sábado, 19 de março de 2022

Viagem março/2022 - parte 1

Obs.: para aumentar as fotos, basta clicar sobre elas.

If you prefer, use the TRANSLATE, on the right.

Já estávamos com saudades de viajar e de compartilhar informações com vocês!

As estradas abrem caminhos e mentes... - San&Dan

Foram quase 03 meses em casa, aproveitando para fazer pequena reforma (na casa sem rodas), e porque não gostamos de nos estressar com as rodovias cheias e campings lotados nas festas de final de ano e de carnaval.

Então, com tudo organizado, agora em março, fomos para a estrada e, claro, já nos assustamos com os valores do diesel, que infelizmente, tendem a subir ainda mais (falta de autonomia interna, conflitos externos, aumento do dólar e da demanda internacional, etc.).

Pequeno lindo trecho serpenteando - San&Dan

Aproveitamos que, atualmente, os pedágios na BR277 não estão ativos, e seguimos por ela. Já pode-se notar buracos e depressões na pista (agora claro, sem manutenção e com aumento do fluxo de veículos, em especial veículos pesados.)

Fizemos parada na Anila (restaurante e produtos coloniais), para comprar queijos saborosos.  Chegando em Curitiba, infelizmente, um congestionamento por acidente, não havendo como desviar ou sair para lateral, só nos restou seguir na fila, com passo de tartaruga.

Já no final do congestionamento, chegamos ao Posto do Aldo, bom atendimento, com filas de uma centena de caminhões e carretas aguardando para abastecer, este ainda com o preço de ontem do combustível!

Chegamos em Morretes-PR no início da noite, procuramos local seguro, tomamos banho refrescante (o calor passava dos 30ºC), e descansamos, pois o dia foi cheio.

Morretes-PR e o rio Nhundiaquara - San&Dan

Pela manhã, fomos tomar café estacionados na praça e aproveitamos para fazer algumas fotos, já fazia alguns anos que não passávamos por aqui. Mas para quem vem conhecer a cidade, não deixe de saborear o prato típico: Barreado (carne cozida por horas, temperada, servido com arroz, farinha de mandioca, saladas). Os restaurantes próximos do centro e praça servem bons pratos.

Praça em Morretes-PR - San&Dan

Igreja São Benedito - San&Dan

Antiga ponte metálica, apenas para veículos leves - San&Dan

Casario antigo em Morretes-PR - San&Dan

O coreto da praça - San&Dan

Barreado (Morretes-PR)

Seguimos para Pontal do Paraná, no camping Beira Mar (https://www.campingbeiramar.com.br/), local agradável, seguro, tranquilo, onde sempre encontramos ou fazemos novos amigos.

Estacionados, organizamos, abrimos toldo, bate-papo com vizinhos: alguns conhecidos de Toledo-PR, novos viajantes de Ribeirão Preto-SP, outros de Curitiba-PR, e assim, foram chegando e saindo vários ao longo da semana.

O pescador, voltando para a praia - San&Dan

Caminhando mesmo com leve garoa - San&Dan

Camping Beira Mar (Pontal do Paraná) - San&Dan

Alguns dias de muita chuva, outros com sol e céu azul. Noutro dia passeamos com o motorhome (fomos ao mercado e fruteira). Num dia de sol fui de bicicleta buscar peixe fresco no mercado dos pescadores.  Ainda fizemos uma cuca na panela forno (mas nem deu tempo de fotografar)...

Os barcos esperando bom tempo - San&Dan

Camper especial e compacta - San&Dan

Molhando os pés no mar - San&Dan

Preparando peixe fresco - San&Dan

A garça solitária... - San&Dan

No final de semana, chegaram novos campistas, incluindo uma linda Safari e nosso dileto amigo Artur (de Curitiba).  Aproveitamos os momentos de chuva para atualizar o blog.

Vamos ficar mais um ou dois dias, depois, talvez seguiremos para o Sul, mas fica para a próxima postagem.