Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


domingo, 12 de março de 2023

Um giro pela Costa Oeste do Paraná

 Olá! 

Mesmo com muitas atividades e tempo exíguo, sentimos imensa necessidade de viajar, colocar o motorhome na estrada, ainda que por poucos dias. De nossa cidade (Toledo PR), fomos a Foz do Iguaçu com rodovia bastante tranquila (em quantidade e movimento de veículos).  

Chegamos no Camping Internacional (https://pt-br.facebook.com/campinginternacionalehostel/), o qual já conhecíamos há alguns anos e agora passou por algumas modificações.  O Sr. André nos recebeu gentilmente, orientando quanto aos valores e locais para estacionar.  Possui pontos de água e energia, locais com e sem sombra, sanitários, duchas, churrasqueiras, cozinha coletiva e um restaurante (aos finais de semana). Dispõe também de pousada com quartos.

Camping Internacional (Foz do Iguaçu) - San&Dan
Fazendo novos amigos - San&Dan

Gostamos do local por ser um ponto de encontro de viajantes de várias parte do mundo (Alemanha, Holanda, EUA, Argentina, Chile, França...), além de diferentes formas de viajar (moto, bicicleta, motorhome, automóvel, trailer,...). Ali é possível treinar vários idiomas e conhecer muitas culturas.

Infelizmente, no período da tarde e um dia inteiro, ficamos dentro do motorhome, pois a chuva não deu trégua. Mas, no sábado, surpreendendo a todos, o rei sol apareceu e fomos passear na Hidroelétrica de Itaipu.

Itaipu Binacional - San&Dan

Um pouco de história: a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, foi um bem sucedido convênio entre Brasil e Paraguay para a execução deste importante gerador de energia. Construída entre 1975 e 1982, contou com mais de 40 mil trabalhadores até o término da obra. Foram desenvolvidas e aprimoradas técnicas construtivas importantes, como por a utilização de gelo no concreto (com imensa fábrica dentro da própria obra). Estudos comprovaram que o concreto gelado teria melhor resistência estrutural por mais tempo. O lago artificial formado pela barragem tem área de 1.350km2, num trajeto que vai desde Foz do Iguaçu/Ciudad del Este até Guaíra/Salto del Guairá, 150km ao norte e, neste percurso, foram estruturados diversos balneários. Atualmente, Itaipu possui 20 unidades geradoras, com capacidade de 700MW cada, e previsão de geração de 14 mil MW.  No vídeo a seguir, o vertedouro:


Adquiridos os ingressos, fizemos a passagem pelo setor de segurança, incluindo detector de metais, pois, barragens e usinas elétricas (hidro, termoelétricas e nucleares), fábricas de armas/explosivos/munições, regiões fronteiriças internacionais e outras que sejam sensíveis ao terrorismo, são consideradas áreas de segurança nacional.

A seguir, tomamos o ônibus panorâmico para a visita com cerca de uma e meia horas.  Para nossa sorte, um dos vertedouros estava aberto, o que propiciou lindo cenário e uma nuvem contínua de gotículas. Se todos os vertedouros forem abertos, a vazão seria de 62,2 mil metros cúbicos de água por segundo, ou 40 vezes as Cataratas do Iguaçu...

Iniciando o passeio já dentro do ônibus panorâmico - San&Dan

A linda vista do vertedouro aberto - San&Dan

Ao transitar pelo circuito de turistas, passando ao lado e por cima da barragem, pode-se ter melhor noção da grandiosidade da obra. A barragem possui quase 8km de extensão e 196 metros de altura (o equivalente a um prédio de 65 andares). 

A fileira de turbinas - San&Dan
Passando "por cima" do vertedouro - San&Dan
Quase finalizando o passeio sobre a barragem - San&Dan

Almoçamos na própria base de atendimento e depois fomos passear no Shopping da cidade. Voltamos para o Camping, tomamos boa ducha e fomos conversar com alguns novos vizinhos (da África do Sul, Venezuela,...).

Nós e alguns vizinhos (ao fundo, os quartos) - San&Dan

Encontramos ali um dos veículos da Rollend Hotel (são onibus articulados tracionando os dormitórios no reboque) e que percorrem muitos roteiros pelo mundo. (https://www.rotel.de/)

Um dos curiosos "Rollend Hotel" - San&Dan

Equipamento de uma holandesa (já encontramos com ela em Gramado-RS) - San&Dan

Dan e Mr. Thomas (África do Sul), ele é uma verdadeira enciclopédia - San&Dan

Novo dia, organizamos tudo e fomos visitar o Templo Budista, mas a informação da internet estava incorreta e não abre mais aos domingos. Frustrados, seguimos, para percorrer a Costa Oeste. 

