Ciao!
Fomos de trem regional para Roma; é um pouco demorado, embora a mais de 100km/h, mas bem mais econômico. Tivemos auxílio da empresa Giupyland para compra e reserva das passagens e hotel (www.giupyland.it). Ficamos no hotel Athena (3 noites), simples mas limpo, serviço e toalhas diariamente, café da manhã completo e variado, atendimento familiar. Fica próximo da estação Bologna de metrô.
Iniciamos a visita no Coliseu e, com o mesmo ingresso (€ 12/pessoa), visita-se também o Palatino e os antigos Fóruns Romanos. Chegamos pelas 9h, já havia umas 500 pessoas nas filas de entrada (tanto com ingresso já comprado, quanto para comprar na hora). Mas foi rápido, uns 20 minutos já estávamos começando a visita. Poucas horas depois, milhares de turistas formavam filas.
O COLISEU é, sem dúvida, o símbolo de Roma mais famoso em todo o mundo (inaugurado em 80 d.C). Para a diversão dos habitantes de Roma, ali eram organizadas lutas entre gladiadores e animais ferozes e espetáculos fantásticos, como batalhas navais em uma arena cheia de água. Nos subterrâneos da arena, numerosos corredores e salas eram utilizados como abrigo para os gladiadores e animais que vinham à superfície através de elevadores e rampas de acesso. Na festa de inauguração, que durou cem dias, morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores. Ao longo dos séculos, a estrutura foi danificada por terremotos, depredações, chuvas, poluição e incêndios. Mesmo assim, os italianos por diversas vezes investiram em reformas e restaurações. Hoje, mesmo em ruínas, permanece fascinante, é o maior e mais importante anfiteatro do mundo.
Caminha-se muito, escadas a subir e descer, milhares de pessoas. Mas a visita vale a pena.
Em seguida, atravessamos a rua e fomos ao Palatino e demais ruínas. Os guias turísticos recomendam calçados e roupas confortáveis, levar água e algum lanche; além de estar disposto a caminhar (MUITO). Com exceção de poucos turistas brasileiros (elas com sapatos de bico fino e/ou salto, calça de couro, micro saia,…), a maioria dos visitantes cumpre as regras básicas.
O PALATINO: é uma das sete colinas de Roma e tem 70 metros de altura. O nome deriva de Pales, o deus dos pastores. Segundo a lenda da fundação de Roma, sobre o Palatino foi edificada a cidade quadrada de Rômulo.
O FÓRUM ROMANO: era uma “praça”, retangular, circundada pelas várias construções públicas de grande importância cultural. Principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno. No Fórum ficam diversos Templos, Basílicas e Arcos (a maioria apenas ruínas).
Saímos deste grande espaço após as 14h e fomos procurar um panini para almoçar. Chegamos à Piazza Venezia, onde há palácio homônimo, cuja construção possui pedras oriundas do Coliseu, já foi sede de embaixadas e atualmente é utilizado como Museu.
MONUMENTO VITTORIO EMANUELE II: em honra ao primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Inaugurado em 1911; todo em mármore branco de Botticino (Bréscia), apresenta majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vitorio Emanuelle e duas estátuas da deusa Vitória. Em 2007, um elevador foi instalado, permitindo aos visitantes ir ao teto para uma visão 360° de Roma. Não subimos, pois as filas estavam imensas.
Visitamos ainda a Igreja de St. Maria Aracoelli, que tem fachada simples, mas um interior belíssimo, 52 imensos lustres de cristal (!), muitos túmulos sob o piso, detalhes em mosaico colorido,...
Retornamos para o hotel, descansar e preparar-se para a caminhada de amanhã. No hotel não há restaurante, mas há um dispenser de bebidas e alguns lanches. Nós compramos uma pizza saborosa e recém saída do forno, numa pizzaria próxima (existem várias, pois é uma zona de universidades).
Amanhã continuaremos o passeio por Roma… Arrivederci…
Nenhum comentário:
Postar um comentário