quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Viagem setembro/outubro-2016 (parte 2)

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas…

Chegada em Apóstoles: Fundada em 1897, colonização ucraniana e polonesa. Visitamos o museu municipal; museu ucraniano (muito bem atendidos pela Sra. Marta). Uma leve chuva refrescou ainda mais…  Para o almoço, fomos na rotisseria Martha (ótima comida para levar); muita variedade, bom preço (na ruta principal da cidade).

DSC00231 DSC00238

DSC00239 DSC00240

DSC00241 DSC00244

DSC00246 DSC00251

Almoçamos estacionados na praça. Depois, visitamos a capela Sta Cruz, a igreja, a imensa feira internacional da erva-mate. Fomos até o clube ucraniano, pois informaram que poderíamos ali estacionar, mas é distante da cidade e o equivalente a PAr 200 (sem energia/água/sanitário).

Optamos por ficar no posto de abastecimento YPF (com rígido controle de quem estaciona para passar a noite) e mais  próximo da cidade, pois queríamos participar da missa na igreja ucraniana às 19h.  A igreja é linda, pinturas, imagens. A celebração litúrgica é bem diferente das demais cristãs, um pouco repetitiva, mas bastante motivadora e emotiva.  Saímos revigorados, valeu a pena…

DSC00252 DSC00256

DSC00254 DSC00259

Novo dia e a Ruta 14 nos espera. Esta região é famosa pelos policiais corruptos (exigem dinheiro por uma infração, normalmente não cometida; principalmente dos que andam de faróis apagados, com alguma irregularidade no veículo ou documentação). Até aqui, uns 06 policias nos pararam, mas somente perguntaram “de donde viene y para donde vá”, y adelante…

Recebemos informações de um estabelecimento chamado Las Marias (em Gov. Virasoro), e lá fomos. Uma imensa plantação e indústria de erva mate e chá; com vasta linha de derivados. Fizemos um passeio com a van da empresa, por alguns trechos da plantação, das casas dos funcionários, clube e, da planta industrial, com capacidade de produzir 100 toneladas por dia.  Plantam milhões de mudas de erva e chá, por semente ou hibridação.  Local bastante agradável, atendimeto gentil, com vários lagos e imenso parque verde.  Almoçamos e fomos para a estrada.

DSC00264 DSC00262

DSC00267 DSC00270

DSC00271 DSC00282

Em Santo Tome,  queríamos ver a ponte (que liga a São Borja – Brasil), atendimento ruim, má vontade, um calor…  Para chegar a 3km da ponte há um pedágio caro!  Além de pagar, há de fazer aduana (ambos países) e, para retornar, repete-se a burocracia e o custo! Voltamos e seguimos viagem.

Neste trecho da estrada, encontramos muitos caminhões brasileiros, levando ou buscando diversas cargas.  Chegamos no trevo de acesso a Paso de Los Libres e abastecemos no YPF (por mais de 150km não havia um posto sequer)…  Como era 17h, optamos por fazer tempo e pernoitar ali mesmo.

Pouco tempo depois, chegaram Hervé e Pauline (franceses), com os filhos pequenos (gêmeos 5 anos). Tiveram um pequeno acidente: enroscaram o parachoque do mhome numa floreira e, ambos quebraram.   Pela manhã, ajudamos no conserto, e um dos pequenos também quis ajudar…

DSC00288 DSC00289

DSC00292 DSC00293

Obviamente, na entrada da província de Entre Rios, uma imensa fila, todos os veículos (sem importar tamanho ou origem) eram parados; conferência de documentos, vistoria do carro, teste de faróis, de “donde viene, para donde vá”,…Então somem com os papéis por uns 10 minutos.  Depois reclamaram por que os faróis estavam apagados! Situação óbvia pois eu havia  desligado o motor, após tanta espera.  Após longa nossa explicação, insatisfeitos por não haver conseguido algum lucro, “permitiram” que seguíssemos… A província de Entre Rios é famosa!

Neste caminho, fomos às Termas de Chajarí, espaço amplo, várias piscinas; mas o camping está há muito tempo sem uso, sanitários fechados, e queriam PAr 350 (somente para o estacionamento).  Retornamos para a estrada; até encontrarmos um YPF e fazermos o almoço.

Nos programamos para entrar em Concordia, pois há um imenso Carrefour ali.  Fomos surpreendidos com a sujeira generalizada na cidade (lixo por todo lado), esgoto pelas ruas. O trânsito tenebroso: motoqueiros sem capacete atravessam as ruas no sinal vermelho, ultrapassam pela esquerda e dobram à direita (e o inverso).  Veículos sem qualquer condição de trafegar (estes a Policia não enxerga…). Soubemos que a cidade está decretando moratória.

