Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Viagem novembro/dezembro (2021) - parte 01

 Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right.

Olá!

Após um curto período em casa (Toledo - PR), empreendemos viagem pela região sul. Seguimos pela BR-163, que está sendo duplicada,  mas com boa parte ainda em condições ruins, situação agravada pelo alto número de caminhões e carretas que trafegam neste período de escoamento de safras.

Alguns locais já são pontos estratégicos de parada rápida, como o Supermercado Badotti (Xanxerê-SC), que tem bons preços e atendimento; o Posto do Gringo (Erval Velho-SC), onde sempre atendem muito bem, tem restaurante para almoço e também, a loja Havan, em Lages-SC, que está permitindo  estacionamento para pernoite (mas não tem disponibilidade de energia elétrica, nem de água, nem descarte de esgoto, não pode abrir toldo, colocar cadeiras externas ou fazer "churrasquinho"!) É apenas um estacionamento seguro para passar a noite.  Evitem quaisquer marcas deixadas, seja água, papeis, etc.. Aproveitemos a boa vontade desta rede que existe em quase todo o território nacional.

Estacionamento na Havan Lages-SC - San&Dan

Novo dia, já chegávamos na região da Serra de Santa Catarina e, em São Joaquim, uma pequena parada para fazer e tomar um café (com grande dificuldade para estacionar, pois não há vagas e com várias placas proibitivas).

Parada no mirante dos pinheiros (São Joaquim-SC) - San&Dan

Uma selfie para lembrar... - San&Dan

Pintura do boneco de neve em São Joaquim-SC - San&Dan

A bela cascata, ao lado da rodovia - San&Dan

Em seguida, visitamos nosso querido amigo Ivan, em seu pequeno pedaço de paraíso (Rio do Rastro Eco Resort  -  www.riodorastro.com.br). O clima estava frio e com garoa forte, mas ainda assim, a paisagem e os detalhes encantam os olhos.  Ali tudo já está sendo preparado para o Natal, com graciosos enfeites.

Reforçando a informação de postagem anterior:  O Eco Resort NÃO ACEITA MOTORHOME, apenas hospedagem nos chalés e nós apenas visitamos o estimado amigo e seguimos viagem. 

Vista de parte do Eco Resort Rio do Rastro - San&Dan

A bela paisagem serrana - San&Dan

Nosso dileto amigo com o Dan - San&Dan

O restaurante, lindo como sempre - San&Dan

Aproveitamos o clima do local para saborear truta no restaurante do hotel (sob reserva antecipada); além de um agradável vinho Guardião (produzido em sua homenagem). Desejamos que Deus continue iluminando este querido amigo e sua abençoada propriedade.

Roda d'água e ponte fazem belo cenário - San&Dan

O novo espaço do restaurante, sobre o lago - San&Dan

As lhamas do Resort estão bem adaptadas - San&Dan

No sábado pela manhã, apreciamos o nascer do sol no mirante da Serra do Rio do Rastro e, em seguida, descemos as serpenteadas curvas.  Lindas como sempre e com pouco movimento (antes das 7h da manhã).

Parada no Mirante do Rio do Rastro - San&Dan
A vista de cima do mirante - San&Dan

Começando a descida, as curvas já se apresentam - San&Dan
A neblina compõem boas imagens também - San&Dan
Ao longe, se avistam mais curvas - San&Dan
O "dedo" de rocha - San&Dan
Uma das muitas cascatas ao longo da rodovia - San&Dan
Nas montanhas, mais cachoeiras - San&Dan

 Uma parada em Lauro Muller-SC para cafezinho e seguimos para a BR-101.  Abastecemos no posto Sym Camarão (perto de Laguna-SC) e seguimos para nosso "refúgio": o Camping Lagoamar em Garopaba-SC (https://lagoamar.com.br/). Lá havia uns 20 equipamentos (motorhomes, trailer, barracas).  Encontramos um bom local e nos acomodamos.

Reencontramos alguns amigos (Paulo e Nina, Nestor e Andreia,...), à tardinha vimos João Pedro (o pequeno surfista, agora já com 5 anos!) e caminhamos pelo camping e pela praia. 

Camping Lagoamar, ainda haviam muitas vagas - San&Dan

Linda placa de orientação das praias - San&Dan

Nosso acampamento e vizinhos - San&Dan

No domingo, após o belo nascer de sol, começamos a lavar roupas, limpar o motorhome e organizar a "casinha".  À tarde, conseguimos ordenar as fotos e ler (trouxemos bons livros).  Em nossa permanência, tivemos sorte com o tempo, praticamente todos os dias com sol, por vezes apenas uma chuvinha no final da tarde.

Além de rever alguns amigos, conhecemos novos companheiros campistas, dentre eles, o Marcos e Lucélia, Fabio e Viviane,... vindos de diversas cidades do Brasil e do Uruguai. 

Sol, céu azul, mar, praia cheia - San&Dan

Vista do mar, desde o camping... - San&Dan

Mais um lindo dia em Garopaba - San&Dan

Noutro dia, "gradearam" a areia, para nivelá-la... - San&Dan

Chegada a hora de seguir para o próximo destino, fomos buscar solução para um pequeno problema dentário do Dan.

E aqui, queremos fazer um grande elogio ao cirurgião dentista, Dr. Bill F. Brodbeck, que atendeu  prontamente o Dan, com ótimo equipamentos e conhecimento. Seu consultório fica no Campo d'Una, ainda em Garopaba, em frente ao novo Supermercado Silveira. 

Seguimos pela BR-101 para o norte, mas fica para a próxima postagem. 

Até breve! 

Linda lua em Garopaba - San&Dan



5 comentários:

Nayara disse...

Meus caros!
Sentia falta já de vocês.
Que bom vê-los novamente.
Senti uma energia maravilhosa com essa viagem narrada. Que paz pude sentir!
Obrigada por compartilharem com a gente um pouco dessas aventuras.
Leitura, quietude, natureza, companhia em dupla (e eventualmente amigos), que maravilha de jornada!!! Que energia boa.
Que vocês continuem desfrutando. Até a próxima parada!
Um grande abraço.

Anne and Bob Finch disse...

Hullo to you both from Australia. Loved this newsletter what beautiful places you visited. We have been stuck for two years now in Australia with our truck Iszy parked in a paddock near Seattle. Maybe April 2022???
Do you still have your Motorhome in Europe?
Have a very Merry Christmas.
PS we met you at Iguacu Falls.

Marcos disse...

Boa tarde Dan e Sandra, o blog é um verdadeiro e detalhado guia para quem vai percorrer o mesmo caminho, com muitas dicas valiosas. Ficamos muito felizes de sermos lembrados na postagem. Continuaremos acompanhando. Abraços Marcos e Lucélia.

Marcos disse...

Boa tarde senhor Dan e Sandra. Descrição muito valiosa para aqueles que vão percorrer os mesmos caminhos, muitas dicas importantes para os viajantes. Ficamos muito felizes em sermos lembrados no blog. Continuaremos acompanhando. Abraços Marcos e Lucélia.

Unknown disse...

Que bela e suave rota. Bom passeio.