Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 3 de setembro de 2011

Viagem agosto/2011 (parte 2)

Olá!
Continuamos nossa viagem em Ubatuba-SP, onde o camping do CCB é agradável, com vários trailers estacionados (mensalistas). Mas os valores para não-sócios são elevados (a diária chega perto dos R$ 100,00, para 2 pessoas e mhome), mesmo fora de temporada.  Aproveitamos mais alguns dias, fotografamos, caminhamos, descobrimos um mercadinho perto.
DSC05549  DSC05554
Infelizmente, a meteorologia não foi favorável, pois começou a chover e esfriar. E praia com chuva não combina muito bem. Analisamos mapas e encontros (de carros antigos e  mhomes), e decidimos voltar para o Sul, tendo como primeira meta Curitiba.  Saímos pela manhã de Ubatuba, com muita chuva e pouco trânsito, mas não conseguimos avançar muito, pois na serra há  trechos de subidas e descidas bastante inclinados e perigosos, que não permitem excessos ou descuidos.
Passamos por São Sebastião-SP, cidade antiga, com casario preservado, e o movimento de automóveis e ônibus começava a aumentar.
DSC05569  DSC05571
DSC05575  DSC05578
Como o trajeto de serra geralmente traz belas paisagens, este também nos brindou com algumas:
DSC05581  DSC05582
DSC05585  DSC05584
Conseguimos passar sem problemas pelos acessos de Santos e Guarujá, mas já havia congestionamento para quem seguia a São Paulo (capital).   No final da tarde chegamos a Itanhaem-SP. A cidade é bastante ampla, tudo fica longe, o frio aumentando e a chuva não dando trégua. Quando íamos desistir e sair da cidade, conseguimos pouso (apenas pernoite) no CCB, também em frente ao mar, mas com infra-estrutura flagrantemente descuidada.
DSC05598
Na manhã seguinte, mesmo com a chuva persistente, seguimos viagem. Paramos no Posto Graal em Registro-SP, abastecemos, almoçamos e acessamos internet.  Fotografamos uma réplica de cabine de FNM, exposta. 
DSC05601
Apesar da chuva, a rodovia está boa. Chegamos na Só Trailer (Curitiba) as 17h. Instalamo-nos, tomamos um bom banho e fomos descansar.
No dia seguinte, passeamos na cidade, tomamos café no Paço (muito bom, não tão caro), visitamos lojas de artesanato, informamo-nos sobre passeio no Ônibus Turismo, e decidimos passear no dia seguinte.
Fomos brindados com um dia claro, sem sol e sem chuva. Visitamos o colega Marco (viaja de moto com a esposa), e encontramos a lojinha de CD e DVD que procurávamos: Arsenal do CD, atendimento e preço bons.  Almoçamos no restaurante Qualitá XV (na rua das Flores), por kg e livre, comida muito saborosa.
DSC05603
Após o almoço fomos passear no ônibus turismo (R$ 25,00/pessoa, 2 pavimentos, com direito a 4 reembarques). Visita os pontos turísticos importantes de Curitiba, com explicações sobre os locais e visão panorâmica. Contudo, alguns ônibus estão mal conservados (bancos com estofamento furado, que acumula água e molha as calças; teto de lona que faz muito barulho,…).   No final vale a pena, e pode-se passear o dia todo (sabendo escolher as paradas e horários).
DSC05605  
Nossa primeira parada foi no Mercado Público, que ainda passa por reformas, mas as bancas estão ativas, com muitas frutas, verduras, flores, artesanato, peixes, grãos, conservas, dentre tantos outros.
DSC05608  DSC05611  
Pegamos o próximo ônibus e fomos ver os demais pontos:
DSC05614  DSC05615
A próxima parada foi no Bosque Alemão, com uma linda vista da cidade:
DSC05621  DSC05617
Embarcamos no ônibus seguinte e mais outro passeio, apesar da temperatura ter caído bastante, o que assustou alguns turistas nordestinos que visitavam a cidade:
DSC05626  DSC05628
DSC05630  DSC05631
Descemos no bairro Santa Felicidade, caminhamos um pouco e visitamos a Vinícola Durigon que, além de vinhos, vende chocolates, doces caseiros, queijos, salames, pães…
DSC05634
Reembarcamos, fomos até o centro (Praça Tiradentes) e decidimos voltar para o mhome. 
No dia seguinte, saímos de Curitiba, com a intenção de irmos para Joinville e depois Barra Velha-SC. Em Joinville fomos no supermercado Giassi, almoçamos e fizemos compras, procuramos por lavanderia mas os preços eram elevados; seguimos para Barra Velha para visitarmos os amigos Luiz e Tina. Na loja Havan (na rodovia), aproveitamos para fotografar o mhome com a estátua da liberdade e o “caminhão” da pipoca.
DSC05636  DSC05637
Conversamos, atualizamos assuntos e informações, descansamos e, no outro dia fomos para Brusque, onde haveria encontro de carros antigos.
Em Brusque, após nos informarmos sobre endereços, custos e prazos para entrega, encontramos a lavanderia (Lav Lev), com bom preço e agilidade. Estacionamos no parque da Fenarreco e esperamos pelos demais companheiros do G7;  soubemos que haveria, no dia seguinte, uma cavalgada para o Santuário de Madre Paulina, pois os cavalos e cavaleiros chegaram durante o dia e a noite…
DSC05642  DSC05646
DSC05657  DSC05659
A “largada” da cavalgada foi bonita, com todos pedindo bençãos da Santa Paulina; os cavaleiros na frente, seguidos por carroças, carros e caminhões. Bela demonstração de fé e crença popular.
À tarde foi iniciado o encontro de carros antigos, com quase 200 carros expostos nos dois dias do evento, alguns originais outros modificados; tornando agradável a reunião. Alguns colegas do G7, presentes, também participaram. 
DSC05670  DSC05672
 DSC05667  DSC05664
No dia seguinte, fomos com os colegas Mauro e Silvana para Joinville, ver a fábrica de mhomes da Victória (Vettura) e, no final da tarde chegamos em Pomerode, para o XI Encontro Nacional de Motorhomes.   Mas esta etapa fica para a próxima postagem.
Abraços e até breve!
DSC05610

Nenhum comentário: