quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Viagem nov-dez/2014 (parte 5)

Com nossa mudança de rumo (agora para Oeste); após 16km de Trelew, fica a pequena e simpática Gaiman (colonização originária do País de Gales), moradas encantadoras, várias casas de chá galesas. Na feirinha da praça compramos a deliciosa Torta Negra Galesa (com açúcar mascavo, gengibre, canela, cravo e outros).  Temperatura: beirando os 40ºC (contraste com a manhã).

DSC06477 DSC06478

DSC06483 DSC06488

DSC06490 DSC06495

Nesta Ruta 25 o “nada” impera: apenas capim seco, vento e poeira; raríssimos veículos, nenhum posto de abastecimento, nenhum sinal de civilização (nem casas ou postes de energia). Água, só a que corre pelo pequeno rio Chubut, facilmente visível pelo verde e árvores, serpenteando nas margens.  Em compensação, as montanhas estão ficando mais altas, próximas e bonitas; após cada curva um novo visual… A vegetação arbustiva baixa, espinhosa e rígida, engana e muito, quanto ao forte vento. Ao estacionar no acostamento ou mirador, jamais abrir as duas portas simultaneamente!

DSC06511 DSC06514

DSC06515 DSC06543

DSC06544 DSC06546

Paramos em Los Altares (300km), no primeiro posto (YPF) após Trelew. DICA: sempre manter o tanque cheio! Encontramos 2 automóveis com pane seca por confiar na informação do mapa de que haveria posto no meio do caminho. E, mesmo havendo posto, pode não dispor de combustível.

DSC06555 DSC06557

DSC06550 DSC06553

Novo dia, fomos para a estrada cedo, para evitar o calor da tarde.  Pelo caminho começam a aparecer alguns “oasis”, e neles guanacos, ovelhas, emas com filhotes, lebres, raramente algum veículo.  “Apenas”  220km depois, paramos para um cafezinho no primeiro posto de combustível, em Tecka.

DSC06560 DSC06562

DSC06565 DSC06571

O contínuo vento lateral, por vários dias, “comeu” a banda de um pneu dianteiro e, um buraco no asfalto completou a travessura, produzindo-lhe um belo “edema”.  Não havendo borracharia aberta (segunda feira é descanso destes borracheiros!). Esperamos num posto de abastecimento por 5 horas até que dois fortes (gorditos) camioneiros chilenos, juntos conseguissem desaparafusar a roda! Colocado estepe, rodamos até Esquel (100km).

Esquel foi uma decepção, onde aparentemente TODOS atenderam grosseiramente, com má vontade, ou com informações erradas.  Fomos a seis revendas de pneus (todas as da cidade) onde a citação anterior foi confirmada.

DSC06579 DSC06581

“Fugimos” de Esquel, rodando até Trevelin (5.000 hab.), onde chegamos após as 20h; e após algumas informações, fomos ao Camping da Associaçãoi Policial (PA 100/dia). Tranquilíssimo, com vista para as montanhas com gelo. Tomamos boa ducha, lanchamos e fomos dormir, tentar bons sonhos…

Após ótima noite de sono, aproveitamos água  disponível e fizemos completa faxina interna no mhome. Havia poeria até dentro dos armários (e não andamos pelo “rípio”, foi apenas a ventania da estrada)…  Um gatinho do camping aproveitou para brincar conosco.

DSC06593 DSC06584

DSC06592 DSC06585

Às 11h saímos, fizemos algumas fotos da cidadezinha e retornamos para Esquel, para ir ao supermercado La Anonima. Compras feitas, logo depois do almoço seguimos para a estrada.

DSC06598 DSC06597

DSC06605 DSC06608

Após 120km chegamos à pequena Epuyen e, com as informações obtidas na oficina de turismo, fomos para o Parque do Lago Epuyen. Ali pode-se passar o dia, possui locais para piquenique, entrar no lago,.. mas o pernoite é proibido.  Tiramos fotos belíssimas, dignas de cartão-postal.

DSC06610 DSC06616

DSC06615 DSC06617

Retornamos para a cidadela, parando no camping Antú Quimey (PA 100/dia); local simples, mas atendimento muito simpático do Sr. Rodolfo, onde pernoitamos.

DSC06624 DSC06625

DSC06630 DSC06632

Pela manhã fomos a pequena Lago Puelo (41km), com parque de mesmo nome e, bem perto do lago, o Camping Delta del Azul (PA 160/dia).

DSC06635 DSC06636

O local é paradisíaco (Reserva Ecológica de 27.000ha), com o lago rodeado pelas montanhas. Às 12:00h fizemos passeio de barco, no Juana del Arco (Joana d’Arc), 15m, fabricado em 1931 e em ótimas condições (motorização Mercedes Benz recente).  Percurso belíssimo (50 min.), em águas tranquilas, coloração verde azulada, decorrente da argila coloidal de origem glacial.

DSC06634 DSC06644

DSC06648 DSC06663

DSC06645 DSC06665

O capitão (Sr. Javier), muito gentil, explicou detalhes da região, suas caracteristicas e, ao final do passeio nos convidou para mostrar detalhes do barco (cozinha, dormitório e sanitário, compactos e curiosos).

DSC06668 DSC06669

DSC06640 DSC06653

À tarde ficamos no camping, organizamos mhome, escrevemos o blog. Amanhã iremos para a estrada, em breve novas postagens.