Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Viagem janeiro/fevereiro 2021 (parte 01)

Olá! 

Após um ano bastante atípico (poucas viagens, raro contato com outras pessoas, nenhum convívio social ou encontro com amigos, proibidas viagens internacionais, mudança total de hábitos...), 2021 começou com esperanças renovadas com a iminência de uma vacina e a pesquisa para possíveis tratamentos eficientes contra este vírus que tem atingido todo o planeta.

Novamente, procuramos nos informar sobre os protocolos preventivos de cada cidade ou região a ser visitada,  além de continuar cumprindo as normas exigidas desde o início: usar máscara (que cubra nariz e boca), lavar frequentemente e muito bem as mãos, usar álcool em gel, manter distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas, não promover nem participar de aglomerações (isso inclui festinhas, jantares, "baladas", reuniões, etc.).

Mas esta viagem teve uma variante: decidimos levar junto um Fusca, para poder ter liberdade em passeios mais distantes, visitar locais de difícil acesso. Ele ganhou, de uma madrinha, um nome alusivo a sua cor: Olivo. Em parte da viagem ele foi rebocado e, em outros trechos, desengatávamos e a San dirigia (serra com subidas muito acentuadas, rodovias em péssimas condições,...).

Preparando o Olivo (Fusca 1969 impecável) para a aventura - San&Dan

Saímos de Toledo-PR e seguimos pela BR-163 (Capitão Leônidas Marques-PR, ainda com trechos ruins por conta das obras), passando por Francisco Beltrão-PR e chegando em São Lourenço do Oeste-SC para pernoitar.

O conjunto motorhome (Benedetto) e o Fusca (Olivo) - San&Dan

Novo dia e desengatamos o Fusca, pois de São Lourenço até Xanxerê-SC há vários trechos de serra, além de mais de 60 lombadas (!).  Acoplamos novamente em Xanxerê-SC e assim foi até Campestre da Serra-RS.

San dirige o Olivo, aguardando fila de obras - San&Dan

Benedetto e Olivo, um belo par  - San&Dan

Seguimos por Lages-SC, Vacaria-RS e paramos para pernoite em Campestre da Serra-RS.  Tivemos sorte, pois a chuvarada forte vinha somente quando estacionávamos para almoçar ou pernoitar.

Dia seguinte, frio e neblina, desengatamos o Fusca para passar pela sinuosa serra de São Marcos-RS, e assim, fomos até a chegada no camping de Gramado-RS (930km). Bem estacionados, abrimos toldo, limpamos e secamos Fusca e motorhome;  a chuva da tarde ajudou a descansar e nos organizarmos para o dia seguinte. 

Estacionados no camping Gramado - San&Dan

Pela manhã, céu azul, fomos começar nosso passeio com o Fusca: iniciamos pelo Lago Negro, caminhada com fotos, alguns patos com filhotes e, ao lado a Aldeia Alemã com uma curiosa torre da Rapunzel.

Parada para foto - San&Dan

O belo Lago Negro - San&Dan

No Lago Negro - San&Dan

A pata com seus filhotes - San&Dan

Lago Negro e as hortênsias - San&Dan

Final da florada das hortênsias - San&Dan

Vila Alemã, Torre da Rapunzel - San&Dan

San e Olaf  - San&Dan

Visitamos o Mini Mundo (fizemos este passeio há quase 20 anos), foi maravilhoso, as reproduções são perfeitas: castelos, igrejas, casas, estações de trem; lembramos de locais visitados na Alemanha, França, Brasil, Argentina.

Museu paulista e jardins da independência - San&Dan

Jardim Botânico de Curitiba - San&Dan

Palácio do príncipe de Mônaco - San&Dan

Usina do Gasômetro Porto Alegre - San&Dan

Porta de Holstentor (Lübeck-Alemanha) - San&Dan

Igreja Wassen (DE), Castelo Kaub (na água), Igreja de Ouro Preto - San&Dan

Prefeitura de Freiburg (DE), Muralha de Dinkelsbühl (DE), Igreja Stuttgard-Berg - San&Dan

Fomos na feira do produtor (ao lado da rodoviária), compramos pão de milho, cuca alemã, salame sem toucinho, doces de figo e pêra,... delícias.  Almoçamos a bordo e aproveitamos a chuva da tarde para organizar as fotos. 

Novo dia e, com o sol aparecendo, fomos passear na Linha Bonita, uns 40km de percurso, parte asfaltado.  Passamos por lindas paisagens, casas antigas, produtos coloniais, museus, moinhos, ervateiras.  Infelizmente, ainda não estão preparados para os turistas, a maioria somente atende quando há agenda do ônibus turismo. Vimos muitos outros veículos passeando, querendo visitar e adquirir produtos, mas com o mesmo empecilho.

Pela estrada, lindas paisagens - San&Dan

 

Casa Centenária - San&Dan

Velho casarão Vicenzo Marcon - San&Dan

Máquinas de costura (acervo Marcon) - San&Dan

Carroça e outras peças no casarão - San&Dan
 
Moinho Cavichion (fechado) - San&Dan

Visitamos o Museu Fioreze, a família mora no local há mais de 100 anos (!), além do acervo de peças, dispõe de venda de licores, vinho e mel (delicioso Cointreau).  Estavam fazendo doce de figos, ajudados pela netinha. 

