Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 10 de dezembro de 2011

Viagem dezembro/2011 (parte 1)

Olá! Após alguns dias em casa, finalizando algumas atividades, saímos para a nossa viagem de fim de ano.

Há algum tempo, citamos nossa pequena coleção de máquinas de costurar antigas (http://museumaquinascosturar.blogspot.com) e, em função da grande difusão das informações que circulam na internet, pessoas de diversos lugares tem contatado para fornecer ou solicitar dados sobre estes históricos instrumentos mecânicos.

Uma jornalista de Florianópolis nos telefonou, informando a existência de uma grande coleção de antigas máquinas de costurar em Concórdia-SC, por onde então decidimos começar esta viagem, visitando este colecionador. 

Saímos de Toledo-PR as 6:10h, procurando o maior deslocamento possível pela manhã, quando é mais fresco. Nossa primeira parada foi perto de Realeza, no posto Stop, onde abastecemos, saboreamos um bom café com ótimos pães de queijo e acessamos internet wi-fi.

DSC05903  PA060048

Adiante de São Lourenço-SC, paramos para almoçar e descansar. As belas quedas d’água que haviam, estão um pouco encobertas por uma hidrelétrica construída recentemente.   A temperatura estava bastante elevada quando, às 16h chegamos em Concórdia-SC.

Lá, lembramos de um casal amigo, usuários de mhome (Danilo e Anastácia), e foi de fácil encontrá-los. Conversamos bastante, atualizamos os assuntos de viagens, vimos sua parreira (que está linda com os cachinhos de uva já formados), as belas toalhinhas de patchwork que Anastácia faz,…. A noitinha degustamos uma pizza com o vinho que o Danilo mesmo faz.

PB270168

No dia seguinte, procuramos pelo Sr. Angelo (colecionador), um simpático senhor de 96 anos!, franzino mas ativo e alegre. Contou-nos sua história, mostrou sua imensa coleção. Conversamos por algumas horas e, ao sairmos, ficamos receosos com o destino das peças e do Sr. Angelo, que está sozinho para manter e organizar as peças.

PB280174  PB280176

A tarde conversamos mais um pouco com Danilo e Anastácia, que nos levaram para ver as luzes de Natal na praça de Concórdia. No dia seguinte fomos para Piratuba-SC.

A cidade estava lotada de turistas nos hotéis, pois no final de semana haveria a abertura da temporada de verão.  Mas o camping estivava com poucos mhomes.  Num dos quiosques do camping encontramos um ninho de sabiás, os filhotes paralisados pelo flash.  

PB300191  PB300194

PB300192

Caminhamos pouco, pois o calor era forte; descansamos, fiz bordados, lemos. Ficamos apenas 2 dias, e seguimos para Rio do Sul-SC, na casa dos colegas Heins e Elrita.

Antes de chegarmos, em Pouso Redondo-SC, abastecemos no Posto Mime, onde o combustível e o atendimento no posto foram bons, mas o no restaurante e lanchonete deixam muito a desejar, pois após esperar por uns 15 minutos, chamar as garçonetes várias vezes, ver clientes que chegaram depois serem atendidos e nós não, decidimos por registrar nossa queixa e sair dali; almoçando biscoitos com queijo e refrigerante no mhome.  

Em Rio do Sul, fomos ao supermercado Imperatriz (amplo, variado), e na Milium (produtos para casa e construção). Depois fomos à casa dos colegas para conversar e combinar a saída no dia seguinte, até Indaial-SC, onde aconteceria o encontro de encerramento do nosso grupo G7.

Em Indaial, o encontro foi na casa do Wilson e Dorli, que já estavam como quase tudo pronto para o evento. Ao longo do dia, foram chegando os demais companheiros (Mauro e Silvana, Erico e Ligia, Deparis e Vera, Altamiro e Ondina, Anselmo e Lucimara, Luiz e Tina, Edson e Nelci, Rogerio e Cida, Jaime e Vera, Cascaes e Marlene) .

PC030211 alt  

No final da tarde, reunimos para o nosso café colonial, com uma grande variedade de tortas doces e salgadas, pizza, canudinhos, panetone, bolos, cucas, nozinhos, e outras coisas. Após as conversas de praxe, fomos descansar.

PC020200  PC020201

No sábado, o dia do “grande evento”: Heins e Wilson fizeram a costela no fogo de chão. Uma delícia, a carne “desmanchando” das costelas. Deu muito trabalho, mas ficou saborosíssima.

PC030203  PC030224

Após o almoço, realizamos nosso amigo secreto (cada casal trouxe um presente). Uma forma de presentear e animar a turma. Depois fizemos algumas rodadas de bingo (também com brindes trazidos por cada mhome). Houve disputa acirrada para receber os presentes!

PC030227  PC030228

No domingo pela manhã, um a um foram embora, com os votos de Feliz Natal e a esperança de Ano Novo cheio de reencontros e viagens. Ficamos até o meio-dia da segunda-feira, para ajudar e organizar algumas pendências (mangueiras d’água, rede elétrica, ...).

