Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


domingo, 9 de junho de 2019

Viagem pela Europa/2019 - parte 23


Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right
Olá!
Ficamos alguns dias no excelente Camping Le Soleil em Argeles sur Mer (França), caminhamos pela praia, saboreamos pizza do restaurante, fizemos um almoço especial de domingo.
Camping Le Soleil, exemplar, amplo, completo - San&Dan

O Mediterrâneo ("Mar entre as Terras") lindo e gelado - San&Dan

Crianças brincam felizes, alheias aos seus diferentes idiomas- San&Dan
A emocionante graça do dia: um violinista ao Mediterrâneo - San&Dan
Mas é preciso continuar e lá fomos nós: margeando o Mediterrâneo, passando por belas cidades como Collioure, Banyols sur Mer, Cèrbere e Portbou (esta já na Espanha).
Paisagens fantásticas! As montanhas de um lado, o mar azul intenso do outro, falésias e rochedos,.. Lembram as Cinque Terre italianas, porém aqui, entre França e Espanha, podemos circular com veículo (embora com muitas curvas).
Um mar de cores e formas - San&Dan
As falésias, o mar e um lindo sorriso - San&Dan
As muitas curvas alongam o visual do percurso - San&Dan
Várias cidadelas dinamizam o entorno - San&Dan
As urbes escolheram os locais - San&Dan
Pouco antes do meio-dia, chegamos em Figueres (Espanha), para visitar a Fortaleza San Fernando (Castel San Ferran), uma das maiores da Europa.
História: suas obras iniciaram em 1753, mas apenas após 1792 teve guarnição por tropa. Foi projetada para alojar 4.000 homens com reserva de água, alimentos e munição para até um ano de ataques ou cerco.  Ocupa 320 mil metros quadrados de superfície, possui cisternas de água com nove milhões de litros e disponibiliza um passeio por estas galerias subterrâneas, denominado “Catedral Del Água”.  Seu importante papel na Guerra Civil deu-se por abrigar obras do Tesouro Espanhol e ser ali (por algumas semanas) a sede do Governo.   Em 1939, ocorreu a evacuação da cidade de Figueres e da Fortaleza e, pouco depois, uma grande explosão destruiu boa parte das suas edificações e cavalariças.   Desde o ano de 1996 foi aberta para visitação. 
A imensa fortaleza, autônoma - San&Dan
A visita foi surpreendente, pois não imaginávamos tais dimensões e tantos prédios preservados.
O longo percurso de visitação passa pelas obras da igreja (nunca concluída), alojamentos com grandes poços de luz (internos) para ventilação, enormes refúgios anti-bombas em arcos e cobertos por vegetação, cavalariças para mais de 500 cavalos,... Ali tudo é grandioso e, embora cansativa, a visita nesta imensa obra é proveitosa, por visualizar a estratégia militar da época, suas construções, história,...
Dan presente na antiga guarita - San&Dan
Imponente acesso principal da fortaleza - San&Dan
Alguns de seus muitos prédios - San&Dan
Um de seus pátios internos - San&Dan
Os pilares inacabados da igreja interna - San&Dan
Um gabinete oficial, com latrina e lareira - San&Dan
Abrigos subterrâneos, antes cobertos com estrutura e vegetação- San&Dan
Uma das cavalariças internas - San&Dan
À tarde, seguimos para a estrada, procurando por uma cidade histórica e menor (melhor trafegabilidade).  Chegamos à pequena Sant Joan de los Abadesses, num bonito parking sombreado, ao lado do rio e da ponte medieval.
Estacionado entre muitas nacionalidades - San&Dan
A ponte resistiu aos séculos - San&Dan
Visitamos o Monastério  Sant Joan de los Abadesses, onde Sr. Xavier nos recepcionou e orientou. O monastério surpreende pelas dimensões e estado de preservação.
Desde o ano 880 havia ali a igreja e comunidade de monjas. A atual igreja românica foi consagrada no ano 1150 e, com o passar dos anos, a comunidade foi extinta.  Nos séc. XIV e XV o monastério viveu momentos de grande florescimento, mas em 1428, um abalo sísmico derrubou boa parte da construção, sendo reconstruído após muitos anos, mas perdeu seu “status”, passando à igreja paroquial.  Tanto o Monastério como o museu possuem lindas peças sacras, dos séc. XII a XVI.
Fundos do Monastério de Sant Joan de los Abadesses - San&Dan 

