Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Viagem dezembro/2018 (parte1)

Olá!!
Após passarmos a véspera com amigos, fomos para  a estrada no dia de Natal. Estradas livres, pouquíssimos caminhões, o que fez a viagem render bastante.  Chegamos final da tarde em Xanxerê-SC.
No outro dia pela manhã, seguimos para a estrada, um pouco mais movimentada e fomos para Piratuba-SC, no camping das termas. Já haviam muitos motorhomes e barracas, mas conseguimos um bom lugar. 
Camping Piratuba dezembro/2018 - San&Dan
Durante a tarde, conversamos com vizinhos, telefonamos para alguns colegas e, a melhor opção, seria de ficar em Piratuba, para  a virada de ano. Passamos alguns dias agradáveis: caminhamos pela manhã, fizemos bons almoços, uma noite saborosa pizza na "Recanto da Natureza".  
Com o passar dos dias, chegavam mais e mais pessoas, até de modos inimagináveis (trailer de carregar cavalos, carretas, caminhão de gado, frigorífico, caminhão baú, ônibus,...).  Os administradores começaram a ficar preocupados com a lotação e controle do local.
Prost!  - San&Dan

A nossa pizza - San&Dan

O forno e uma pizza saindo - San&Dan

Papai e Mamãe Noel - San&Dan
No domingo pela manhã, decidimos que era a última chance de sair. Arrumamos tudo rapidamente e saímos.  Em Capinzal, fizemos parada para abastecer a despensa e seguimos para Lages, onde enchermos o tanque e seguimos para estrada.  No caminho, paramos na Pousada Refúgio do Lago (https://www.pousadarefugiodolago.com.br/). Local muito agradável, preço compatível, mas não havia sombra disponível,  e o sol estava abrasador (32ºC).  

Pelas 16:30h, chegamos em São Joaquim, com calor acima dos 30ºC, incomum para esta região. Estacionamos numa sombra e fomos no atendimento ao turista, pegamos mapas e informações. A cidade está com proliferação de pedintes e pequenos furtos, em virtude da mão-de-obra temporária (colheita da maçã), que chegam na cidade, gastam o soldo recebido e não guardam para retornar à sua cidade.
Igreja em São Joaquim - San&Dan

Boneco de neve! - San&Dan

Escultura em madeira, na praça da prefeitura - San&Dan
Novo dia e resolvemos ir para Urubici.  No caminho, paramos na pousada Pedra Preta (http://pousadapedrapreta.com.br/), atendimento gentil, permitem estacionar cobrando uma taxa (sem energia); mas também haviam poucos locais sombreados e o sol prometia ser escaldante novamente. Ali conhecemos os simpáticos Flávio e Luiza (São Paulo, viajando de de moto)

Seguimos para a cidade, fazendo uma parada no Mirante do Avencal (onde se tem vista privilegiada da cidade).  Visitamos a Igreja Matriz N.Sra. Mãe dos Homens, com uma arquitetura muito diferente.
Vista de Urubici, desde o mirante - San&Dan

Igreja Matriz - San&Dan
Depois, fomos no Posto Ipiranga Serra Azul, um posto temático, com veículos e peças antigas, saboroso café, bons lanches, muito frequentado pelos motociclistas e viajantes que passam pela cidade.
Ford Falcon, no Posto Serra Azul - San&Dan

Entrada do banheiro masculino - San&Dan

Detalhes de capôs de veículos antigos - San&Dan
Fomos passear com o motorhome pelo outro lado da cidade, encontramos boa sombra para fazermos almoço e descansar.
À tarde, passeamos mais um pouco e conseguimos mapa da cidade e região. Fomos até a Gruta N. Sra. de Lourdes, um recanto de natureza quase intocada, com a gruta (antigo cemitério indígena) e uma linda e alta queda d'água.  O local transmite uma paz revigorante. Excelente para iniciar o novo ano com as energias renovadas.
Gruta N. Sra. de Lourdes - San&Dan

Natureza na entrada da gruta - San&Dan
Retornando para a cidade, vimos a Hospedagem Rural e Camping Nossa Senhora das Graças (Av. Rodolfo Andermann, 2238), local agradável, atendimento gentilíssimo dos proprietários, várias barracas (usuários tranquilos) e também cabanas. O pernoite para motorhome inclui água e luz (baixo consumo), e ainda é possível saborear o café da manhã (pagando mais uma pequena taxa).
https://www.facebook.com/hospedagemnossasenhoradasgracas/

