Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Viagem julho/agosto - 2022 (parte 01)

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right.

Olá! 

Após um tempo trabalhando e estudando, conseguimos nos organizar e sair para um breve passeio comemorativo. Optamos por viagem curta, pois serão poucos dias disponíveis para desfrutar.

Nossa cidade deToledo-PR e os ipês floridos - San&Dan

Saímos antes do sol nascer, e foi boa opção, pois a rodovia BR-277 estava ainda tranquila. Fizemos curta parada no Restaurante 3 Pinheiros (oeste de Guarapuava), e o almoço a bordo no Posto Benedita (próximo a Irati-PR). 

Depois fomos abastecer a despensa com os deliciosos queijos dos laticínios Anila (em especial o Caccio Cavalo). Fizemos um lanche, acessamos internet e seguimos para a Colônia Witmarsum.

Estrada de acesso Col. Witmarsum - San&Dan

Informações Turísticas Col. Witmarsum - San&Dan

Lago e paisagem - San&Dan

História:  Famílias de menonitas (alemães-russos, com origem da Frísia - parte da Holanda e Alemanha atuais), estabeleceram-se em Witmarsum (Santa Catarina) em 1929. Mas em julho de 1951, um grupo deles fez nova migração, fundando esta Colônia Wistmarsum no Paraná, ocupando uma área de 7.800 hectares e, com, atualmente, cerca de 2 mil habitantes. Sua economia é formada basicamente da agropecuária, sobretudo pecuária leiteira, além de possuir uma pujante Cooperativa. 

Museu da Colônia Witmarsum (em manutenção) - San&Dan

Um dos belos jardins - San&Dan

A cidade lembra as pequenas urbes alemãs: casas com jardins floridos, amplos gramados, tranquilidade, tem até um ar bucólico... Ali, principalmente nos finais de semana, podem ser saboreados muitas comidas típicas, como einsbein (joelho de porco), salsichas alemãs, schnitzel (bife de carne de porco); além dos deliciosos doces, como cucas,  trouxinhas de maçã e ruibarbo, strudel de maçã, bolachas "da vovó", entre tantos outros.

Novo dia e fomos conhecer melhor a Colônia, mas a maioria dos locais abre apenas sábados e domingos. Mesmo assim, visitamos a fazenda de frutos vermelhos (morangos, amoras, framboesa, mirtilo), embora esteja fora da temporada, o local é bastante agradável.

Frutas vermelhas - San&Dan

Em alemão e português - San&Dan

Liebe - San&Dan

As flores dão o colorido em todo lugar - San&Dan

Em seguida, visitamos o Vale dos Sonhos Lavandário (https://www.instagram.com/lavandariovaledossonhos/). Uma bela plantação de lavandas, com procesamento de alguns produtos.

Chegada ao Lavandário - San&Dan

Parte da plantação e celeiro - San&Dan

O proprietário, gentilmente nos recebeu e explicou o funcionamento do local, a plantação, a elaboração dos produtos (sabonetes, sachês, chás, aromas, velas, e tem até sorvete de lavanda).  Para visitação ao lavandário, é necessário agendamento para a Visita Guiada, que normalmente acontece aos sábados e domingos. No link do instagram do lavandário, há mais detalhes de contato e agenda.

Parte da lojinha do Lavandário - San&Dan

Algumas mudas de lavanda e flores tradicionais - San&Dan

As delicadas Lavandas - San&Dan

Retornando à rua principal, por orientação da atendente do Turismo, visitamos a loja de brinquedos Toll. O local é mágico, lembra muito as lojas Käthe Wolfart (da Alemanha, Bélgica,...). Grande parte dos produtos é importada, é preciso escolher muito bem quais lembranças adquirir, pois a variedade é muito grande..

Um arco de arbustos - San&Dan

A lojinha de brinquedos - San&Dan

Muito delicados - San&Dan

Retornamos ao centro da Colônia Witmarsum, compramos alguns queijos diferenciados (produção própria da colônia), e seguimos para a estrada.

Jardins e casinhas - San&Dan

Bela composição - San&Dan

Até logo Colônia Witmarsum - San&Dan 
Chegamos em Curitiba e fomos direto ao Restaurante Madalosso (https://madalosso.com.br/), que gentilmente dispôs de uma área exclusiva para motorhomes, para que se possa saborear a deliciosa comida italiana, com bom vinho, devidamente estacionados.  

Restaurante Madalosso em Curitiba - San&Dan

Espaço para motorhomes - San&Dan

Há muito tempo estávamos nos prometendo esta saudável extravagância. Massas variadas, carnes, saladas, em sistema de rodízio. Uma boa sugestão: não deixe de provar o tortei de abóbora e o conchiglioni de figos...

Saboreando as delícias do Madalosso - San&Dan

O vinho escolhido, também Madalosso - San&Dan

Algumas curiosidades do Restaurante Madalosso: É o maior restaurante da América do Sul; pode atender simultaneamente 4.500 pessoas e, num final de semana são servidos 1,7 toneladas de polenta; 3 toneladas de frango; 1,2 toneladas de lasanha; 1 tonelada de nhoque, entre outras especialidades.  Todas as massas são de fabricação própria (!), contam com mais de 90 garçons e estacionamento para mais de 1.000 veículos (!). 

Com o advento da pandemia, também criaram um sistema de vendas de massas  e outros produtos em sistema drive thru (que estão no cardápio do restaurante).

Fonte na entrada do Restaurante - San&Dan

Pintura retratando a história da família - San&Dan

Durante a tarde, a temperatura foi baixando e, pela manhã, marcava 01ºC, com gelo no parabrisa. Esperamos até as 9h para aquecer um pouco e depois, seguimos para Pontal do Paraná, no camping Beira Mar (https://www.campingbeiramar.com.br/)

Descendo a Serra do Mar - San&Dan

Praia de Pontal do Paraná - San&Dan

Camping Beira Mar - San&Dan

Ali ficamos alguns dias, aproveitando o sol e calor durante o dia, pois os ventos noturnos traziam o frio. Durante o final de semana, chegaram vários companheiros de motorhome, trailer, kombihome, barraca; para trocar informações e dicas. Ao longo dos dias, o camping foi esvaziando, e também, chegando a nossa hora de "mudar de endereço". 

Fritando filé de peixe fresco - San&Dan

Os barcos de pescadores - San&Dan

Uma solitária gaivota - San&Dan

Mas fica para a próxima postagem.  Até Breve!!

Caminhando na praia - San&Dan




2 comentários:

FERREIRA disse...

Vejo que continuam a desfrutar das belas viagens.Continuação e Abraços para os dois.

Nayara disse...

Meus caros!

Que maravilha essa saída, mesmo que curta.
Muito legal ver fotos tiradas pelos próprios passeantes desta Colônia Wittmarsum. É tão bonito! Mais uma recomendação de vocês que entra pra lista.
Outra visitação que me surpreendeu foi no Madalosso. Não pensei que fosse tão grande assim. Quando eu visitei Curitiba, até lembro de ter passado pela frente. No entanto, não pensei que abrigasse tantos clientes assim e tivesse tão ampla estrutura de atendimento. As quantidades de alimentos, como bem descrito por vocês, é quase inacreditável. Quem imaginaria! Muito legal saber.
O coração desta apaixonada pela Itália amou saber que vieram de Belluno, uma terra que tem todo meu afeto.
Lindas as cerejeiras, as estradas, tudo lindo. É ótimo ver a vida pelos olhos deste querido casal. Até a próxima, um grande abraço!
Nayara.