Claustro do monastério - San&Dan 
Altar principal - Igreja do Monastério - San&Dan 
Passagens bíblicas esculpidas em pedra - altar lateral - San&Dan 
Fizemos mais algumas fotos pela cidade, do antigo moinho (utilizado desde o séc. X até os anos 1970), e dos restos da antiga Igreja Sant Pol,...
Ao centro o antigo moinho movido à água - San&Dan
Torre com sino, restos da Igreja S. Pol - San&Dan 
San no "ângulo" superior da ponte - San&Dan 

Nosso motorhome (esquerda) e a ponte - San&Dan 
Pela manhã, seguimos para Ripoll, onde há pequena área de serviços próxima ao centro, ao lado do rio de mosmo nome.
Completa área de serviços em Ripoll - San&Dan 
O Monastério Santa Maria de Ripoll é o mais importante ponto a ser visitado na cidade. Fundado no ano de 879, até o ano de 1150 o monastério viveu seus anos de esplendor.  No séc. XIV começaram as mudanças: a população estava revoltada com a igreja, dominante e pouco retribuía para a cidade. Em 1428 o terremoto afetou boa parte do monastério e, até 1835 várias disputas levaram o monastério praticamente às ruínas.  A partir do ano 1885, o Bispo de Vic recebeu autorização para reconstruí-lo, cujas obras foram concluídas em 1893, sendo consagrado como Basílica. 
Plaza Mayor e Monastério ao fundo - San&Dan 
O portal de entrada do monastério (séc. XII) é impressionante: várias passagens bíblicas, representações de meses e signos, de anjos e monstros... passa-se um bom tempo analisando cada detalhe.
Pórtico com uma história relatada em símbolos esculpidos - San&Dan 
Passagens bíblicas (esquerda) e meses do ano (vertical direita) - San&Dan 
A igreja surpreende por suas dimensões: é composta por cinco naves, alguns altares laterais, um delicado mosaico da Virgem e o Menino, doado pelo Papa Leão XIII em 1893, além das sepulturas murais de importantes personagens na história da Basílica.  
Imensa nave central da Igreja - San&Dan 
Muitas pinturas alusivas preservadas - San&Dan 
A Virgem e Cristo em minúsculos mosaicos coloridos (foto muito distante) - San&Dan   
Túmulo de importante cavaleiro medieval - San&Dan
No subterrâneo, visitamos a  necrópolis, encontrada quando do último restauro, com sepulturas variadas e formatos que indicavam a classe social e posição na sociedade (ou na igreja).
Também o Claustro, em dois pavimentos e centenas de colunas, com decoração variada, difícil de encontrar iguais. Utilizaram desde motivos santos, folhagens, animais,...
A "necrópolis" recentemente encontrada - San&Dan 
Claustro com belo jardim - San&Dan 
Galerias do Claustro - San&Dan 
Caminhamos mais um pouco pela cidade, fotografando alguns edifícios históricos, restos das ruínas, pontes e passarelas de travessia do rio.
Uma das pontes sobre o rio Ripoll - San&Dan 
Prédios em antigos estilos - San&Dan 
Várias pequenas represas mantém o nível do rio - San&Dan 
Outra antiga ponte sobre o rio, transparente - San&Dan 