Pousada e camping N.Sra das Graças - San&Dan

Cabanas do N.Sra das Graças - San&Dan
Estacionamos, após boa ducha, preparamos um jantar festivo (afinal, é 31 de dezembro!): arroz com vários frutos secos, cogumelos e presunto; acompanhado de um vinho branco bem refrescante.
Para a virada do ano, abrimos um espumante italiano e alguns frutos secos, para começar o ano em grande estilo.
Jantar de Ano Novo - San&Dan
Pela manhã, fomos tomar café na hospedagem, e ficamos supresos com a grande variedade de alimentos: bolos, pães, frutas, tortas, cucas, frios, iogurte,...
Café da manhã na pousada/camping N.Sra. das Graças - San&Dan
Depois, fomos passear no Morro da Igreja e Pedra Furada, lembrando que é necessário retirar uma autorização antecipadamente, pois é uma área militar (nos mapas/folderes há esta informação, e o proprietário da pousada também nos alertou).  É uma longa jornada, sempre a subir (aprox. 30km) e, ao chegar no topo, somente é permitido 15 minutos para estacionar e fotografar.  (1.822m de altitude)
Detalhes do Morro da Igreja - San&Dan
A estradinha é estreita, levamos quase o dobro do tempo normal para a subida pois, como somos "largos", era preciso parar para alguns veículos ultrapassar.  Mas enfim, chegamos, e valeu muitíssimo!  Foi um lindo presente de Ano Novo!
Panorâmica do Morro da Igreja e Pedra Furada - San&Dan

A bela Pedra Furada - San&Dan

Pedra Furada (zoom) - San&Dan
Pedra Furada e Dan - San&Dan
Depois de nos deleitarmos com tão belas paisagens, descemos até a rodovia e tentamos ir até a Serra do Corvo Branco, mas são 8km sem pavimentação, e  resolvemos retornar.
Pelas 12h chegamos na Hospedagem Nossa Sra. das Graças, estacionamos numa boa sombra e fomos preparar nosso primeiro almoço do ano (gnoque italiano com adereços).
Hospedagem e camping N.Sra. das Graças - San&Dan
Hospedagem e camping N.Sra. das Graças - San&Dan
Desejamos à todos um Feliz Ano Novo, com muita saúde, paz, alegria e belas viagens.
Daqui a alguns dias, postaremos novamente.
Até logo!
Morro da Igreja - San & Dan




4 comentários:

Unknown disse...

Olá San&Dan nos encontramos no posto Serra Azul em Urubici, eu viajando de motoca...
Como estão vcs?
Boas viagens, abraço e até breve.
Zélo

ademir disse...

Um Feliz e Abençoado 2019.. Bênçãos de Deus.. E Guaíba-RS é logo Ali.. Forte Abraço.. Ademir Arlete e Ariele

Unknown disse...

Hola San& Dan fue un placer conocerlos en el camping de gramado, seguiremos en contacto, abrazos de Emilse, Marco y Antonio de Córdoba Argentina

Marsuco disse...

Olá,

Adorei a rota que fizeram partindo de Piratuba (Lages/São Joaquim/Urubici). Fizemos algo parecido em julho de 2018. Na época o Morro da Igreja estava interditado para obras e não conseguimos subir. Só dava para ir até a cascata do Véu da Noiva. Mas já conhecíamos o Morro da Igreja e é realmente um lugar fantástico para se visitar. Fico imaginando subindo aquele trecho com um motorhome e para fazer a volta lá em cima (quando fui não tinha área de manobra e a estrada era estreita com elevação que impedia acesso ao "gramado").

Vou passar um resumo do que aconteceu em Piratuba:

De fato escolheram excelente momento para partir do Camping de Piratuba. No dia 30 e 31 aumentou bastante o movimento e muitos jovens e amantes do álcool apareceram. O nível superior do camping, acima de onde estávamos, foi tomado por barracas.

Acordei por volta das 03:00h do dia 31 com um maluco, provavelmente embriagado, gritando que era o último dia do ano e todos deveriam acordar... foi assim até as 03:30 quando os seguranças do camping devem ter atuado e convidado o feliz cidadão a dormir. Foi incomodo, mas engraçado. O cidadão estava bastante falante.

Como estávamos próximo a rampa de acesso ao segundo nível do camping eu acordei várias vezes nas madrugadas do dia 31 e dia 01 com a passagem dos que voltavam tarde (ou cedo). A barraca não faz nenhum isolamento acústico. Na barraca de nosso colega, que estava bem ao lado da passagem, um cansado e provável embriagado tropeçou e caiu sobre a barraca cerca de 5:00h da manhã. Momento cômico.
Ocorreram alguns eventos de som um pouco mais alto no camping que foram tratados adequadamente pela administração.

Para a virada foi montado um palco para o "show" na rua principal. Tinha muita gente. O DJ e apresentador começou a contagem regressiva depois que os fogos já tinham começado... foi engraçado. Belos fogos que duraram cerca de 12 minutos. Depois disso voltamos ao camping. A festa continuou lá até as 05:00h, mas não dava para ouvir o barulho do camping.

A partir da tarde do dia 01 muita gente já tinha ido embora. Ficou muito tranquilo. Praticamente ficaram as famílias e pessoas calmas. No dia 02 estava melhor ainda.

De maneira geral não houve nenhum evento sério. Foi uma grande experiência e já esperávamos que o "Camping na Virada de Ano" fosse um pouco confuso. Todos os ocorridos acabaram ficando para a memória de nosso primeiro camping de 5 noites. As crianças adoraram e nós também.

Falando em adorar, foi um prazer e enorme satisfação ter conhecido esta dupla de aventureiros (Darlou e Sandra). Fomos agraciados com um presente do Darlou, seu livro, o qual eu e minha família apreciaremos com toda atenção devida.

Abraços a dupla e que tenham um belo 2019 com muita saúde e muitas viagens.

Márcio Passos e família.