Olá!
Acordamos cedo, saindo do agradável Colinas de Baco (camping e pousada) e fomos passear em Victória-AR; cidade antiga (início de 1800 chegaram os primeiros imigrantes Bascos e Genoveses); com edifícios preservados deste período, como a Igreja N. Sra. de Aranzazu (1810/1875), o prédio da Municipalidade, o Coreto na praça, e várias outras construções.
Às 9h fomos para a estrada, logo após Nogoya a Policia Caminera nos parou, apenas olhou documentos, perguntou para onde iríamos e fomos liberados (imaginamos que nos confundiu com van de transporte, pois paravam todos os caminhões).
Calor escaldante, logo chegamos à Colon, fronteira com Paysandu-UR, atravessamos a ponte com pedágio caro (PU 650), trâmites de aduana e fomos para o centro, tratar de câmbio e supermercado. Despensa abastecida, seguimos para as Termas de Guaviyu (PU 300/dia/2 pessoas).
Na chegada fomos direto à piscina, refrescarmos do calor extremo. Depois procuramos um local tranquilo. Aos que ainda não conhecem, Guaviyu possui um camping bem extenso, com muitos lugares, mas há poucos e distantes pontos de luz e água.
Último dia do ano, nada melhor que limpar mhome, lavar roupas, para entrar o Ano Novo com tudo em ordem. Calor sufocante. Mais e mais pessoas chegando e montando seus equipamentos. Nem abrimos o toldo pois procurávamos sombra que coubesse o mhome e, estacionávamos pela manhã de um lado e à tarde de outro… Piscina, caminhadas, camping relativamente tranquilo.
Nossa ceia de Ano Novo teve “gnocci” italiano (de Rodengo-Brescia-Italia), molho com frango desfiado Vapza, legumes e cogumelos shitake, azeitonas e espumante argentinos, queijos uruguaios, chocolate Nugali de Pomerode e um vinho do Porto (português, obviamente)…
Como foi uma noite especial, tivemos um show exclusivo, pois centenas de vagalumes/pirilampos nos visitaram, piscando e voando a um palmo do gramado. Parecia uma tela de leds, infelizmente a máquina fotográfica não consegue registrar tal cena, mas ficará na memória…
Feliz Ano Novo! Happy New Year! Feliz Año!
Pela manhã, calor, muito calor; um pouco antes do meio-dia o tempo virou: nuvens espessas escureceram o céu, ventou gelado e uma leve chuva. À tardinha o termômetro “despencou”, marcava 9ºC! Para o lanche, compramos facturas (croissants) recém assados na padaria do complexo, muito saborosos.
Novo dia, após um banho de piscina seguimos para Daymán, onde há apenas um simplório camping funcionando e as diárias custam PU450! Não ficamos, fomos para Salto fazer câmbio e comprar frutas; logo após o almoço seguimos para Arapey: PU 300/dia/2 pessoas.
Estacionamos no Setor 10, perto dos colegas Marcelo e Viviane com as filhas (Pinhais-PR). Logo depois chegaram Gerhard e Edith (Barra do Ribeiro-RS) e formamos nova vizinhança. Um grupo chamou a atenção: crianças uruguaias fazendo uma espécie de “retiro”, com canções, brincadeiras, hora da leitura, muito participativos e animados. No sábado, infelizmente, chegaram mais e mais carros e pessoas, as piscinas ficaram lotadas, fumaça de churrasco e som o tempo todo. Barulho que “virou” a noite, prejudicando o sono de todos…
Domingo, sol e calor, almoçamos com o delicioso feijão que a Viviane cozinhou e ofertou. Caminhamos pouco (pois o sol forte não permite), lemos, conversamos com vizinhos, andamos de bicicleta. Final de tarde o camping já começa a esvaziar, Gerhard e Edith seguiram viagem. À noitinha chegaram mais dois mhomes de Curitiba, o Dante com filhos e netos, que já nos acompanhavam pelo blog.
Após a silenciosa noite de sono, aproveitamos o sol para lavar roupas, degelar a geladeira… À tarde fomos à piscina e, em uma das caminhadas conhecemos a família do Mauro (Caxias do Sul), muito simpáticos e expansivos, principalmente o filho Lucas de apenas 3 anos.
Véspera do Dia de Reis, houve uma programação especial (música, distribuição de presentes), pois para os uruguaios este é o dia de entregar os presentes (não no Natal).
Na terça o dia prometia ser quente: às 8h o termômetro marcava 28ºC; nada refrescava, e novamente a previsão se confirma: às 17h o tempo começou a fechar, ventar frio e leve chuva… a temperatura que estava beirando os 40ºC baixou para 22ºC em poucos minutos. Nosso pequeno vizinho Davi (18 meses) demonstrou sua curiosidade e interesse pelo campismo…
Vamos ficando por aqui, aproveitar mais um pouco Arapey e em breve novas postagens.
3 comentários:
Que delicia comemorar o inicio de 2015 no Uruguay. O melhor pais da América do Sul para estar...o calor é intenso mas o vento refresca e traz alívio.
Feliz 2015 para vcs queridos.
Venham para a festa Pomerana e vamos dançar...16 a 25/01.
Abraços carinhosos
Denise e José
Saindo do serviço me deparei com a Van(mhome) de vcs estacionada na frente do serviço, na hora anotei o blog. Ao chegar em casa fui conferir... Adorei o que vocês fazer, provavelmente uma das melhores formas de viver a vida.
Boas aventuras.
Abraço!
Rosário do Sul/RS
Olá Leidiane!
Bem vinda! Agradecemos pelo gentil comentário. Estamos sempre às ordens...
Abração
San & Dan
Postar um comentário