Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Viagem dezembro/2010 (parte 2)

Olá!  Após nossa estada em Florianópolis-SC, optamos por seguir para o sul, pela BR-101. Apesar de ser uma sexta-feira, dia de movimento, a rodovia estava livre, sem muito trânsito, congestionamentos ou acidentes.
DSC04132
Fizemos uma parada em Tubarão-SC, para conversar com os amigos Nildo e Silvia (mhome MB180). Seguimos viagem,  abastecemos no Posto Planalto (bandeira Ipiranga), que fica a 27km depois de Tubarão, sentido sul. Muito bem atendidos, posto limpo, diesel com bom preço. Já fizemos esta parada outras vezes.
Passeamos um pouco em Torres-RS, cidade muito movimentada com muitos turistas de final de semana, o que assusta um pouco os usuários de mhome (ruas estreitas, carros mal estacionados, motoristas em manobras arriscadas,…).  Seguimos viagem até o Balneário Atlântico (Arroio do Sal-RS), onde ficamos três dias, na companhia da mãe do Darlou. Dias com intermitência de chuva, garoa, neblina, eventualmente um pouco de sol, …
Subimos a Rota do Sol, com suas paisagens lindas, seus trechos sinuosos; no sentido de São Francisco de Paula-RS.
DSC04138  DSC04143
DSC04152  DSC04153
Ao chegarmos no trevo (Tainhas / Cambará do Sul),  decidimos por ir até Cambará do Sul, conhecer a cidade tida como uma das mais frias do Brasil.  A rodovia está bem conservada, e há pouco trânsito.  Na cidade existem várias pousadas, algumas com pequeno camping, mas em sua maioria na área rural, o que indica acesso sem asfalto.  Evitamos estradas não pavimentadas por receio de causar danos em algum equipamento (geralmente são eletrônicos, caros e de difícil conserto) ou  sacudir a geladeira (o que sobrecarrega o motor e pode estragar).  Nestes casos, quando possível e necessário, carregamos nosso fusca no cambão ou alugamos um carro para estas visitas. 
Almoçamos na cidade, num restaurante muito simples;  passeamos um pouco pelas ruas e avenida;  e tentamos (sim, tentamos) ir ao parque do Itaimbezinho com o mhome, mas a estrada de terra é muito irregular, em alguns trechos bem estreita e, para completar, um forte indicativo de chuvas.  Ficou para a próxima vez, com carro pequeno.
DSC04155  DSC04157
DSC04161
Decidimos por seguir viagem, e fui “pilotando”. Algumas colegas evitam dirigir o mhome, alegando receio pelas suas dimensões e decorrentes. Mas penso que é apenas condição de adaptabilidade, pois o mhome permite uma visualização mais ampla e elevada, sua velocidade é mais uniforme e outras características que inspiram confiança e segurança.
DSC04163
Fomos para  Gramado, cidade que “respira” Natal, para passarmos dias tranquilos e agradáveis. O aprazível camping Gramado estava quase lotado, mas sempre se consegue um bom lugar para estacionar. Ficamos alguns dias, passeamos na cidade; fotografamos; estabelecemos boas amizades; caminhamos bastante; …

