quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Viagem setembro/2017 (parte 1)

Aproveitando alguns dias sem compromissos, fomos para a estrada! Seguimos pela BR-163 (como de costume, muitos caminhões). Parada no posto Stop de Realeza (pão de queijo, wifi), combustível a R$2,99/litro.
Depois, até Dionísio Cerqueira e Bernardo Irigoyen (AR), para comprarmos alguns vinhos e guloseimas; mas o preço não compensa o desvio percorrido... Muito calor durante todo o dia, chegando aos 37ºC as 14h!.  Ao longo de todo trajeto, muitos focos de incêndio, o horizonte acinzentado, dá uma certa tristeza.
No final da tarde, chegamos em Xanxerê, onde fizemos nossa estratégica parada para pernoite.

Pela manhã, seguimos para Concórdia-SC, onde fomos visitar o "Vovô" Angelo Spricigo e suas mais de 1.500 máquinas de costurar!.  Claro, levamos mais seis de presente para ele.  (http://www.angelospricigo.com.br/arquivos_internos/index.php?abrir=informativos)
Muitíssimo calor, mas as nuvens começam a se formar, parecendo que, finalmente, a chuva chegará.
Passamos a tarde conversando com  Valdecir e com o vovô Sprícigo. A noite, pedimos uma pizza;  e o vovô Angelo comeu, manejando bem o garfo!  Para 102 anos, está muito bem!  Que Deus continue lhe abençoando cada dia...
Nós e "Vovô" Angelo Spricigo - San&Dan

Vovô Angelo na oficina, admirando as doações - San&Dan
No sábado, Dan se dispôs a restaurar uma máquina de costura, enquanto que, na cozinha, havia uma equipe empenhada em cozinhar uma saborosa feijoada!  Agradecemos imensamente a todos pelo carinho que nos dedicaram.

A tarde, conhecemos o Juliano, um auxiliar importante para o museu e que atualmente está ajudando no restauro das máquinas.  Dan e Juliano tentaram fazer girar uma pesada e complexa máquina bordadeira, mas após muito esforço, ela não se rendeu.  Talvez na próxima visita.
Dan restaurando uma máquina - San&Dan
Trabalho finalizado - San&Dan
Complexo mecanismo da bordadeira - San&Dan
Novo dia, lá fomos para a estrada; abastecemos no posto Coopercarga; mas não recomendamos: está muito sujo (instalações, wc, entorno); o preço alto R$ 3,07/litro, e o diesel não rendeu como os anteriores (supomos de má qualidade).
Mais alguns km e chegamos em Piratuba, onde ficamos uns dias no camping do parque termal.  Haviam poucos campistas; em função de encontros em outras cidades e também, porque o camping está atualmente em reformas (mais uns 30 dias e estará remodelado).
Em Piratuba, fizemos as caminhadas (manhã e tarde); olhamos as vitrines de vestuário (preços elevados); fizemos comidinhas especiais; colocamos um pouco da leitura em dia.
Camping termas de Piratuba - San&Dan
Na dúvida se irmos para Litoral ou para o Sul, após analisar e pensar muito, optamos pelo Sul; fazendo uma breve parada em Selbach-RS, cujo curador do museu municipal (Sr. Jorge) havia nos contatado anteriormente pelo blog do nosso Museu de Antigas Máquinas Manuais de Costurar (MAMC).

Portal de Selbach - San&Dan
Praça em Selbach - San&Dan
Após o meio-dia, o Sr. Jorge nos levou para conhecer o Parque Histórico e Mini Mundo do Sr. José Lourivaldo Flach (professor aposentado de matemática ).
Ficamos surpresos ao saber do pequeno "mundo" que o Sr. José  criou:  são duas casas (que pertenciam à seus antepassados), transportadas e remontadas por ele neste espaço. Contém antigas peças originais da casa (móveis, tecidos, ferramentas, objetos variados).  Possui ainda uma vasta bibliografia (revistas, jornais, periódicos), recuperados e catalogados.
Parque Histórico do Sr. José L. Flach - San&Dan
Quarto da casa Urban - San&Dan
Cozinha casa Urban - San&Dan
Fogão na Casa de Pedra - San&Dan
No entorno das casas e museu, ao passearmos pelo belo pátio, começaram a aparecer os outros dons do prof. José: ele elabora, em escala 1:22 (vinte e duas vezes menores que as originais), detelhadíssimas miniaturas de casas e igrejas da região de Selbach; tudo em chapas de alumínio!
Igreja e, ao fundo a igreja do centro da cidade - San&Dan
Casinhas e igreja em alumínio - San&Dan
Igreja de alumínio - San&Dan
A maioria das construções (reais) já não existem, por isto surgiu a idéia de recriar, deixar a história preservada. Possui ainda um moinho de vento, representando a imigração holandesa da região.
Mas, já deslumbrados com as pequenas obras, não imaginávamos nossa surpresa ao vermos o andamento da sua maior obra-prima:  o Castelo de Neuschwanstein (réplica do original de Füssen-Alemanha).
O Sr. José nos contou que foram mais de 500kg de alumínio para fazer a bela obra. Os detalhes são impressionantes: janelas, portais, torres, até as cores das pedras, dimensões dos penhascos, e a ponte Marienbrück...      O castelo está em fase de acabamento, mas já é uma visita maravilhosa.
Réplica do Castelo Neuschwanstein - San&Dan
Após esta linda visita, retornamos para o museu municipal, onde Sr. Jorge nos mostrou algumas peças curiosas que possuem (máquinas fotográficas, equipamentos agrícolas, livros, louças, enfim, diversos itens que precisam de urgente recuperação e local apropriado (atualmente o museu funciona em espaço cedido e precário).
Museu Selbach - San&Dan
Parte do acervo do museu Selbach - San&Dan
No final da tarde, fomos para a estrada, procurar um local para pernoite:  Posto Petrobrás em Ibirubá, bom atendimento, diesel R$ 3,04/litro, local amplo e limpo.
Pela manhã, seguimos para a estrada e, ao meio-dia, chegamos em São Borja (estrada com trechos ruins). Fomos ao supermercado, depois providenciamos o seguro internacional "Carta Verde" (fazem na Ponte Inernacional, R$ 220,00 para 30 dias) e pagamos o pedágio para passar a ponte (R$ 60,00) . Após as 14 h, entramos na Argentina para seguir ao sul, pois a rodovia é muito melhor.
San pilotando - San&Dan
Chegando em Uruguaiana - San&Dan
Seguimos  até Paso de los Libres, e entramos no Brasil em Uruguaiana, onde pernoitamos. Depois entramos no Uruguai, mas isso fica para a próxima postagem.