quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Viagem outubro/2011

Olá! Após a instalação da placa solar, decidimos por uma viagem curta, para testarmos sua funcionalidade. Aproveitamos para passar na concessionária Iveco de Vitorino para uma pequena revisão e avaliação de preços (filtros, lubrificantes..).
Escolhemos sair numa quinta-feira, com movimento nas estradas menor que segundas ou sextas. Abastecemos no Posto Sede Alvorada (Shell), a R$ 1,95/litro. Seguimos pela BR-163 (Cascavel - Capitão Leonidas Marques), observamos que alguns buracos foram cobertos, mas a maioria ainda está presente e mais profundos (são cerca de 80 km com buracos).
DSC05843  DSC05846
Na PR-182 (antes de Realeza), paramos em um Posto Stop (novo), amplo, limpo, lanche bom e barato.
PA060046  PA060047
PA060048
Em Vitorino-PR, fizemos a rápida revisão (Pozzoli), e conseguimos chegar em Xanxerê-SC para pernoitarmos.
DSC05796  DSC05799
No dia seguinte, saímos cedo, com destino a Treze Tilias (cidade “austríaca”). Lá descobrimos que à noite aconteceria a abertura da TirolerFest, com desfile e banda. Programamo-nos para jantar no Restaurante Edelweiss (Cervejaria Bierbaum) e depois assistirmos ao desfile.
DSC05808  DSC05812
DSC05805  DSC05803
Durante a tarde caminhamos na cidade, muito calor e ar seco. Visitamos lojinhas de artesanato, conseguimos folder com a programação da festa; e caminhando por ruas estreitas, descobrimos uma jóia: um Ford A 1928, que o proprietário (Sr. Moacir) informou ter ele mesmo restaurado, e que ainda quer deixa-lo mais bonito.
Conversamos, fotografamos, vimos que ele também tem mais umas raridades a restaurar, e como estava na hora de buscar a neta na escola, nos ofereceu uma carona... de Fordinho !

Descansamos um pouco e às 19h fomos jantar no Restaurante e Cervejaria Edelweiss (http://www.bierbaum.com.br/index.php?codpagina=00036276). Eles servem uma variedade de pratos (pizzas, calzones, carnes, pratos típicos, lanches,...), mas optamos pelo frango “À Mona Lisa” porque é delicioso (peito de frango recheado com presunto e queijo), acompanhado de arroz, batata frita e salada. Muito bom. Com chopp escuro Bierbaum e um appflestrudel de sobremesa (deliciosíssimos...).
PA070051
Pouco antes da 20:30h, fomos caminhando até o local da festa. Para nossa sorte a Magda (da cervejaria) nos encontrou e ofereceu carona.
Conseguimos bom local e assistimos a entrada da banda e dos grupos folclóricos, tudo encantador, crianças e idosos também expressam a cultura e tradição tirolesas.
PA070062  PA070065
Após algumas apresentações, passeamos pela feirinha de artesanato, algumas peças bonitas e preço acessível. Adquirimos uma pequena toalha de mesa (vagonite) e uma bandeira da Austria (importada). Depois fomos para o mhome descansar, e novamente, para nossa sorte, a Magda nos encontrou subindo a ladeira e ofereceu carona (ela é gentilíssima).
Pela manhã saímos bem cedinho, para chegarmos antes do meio dia em Piratuba, onde estava acontecendo o encontro de mhomes do grupo Rodamundo. Fomos nos encontrar com os amigos e colegas, desfrutar um pouco da companhia deles.
Os colegas de G7 já lá estavam (Mauro/Silvana, Nildo/Silvia, Heinz/Elrita, Wilson/Dorli, Luiz/Tina, Neivo/Leda, José/Lia, Valério/Arina, Edson/Nelci); além de tantos outros companheiros de estrada (Renato/Graça, Arnoldo/Isabel, Fiori/Cleuza, Neca/Tere, Patrício/Doroty, e outros que reencontramos ou conhecemos).