Após o almoço, seguimos para a BR-101, olhamos mapa, cidades, roteiros,..  A rodovia estava bastante movimentada no sentido Sul – Norte. Optamos por ir até Garopaba-SC, e antes de chegar ao centro da cidade, paramos no Supermercado Silveira (novo), amplo, com wi-fi, estacionamento.

As 17:30h, entramos no camping Lagoamar, à beira da praia, com ótima infra-estrutura para mhomes e barracas. Ainda está tranqüilo, apenas 5 mhomes e  poucas barracas. De acordo com os funcionários do camping, o movimento deve aumentar bastante após o dia 15 de dezembro.

PC060235

Um camping organizado, amplo, limpo, agradável e, em frente ao mar, um espetáculo diferente todos os dias.

DSC05938  DSC05935

Diariamente caminhamos pela praia, lemos bons livros, fizemos alguns  almoços “espertos” no mhome. Aproveitamos os momentos de sol para lavarmos camisetas, limpar mhome, passear pela cidade.

Muitas lojas e serviços estão fechados, devendo abrir a partir da semana seguinte. A cidade aparenta estar  em “reforma”, ou “de mudança”, em função da grande quantidade de preparativos para a época de veraneio.

Um vizinho (Sr. José Ignácio) nos convidou para passearmos em Imbituba. Fomos pela manhã, caminhamos, visitamos a igreja, almoçamos, e voltamos à tarde. Foi um passeio bem agradável, paisagens  muito lindas.

DSC05914

No outro dia, seguimos a orientação de outra “vizinha”, que nos orientou para fazermos o passeio norte (a pé) até as pedras e passarela no final da praia. Cerca de 1,5km, mais uns metros de passarela de madeira recem feita, e chegamos a uma paisagem encantadora no alto dos rochedos.

DSC05932  DSC05929

DSC05915  DSC05918

Os dias não foram sempre ensolarados, em sua maioria com um sol bonito pela manhã, e ao longo do dia garoava, evontualmente trovejava e chovia forte.  O vento frio também estava presente, quase sempre precisamos de um abrigo.

Esperamos que o Criador continue a nos presentear com bons lugares e paisagens, com  sol e calor…

Até Logo !

San & Dan

PC060246

4 comentários:

Anônimo disse...

Achamos que neste ano as viagens estariam encerradas. Eis que vocês nos brindam com mais uma viagem. Continuem sempre.
Sérgio e Aparecida.

Anônimo disse...

Oi San e Dan: Por uma incrível coincidência eu sai do Lagoamar ás 15hs. do domingo, onde fui dar uma rapida passeada pois tinha chegado no sábado á tarde. Lastimavelmente por pouco não nos encontramos mas o destino certamente vai nos proporcionar outras oportunidades, por enquanto ainda estou na ativa e os passeios são curtos, pelas fotos reconheci o meu vizinho de estacionamento que já está guardando lugar para o fim do ano, é o motorhome que tem uma camioneta ao lado. Um grande abraço e um final de ano com muita saúde e felicidade para vocês.
José Leotti.-

Sandra disse...

Olá José. Provavelmente tenha passado por nós na estrada... Que pena, mas logo o Supremo fará nossos caminhos se encontrarem. Daqui a uns dias iremos para Gramado, quem sabe passar o Natal por lá... Abraços. San&Dan

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Boa noite amigos SAN e DAN.

Estivemos juntos por mais um ano, para minha alegria, no blog, no facebook, no orkut, no e-mail, não importa, eu agradeço.

Há de ser o Natal um grande momento de paz. Há de ser o Ano Novo um tempo de amor.

Que a paz, o amor e a harmonia permaneçam em seus corações e seus lares.

Quando em minhas preces, agradeço por vocês existirem na minha vida, enxergo minha pessoa, tão frágil, tão “comum”, tão indignada com as coisas do mundo e me pergunto,como cheguei a vocês?

Sem planejar, até mesmo sem perceber, aumentou minha família.

Escuto um eco enorme à minha pequena voz... vocês apareceram na minha telinha, tão natural, tão espontâneo!

Chego a pensar que sempre foi assim. É assim!!!

Percebo ainda, que falamos em

Anas, Josés, Cecílias, Beths, Carminhas, Marias essa e aquela, Edisons, Eloys, Fátimas, Veras e tantos outros, como pessoas de minha maior convivência, na mesa do jantar, ou mesmo almoço.

Quero desejar agora;

Da minha família para a sua família, um FELIZ NATAL.

FELIZ ANO NOVO.

Que a paz do Natal se multiplique no ano que se inicia.

Obrigada por fazerem parte da minha vida.

DEUS os abençoe.

FIQUEM COM DEUS.

Que em 2012 possamos continuar com muita saúde a conhecer lugares ainda mais lindos. Abraços.