Radiolas, vitrolas - Museu Fioreze - San&Dan

Máquinas de costura, ferros de passar, moedores de grãos - San&Dan

Lambretas e motos, Museu Fioreze - San&Dan

Fazendo doce de figos - San&Dan

Na sexta-feira, fomos para Três Coroas-RS (70km, ida e volta) na tentativa de visitar o Templo Budista (noutra vez estava fechado).  Infelizmente, demos com a cara no portão novamente: está fechado para visitas pois alegam perigo de contaminação (após horas de espera). Mas entraram vários veículos de mantimentos (supermercado, padaria, fruteira)  no local.  Não sabem que o vírus pode vir num pacote de alimento não higienizado? nos entregadores?   Ficamos muito frustrados e desapontados, principalmente pela falta de informação e de respeito para com o visitante, pois vários outros veículos também estavam esperando pelo horário de abertura citado no cartaz.

Estradas de interior, lindas... - San&Dan

Portão fechado, com o cartaz do horário de visitação ! - San&Dan

Dragão decorativo - San&Dan

Voltamos para Gramado-RS, organizamos motorhome, conversamos com os vizinhos novos (Egorn e Thaysa, de Curitiba), fomos ao lago dar comida para os patos. 

Pórtico de Gramado-RS - San&Dan

Dando comida aos patos, no lago do camping - San&Dan

Uma boa dupla: Kombi e reboque-kombi - San&Dan

No sábado, fomos passear em um local com nome inusitado: Passo do Inferno.  Fica no interior de Canela-RS, 17km de estradinha bem ruim, mas chegamos à ponte metálica e sua linda cachoeira.   Ao lado, há um parque (da Cachoeira), onde paga-se uma taxa e se pode passar o dia, caminhadas, trilhas, piquenique, restaurante. 

Estrada  para Passo do Inferno - San&Dan

A curva do rio lá embaixo - San&Dan


Pose para foto - San&Dan

Ponte de ferro do Passo do Inferno - San&Dan

Passo do Inferno, bela cachoeira - San&Dan

Registrando o momento - San&Dan

Depois fomos para Canela-RS, ao restaurante Olímpia, conferindo os cuidados do pessoal (luvas, álcool gel, distanciamento), ali almoçamos (álcool nos pratos e talheres, luvas e cuidado).  A comida estava maravilhosa como sempre. Parabéns ao Sr. Henrique e equipe.  Passeamos um pouco pela cidade e voltamos para o camping.

Igreja de Pedra - Canela-RS - San&Dan

Locomotiva (loja e restaurante) - San&Dan

Loja Mãos do Mundo, linda - San&Dan

Detalhes das mesas, Mãos do Mundo - San&Dan

No domingo descansamos (!): lavamos roupas, limpamos a casa, fizemos um churrasquinho,...

Na segunda fomos passear no Vale do Quilombo, mas não tem tantos atrativos como na Linha Bonita.

Antiga Igreja luterana do Quilombo - San&Dan

E a católica do Quilombo - San&Dan

A estradinha, serpenteando - San&Dan

Paisagem rural, tranquila - San&Dan

Primeira igreja (madeira) do Quilombo - San&Dan

Voltamos para Canela-RS e visitamos o museu egípcio, bastante detalhado, algumas peças originais mas a maioria em perfeita reprodução. Dentre centenas de objetos, as curiosas tumbas do Faraó, que eram colocadas uma dentro da outra. No caminho, vimos um museu de antigos caminhões, mas os valores assustaram, deixamos para a próxima vez. 

Museu egípcio de Canela-RS - San&Dan

As três tumbas do faraó  - San&Dan

Réplica de  "biga" - San&Dan

Veneravam os barcos, arcas - San&Dan

Papiros, multicoloridos - San&Dan

O Faraó contente! - San&Dan

Comparando o tamanho - San&Dan

Na terça, fizemos um passeio mais longo com o Fusca: fomos de Gramado-RS até o cânion do Itaimbezinho (Cambará do Sul-RS), 280km (ida e volta), sendo 38km de estrada de pedregulho, rocha aflorada, em condições precárias.  O corajoso Olivo venceu com distinção. Lanchamos sanduíches que levamos de casa, e nos preparamos para as longas caminhadas. O cânion possui 6km de extensão, 700m de altura e 600m de largura.

Rodovia serpenteando ao longe - San&Dan

Chegando em Cambará do Sul-RS - San&Dan

Estrada para Itaimbezinho - San&Dan

As vacas do caminho, admirando o Olivo - San&Dan

Estrada vai piorando - San&Dan

Chegando no Parque Aparados da Serra - San&Dan

Como ameaçava chuva, nos dividimos: Dan fez a trilha curta  (3km) e eu (San) fiz a longa (6km); São Pedro nos ajudou e segurou a chuva, abrindo um sol para as fotos.  

Cachoeira linda, parece um véu - San&Dan

Cachoeira dupla - San&Dan

O início do cânion - San&Dan

Caminho pela mata, para chegar aos cânions - San&Dan

A vista espetacular do Cânion Itaimbezinho - San&Dan

O famoso "Y" formado pelas paredes - San&Dan

Natureza pura e simples - San&Dan

Pequenas flores atraem as abelhas e borboletas - San&Dan

Cansados, bastante suados pela caminhada, começamos a retornar e, no meio do caminho começou a chover muito forte, mal conseguíamos ver a estrada. Em alguns lugares a brusca torrente d'água atingia  uns 10cm. e os caminhões jogavam ondas sobre o para-brisa. Assim foi até chegarmos em Gramado-RS.  Um dia de bastante superação, para nós e para o Fusca.  Contentes, cansados e felizes.

Saindo do parque Aparados da Serra - San&Dan

A chuva seguiu durante a noite e boa parte da manhã seguinte.  Na tarde deu  uma trégua, recolhemos as coisas, fechamos o toldo e nos preparamos para pegar a estrada, indo para Nova Petrópolis-RS, mas fica para a próxima postagem.

Até breve! 

Cachoeira Passo do Inferno, um paraíso ! - San&Dan




Nenhum comentário: