sábado, 14 de novembro de 2015

Viagem pela Europa – Itália (parte 4)

Ciao!  Ainda em Roma…

Novo dia, saímos cedo e, após café da manhã e metrô, chegávamos aos muros do Vaticano. Havia apenas umas 50 pessoas na fila, pois é preciso passar pelo sensível Raio-X (detalhe: qualquer item metálico vai fazer apitar e, no meu caso, depois de tirar TODOS os metais, o policial identificou os grampos de cabelo como sendo os “apitadores”).  Nossa intenção foi de visitar a Basílica de São Pedro (gratuita); o Museu do Vaticano ficará para outra visita, pois para aprecia-lo bem, é preciso reservar um dia exclusivo.

O VATICANO é uma cidade-estado (menor do mundo) com aproximadamente 1.000 habitantes. Ali se encontra a Basílica de São Pedro e a famosa Cappella Sistina pintada por Michelangelo. Um dos lugares mais ricos, histórica e artisticamente, de Roma.

mapa vaticano DSC09172 basilica S Pietro

BASÍLICA DE SÃO PEDRO: construída entre 1506 e 1626 com colaboração de grandes nomes da arte italiana (Bernini, Raffaelo e Michelangelo), abriga obras-primas da arte italiana. Ali está enterrado São Pedro, um dos apóstolos e o primeiro papa da história da igreja católica, o que fez com que se iniciasse a tradição de que todos os papas fossem enterrados ali. A nave principal tem 187m de comprimento, sua cúpula tem: altura exterior 133,3m; altura interna 117,57m; diâmetro externo 58,9m; diâmetro interno 41,50m.

Uma curiosidade: a Basílica não tem como bispo o Papa, ele é bispo da Basílica de San Giovanni in Laterano.

DSC09173 DSC09174

DSC09178 DSC09210

DSC09191 DSC09194

DSC09197 DSC09203 DSC09214

Tudo é imenso, ricamente ornamentado, estátuas, piso, teto. Mas confessamos que esta suntuosidade não emana  bem-estar, energia benéfica, apenas um deslumbre.  Em Santiago de Compostela (por exemplo) a emoção contagia… Talvez porque nesta Basílica vão turistas e, em Santiago de Compostela, peregrinos, na busca da paz espiritual.

DSC09215 DSC09216

Após 3h caminhando e observando detalhes do descomunal conjunto, fomos caminhar por Roma. Fizemos uma parada para um capuccino e seguimos adiante.

Visitamos a Chiesa Sta. Maria in Traspontina; o Castel Sant’Angelo (Mausoléu de Adriano - imperador), já foi usado como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália; as pontes Vittorio Emanuelle II, Sant”Angelo e Umberto I; Piazza dei Tribunalli com os Tribunalli.

DSC09218 DSC09220 DSC09222

DSC09227 DSC09228 castel st angelo

DSC09234 vatic ao fund DSC09235 tribun

Chegamos à Piazza Navona, com suas 03 fontes (Quattro Fiume, Del Moro e Del Nettuno), 2 igrejas (Sant’Agnese in Agone  e  N. S. del Sacro Cuore), a Embaixada do Brasil, vários restaurantes e bares, lojinhas de antiguidadese artesanatos.  Almoçamos na esquina, no 4 Colonne (lasagna e salada), bem servido e atendido.

DSC09238 piaz navona DSC09246

DSC09244 DSC09252

DSC09254 DSC09255 almoço 4 colonne

Na intenção de irmos ao Pantheon, chegamos no edifício do Arquivo Histórico, belíssimo, fechado neste horário; em seguida na Basílica S. Andrea della Valle, imensa e bela.

DSC09256 DSC09259

DSC09262 st andrea della valle DSC09264 DSC09274

DSC09272 DSC09277

Retornamos à rota, mas fizemos uma parada na Chiesa de S. Eustachio, com curioso almoço sendo servido dentro da igreja...

Chegamos a Piazza della Rotonda e ao Pantheon, construído pelo Imperador Adriano, entre 118 e 125 d.C.; com curiosa cúpula aberta (9m de largura). Quando chove, a água escorre por 22 furos no chão. Projetado para ser templo aos deuses, em 609 se tornou igreja católica. Ali se encontram enterradas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II, Umberto I e a rainha Margherita.

DSC09281 S eustachio DSC09282

DSC09287 DSC09290

DSC09288 DSC09291 DSC09292

Perto, a Basílica St. Ignacio de Loyola, ricamente adornada e imensa (fachada não coube na foto).

DSC09293 s ignacio loyola DSC09295 DSC09293

DSC09298 DSC09300

E finalmente, a Fontana di Trevi… récem restaurada, está belíssima e abarrotada de turistas se acotovelando pela melhor foto. Diz a superstição que voltará quem jogar ali uma moedinha, mas como esquecemos, teremos que voltar para fazê-lo…

DSC09309 font trevi DSC09311

DSC09314 DSC09315 DSC09312

Muito cansados, ainda fomos à Piazza dei Popolo, que possui 2 fontes (Netuno e della Dea); à Chiesa de Santa Maria in Montesanto, Santa Maria dei Miracoli (idênticas e fechadas neste horário) e Santa Maria del Popolo, ao lado da Porta del Popolo, onde Nero morreu e foi sepultado. No centro, o Obelisco Flaminio, trazido do Egito para Roma pelo imperador Otaviano Augusto, circundado por 4 leões de mármore (em reforma).

DSC09317 piazza popolo DSC09322

DSC09326 sta maria del popolo DSC09343

DSC09326 DSC09331 Rafael DSC09339 michelangelo

No hotel, pedimos indicação para um bom jantar nas proximidades. Aconselharam o Restaurante Braci e Abbracci (http://www.bracieabbracci.it/); fomos muito bem atendidos, com “frizante” de boas vindas.

O garçom sugeriu, como entrada, Treccia Panata, delicioso! Uma mussarela de bufala envolta em presunto parma, passada no ovo e na farinha de rosca, levemente frito… De prato principal gnocchi com molho de tomate e ravioli com ricota, radicci e nozes… e legumes grelhados como salada.  Tudo muito saboroso, sem muita demora; sempre trocando pratos e talheres.

DSC09345 DSC09346

Observação: no restaurante todos os clientes NÃO estavam “produzidos” (maquiados, salto, roupa de grife, esnobes, nariz empinado,…).  Ao contrário: tênis ou sapato confortável, calças de caminhada,  mochila (de uso diário),… e os garçons trataram a todos muitíssimo bem.

Ficamos imaginando um restaurante semelhante no Brasil (diversas e diferentes  taças, pratos e talheres, garçons a rigor, chef francês, lagostas no aquário,…)  não teria deixado entrar nenhum destes clientes, que lotaram o restaurante e PAGARAM a conta… Ficamos triste quando pensamos o quanto os comerciantes brasileiros (em geral e, que dependem dos clientes) estão faltosos em seu modo de pensar e agir…

Nosso último dia em Roma  visitamos dois monumentais templos: Na Sta. Maria degli Angeli, há um “calendário solar”, denominada linha do meridiano. Talvez por falta de informação, a igreja estava quase vazia de turistas… Foi consagrada em 5 de Agosto de 1561 e, esta linha de meridiano foi traçada em 1703, por Francesco Bianchini (astrônomo). A curiosa linha, marcada por raio solar, além da função de calendário, determina datas (Páscoa,…). Ao sol do meio-dia, mostra o momento dos equinócios e solstícios, variações antigas da Estrela Polar e outras situações astronômicas.

DSC09354 DSC09371

DSC09356 DSC09358

DSC09365 DSC09364 DSC09369

A Sta. Maria Maggiore, maior e mais importante igreja romana dedicada a Santa Maria, erguida a pedido do Rei Giovanni e sua esposa, que não tendo filhos, decidiram dedicar uma igreja a Virgem Maria. Diz a lenda que a Santa então apareceu em sonho,  indicando o local para a construção da igreja e prometendo um milagre. No verão (!) de 5 de agosto de 352 foram ao monte Esquilino, que estava coberto de neve… Todos os anos, nesta data, soltam pétalas de rosas brancas, formando um bonito tapete…

DSC09373 DSC09411

DSC09375 DSC09400

DSC09381 DSC09387

DSC09396 DSC09398

Assim concluimos nossa visita à Roma (4 dias); esperamos que a admirem tanto quanto nós.

Em breve nova postagem, com uma pequena e fantástica cidade…