Outros belos prédios - San&Dan
Muitíssimo calor, optamos por seguir para a estrada. Rodovia linda e estreita, com muitas curvas e cotovelos. No final da tarde chegamos em La Seu d’Urgell, na área de serviços.  Ali conhecemos os simpáticos Julia e Jaume (ela brasileira!). Bom bate-papo e troca de informações.
A sinuosidade da estrada e os cumes gelados ao fundo - San&Dan
A inacreditável profusão de curvas e aclives - San&Dan
Recolher os retrovisores para passar em trechos nas cidadelas! - San&Dan
As visuais do alto são deslumbrantes - San&Dan
Pela manhã, voltamos para Andorra, esperávamos temperaturas mais amenas nas montanhas, mas o calor ali também imperava durante o dia.  Já visitamos algumas vezes este pequeno e simpático país, mas sempre há coisas para serem visitadas.
Estacionamento do Centro Comercial River - San&Dan
Andorra: o país possui pouco menos de 80 mil habitantes, divididos em 07 cidades. Apenas 8% de seu território estão ocupados (urbano e/ou cultivo), o restante são cobertos por bosques, montanhas, rios e lagos. O catalão é o idioma oficial, mas utilizam outros idiomas para atender aos milhares de turistas de todo mundo.  Seu regime político é incomum: constituído por um Co-Principado parlamentar, com 02 chefes de Estado: o presidente da França e o Bispo de Urgell. A economia é baseada no comércio e turismo (60%), finanças (18%), setores que geram mais lucros e postos de trabalho.
Centro da capital - San&Dan
Estacionados no Centro Comercial River (amplo estacionamento para motorhomes) em Sant Julià de Loria, fomos para a capital (Andorra la Vieja), a 8 km com o ônibus urbano.  Não tivemos sorte, pois haveria um evento importante na cidade e os museus e locais visitáveis estavam fechados para turistas!  Bem, domingo alguns não abrem, na segunda idem por motivos técnicos e, na terça estavam fechados porque haveria um evento!
Belos prédio no centro da cidade - San&Dan
Muitos prédios construídos com alvenaria de pedra, sobre base natural de pedra (!) - San&Dan

Igreja central ao fundo do parque- San&Dan
Graças ao calor e aos atrativos fechados, resolvemos subir a montanha e fazer um lindo passeio (aventura!) num estradinha longa e estreita (uns 20km  ida e volta, dezenas de testes de manobra!) com vistas espetaculares da cidade e arredores a quase 1.600m de altitude.  Depois voltamos para o River, onde passamos a noite.
Cidades ao fundo e abaixo - San&Dan
Os cotovelos da estrada e a velocidade reduzida - San&Dan
Algumas curvas exigem manobra em ré no exíguo espaço - San&Dan
Vários locais para apreciar a paisagem e descansar os "pilotos"- San&Dan
Ao descer, visual do estacionamento (River) - San&Dan
Pela manhã, fomos para a estrada novamente e nos pararam na fronteira (aduana) com Espanha. Liberados após vários questionamentos (sobre tabaco, bebidas e dinheiro!). 
Entramos na Espanha pela quarta vez nesta viagem!- San&Dan
Seguimos novamente por estradinha estreita, sempre à subir, com lindas vistas das montanhas.  Encontramos vários corajosos ciclistas fazendo esta rota!
Integração entre a escultura do homem (rodovia) e a divina (penhascos) - San&Dan
Bela confirmação da legenda anterior- San&Dan
Cidade empoleirada na montanha - San&Dan