Nossa primeira parada foi no Balneário Ipiranga, em São Miguel do Iguaçu.  O local é bonito, amplo, muitas churrasqueiras e quiosques (alugadas previamente), alguns conjuntos de sanitários, com prainha artificial e área de esportes. 

Balneário Ipiranga - San&Dan

Balneário Ipiranga (camping) - San&Dan

Balneário Ipiranga (quiosques) - San&Dan

No dia seguinte, fomos para Itaipulândia, conhecer o balneário local. Tivemos dificuldade em chegar, pois a sinalização é precária. Mas o balneário é simpático, praia com areia, área de camping com muitas churrasqueiras, sanitários limpos, tem até algum pequeno comércio próximo.

Itaipulândia - San&Dan

Conhecendo o balneário Itaipulândia - San&Dan

Área de camping, Itaipulândia - San&Dan

Prainha, área esportiva - San&Dan

O "Benedetto" em Itaipulândia - San&Dan

Seguimos então para o próximo balneário, em Missal. O local é muito tranquilo, possui estrutura melhor que os anteriores, no entanto, fica muito distante de qualquer urbe, é preciso ir com a "despensa" abastecida. 

Estradinha para Balneário Missal - San&Dan

Balneário Missal - San&Dan

Prainha Missal - San&Dan

Área de camping - San&Dan

Vários quiosques com churrasqueiras - San&Dan

Como tinhamos pouco tempo, não pernoitamos, apenas visitamos e fizemos algumas fotos. Almoçamos em Santa Helena, no balneário, que está bem organizado, com muita arborização e estrutura para campistas...

Ali, fizemos um novo amigo, um cachorro caramelo que mais parecia uma raposa: nos seguiu por todos os lados, até quando circulamos com o motorhome pelo balneário, sempre ao lado do veículo...

Pelas estradas - San&Dan

Balneário Santa Helena - San&Dan

Balneário Santa Helena (quiosques) - San&Dan

Nosso novo amigo,  Fox - San&Dan

Nos acompanhou andando ao lado do motorhome...- San&Dan

Foto de turista - San&Dan

A outra parte da prainha de Santa Helena - San&Dan

Seguimos para o próximo balneário, que havíamos visitado há uns 15 anos, e ficamos decepcionados: Entre Rios, está bastante desleixados, os sanitários descuidados, churrasqueiras quebradas e sujas. Infelizmente, perdemos aquela bonita lembrança que tinhamos...

Balneário Entre Rios - San&Dan

Balneário Entre Rios (quiosques) - San&Dan

Mais alguns quilômetros e chegamos em Porto Mendes, que nos surpreendeu positivamente: limpo, sanitários e duchas funcionando, e uns cinco campistas aproveitando a calmaria do local. Ali fizemos lindas fotos do por-de-sol. Novo dia e seguimos para Guaíra, para fazer  a conclusão do trajeto pretendido.

Balneário Porto Mendes - San&Dan

Balneário Porto Mendes (camping) - San&Dan

Imensa Figueira, cuja copa tem 80m de diâmetro - San&Dan

A invulgar Figueira, ao lado do motor home - San&Dan

O belo pôr-de-sol - San&Dan

DICAS: São rodovias de interior, ainda que asfaltadas, possuem muitas curvas e, na maioria das vezes, sem acostamento, é preciso circular com cuidado. Também, alguns buracos e trechos com depressões (em especial de Porto Mendes a Mercedes).  Como os balneários são, em grande parte, distante das cidades, recomendamos que cheguem no local com a despensa e a "farmacinha" bem servidas.

O percurso total foi de 630km, avaliando a maioria das praias formadas pela grande represa, na Costa Oeste do Paraná.  Esperamos que tenham gostado deste pequeno "giro" e, que em breve, possamos desfrutar de mais dias e momentos agradáveis nestes recantos que descobrimos.

Até logo.

San & Dan






 




 

2 comentários:

Cynthia disse...

Amigos:que passeio mais prazeroso! Desfrutamos daqui, de Brasília, toda as belezas que mostraram (as feiuras, deixamos pra lá😁).
Colocamos o nosso motor home à venda por dificuldade de percorrer grandes distâncias devido a necessidade de ficarmos por perto de nossos idosos familiares.
Mas viajamos com as viagens de nossos amigos🥰
Abraços saudosos

Unknown disse...

Olá amigos, já com saudades dos posts....saudades de um bom papo e um abraço.....
oxalá que breve possamos nos reencontrar