estacionar, com pequena doação para a igreja.

Tomamos um banho e a chuva que começava a cair ajudou a refrescar. Telefonamos para prima Elaine, que nos levou até sua casa, conversamos, comemos uma pizza e voltamos para mhome.

Dia seguinte, após o culto matutino, fomos até a casa do Miguel e Marinete para conversarmos sobre antiguidades. Serviram um saboroso almoço (o regime já era...), apreciamos um bom espumante, e depois voltamos para mhome, para seguirmos viagem.

Abastecemos no posto Escola Branca (combustível e preço muito bons). Pensamos em ficar em Erechim-RS, mas a estrada estava com pouco movimento e, como escurece tarde, fomos até Piratuba-SC, onde tínhamos a certeza do camping.

A noite foi até tranqüila. Pela manhã fizemos aquela faxina no mhome, colocamos algumas coisas no sol, degelamos geladeira. Para o almoço, fiz macarrão e molho com a Carne de Sol (dessalgada e desfiada) da Vapza, que não precisou de sal adicional.

Mais tarde fomos na padaria SüdAndre comer um gostoso bolo, tomar um ótimo cafezinho com a Miriam. Voltamos para o mhome e fomos nas banheiras individuais. Com muito público evitamos utilizar as piscinas.

Ficamos mais um dia e seguimos viagem. Paramos no Posto Mime (antes de Concórdia-SC), e fica a dica: cuidado com o troco, confira sempre! A moça do caixa novamente digitou errado (já ocorreu na viagem anterior) e Dan precisou comprovar que ela não havia devolvido o troco corretamente (imaginamos que não fez por dolo, mas fez).

Continuamos seguindo para o norte. Almoçamos em Xanxerê no supermercado Badotti, acessamos internet e às 14h saímos. Muito trânsito de caminhões e carros neste trecho.

Em Vitorino-PR, fizemos a troca de óleo do Iveco (Concessionária Possoli)e pernoitamos em Francisco Beltrão-PR. No dia seguinte, chegamos em casa.

2011 dez

Foram 61 dias de viagem, dos quais apenas 09 no Uruguay. Rodamos 4.677 km (3.777km no Brasil e 900km no Uruguay).  Uma viagem bastante econômica, apenas R$ 97,00/dia; consideramos tudo, desde a saída de casa até o retorno (combustível, pedágios, alimentação, restaurantes, camping, sorvetes, lavanderia, manutenção, presentes, etc.).

DSC06122 

Não incluimos a despesa pela troca do compressor da geladeira, pois não é exclusivo desta viagem. Queremos ressaltar o bom funcionamento da geladeira com o compressor Danfoss, instalado pela Refrináutica – Porto Alegre.  Apesar do calor intenso que suportamos; alguns dias com 42ºC na sombra, ela resfriou e gelou  muito bem. Agradecemos aos colegas Paulo e Vanda pela ótima dica e ao Arthur (Refrináutica) pelo elogiável trabalho. 

Como fazemos sempre, queremos agradecer e lembrar de algumas pessoas especiais:

- Aos queridos companheiros do G7, já estamos com saudade de nossos encontros, tomara que possamos em breve nos reunir novamente;

- Danilo e Anastácia (Concórdia), Heinz e Elrita (Rio do Sul), Wilson e Dorli (Indaial), Paulo e Vanda (Porto Alegre), Pedro Ribeiro e Bia (Gramado), Mariene e Pedro Ivo (Curitiba/Alegrete), Célia e Douglas (Curitiba/Alegrete), Dioclecio e Beatriz (Santa Maria), Elaine e Elemar (Passo Fundo), Miguel e Marinete (Passo Fundo),…   Agradecemos pela acolhida, receptividade, bate-papo, auxílio, comidinhas, atenção;

028 Indaial

- Luiz Tostes e Luiza, que Deus continue iluminando vossos caminhos, que os mantenham com a disposição e alegria para viajarem sempre e que consigamos retribuir toda atenção que nos ofereceram;

189 N Petropolis

- Suzy e Kau, vocês sabem que moram em nosso coração, esperamos que em breve venham nos visitar, ou nós iremos de novo! ;

318 S. Santana

- A todos os que nos atenderam e/ou receberam bem: Camping Gramado, Camping Lagoamar em Garopaba, Camping Molhes da Barra em Laguna, Camping Termas do Gravatal, Camping Thermas de Arapey, Camping de Guaviyu, Camping Termas de Piratuba, Iate Clube Guaíba, Restaurante Olimpya (Canela-RS), e tantos outros;

- A Deus, que sempre nos conduziu pelos melhores caminhos e apresentou pessoas agradáveis e roteiros lindos. Nesta viagem, ainda mais presente, Êle nos mostrou até os dias e locais para seguir, sair logo ou ficar mais um pouco.. .

Estamos planejando alguns roteiros e destinos novos. Que em breve possamos viajar novamente e contar à vocês nossos passeios e dicas.

Abraços e Até logo!

San&Dan

237 Uruguay

7 comentários:

Familia Silva disse...

Legal, então encontraram o Douglas na estrada, gente fina ele, tive o prazer de conhece-lo lá na Só Trailers. Bela viagem.

Abraços, Familia Silva

Gracita disse...

O mês de janeiro é tumultuado em qualquer lugar, não tem jeito.
Pena que não lembraram das termas de 3 arroyos pertinho de Erechim, vcs gostariam de lá. Saudades. Nos encontraremos em Santa Helena? Bjo nos dois e boa estrada, sempre!

Mari disse...

oi amigos, gostamos muito do seu blog, e gostariamos de saber sobre a placa fotovoltaica, pretendemos instalar 2 em nosso motorhome e não temos experiencia nenhuma sobre o assunto,provavelmente estaremos em Sta.Helena agora em Abril/12 pela primeira vez e então nos encontraremos lá. Abraços de Sergio e Mari.

Sandra disse...

Olá Mari e Sergio! Obrigados pela visita. Ainda estamos nos programando para ver se conseguimos ir à Santa Helena (tão perto de casa).
Se quiser, envie seu e-mail que posso mandar mais informações e dicas.
Abraços; San&Dan

Viagens,Aventura,Expedição disse...

Ola , Darlou, bela viagem, sucesso para voce, grande abraço,Erico Ligia

Helder e Leticia disse...

Olá

A Habilitação D é pensando num motor home futuramente sim. Por enquanto vamos reformar o trailer que foi praticamente abandonado pelo antigo dono. Vou fazer alguns ajustes no Carnaval, e nas Férias de Julho. Acredito que deve estar pronto em Janeiro/2013. Obrigado pela disponibilidade. Qualquer dúvida em mando um e-mail.

Abraço para vcs!

Helder, Leticia e Lorenzo.

Anônimo disse...

Olá Sandra e Darlou, tudo bem? sou Marcia de Rio do Sul, SC amei a viagem de vcs, este ano estou comprando o meu primeiro motor home, e estou colhendo varias informações sobre viagens, roteiros, dicas de como usar o motorhome, e quero conhecer casais como vcs que fazem viagens maravilhosas como esta, li aqui no blog que vcs tem um casal de amigos aqui de Rio do Sul, passa meu email pra eles , já começo a fazer amizade aqui mesmo, derepente eu até já os conheço, meu email é apatimarcia@hotmail.com obrigado por partilhar esta alegria conosco, pra quem sonha é um grande incentivo, que DEUS abençõe todas as suas viagens,vou estar ainda sem motorhome no encontro em Indaial no mês de Maio 2012,mas até final do ano já estarei com minha casa rodante se DEUS permitir, abraços de Marcia e Vilma.