A belíssima estrada escreve a legenda!- San&Dan
Sinalizações alertam os afoitos - San&Dan
Chuva ao longe, temperatura serrana, visuais sublimes - San&Dan
Chegamos em Tremp e, após abastecer a despensa num hipermercado, fomos para a área de serviços.  Sempre lembrando que, na Espanha e, estas pequenas cidades ficam desertas durante a siesta (das 14 às 17h)!  Após tal período fomos passear e fotografar, mas alguns prédios ainda fechados.
A decoração lembra o antigo e alegra as fachadas - San&Dan
Catedral de Tremp - San&Dan
Chafariz florido central - San&Dan
Novo dia e seguimos para La Pobla de Segur, uma pequena cidade próxima. A área de serviços para autocaravanas fica próxima à estação de trens, e ali também, a Oficina de Turismo, onde Srta. Rosa nos recepcionou e orientou.
A cidade tem bom fluxo turístico, pois  é interligada com a cidade de Lleida pelo conhecido Trem dos Lagos, que percorre 90km pelas montanhas e lagos, no mesmo caminho desde 1924, com dezenas de túneis e viadutos.
Lago de represa, antes de La Pobla de Segur - San&Dan
Estação de trens, agora Oficina de Turismo - San&Dan

Parking para motorhomes, ao lado do trem - San&Dan
Fomos passear pela cidade, que também tem vários trechos íngremes e poucas ruas permitem acesso à veículos (estreitas e em zigue-zague).  
A cidade possui registros de sua história a partir do séc. IX, com pequenos povos ao redor do atual centro urbano. O setor antigo da cidade possui edificações em pedra (mais antigas) e algumas modernistas do início do séc. XX, como a Casa Mauri (atual Ayuntamiento).
Casa modernista  e Igreja Marre de Déu de Ribera - San&Dan

Nave e altar central - San&Dan

Antiga fábrica de licores e "anizados" - San&Dan
Casa Mauri, atual Ayuntamiento - San&Dan

Colorido mosaico na entrada da Casa Mauri - San&Dan

Antigo Moinho de Azeite, atual museu - San&Dan

No final da tarde, retornamos para Tremp, ali conhecemos dois casais de franceses (um de Perpignan e outro de Rocamadour), que nos indicaram bons locais para visitar, anotadas para a próxima vez, pois agora, faltam poucos dias e as distâncias são longas.  Merci!
O vertedouro da represa, ao longe - San&Dan

Pela manhã, seguindo uma indicação na estrada, entre montanhas, chegamos ao Castell de Mur e ao lado a Canônica Santa Maria de Mur (séc. XI). Ambas as edificações em pedra, medianamente restauradas. Infelizmente abrem apenas aos sábados e domingos. Fizemos várias fotos externas dos edifícios e da região ao redor.
A estrada ficando mais estreita... - San&Dan

O Castell de Mur (esquerda) e a Canônica, ao longe - San&Dan

Canônica Sta. Maria de Mur - San&Dan
Fundos da igreja - San&Dan

Castell de Mur, construído sobre a rocha - San&Dan

Lateral do Castell - San&Dan
Lago, faixa de sol e plantações ao longe - San&Dan

Do outro lado, cidades e plantações - San&Dan
Ao longo do lago, curiosos grandes  buracos intercomunicados na rocha - San&Dan

Por vezes, parece que o rochedo vai encobrir a rodovia - San&Dan
Panorâmica de um dos lagos, exuberância colorida - San&Dan
Seguimos para Balaguer, estacionamos ao lado do centro esportivo, com água, esgoto e até eletricidade, indicado na Oficina de Turismo pelo Sr. José, que gentilmente forneceu também mapas e orientações. Às tres da madrugada quatro carros estacionaram ao lado, abriram os bagageiros e soltaram o som, aliado à gritaria e ao fumódromo então instalado.  A cidade deverá escolher entre a intenção de atrair turistas (e dinheiro) ou afugentá-los com tal comportamento. 
Parking em Balaguer - San&Dan
Parking em Balaguer, a basílica Sant Crist lá em cima - San&Dan
Quando o calor amenizou um pouco, subimos (literalmente) até a Basílica de Sant Crist (séc. XII).  Do alto, boas vistas da cidade. A basílica conserva seu aspecto antigo na parte exterior, mas internamente já foi bastante modernizada.
Castelo de Balaguer, destruído no séc. XV - San&Dan
Basílica Sant Crist - San&Dan
Cidade e pontes, vistos desde a Basílica - San&Dan
Nave da Basílica - San&Dan
Começamos a descida para a cidade, passando pelo setor antigo da cidade, os lavadouros e fontes, a Plaza Mayor e as colunas dos edifícios.
Igreja Santa Maria (séc. XIV) - San&Dan
Antigos lavadouros - San&Dan
As colunas medievais (já inclinadas) - San&Dan