Enfim, chegamos ao Carrefour. Não há como entrar com mhome porque tem limitadores de altura. Um motorista, estacionado ali, alerta para não deixarmos o veículo sozinho, porque arrombam e roubam qualquer coisa, desde dinheiro, GPS,…  Dan ficou no mhome e eu fiz uma “maratona” no Carrefour.  Decisão acertada: saímos de Concordia.

Uns km adiante, encontramos um posto maravilhoso, novo:  Axion. Sr. Juan (administrador) e demais funcionários, cordialíssimos, nos atenderam muito bem.  Abastacemos (PAr 16,92/litro), ganhamos fichas para um revigorante banho, estacionamos para pernoitar. Wifi disponível. Muito bom, elogios ao Axion.

DSC00298 DSC00297

DSC00302 DSC00301

Novo dia e mais estrada. Aqui na Argentina, alguns pedágios possuem valores diferenciados em função do horário de pico. Às 8:08h, pagamos mais, neste, a hora de pico era de 8h às 11h.

Como ouvimos falar bem das termas de Villa Elisa, fomos conhecer a cidade e as termas. A cidade ainda tem parques verdes, mas a sujeira já é observada.  Nas Termas tudo é muito lindo, limpo, organizado. O parque e lago muito bem cuidados.  Mas o atendimento bastante grosseiro.  Para entrar no complexo  paga-se PAr 270 (R$70), por pessoa. Para o camping, pediram PAr 650 (R$143), por dia. Portanto, no primeiro dia, paga-se o equivalente a R$263 (duzentos e sessenta e três reais), para ficar no camping, com piscina termal, sem poder sair. Obviamente, havia apenas um mhome ali.

DSC00304 DSC00305

Voltamos para a estrada, nossa intenção era chegar em Colon antes das 12h, para podermos cambiar dinheiro.  Cidade de porte médio, trânsito calmo, fomos atendidos no Los Plus (centro da cidade), bom e rápido.

Na “oficina de turismo” indicaram o camping Piedras Coloradas, à margem do rio, próximo ao centro; PAr 210 (R$47)/dia, duas pessoas e o mhome. Espaço amplo, arborizado, linda vista do rio e da margem Uruguaia. Porém, difícil encontrar um local suficientemente alto (sem galhos) para o mhome ficar, mas com ótimas “duchas calientes”.

DSC00352 DSC00308

DSC00356 DSC00359

Estacionamos, almoçamos, lavamos roupas na nossa lavadora automática (recentemente instalada), organizamos um pouco a “casinha”, pois há muitos dias não parávamos…  À tardinha fomos caminhar, há um mercado e uma ótima panificadora bem perto.

Novo dia e fomos passear na cidade: avenida Costanera; chegamos ao antigo posto da Prefectura Naval, onde montaram dezenas de tendas para exposição de pesquisas/trabalhos de alunos, desde o primário até final do secundário. Trabalhos elaborados, como a reciclagem e reuso do giz de cera (crianças de 1º ano primário); construção de “cuchas” (casinhas) para cachorros de rua (crianças do 5º ano), construídas com garrafas PET, caixas de leite e madeira reutilizadas; além de muitos outros.

Num dos experimentos nos detivemos: Adrian e Adolfo (12 anos) estavam demonstrando como utilizar a energia com menor consumo, demonstravam ainda a utilização de placa solar para a geração de energia limpa. Conversamos com os professores, explicamos, e pedimos que ele e os meninos visitassem o mhome e, deste modo, vissem na prática a utilização e funcionalidade da placa solar.  Adoraram! e nós também em poder auxiliá-los. A clara demonstração de interesse deles muito nso alegrou.

DSC00318 DSC00320

DSC00323 DSC00326

DSC00327 DSC00333

DSC00334 DSC00336

Retornamos para o centro, fotografamos o banco La Nación (muito lindo); a prefeitura; Igreja Santos Justo e Pastor; visitamos ainda o Museu histórico regional, muitas peças lindas, mas não permitem fotografar.

DSC00338 DSC00339

DSC00343 DSC00347

Retornamos para o camping Piedras Coloradas, estacionamos, fizemos almoço. Um breve descanso e, trabalhar: limpar o mhome que está muito empoeirado.  Aproveitamos o restante da tarde para descansar, escrever o blog. Um pouco de ócio produtivo sempre é bom…

DSC00353 DSC00355

Amanhã retornaremos para a estrada, mas isto fica para a próxima.  Até breve…