segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Viagem “Expedición Sudamérica 2020” – parte 01

Começamos o Ano Novo planejando roteiros diferentes, alguns amigos incentivaram, deram ânimo, e resolvemos partir para uma nova viagem: tentar chegar ao “fim do mundo”, ou seja, à cidade mais ao sul do planeta:  Ushuaia.
Após alguns dias para deixar tudo organizado  (planejamento financeiro, pagamentos e agendamentos de contas,...); fazer boa e completa revisão no motorhome; analisar mapas e trajetos; angariar informações sobre rodovias e pontos de parada;...  até que finalmente, conseguimos sair para a estrada.

Fomos de Toledo-PR até Dionísio Cerqueira-SC,  e fizemos a entrada na Argentina por Bernardo de Irigoyen.   O trâmite na aduana foi tranquilo:  apenas perguntaram até onde iríamos, se tínhamos frutas, verduras e/ou produtos frescos/lácteos/cárneos,  que são proibidos. Com os passaportes carimbados, documentos e seguro do motor home conferidos, começamos nosso longo percurso.

Seguimos pela Ruta 17 até Eldorado, e depois, pela Ruta 12 até Posadas. Rodovias boas, muitos pontos de fiscalização da Policia e da Gendarmeria, mas nenhum nos parou.
Calor aumentando, vento diminuindo... Fizemos parada para almoçar em Pozo Azul,  frente a uma Unidade de Pronto Atendimento de Saúde.
Parada para almoçar - San&Dan
Ali, ao conversar com a gentil atendente (Sra. Sofia), comentamos que temos uma neta com o mesmo seu nome.  Disse-nos que sua filha está estudando medicina e acredita que nossa neta também seguirá tal profissão.  Imediatamente retirou da correntinha de seu pescoço um pingente de prata, em forma de estetoscópio e pediu para que entregássemos à nossa neta.  Surpreendidos com a inusitada demonstração de carinho, agradecemos, desejando pleno sucesso à sua filha e prometemos entregar à nossa Sofia o delicado presente.
São estas, e tantas outras, as maravilhosas graças que nos surpreendem a cada dia.

Após almoçarmos, voltamos para a estrada, calor de 35°C, aumentando, chegou aos 41°C.  Em Puerto Rico, fizemos parada num Posto Shell, tomamos uma ducha refrescante, seguimos e paramos para pernoite num posto Axion, perto da Vila de San Ignacio Loyola.
Dormimos com todas as janelas e clarabóia abertas, ventilador  “à toda”, e ainda assim, muito calor...
Posto Shell, parada para ducha - San&Dan
Pontes perto de Posadas - San&Dan
Parada para pernoite - San&Dan
As 6h já estávamos saindo, para rodar o máximo possível no período da manhã, que é bem mais agradável.
Em Paso de los Libres , fizemos parada para abastecimento no YPF da Ruta 14, com saboroso café e medialunas (croissants), recém saídas do forno.
Alguns km adiante, o calor foi trocado pela potente chuva com vento.  A água ficava acumulada na pista e os caminhões que passavam, lançavam água torrentes sobre o motor home,  atingindo até o teto.
Após a chuva diminuída, seguimos e pernoitamos numa Estação de Serviço Axion, ao norte de Gualeguaychu.
Bonita composição, estrada, céu, verde - San&Dan
Parada para pernoite no Axion - San&Dan
Pela manhã, as 6h estávamos na estrada e  logo voltou a chover,  muito forte, com vento.
Ao passarmos no Complexo de Pontes de Zárate, a chuva deu uma pequena trégua, e depois, sol, calor e tudo muito seco pela estrada.
Complexo de pontes de Zárate - San&Dan
As pontes de Zárate - San&Dan
Retas ao infinito começando... - San&Dan
Fizemos parada para abastecer e almoçar em Las Flores, com temperatura aumentando.  As 14h chegamos no Camping Municipal de Azul.

A intenção era descansar, mas, ao abrirmos os bagageiros para tirar as cadeiras, nos deparamos com água, muita água.
Com a chuvarada, velocidade alta, e veículos passando e jogando água com pressão, as borrachas dos baús não foram suficientes para vedar.  Enfim, retiramos tudo dos três baús, colocamos para secar e limpamos.

Depois de toda a função, e guardar tudo, finalmente pegamos as cadeiras e fomos sentar perto do rio, com uma merecida cervejinha gelada
Logo chegou mais um casal de brasileiros,  mineiros, com caminhoneta e barraca sobre o teto. Bom bate-papo e troca de informações.
Camping municipal de Azul - San&Dan
Nós já havíamos visitado a cidade de Azul há uns 5 anos e foi mais fácil encontrar supermercado, informações, câmbio de dinheiro.  Visitamos novamente a Igreja del Rosario (inaugurada em 1906), para agradecer todas as benesses que nos aconteceram até aqui.
Estacionados no centro, para visitar a cidade - San&Dan
Praça central e prefeitura - San&Dan
Bonita fachada do Teatro - San&Dan
Voltamos para o camping, preparamos almoço, descansamos, lavamos algumas roupas.
A tarde, chegou um casal de franceses (Nailla e Mathieu), que estão indo para Ushuaia de bicicleta!  Estes são corajosos!  Fornecemos algumas informações para eles e desejamos boa viagem, embora lembrando (como já ouvimos) que o vento carrega vacas!

Pela manhã, 7h saímos do camping de Azul e, pelo caminho, várias e imensas  plantações de Girassol, lindas, floridas, mas a velocidade não permite boas fotos.
Campos de girassóis - San&Dan
Seguimos pela Ruta 51, até chegarmos em Bahia Blanca ao meio-dia. Paramos no YPF mas não podemos abastecer, pois estavam descarregando combustível. Aproveitamos o tempo para fazer almoço e descansar.  Depois fomos abastecer em outro posto a uns 15 km.
DICA Importante:  sempre viajar com tanque cheio, quando chegar pela metade, procurem abastecer, pois há dificuldade na distribuição do combustível e na distância entre postos, alguns a 200km, com a possibilidade de não disporem.
As retas se tornam mais frequentes e mais longas - San&Dan
Agora é vez da San dirigir - San&Dan
Mais girassóis - San&Dan
Seguimos pela Ruta 22  até Rio Colorado, com vento em lufadas e quente, além do sol inclemente, calor de 42°C, um forno...
Parados, esperando o trem passar - San&Dan
A  lagoa secou, restou o salar... - San&Dan
Em Rio Colorado, com o sol ainda alto, num YPF informaram de havia um camping, a menos de 2km dali.
É um camping municipal, ao lado do rio, muitas churrasqueiras, mas há apenas 02 pontos de energia e de água; as duchas e banheiros há tempos precisam de faxina. Estacionamos e abrimos todas as janelas, em boa sombra.
Camping municipal Rio Colorado (rio ao fundo) - San&Dan
Ao lado fica o balneário municipal, que é aberto ao público e, infelizmente, os jovens entram com veículos e tocam música (!) até as 6h da manhã...
Novo dia e 6:30h já estávamos na rodovia;  mas fica para a próxima postagem.
Balneário municipal (ao lado do camping) - San&Dan
Até logo!
Bela composição de cores, no Rio Colorado - San&Dan

Marco Leandro Petry disse...

Olá amigos!!!
Vamos acompanhar suas postagens pois faremos essa viagem no segundo semestre deste ano... Que o bondoso Deus continue abençoando suas jornadas!