Mais colunas, abrigam transeuntes - San&Dan
Pela manhã, seguimos para Tárrega, outra cidade histórica próxima, que também conta com área de serviços próxima ao centro e gratuita.
Conseguimos mapas e explicações na Biblioteca, com a Sra. Francesca.  Visitamos a Igreja Santa Maria Del Alba (séc. XVII). Ali conhecemos Sr. Josep, que explanou e mostrou um pouco mais da história e obras de arte da igreja.
Restos da antiga muralha - San&Dan
Igreja Sta. Maria del Alba - San&Dan
A capela da Virgem de Montserrat - San&Dan
Delicados desenhos na cúpula central - San&Dan
Visitamos o Museu Comarcal d’Urgell, que possui como principal atração a exposição sobre a Tragédia ocorrida com a comunidade de Judeus em 1348.

História: a judería (El Call) ocupava boa parte da cidade no início dos anos 1300. Havia agricultores, sapateiros, carpinteiros, tecelões, comerciantes,...  A comunidade evoluía e pagavam impostos ao rei para terem proteção, pois os cristãos ameaçavam constantemente.  Em 1348, os cristãos iniciaram o que chamavam de “eliminação dos traidores” e atacaram os judeus de Barcelona,  de Cervera, sendo o pior ataque à Tárrega.  Foram construídas dezenas de covas coletivas, para enterrar todos os mortos no terrível ataque.  Todo este apavorante episódio veio à tona apenas recentemente, quando descobriram o sítio arqueológico.   Nestas valas comuns, foram encontradas mais de 1.500 ossadas de homens, mulheres, crianças, idosos, grávidas,.. ou seja, os cristãos queriam eliminar a comunidade judaica e, após matar todas estas pessoas, roubaram seus pertences. 
Museu, remontada uma antiga sala - San&Dan
Delicado trabalho com pedra moída e cola, em várias camadas - San&Dan

Remontagem de um colorido  quarto - San&Dan
Algumas peças encontradas nas escavações - San&Dan
Caminhamos mais um pouco pela cidade, fotografando outros edifícios históricos, alguns no antigo bairro judeu.  A cidade ainda tem um bonito museu de maquinário agrícola, antigamente uma  grande indústria. Infelizmente, abre apenas aos domingos e não poderemos visitá-lo nesta vez. (www.museutrepat.cat)
Plaza Sant Antoni - San&Dan
Bonitas construções preservadas - San&Dan
Igreja, prédios, vistas - San&Dan
Arco medieval  restaurado  - San&Dan

Atendimento ao turista e centro de interpretação - San&Dan
Seguimos para a estrada e, com alguma dificuldade, chegamos ao camping El Pasqualet, em Caldes de Montbui.  Camping quase lotado, pois no dia seguinte é “Segunda Páscoa” para os espanhóis, ou seja, mais um feriado.
Hoje, ficaremos por aqui, organizando e limpando tudo, pois amanhã devolveremos o motorhome  e retornaremos ao Brasil.  A conclusão, com análises, mapas, gráficos, contaremos na próxima postagem.
Camping El Pasqualet - San&Dan
Dedicamos esta postagem a todos os que nos auxiliaram, fornecendo informações e dicas, relatando histórias, dedicando seu tempo, conversando e, assim, completando e aperfeiçoando os frutos desta viagem. 

Até breve!!
Um brinde  - San&Dan

Um comentário:

Mauro & Silvana disse...

Lindos com as camisetas do G7. Bom retorno.