Heinz e Wilson nos convidaram para “repartir” o almoço, que estava uma delícia.
Depois fizemos algumas fotos do encontro:
DSC05821  DSC05823
PA090068
A tarde fui (San) passear nas lojinhas com a Graça e a Tere, compramos lindos vestidos na loja Mira (estilos indianos). Depois, coincidentemente saímos (Dan e San) com camisetas e chinelos combinando. A Graça não perdeu a oportunidade e fotografou a dupla (uma “graça”).
san e dan
No domingo vários mhomes foram embora. Atualizamos alguns assuntos e informações com Leda e Neivo (que depois também se foram). A Tere aproveitou para fotografar as “blogueiras”: eu (San) e a Graça (com belo vestido).
graça e san
Assamos carne na churrasqueirinha do mhome, descansamos. A tarde lemos os livros com a história de vida e trabalho da família que a Graça nos emprestou. A noitinha conversamos bastante sobre viagens, mhome, vida, futuro, presente...
Quase todos foram embora na segunda, então decidimos “subir” para um local mais sombreado (o camping de Piratuba possui 3 níveis para estacionamento) e próximo de outros mhomes; pois combinamos esperar os colegas Dioclecio/Beatriz (Santa Maria-RS), que iriam fazer a estréia do 1º mhome deles!.
Na segunda à noite reunimos o pessoal restante e fizemos cachorro-quente (alemão, com repolho), batemos papo, ouvimos música do Pedro Augusto. No dia seguinte, lavamos roupas, descansamos, almoçamos Feijoada Pronta da VAPZA (http://www.vapza.com.br/ptbr/produtos/detalhes/feijoada-pronta/id/22), que experimentamos pela primeira vez e estava uma delícia (pouco sal, tempero suave, bastante carne).
À tarde Dioclecio e Beatriz chegaram, um agradável encontro, inaugurando com sucesso o mhome (Itapoã 8 metros). São pessoas maravilhosas, boa cultura geral, demonstração de otimismo,... Conversamos, falaram da viagem (apenas um pneu furado), convidamos para nos visitar em Toledo-PR.
No feriado (12 de outubro), decidimos fazer um churrasquinho, eu (San) me encarreguei da salada de batata, Beatriz das saladas frias, Dioclécio temperou e assou as carnes, Dan... supervisionou! Nosso almoço estava MUITO bom.
PA120082
No final da tarde fomos conversar com Benedito e Neide (mhome Timbó-SC), que também estão com mhome renovado, amplo e confortável.
À noitinha, oficializamos a “inauguração” do mhome (Baby Dino) do Dioclécio e Beatriz, (teve até champanhe importada!) na companhia dos “vizinhos” Arnoldo e Izabel.
Dia seguinte, seguimos viagem para Passo Fundo-RS, conforme havíamos combinado com os amigos Miguel e Marinete. Desta vez o assunto não era mhome, mas sim antiguidades, museu, história, restauro...
Na BR-153, abastecemos no Posto Pena Branca R$ 1,945/litro (uns 6km antes de Erechim). No escritório do DAER, junto ao pedágio, tomamos um gostoso café, gentilmente preparado pela atendente.
Em Passo Fundo, fomos direto ao shopping Bourbon (com acessível estacionamento), fazer umas comprinhas no supermercado e acessar internet. O Miguel veio nos recepcionar e guiar até o local que preparou para pernoitarmos.
Um local agradável, em um condomínio fechado de residências. Lago limpinho, bastante arborizado. Conversamos um pouco e descansamos. A noite Marinete nos buscou para jantarmos junto com outros amigos, tendo como tema principal as peças antigas. O jantar estava delicioso, o bate-papo muito bom. E ainda ganhamos alguns presentes: duas antigas máquinas de costurar (manuais) e um ilustrado livro de bordado da Singer (1930). Dan o presenteou com uma pequena balança de ourives.