DSC04167  DSC04169 alt
DSC04178  DSC04177
No dia 21 assistimos ao Nativitaten  (show de  luzes e  fogos no  Lago  Joaquina  Rita  Bier), encantador, místico, emocionante. Narra, em  forma de  ópera, desde a criação do mundo até o  nascimento de  Jesus e a  comemoração do  Natal.  (dica aos da 3ª idade: há desconto de até 50% nos ingressos em vários eventos).  Uma garoa, intercalada com chuva fina, atrapalhou  um pouco a  visualização dos fogos de artifício, mas  novamente foi uma  apresentação mágica.  Consegue-se sentir o fascínio do Natal no balanço da água (chafarizes), na intensidade do fogo e na emoção dos cantos das crianças.(http://www.natalluzdegramado.com.br/atracoes/nativitaten/nativitaten.php)
No decorrer dos dias, alguns com chuva e frio outros com muito sol e calor;  conhecemos pessoas admiráveis: Sr. Leopoldo e sra. Elaine (possuem um trailer estacionado no camping); Sr. José Cleto e Sra. Rute (de Curitiba, que estão aproveitando mais o mhome com a chegada da aposentadoria); Sr. Renato e Sra “Lena” e vários companheiros que conhecemos nestes dias de véspera e de Natal.
DSC04186 DSC04188
DSC04185  DSC04191
Como haviam vários mhomes, em sua maioria longe do restante de suas famílias, organizou-se (pelo sr. Miguel e esposa) uma bela ceia de Natal. No dia 24  nos reunimos no salão da igreja (locado, ao lado do camping), encomendados os alimentos, foi uma confraternização maravilhosa, formada uma grande família.  Todos unidos, celebrando o nascimento de Jesus, a chegada do Natal.  Fizeram ainda uma brincadeira com brindes (verdadeiros e falsos).  Um encontro fraterno com ceia alegre e deliciosa.
DSC04196  DSC04201
DSC04199 
Depois de um lindo dia de sol, o céu do dia de Natal precipitou-se, com muita chuva.  Nestes momentos aproveitamos para colocar o blog em ordem, arrumar álbum de fotos, ler livros, assistir a um bom filme,  atualizar as contas da viagem, etc…
No domingo à tarde passeamos pela cidade, vimos a Parada de Natal, muitos turistas, trânsito complicado,… Ao voltarmos para o mhome tivemos uma agradável surpresa: Sr. Leopoldo (alegria de seus 86 anos) e  esposa, sra. Elaine, nos aguardavam para uma visita com prazeroso bate-papo. São pessoas encantadoras, muito amáveis; adoramos conhecê-los.
Dia seguinte, passeamos em Canela pela manhã: cuja cidade apresenta bela ornamentação para o Natal. Para evitar os transtornos do trânsito, utilizamos o ônibus urbano de Gramado, que acessa o centro e, no outro sentido vai até Canela. A  tarifa é acessível (R$ 1,90), horários frequentes (cada 20 min), motoristas cuidadosos e gentís.
DSC04208
Almoçamos num ótimo local em Canela: Restaurante Olimpia (http://www.hagah.com.br/rs/canela/local/139749,2,olimpia-restaurante.html).  Localiza-se na av. Osvaldo Aranha (uma das principais), num aprazível subsolo, com comida muito saborosa; servem buffet livre ou por kg, atendimento cordial (tanto pelos garçons quanto proprietários).   Novamente  faço a ressalva: não recebemos descontos ou benefícios para fazermos estas indicações (de restaurantes, postos e outros lugares), apenas gostaríamos que nossos amigos também pudessem dispor de bons serviços, ou até criticar nossas informações.
À tarde, nossos vizinhos sr. Renato e sra. Lena nos convidaram para ir à cidade de Igrejinha (cerca de 40km de Gramado), pólo calçadista regional. Diversas lojas, boa variedade de sapatos, sandálias, tênis, masculinos, femininos e infantis.  Fizemos a maioria de nossas compras na Botas Paulinho (atendimento bom, com muitos itens da linha ComfortFlex – ideal para quem gosta de caminhar bastante sem sentir desconforto).
DSC04214 alt
Dia 28/12, depois de analisarmos algumas possibilidades de roteiros, os possíveis tumultos de final de ano, decidimos por voltar para casa. Arrumamos nossas coisas com calma, e saímos às 10:30h.  A estrada para Nova Petrópolis está linda, muitas hortênsias, várias tonalidade de verde. 
  DSC04217
Almoçamos em Nova Petrópolis, no Restaurante Plátanos, Galeria Imigrante (http://www.hagah.com.br/rs/nova-petropolis/local/345635,2,restaurante-platano-grill.html). Comida variada e deliciosa, também servem por kg e buffet livre. (Lembrao que há uma farta mesa de sobremesas, …hummm!)