Dia seguinte, Miguel nos levou para visitar o Pedro Fogão, numa cidadezinha próxima, onde ainda se encontram algumas peças raras e com preços razoáveis. Ao voltarmos para mhome, Miguel nos doou mais uma antiga maquininha de costurar. Como haviámos adquirido mais duas máquinas, o mhome voltou “pesado” para casa.
Com o sol ainda alto, decidimos seguir viagem, conseguimos chegar em Carazinho-RS, onde estacionamos para pernoite.
Dia seguinte acordamos cedo e seguimos viagem. Pensamos em passar o restante do dia em Iraí, mas para ganhar tempo, apenas passamos.
Uns 10 km antes de DIonísio Cerqueira/Barracão, abastecemos diesel (R$1,94/litro), no Posto São Cristóvão V (De Carli Ltda) e, como precisávamos de água potável para o reservatório, pedimos ao frentista se a água era limpa, bebível. Ao confirmar, abastecemos. Quando Dan foi ao sanitário, observou, preocupado, que a água dos lavatórios era turva, então contatou o gerente, relatando o fato e perguntando novamente. O gerente informou que água do sanitário era outra, poderíamos abastecer sem receio.
Nossa desagradável surpresa não demorou, apresentando-se ao realizar o jantar. Frentista e gerente mentiram (por ignorância ou dolo). A água, embora passada por dois filtros de acesso ao reservatório do mhome, apresentou-se escura, barrenta,.. Desistimos de voltar e reclamar, evitando confronto, muito irritados que ficamos. A irresponsabilidade no trato ao cliente é uma constante, nos mais diversos segmentos da prestação de serviços. Desconfiar sempre deve ser o lema, principalmente quando envolve riscos de saúde ou segurança.
No quartel do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, realizamos as emergenciais soluções: esvaziamos o reservatório e reenchemos por várias vezes, adicionando hipoclorito. Encontramos partículas de terra e outras não identificadas nos filtros. O leviano ato, terá consequencias decorrentes: alertar aos colegas de evitar abastecer água neste posto; jamais acreditar e nunca basear-se apenas nas informações; SEMPRE testar a turbidez da água em copo de vidro transparente.
Como estávamos próximos da fronteira e para “adoçar” um pouco o desagradável ocorrido, no dia seguinte aproveitamos para “abastecer” a despensa na Argentina: vinhos, massas, biscoitos, champanhe, entre outras coisinhas. Pernoitamos e seguimos viagem logo cedo. Em Cascavel almoçamos e depois fomos para casa.
Concluindo nosso “fechamento”: foram 11 dias de viagem, com 1.465 km rodados e placa fotovoltaica aprovada com mérito. Nossa média de gastos foi de R$ 116/dia, ou R$ 0,88/km. Lembrando que consideramos absolutamente tudo, desde a saída de casa até o retorno (combustível, pedágios, alimentação, restaurantes, camping, sorvetes, antiguidades, lavanderia, manutenção, presentes, etc.).
Gostaríamos de agradecer a todos os colegas que nos receberam bem, que conviveram conosco alguns dias. Agradecer a Graça e Renato, pelas informações e materiais, os quais guias e mapas do Chile estamos “devorando”.
Agradecer imensamente, de coração, aos amigos Miguel e Marinete, que em alguns momentos deixaram seus afazeres, saíram de sua rotina, desdobraram-se para nos atender, propicionando momentos de alegria (jantar) e de lazer (passeio). Esperamos um dia podermos retribuir esta maravilhosa recepção e acolhida.
Desejamos muitas viagens e alegrias ao Dioclécio e Beatriz, com seu recente mhome, com a opção pela nova vida de campista. Que possamos nos encontrar muitas vezes pelas estradas e campings do Brasil, ou até do Uruguai, Argentina, ...
Que Deus continue nos conduzindo pelos melhores caminhos, escolhas acertadas (de dias e locais, sair ou ficar, pessoas e roteiros).
Que em breve possamos viajar novamente e contar à vocês nossos roteiros e dicas.