Seguimos subindo a serra, passamos por Caxias do Sul, Farroupilha, e chegamos em Bento Gonçalves ao redor de 16h.  Fomos muito bem recebidos pelo sr. Carlos no posto de informações turísticas (na entrada, antes da grande Pipa). Nos explicou diversos aspectos da cidade, alguns roteiros, e também concordou conosco que a cidade precisa pensar em um local para receber os mhomes que visitam a serra gaúcha. Um local que seja seguro, tranquilo, com instalações de luz, água, esgoto; onde possamos deixar os mhomes com segurança e passear pelas belas paisagens e cidades (Bento, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, e todas as demais).
Visitamos a Auto Peças Valduga, onde o Sr. Adilson, (muito gentil e demonstrando profundo conhecimento), nos mostrou a enorme quantidade de peças para veículos antigos que possuem em estoque: desde os nacionais Willys, Fusca,  Opala, …até os Ford, Chevrolet,…. da década de 20!
DSC04220  DSC04224
Ainda em Bento Gonçalves, fomos até a AABB, tentar “pouso”.  Nossos amigos Fábio e Isabel (ecônomos)  nos receberam calorosamente, são muito amáveis, prestativos, trabalhadores.  A associação estava linda, exemplarmente cuidada.  E conseguimos um bom lugar para passarmos a noite, com muita tranquilidade e segurança.
Mais um dia de viagem, subindo a serra por Veranópolis, Nova Prata e, no horário do almoço, passávamos por Nova Araçá, quando vimos um outdoor indicando um restaurante por kg. Entramos na cidade e logo encontramos o local: Restaurante Tutti Noi: por kg e buffet livre; comida italiana tradicional, grelhados, sobremesas. Uma delícia aliada com ótimo atendimento.
DSC04228  DSC04233
DSC04237 DSC04238
Seguimos viagem até Passo Fundo, para visitar a prima Elaine, mas não estava. Deixamos nosso abraço e flores para ela.  Fizemos compras no Shopping Bourbon e seguimos viagem.
Muito calor durante todo o dia, conseguimos  chegar em Frederico Westphalen no início da noite. Decidimos ficar na cidade, tomar um bom banho e descansar do calor.  Uma preciosa informação (Sd. Adilson - Corpo de Bombeiros); nos indicou uma caminhada na praça da cidade.  Elogios à administração pública da pequena cidade, que soube engalanar a cidade com decoração, luzes e cores alusivas ao Natal.  
 DSC04243  DSC04247
DSC04251
No dia seguinte, saímos bem cedo, pois queríamos passar na Argentina (Dionisio Cerqueira-SC / Bernardo de Irigoyen-Arg) para comprarmos vinhos e espumantes. A cidade de Bernardo de Irigoyen estava lotada com os turistas e “compristas” brasileiros. Fomos direto ao Hipermercado Porteño, depois voltamos para Barracão e lanchamos na panificadora Delícias do Trigo (lanche delicioso e atendimento cordial).
Novamente muito calor, e o trânsito aumentando cada vez mais, mas apenas em sentido oposto ao nosso ( turistas indo para o litoral).  As 17:35h chegamos em casa.
DSC04183  DSC04241
Foram 24 dias de viagem, num total de 2.489km, com gasto médio diário de R$ 96,00 (tudo incluido).  
Reencontramos amigos; fizemos novos colegas, companheiros e amigos. Descobrimos que por vezes as pessoas que mais nos querem bem, que lembram de nos dar saudações de boas festas, que se preocupam conosco, são aquelas que não tem nenhum vínculo familiar.  Apenas encontraram afinidades conosco e, claro, procuramos retribuir tais bons “eflúvios” que recebemos.
Não vou citar todas as pessoas porque a emoção poderá me fazer esquecer alguém. Mas são pessoas como o Fábio e sua esposa Isabel (de Bento Gonçalves), que demonstraram a grande alegria em nos receber e vieram correndo nos abraçar, pois havia 2 anos que não nos víamos. Ficaram felizes com nossa chegada, e nós ficamos ainda mais satisfeitos em saber que temos tão bons e verdadeiros amigos.  Que Deus sempre os abençoe, em todos os seus atos, para júbilo de todos que os querem bem.
Enfim, desejamos que, em breve estejamos na estrada novamente, e que possamos auxiliar nossos companheiros de mhome e demais leitores com nossas informações e dicas.
Abraços. Até breve.
DSC04226 alt

Um comentário:

Familia Silva disse...

Olá obrigado pela visita em nosso blog, estamos acompanhando tb suas viagens. parabéns e esperamos encontrá-los em breve.
Abraços, Familia Silva.